Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Gustavo Rodrigues 21/04/2022

É bom ler um thriller que tem uma pegada um pouco diferente dos demais, com uma carga dramática que não é tão característica do gênero. Gostei, mas tenho ressalvas.

As partes que tratam sobre o suspense/thriller são muito boas. Não é um livro que introduz inúmeras pistas na investigação pra te fazer ficar olhando pra todos os lados, mas sim vai trabalhando de forma cautelosa as poucas pistas existentes. Eu, particularmente, prefiro dessa forma.

Porém, em alguns momentos achei a leitura bem lenta. Nas partes da investigação quase nunca, mas em alguns capítulos que retratam os pensamentos de determinados personagens a fluidez foi afetada, na minha opinião.

Recomendo. ?

Marlonbsan 08/06/2020

Sean, Jimmy e Dave, todos com 11 anos de idade, estão brigando na rua quando um carro com dois homens encosta, um deles, com distintivo, aborda os garotos e acaba levando Dave. Sean avisa seu pai, que logo percebe algo estranho. Vinte e cinco anos depois, um acontecimento volta a aproximar esses amigos, cada um marcado por suas vidas e escolhas.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos os acontecimentos de cada personagem, de maneira linear cronologicamente para dar sentido e progressão à história. A linguagem é simples, porém utiliza de muitos termos e referências locais, dando nomes de ruas, por exemplo. Ainda há um peso nas descrições que torna um pouco densa a escrita, ainda mais por conta da grande quantidade de personagens.

A história é extremamente bem construída, tanto na interligação do que acontece com os personagens quanto no emaranhado entre passado e presente visto através de suas falas. A investigação é um ponto muito forte, utiliza de termos e abordagem mais reais, o que deixa a trama muito mais verossímil. Os personagens possuem um background muito rico de informações, que dão peso e sentido para seus atos e mostra o que cada um é capaz.

Como qualquer livro de investigação queremos descobrir quem cometeu o crime, talvez a intenção desse não seja fazer com que a gente descubra por si só, claro que iremos ter alguns suspeitos ao longo da leitura, mas só teremos certeza e as informações necessárias para tal, junto com a investigação e demais personagens, nos trazendo mais perto deles, como se fizéssemos parte da trama.

Há uma análise bem interessante de como um trauma pode influenciar na vida das pessoas e isso pode reverberar por muitos anos e interligar várias vidas. É interessante os questionamentos que alguns personagens fazem com relação ao fato ocorrido 25 anos antes. E as consequências de mentiras e histórias mal-acabadas se mostram implacáveis e o acerto de conta vem, uma hora ou outra e isso é mostrado em determinados momentos do livro e acompanhamos esses caminhos até chegar ao desfecho.

Fabio Shiva 28/09/2022

A menor decisão que você toma pode gerar um banquete de consequências
Em 2019, ao passar pela Mansão dos Livros (projeto de doação de livros em Itapuã), deparei-me com esse exemplar, que fez meu coração bater mais rápido. Tratava-se de uma obra de Dennis Lehane, de quem eu já havia lido duas histórias incríveis, que geraram filmes igualmente interessantes: “Sobre Meninos e Lobos” (https://youtu.be/rW7n3PsFd8U) e “Ilha do Medo” (https://youtu.be/y3dalJDGmt0). Ao ler o título do livro que eu já levava para casa, senti um desfalecimento: “La Morte Non Dimentica” (“A Morte Não Esquece”) era uma edição italiana!

Mas não desanimei. Tempos atrás, encontrei pela bagatela de R$ 1 cada vários clássicos da literatura francesa no original em francês. Mesmo sem saber mais que duas ou três palavras de francês na época, não resisti à promoção, e já fiz valer ao menos três reais de meu investimento inicial.

Pensei que nada impedia que eu repetisse a façanha, agora com um livro em italiano (que saiu de graça, ainda por cima!). O isolamento forçado pela pandemia acabou sendo uma boa oportunidade de estudar esse belo irmão mais velho do português. Estudar, bem entendido, do jeito que eu mais amo: lendo livros!

Não quis encarar logo de cara o Dennis Lehane, para poder saborear melhor a leitura depois de ter adquirido alguns rudimentos de italiano. Assim foi que li primeiro “L’Ufficiale e La Spia” (“O Oficial e o Espião”), de Robert Harris (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/04/o-oficial-e-o-espiao-robert-harris.html) e “La Verità Su Bébé Donge” (aparentemente ainda sem versão em português), de Georges Simenon (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/09/la-verita-su-bebe-donge-georges-simenon.html).

Afinal me senti pronto para ler “La Morte Non Dimentica”. E foi só então que tive a curiosidade de saber qual era o título original da obra em inglês: “Mystic River”. Pera lá: mas esse é justamente o livro mais famoso de Lehane, que foi traduzido em português como… “Sobre Meninos e Lobos”! Eu não somente já li essa história, como perdi a conta do número de vezes que vi o filme, magistralmente dirigido por Clint Eastwood e com Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon nos papéis principais.

Se eu soubesse desde o início que esse era o livro do Dennis Lehane que eu tinha em mãos, o mais provável é que não me sentisse motivado a aprender italiano só para ler novamente. Contudo foi uma experiência maravilhosa retornar a uma história que admiro tanto, agora em um idioma no qual estou ainda engatinhando. Tudo considerado, só posso dizer que foi um ganho esplêndido começar a estudar uma nova língua, ainda que movido pelo desejo de ler mais um livro de um de meus autores favoritos!

Demorei contando isso tudo porque acho que tem a ver com o ponto central de “Mystic River”, que é muito bem sintetizado na fala de um dos personagens:

“Você já pensou em como a menor decisão que você toma pode mudar o rumo de sua vida?”

Vejo uma continuidade e uma expansão dessa questão na célebre frase de Robert Louis Stevenson:

“Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências.”

Toda ação gera uma reação. Essa é, fundamentalmente, a Lei do Karma, conceito da Filosofia Sankhya que é tão mal compreendido em nossos dias. Dennis Lehane é quase didático em sua alegoria da Lei do Karma, o que ajuda a tornar “Mystic River” um exemplo sublime da Arte em seu patamar mais elevado, ao conciliar entretenimento, prazer estético e convite à transcendência.

Uma sincronicidade digna de nota é que pensei muito em “Mystic River” quando estava lendo “Sobre a Escrita”, de Stephen King (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/05/as-preciosas-e-as-vezes-perigosas-dicas.html). Isso porque King foi bastante crítico aos livros escritos a partir do roteiro (plot), louvando uma forma de escrita mais intuitiva (que ele compara a escavar um fóssil). Pois bem, uma trama magistral como a de “Mystic River”, onde cada pequena peça da história está conectada com as demais, é uma das mais perfeitas demonstrações do bom uso do roteiro, e jamais poderia ter sido escrita da forma sugerida em “Sobre a Escrita”. O que mostra que, em se tratando da arte e do ofício de escrever, ninguém pode achar que disse a palavra definitiva.

Encerro, portanto, prestando a minha reverência à fina arquitetura de “Mystic River”, que chega a evocar em seu poder de catarse algumas passagens do “Mahabharata”, a mãe de todas as histórias. Sou profundamente grato por essa segunda leitura, que renova e reforça a minha vocação de escritor.

Link da primeira resenha de “Sobre Meninos e Lobos”, de Dennis Lehane:

Fabio Shiva 06/10/2022minha estante
Valeu, amigo!

Pam 11/02/2022

Fenomenal.
Eu nunca vi o filme da adaptação desse livro, então cheguei sem conhecer muito da história. Ao mesmo tempo que é um thriller policial como qualquer outro, também tem seus diferenciais que eu gostei bastante.

A gente acompanha três amigos de infância (Sean, Jimmy e Dave) que são conectados por crimes os envolvendo na infância quando um deles é sequestrado, e depois na vida adulta novamente, quando a filha de um deles é brutalmente assassinada. Claramente já deu pra ver que é um livro de "whodunnit", e eu gostei muito disso: a investigação corre num ritmo muito bom, os detalhes parecem confusos até que tudo vai se encaixando e eu senti que foi tudo bem fechadinho, eu gostei desse capricho porque muitos livros são bem preguiçosos nisso de montar as pistas e evidências e o Dennis Lehane abordou tudo com cuidado. Além disso, o livro também aborda muito os aspectos psicológicos: traumas de infância, as consequências que eles levam pra vida adulta, complexidades da vida matrimonial, além de mostrar o luto do pai pela filha assassinada. Eu fiquei muito emocionada nas cenas que falavam dessas coisas mais pessoais, não é algo muito comum porque thrillers às vezes preferem focar só no mistério, então esse livro é digno de nota nisso.

Eu gostei do final do livro, é bem coeso e não deixa pontas soltas, mas eu gostaria que algumas coisinhas fossem diferentes. Algumas vezes eu senti que ele é meio “determinista” (por exemplo: se você nasceu num bairro pobre, então você vai ser criminoso). Eu entendo que pode ser um reflexo da realidade, infelizmente sabemos das probabilidades, mas eu gostaria que alguns desfechos pudessem ser ajustados para tirar um pouco dessa "mensagem". Eu gostei muito de como o Dennis Lehane abordou a mente e as linhas de raciocínio que podem ocorrer em vítimas de abuso na infância, ele fez um retrato que pode parecer desconfortável, mas é real, e acho que aqui ele relatou MUITO BEM, mostrando que sempre há espaço para desenvolvimento e superação.

Sobre meninos e lobos é um thriller interessante, é pesado mas sem ser muito explícito, e lida com o lado psicológico de forma bem delicada. Tem alguns defeitos, mas não estragam o livro. Achei a leitura bem fluida, sempre tem alguma coisa nova sendo revelada então não fica cansativo (não é daqueles mistérios que só te entrega tudo no final, aos poucos ele joga informações que vão saciando nossa sede). Eu gostei muito e agora to curiosa pra ver o filme!

Ander 22/11/2012

Não tenho palavras para descrever como esse livro é perfeito!
Não sou muito de fazer resenhas, mas me senti na obrigação de comentar pelo menos um pouco do que esse livro trouxe para minha vida (:'

Eu terminei ele e fiquei, porra que livro é esse? Como pode ser tão bom, tão maravilhoso, não da para me conter, desda sua primeira página até a última, tudo de uma maneira brilhante.

Dennis Lehane é um excelente autor, virei fã só com apenas um livro!

Confesso que o final foi surpreendente para mim, eu jamais imaginei que isso iria acontecer, quando começamos a chegar no momento clímax do livro onde toda a verdade vai ser descoberta, tudo parece que se encaixar perfeitamente, ai que eu fui me tocar e pensei:"Como eu deixei isso escapar?".

Bom, eu não tenho nada de ruim para comentar sobre o livro, a escrita foi ótima, o ritmo da leitura é magnifica, uma obra prima que tinha que ser mais conhecida aqui no Brasil, pois não vejo muitos comentando sobre esse livro, e isso é uma pena. =(

Um livro realmente pra se emocionar ,de verdade. Tudo que o auto quis passar eu consegui sentir e entender.

Recomendo muito!

Yuri Matoszko 13/11/2010minha estante
aaaah, fiquei com vontade ler, esse o dos dragoes de eter, que ja tava admirando ele desde o começo, kkk

Marise 22/11/2012minha estante
Brilhante observação. Lehane faz uma história pesada ser poética, de uma narrativa perfeita.
Sobre meninos e lobos foi um dos livros que quando acabou eu fiquei triste e me senti orfã de livro. ADORO quando tenho esse sentimento depois de uma leitura.

Nikki Merin 30/12/2012minha estante
Como eu deixei isso escapar? é a frase que ficou em minha mente quando terminei de ler esse livro há um tempo atrás.

Sobre meninos e lobos é um dos meus livros favoritos por causa desse final maravilhoso e surpreendente que Dennis nos dá... Raramente me surpreendo com um final de livro e esse realmente me pegou desprevenida.

Dennis Lehane é fabuloso.

Ander 07/01/2013minha estante
Dennis é incrível!!!!

Victor Hugo 16/08/2013minha estante
Eu assisti o filme recentemente e queria saber de alguém que tenha lido o livro e assistido o filme, tira todo o suspense assistir o filme antes de ler o livro?

Neide 21/12/2013minha estante
Eu fiquei simplesmente fascinada... O livro é incrível...muito bom.

Ander 07/01/2014minha estante
Victor Hugo, infelizmente se você viu o filme antes de ler o livro, vai acabar ficando sem surpresas, mas vale a pena conferir o livro pra ver os pequenos detalhes que existem entre o filme e livro! ;)

Esdras Castiliano 18/03/2014minha estante
Magnífico!

Bruno D W 20/07/2015minha estante
Comprei por causa da tua resenha. Vou ler e depois assistir o filme, assim posso ficar falando pra todo mundo que o livro é muito melhor, como eu sempre faço e deixo meus amigos querendo me matar pela suposta mania de bancar o intelectual. Rsrsrs. Ótima resenha!

Joelma Alves 16/12/2016minha estante
undefined

Nikki Merin 04/01/2017minha estante
"Como eu deixei isso escapar?" frase que define o livro haha

Luan.Lima 14/04/2020minha estante
Também achei esse livro maravilhoso! Psicologia pura! Quero ler outros dele!

Otávio - @vendavaldelivros 29/03/2021

“Muitas vezes a beleza tem esse efeito sobre as pessoas; ela mete medo, faz com que você mantenha distância. Não é como no cinema, em que a câmera faz com que a beleza pareça alguma coisa convidativa. No mundo real, a beleza é como uma cerca que mantém os outros afastados, que os exclui.”

Somente quem passa por situações traumáticas e violentas pode entender o tamanho da escuridão que engole a própria alma. Traumas e violência mudam vidas, destinos e destroem sonhos. Quantas vezes passamos por pessoas nas ruas e não conhecemos suas histórias, suas dores e seus demônios? Todo mundo é profundo dentro de si, por mais que não pareça.

Em “Sobre meninos e lobos” o americano Dennis Lehane narra a história de três garotos de uma região pobre de Boston. Jimmy, Sean e Dave tem uma amizade de certo ponto comum para crianças de 11 anos até que Dave é sequestrado enquanto brincava (e brigava) na rua com os outros dois. Levado por dois pedófilos, Dave consegue fugir após 4 dias de cativeiro e com feridas que nunca mais seriam fechadas.

Vinte e cinco anos depois os amigos acabam se “reencontrando” de uma maneira terrível. Katie Marcus, a filha de 19 anos de Jimmy, é assassinada a sangue-frio. Sean é um dos policiais encarregados da investigação e Dave uma das últimas pessoas a verem Katie com vida. Começa aí um enredo espetacular, digno das premiações que recebeu como thriller policial.

Além de todo o aspecto investigativo, Lehane tem a capacidade incrível de nos fazer entrar na cabeça de seus personagens, sem ser preciso um fluxo de consciência extenso ou confuso. Mais do que isso, o autor faz com que sintamos as dores do bullying, da violência e da perda de um filho como se estivéssemos ali, ao lado, mas impossibilitados de mudar aquela realidade.

Um Jimmy que abandonou a vida de crimes, um Dave eternamente traumatizado e um Sean envolvido em conflitos pessoais formam uma tríade de personagens extremamente interessantes, profundos e humanos. Gente comum, que nós esbarramos por aí todos os dias, mas que enfrentam, dentro de si, grandes batalhas com seus próprios lobos.

site: https://www.instagram.com/p/CNBFwT_DDGA/

Ana Heloísa 22/06/2021

investigação, mistério e violência
Mais uma indicação que eu peguei no discorbel e não me arrependo. ?Sobre meninos e lobos? foi um dos livros mais bem escritos e construídos que eu já li.
O livro conta a história de três meninos que foram abordados por 2 supostos policiais e um deles foi sequestrado por eles, mas conseguiu fugir 4 dias depois. Uma análise psicológica de personagens fodida de absurda. Recomendo muito para quem adora livros de investigação criminal com um gostinho de thiller. Os personagens são muito bons, muito bem escritos e que te deixam com a cabeça fritando. Não há maniqueísmo, ninguém é 100% bom ou 100% mal. O típico livro que gera muito debate depois de ler.
(gatilhos de estupro, pedofilia e violência)

Gabriel1994 16/05/2023

O Lobo Indomável
Meu segundo livro de Dennis Lehane e foi uma ótima leitura.

Mystic River ou Sobre Meninos e Lobos é um romance de suspense com um leve toque de mistério e núcleos diferentes que vão contar a história de três amigos de infância; Sean, Jimmy e Dave.

Quando crianças, esses três amigos estavam na rua até que um carro estranho apareceu e levou Dave. As crianças acharam se tratar de um carro policial, mas o estado de choque e a impotência juvenil os colocaram em um lugar de fragilidade em que eles não se atentaram aos fatos, acreditando se tratar de autoridades que os abordavam. Dave é sequestrado por esses dois homens estranhos e depois de alguns dias volta para o bairro. Só que esse evento é o estopim da amizade inseparável daqueles três. As coisas mudam. Jimmy muda. Sean muda. Dave muda mais ainda e a amizade deles se torna cada vez mais distante.

Com o passar do tempo cada um desses três amigos tomam rumos diferentes na vida. Jimmy se torna um ladrão que muda de rumo quando a mulher morre e ele se vê tendo que cuidar sozinho da filhinha, Sean vira um policial que tem a vida conjugal estabanada e Dave leva a vida com a esposa e o filho Michael, mas sem nunca ter resolvido as questões do passado e tendo preso dentro de sí aquele Menino da antiga sequestrado e levado no banco de trás por aqueles dois estranhos naquele fatídico dia.

Um crime acontece. A filha de Jimmy Marcus morre e o destino dos três meninos agora na vida adulta se entrelaçam novamente. As questões do passado e do presente estão postas a mesa e os traumas e fatos que refletem o agora são os elementos que irão separar os Meninos dos Lobos.

Sobre Meninos e Lobos é um livro sensacional! Dennis Lehane conseguiu construir um suspense que vai além da proposta através do gênero literário. Mystic River é um romance completo! Todos os núcleos da história se casam no conjunto da obra e entregam ao leitor toda uma imersão e harmônia com os eventos da história. A maneira como o autor explora cada personagem e o envolvimento de cada um no arco principal é instigante. É fácil você gostar e odiar os três personagens principais e levantar questões sobre eles durante a leitura. Mesmo os justos e mesmo os vilões todos tem algo a dizer, algo em seu âmago a ser revelado.

Conhecia este autor através do livro Ilha do Medo em que ele explora com bastante avidez esse lance do Suspense Psicológico e vemos um pouco disso em Sobre Meninos e Lobos no personagem Dave. O ensaio sobre a loucura que Dennis Lehane emplaca na história quando o aspecto de 'Thriller' engata no livro revelando um certo parafuso a menos e um declínio da sobriedade no personagem é muito bom.

Jimmy e sua redenção com toda oscilação da sua razão e caráter é o que divide a dualidade entre o homem que obteve sua redenção e passa a ter uma vida justa e um homem que revela uma frieza e crueldade sem esconder seu lado ignóbil. Gostei muito de Jimmy e gostei também dos pontos falhos e da própria conclusão do certo e errado sem precedentes que o autor estabeleceu para o personagem. No final das contas você coloca Jimmy Marcus em um lugar de "errado tanto quanto" em relação aos culpados e a quem ele julgou ser culpado.

Sean é o personagem policial que faz toda conexão do arco principal. Vejo Sean como o regente dessa orquestra. Achei ele um pouco patético em algumas questões, mas as questões em que tirei essa conclusão sobre ele está relacionada ao drama pessoal que ele carrega, ou seja, em um arco secundário ao papel que ele desempenha, problemas dele com a mulher que é casado.

Mas de qualquer forma, como eu disse, são personagens que fazem o leitor dividir o amor e o ódio. Gostei muito dos elementos e aspectos adotados pelo autor para construção e desenvolvimento da história. Dennis Lehane foi muito inteligente na construção do livro.

Mystic River tem uma pegada que enquanto você lê a sensação que tem é de estar assistindo uma mini série policial. É um filme que passa durante a leitura.

Recomendo muito a leitura desse livro. Um Suspense e Mistério diferenciado que vai ter umas 250 páginas com o autor construindo o arco de cada personagem, apresentando os dramas de cada um, moldando e pavimentando os acontecimentos até o assassinato que da razão a toda trama, ligando os personagens, só que não se assuste. Não vai ser uma leitura arrastada, vai ser um pouco "enrolada" no começo por conta de toda construção, mas quando o momento "Thriller" aparece a história vai seguindo uma linha fluida com muitos diálogos e profundidade que fará as páginas saltarem aos olhos do leitor.

Leitura satisfatória, muito boa!!! Livro digníssimo 4.5 estrelas!!!

Cristina.Amaral 30/08/2021

Sobre Meninos e Lobos é um livro forte. Ainda estou refletindo sobre diversas questões levantadas no livro. Mesmo sendo um livro de "suspense policial", não se resume a isso. Traz questionamentos sobre a infância, criação, dores e tantas outras coisas e a forma como tudo pode impactar seu futuro. Enfim, um ótimo livro. Recomendo.

Will 23/12/2021

Trágico do início ao fim
Estava muito empolgado para esse livro por causa de tudo que ouvi do autor e dessa obra em específico e sinto que fui muito bem atendido, gostei bastante de tudo o que vi, fui surpreendido e principalmente fui afetado pela leitura, o que eu acho que é o mais importante.
A escrita de Dennis Lehane é maravilhosa, a forma como ele articula alguns momentos, brincando com o que é passado e futuro e os conflitos pessoais dos personagens é muito bom, algumas passagens do livro são pra parar e refletir, não tem como ler sem se sentir afetado.
A história é muito boa, desde o começo já deixa vários questionamentos e coisas abertas para serem desenvolvidas ao longo do livro, achei poucas partes mais lentas, no geral o ritmo é sempre o mesmo e me agradou bastante. O final é muito surpreendente e bem amargo, termina com aquela sensação de dor por não ser um final muito feliz, mas ao mesmo tempo é bem imprevisível, o que é um ponto muito positivo.
No geral, é um ótimo livro, recomendo bastante mesmo tendo uma história meio pesada, quem for ler é bom tomar cuidado pois trata de muita coisa ruim.

Allan 05/07/2021

Justiça com as próprias mãos não é justiça.
Esse livro nos leva por uma jornada extremamente agoniante, abordando crime, trauma, luto e injustiça.

Dennis Lehane traz uma lição sobre como na maioria das vezes quando tentamos fazer justiça com nossas próprias mãos nada sai como o esperado.

Seguimos três protagonistas quebrados pelas circunstâncias de suas próprias vidas e ao fim da jornada entendemos que a natureza humana apesar de ser maleável em grande parte, em outras, é imutável.

Bastos 23/02/2022

O livro é sensacional, a história te prende do começo ao fim e você não quer parar de ler por nada. Tem um narrativa intensa e cheia de mistérios, com uma história que lida com perdas, traumas e inseguranças.

Eduardo.Silva 16/08/2021

Perfeição define
Não sei nem como dizer oque achei desse livro, simplesmente um dos melhores da minha vida. É um romance policial, mas vai muito além do mistério. Nele embarcaremos nas relações humanas, desigualdades e principalmente: como um único evento pode impactar toda uma vida.

Sean, Jimmy e Dave estão brigando na rua quando dois policiais os abordam e levam Dave, mas não eram policiais, eram sequestradores. Quatro dias Dave retorna, mas nada será como antes. Vinte e cinco anos depois, um assassinato misterioso irá ligar os três novamente, mas as feridas do passado ainda estão abertas.

O melhor do livro com certeza é a construção dos personagens. Dennis Lehane faz isso de maneira impactante e perfeita, eles se tornam tão reais, tão humanos que não tem como se apegar e envolver emocionalmente com eles. É também o melhor livro de mistério que li até então, nunca me passou ela cabeça a resolução do caso e até agora estou em choque de como essa história trágica termina. Simplesmente uma verdadeira obra prima.