Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Priscila 18/03/2024

A história é boa, bom suspense, bom desfecho, porém o autor enrolou muito nas descrições e nas divagações fazendo a leitura por vezes ser maçante.
Laisacvoliveira 18/03/2024minha estante
Eu assisti o filme e amei a história.. nunca vou esquecer aquele final! ?

Thiago 15/04/2022

Fenomenal!
Extremamente psicológico, tenso até os ossos, e o final é insano! O livro debate temas como ódio, ressentimento, perdão, recomeços, perdas, e nos mostra de forma magistral a tragédia eminente em cada diálogo e ação. Enfim, uma porrada pra não se esquecer tão cedo...

Jack 12/12/2020

GENIAL
Esse livro é simplesmente, MUITO BOM!
Conheci Dennis Lehane através do livro "Paciente 67" (Ilha do medo), na qual adorei a leitura e resolvi ler mais obras do autor. Me surpreendi com a escrita desse cara, especificamente neste livro! É envolvente, a forma que ele descreve os personagens, e o quão eles são bem construídos, são profundos, me prendeu do início ao fim.
Adoro o gênero policial, no entanto, neste livro, pouco me importei com crime em si, me deixando interessado na história dos personagens, conhecendo suas verdades e seus medos. Achei genial a ideia, um livro que mexe com o psicológico, e me fez me refletir demais. Pois acredito que não é um livro sobre o crime, é sobre os próprios personagens.
Com certeza irei ler mais obras do autor. Recomendo a leitura!!!

Ludimyla Lopes 27/05/2020

Duro e reflexivo
O livro me pegou de um jeito que eu não imaginava que pegaria! Nele podemos refletir sobre varias coisas, porém o que me deixou com um amargo na boca foi perceber como a criação e o núcleo familiar pode contribuir para o futuro de uma criança. A todo tempo eu pensava: Ah... se X e Y tivessem sido criados pelos pais de W... Talvez tudo fosse diferente!
Leitura obrigatória pra todos os amantes de Thriller Policial! Lehane me surpreendeu muito, ao ponto de em um certo ponto do livro eu sentir que teria um ataque de pânico, ao me deparar com a revelação do autor.
Com certeza lerei mais dele, a sensação que ficou após fechar o livro, nem se eu me esforçasse muito seria capaz de explicar.

Mairton.Rodrigues 14/05/2021

"Vamos. Acabe comigo."
O livro poderia facilmente ter o título de Dave, essa que é a figura principal desde seu trauma já no início, e que início! Sem duvidas um dos melhores começos de livro.

O protagonismo de Dave é dividido com seus dois colegas de infância: Jimmy (bandido safado) e Sean (burguês safado).

Que personagem é Dave tão singular, um homem medroso diretamente afetado por seu trauma. Dave tinha tanto medo de seus desejos, dos seus atos, do seu futuro e basicamente de tudo. Talvez por isso todos o tratassem de forma estranha, até sua esposa Celeste (uma grande filha da put*) o injustiça.

Jimmy, Jimmy, Jimmy o carma é real.

Sean é um policial, burguês vivendo um draminha por ser corno manso.

Temos ainda Katie Marcus a filha de Jimmy que é morta, mas sinceramente não dei a mínima (que personagem chata). Só mais uma adolescente com a fantasia de fugir com o namorado para Vegas (tão clichê).

É um ótimo livro de mistério, o autor erra em seu ritmo, principalmente na segunda parte. Lembro-me do trecho em que ele fala do filho da amiga de Katie (quem se importa?? Eu não estava nem ligando para a Katie imagina o filho fudid* da amiga dela !?)
Acho ainda que o autor não desenvolveu personagens importantes como o Ray. Uma boa recomendação para quem tem paciência, também não recomendo ver o filme antes.

Dudu Menezes 09/06/2021

Bateu forte aqui
Nos históricos de leitura fiz a minha principal ressalva aos textos do Lehane, que também serve aos do King. Penso que, por vezes, exageram nas referências à indústria do entretenimento norte-americana, o que pode deixar estas passagens cansativas, ou meio sem sentido, para quem não é de lá.

Falo isso porque é a única ressalva que sou capaz de fazer sobre esse livro. Eu fiquei meio sem palavras para descrever o que essa leitura é capaz de fazer com a gente (e mesmo assim sei que vou escrever muito). Parece que é só mais uma história policial, de suspense, que trata da vida de três meninos, e que fica marcada por um acontecimento brutal. Quando eles tinham apenas 11 anos, um deles é levado, em um carro, por dois pedófilos, mas consegue escapar. O tempo passa e a vida dos três, já adultos, se cruza novamente, intensificando essa relação quando a filha de um dos três é assassinada. Mas, na boa, é muito mais do que isso.

Eu fechei o livro e dei uma olhada em quantas passagens eu marquei. Reflexões cirúrgicas, que se encaixam em diferentes situações. Não precisam estar relacionadas a crimes, embora existir e resistir já seja uma forma de violar as regras, sendo a vida cada vez mais rara. Jimmy é um personagem que, de alguma forma, dialoga um pouco com a minha personalidade. Incrível como a literatura tem esse poder. Sean e David também representam conhecidos e amigos que cruzaram a minha vida.

Já tinha visto o filme baseado nesse livro, há muito tempo. Pensei ter esquecido o desenrolar dos fatos, mas a história é tão marcante que tudo foi voltando, aos poucos. E sabe o que é mais incrível? Mesmo assim não consegui parar de ler. Lehane tem o dom. Escreve como poucos e tem uma personalidade que fica marcada no texto e tatuada na nossa alma.

"A vida não é feita de amanhãs promissores, de crepúsculos encantados e baboseiras como essas. É trabalho. A pessoa a quem você ama raramente é digna do grande amor que você lhe dedica. Porque ninguém é digno disso e talvez ninguém mereça o fardo que isso representa. Você vai ser abandonado. Você vai se decepcionar, vai ter sua confiança traída e vai comer o pão que o diabo amassou. Você perde muito mais do que ganha. Você odeia a pessoa amada na mesma medida em que ama. Mas, merda, você arregaça as mangas e trabalha - em tudo - porque envelhecer é isso".

Grato, Lehane. Vamos em frente!
Roberta 09/06/2021minha estante
Esse último trecho foi espetacular!

Dudu Menezes 09/06/2021minha estante
O livro é espetacular. Muitas outras passagens assim. Vale a leitura! ?

Roberta 09/06/2021minha estante
??

Nic 03/04/2022

Difícil parar de ler.
Já tinha assistido o filme lá em dois mil e bolinhas e lembro que tinha gostado muito. O mesmo vale com o livro, muito bom.
Daqueles que fluem e a gente não consegue parar de ler, um romance policial, com suspense, investigação e diversos dilemas psicológicos vividos pelos personagens, entre eles, a pedofilia.
Quando crianças, um garoto entre 3 amigos foi sequestrado por dois homens, o garoto conseguiu fugir e a cidade celebrou seu retorno, mas sempre silenciando o que de fato aconteceu.
Anos depois, um crime acomete a família de um dos garotos (já adultos), é então que os caminhos dos 3 acabam se cruzando novamente, e conseguimos ver o quanto aquele evento do passado ainda é um fardo na vida de cada um deles.
Não vou entrar em mais detalhes para não dar spoiler, mas fica aí a dica de um ótimo livro e ótimo filme.

Dayhipolito 03/07/2022

Incrível
A história do livro e ótima, com certeza um dos melhores que já li sobre thriller policial. Tem um plotwist de explodir cabeças.

Porém, a edição do livro é horrível! Eu sei que se trata de um livro edição econômica, mas não justifica as páginas serem brancas e a tradução ser um tanto ruim. Algumas palavras não fazem sentido no livro, foram traduzidas errado e mesmo assim foi publicado. O fato de não ter orelhas não me incomoda, mas as folhas brancas tornaram a leitura cansativa.

Ainda assim, o livro vale muito a pena!

João Pedro 19/05/2023

Meninos que se tornam lobos
Uma história que nos mostram que escolhas erradas afetará uma vida inteira, escolhas que fazem meninos se tornarem lobos.

Nathy 05/07/2021

Impactante
Sensacional! Um dos melhores e mais bem construídos suspenses que ja li, o autor soube criar um perfil psicológico bem completo para os personagens; além de que a leitura também é um tanto poética e se mescla com uma narrativa elétrica que fica difícil parar de ler. É bem denso em alguns momentos por abordar o abuso infantil e outras situações bem impactantes de uma maneira bem direta...

Kevin 19/08/2020

Obra-Prima
Caso você já tenha assistido ao filme, não pense duas vezes, LEIA o livro. Se não assistiu, será uma experiência igualmente imperdível.Para mim a experiência foi ainda melhor pois associei os personagens com os atores, o que deixou a trama ainda mais fluída.

Excelente trama, ótimos diálogos, atmosfera envolvente. Dennis Lehane em sua melhor forma.
Jonathan 19/08/2020minha estante
Eu li o livro e é realmente uma obra-prima mas não achei onde assitir o filme, pode me ajudar?

Kevin 19/08/2020minha estante
Tenta no zooqle.com (Mystic River).

Aline 25/01/2021

!!!
O livro é muito bom.
Surpreendentemente, o mais interessante não é o crime principal, mas a discussão de como um trauma pode afetar nossas vidas e qual o limite quando se trata de alguém que amamos!

Lucs 18/03/2023

Excelente!
Não sou fã nem sou acostumado a ler livros policiais, mas esse me surpreendeu. Na verdade quando comecei a ler nem sabia que era policial ou do que se tratava. Arrisquei por conta das notas altas e por ter um filme que também não conheço.
O livro tem um começo arrastado, daqueles que você se pergunta onde isso vai levar. Em pouco tempo a trama fica muito interessante então fica impossível largar.

Alessandro.Aguilera 09/12/2020

Sensacional
Que livro de Dennis Lehane. Personagens bem construídos, uma história muito bem amarrada. Tudo gira em torno do assassinato de Katie, filha de Jimmy, e o mistério de quem cometeu o crime e porque? A história nos apresenta três personagens, Jimmy, Sean e David, que eram amigos na infância e depois de um evento que ocorreu quando tinham 11 anos foi determinante o distanciamento entre eles. Hoje, depois do assassinato da filha de Jimmy, eles se encontram e despertam os lobos de seus passado. Um livro muito bem escrito que vai te prendendo página a página.

babi 12/02/2021

história boa porém muita enrolação
o livro parece ter mais que 500 páginas, escutei muitas coisas boas sobre ele e acho que fui com expectativas muito altas (mais uma vez kk) quero ver o filme pra tirar minhas conclusões definitivas. poderiam ter comentado mais sobre o sequestro do dave e o que aconteceu, fiquei curiosa.