Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Giovanna.Perin 09/07/2021

Faz sentido o tanto que a obra é conhecida. Já tinha lido outros livros do autor e sigo gostando muito de sua escrita. Continuo gostando mais de O paciente 67, mas este livro também é muito bom.

Leila de Carvalho e Gonçalves 10/07/2018

Ainda Melhor Do Que O Filme
Dennis Lehane é um autor de romances policiais marcados por enredos investigativos violentos e no melhor estilo "noir". Seu maior sucesso é "Mystic River" ou "Sobre Meninos e Lobos" que foi adaptado por Clinton Eastwood para o cinema e indicado ao Oscar de melhor filme em 2003, além de dar os prêmios de melhor ator para Sean Penn e melhor coadjuvante para Tim Robbins.

Sua história vai de 1975 até 2000 e gira em torno do brutal assassinato de uma jovem, Katherine Marcus, filha de um ex-presidiário. Jimmy é amigo de Sean Devine, um dos policiais responsáveis pelo caso, e de Dave Boyle, uma vítima de abuso sexual na infância, que vira o principal suspeito do crime.

Com quase quinhentas páginas, a narrativa avança sem pressa. Habilmente, Lehane constrói trágicas personagens, apresentadas através de uma profunda sondagem psicológica. Também desenvolve uma impecável reconstituição de um bairro pobre na cidade de Boston, East Buckingham, invadido pela especulação imobiliária com o passar dos anos.

Na verdade, ele é um perito contador de histórias que, ao se cruzarem, expõem um caso de difícil solução, concluído sem deixar qualquer ponta solta, inclusive, surpreendendo o leitor. Portanto, fica uma dica: atenção aos detalhes, pois neles estão as pistas para a elucidação do mistério.

Com um puxão de orelha na tradução, por conta de alguns erros insignificantes que não chegam a comprometer a leitura (coca-cola que vira soda no parágrafo seguinte e nove pessoas sentadas em apenas sete cadeiras), finalizo, destacando o título muito bem escolhido para o livro e filme em português, aliás, melhor do que o original, fato raro, já que estamos acostumados a verdadeiras atrocidades criativas.

Adriana Scarpin 01/08/2021

A grande vantagem de ter visto o filme do Eastwood há quase 20 anos quando de sua estreia nos cinemas e depois disso nunca mais é que não lembrava basicamente nada do enredo, só lembrava que o Sean Penn e o Tim Robbins estavam no elenco, nem lembrava quem interpretava as outras personagens. Com isso pude aproveitar melhor a imersão no livro.
Não sou uma exímia devoradora de literatura policial, mas confesso que gosto do gênero, é o primeiro livro de Lehane que leio e me surpreendeu o quanto ele é bom, não me impressiona o fato de medalhões como Eastwood e Scorsese terem se interessado em adaptá-lo. Pudera poder esquecer o enredo de Shutter Island para poder ler Paciente 67 como se nada conhecesse, adentrar aquele universo de uma nova maneira, mas ia levar um tempo para eu esquecer aquele twist final.

Vinicius.Felipe 11/04/2021

Eis que descubro uma das 7 maravilhas do mundo
Por mais que o livro seja excelente, admito que demorei para engajar na historia, por não me acostumar com o ritmo que foi muito lento em boa parte da historia, mais depois que vc se apega por ela vc simplismente não para de ler, esta parte mais lenta da história teve muita importancia para termos mais apego e proximidade aos personagens que por sinal são maravilhosos, eles são sem duvidas a excencia deste livro, e pra terminar temos um final mais do que inesperado foi do caralho. Recomendo no fundo do meu coração que vc leia o livro ou assista ao filme e tenha uma ótima experiência com um plot twist incrivel

Andrea 07/05/2023

Violência e marginalização
A história se passa em Boston e acompanha a investigação do desaparecimento de uma adolescente, Katie, e a relação disfuncional entre três amigos de infância: Jimmy, Sean e Dave. Os três protagonistas cresceram juntos em um bairro pobre de Boston, onde enfrentaram situações difíceis e foram moldados pela violência e pela marginalização. Anos depois, eles se reencontram quando Sean, agora um policial, assume o caso de Katie e começa a investigar o envolvimento dos três amigos. O livro tem uma história cheia de reviravoltas e tensão, que explora as complexidades da amizade, da violência e da justiça. Recomendo.

Brito 09/10/2021

Um livro de tirar o folego
Sean, dave e jimmy são amigos que vivenciam uma tragédia, 25 anos depois suas historias são novamente interligadas. Uma obra prima do Dennis Lehane, melhor livro de suspense e mistério que eu já li, nada pra mim se compara com Sobre meninos e lobos até agora e espero ler algo tão genial como ele ao longo da minha vida. Uma experiência única proporcionada, nunca devorei um livro tão rápido quanto esse, espero ler mais livros do autor em busca desse sentimento novamente. Eu só digo uma coisa, leiam sobre meninos e lobos, ele irá abrir sua mente Sobre trillers

Vinicius39 09/07/2021

Gostei desse livro.. muito embora as peças estavam todas soltas, eu consegui pegar um fiozinho que me disse o final.. mas não estragou minha leitura pois o autor narra de forma surpreendente que nos faz querer saber logo se estamos certo ou não.

lara 10/06/2020

null
Esse livro é uma aula de construção de personagens e desenvolvimento de narrativa.
Muito bem escrito, personagens profundos e todo o detalhamento que o autor deu ao passado dos personagens e suas motivações, sentimentos, pensamentos, tudo muito bem feito e coeso. Primeira experiência com livros do Dennis Lehane e já surpreendida!

Mell 23/06/2020

Livro impecável em todos os aspectos...
Primeira experiência com o autor ultrapassou minhas expectativas.

Felipe1503 11/07/2020

Plot Twist absurdo
Não tenho ressalvas quanto à história, a leitura me trouxe uma tensão diferente do que estou acostumado a sentir. Nota 10 pra história, seu desenvolvimento e principalmente ao plot twist do final. Minha única ressalva é sobre a edição que eu comprei, que era econômica, e prejudicou um pouco minha leitura pela fonte ser muito pequena, mas é questão de gosto. Novamente, nota 10 pra essa obra
Caroline 11/07/2020minha estante
Agora eu quero ler! Esse livro esta no meu Kindle há muito tempo e eu sempre adio a leitura

Felipe1503 11/07/2020minha estante
Espero que goste! ?

potranca 04/01/2023

Eu queria uma continuação desse livro ??
Sem dúvidas um dos livros de suspense mais bem pensados e escritos! Parece que cada personagem é de verdade, que tem sua própria história, seus medos, angústias e segredos pra esconder.

O final é MUITO bom, não era algo que eu esperava ao longo da leitura, mas por algum motivo (pessoal) não fiquei chocada como achei que ficaria. Acho que ele vai dando indícios aos poucos e a intenção nem é chocar com um final mirabolante que não faz sentido, mas sim algo bem escrito que faz sentido. Essa é a parte boa pq poderia realmente ser um crime de verdade! Outro ponto legal é que apesar de ser resolvido em três/ quatro dias (se não me engano) não é nada corrido, eu acompanhei super atenta a tudo e amei!

Dennis Lehane tá se tornando aquele tipo de autor que eu leria até a lista de compras! Esse cara é fod* demais!!!

Andressa1048 30/11/2023

No lugar errado
Achei esse livro MUITO bom, o autor é muito perspicaz e me fez sentir toda desgraça dos personagens durante cada capítulo.
a construção dos 3 personagens principais, achei mais rasa, mas pra um livro de quase 500 páginas, não sabia enrolação.
nos 40% finais do livro são bem instigantes e li que nem água, não queria parar.
confesso que senti MUITA pena do Dave, a ideia era não querer sentir, ele não queria ser um coitado, mas infelizmente toda a história dos lobos e ele pequeno não deu, pedófilos filhos da 🤬 #$%!& !!
ele não merecia ter morrido na mão do Jimmy mas eu entendi a fúria dele, ele estava ?no lugar? do assassinato, na mesma noite, coberto de sangue?
não acho que a Celeste foi coverde, ela foi uma mãe com medo, uma mulher que não reconhecia o próprio marido, e no final, o Menino estava se mostrando mais que o Dave.
sobre o Sean não tenho muito que argumentar, era um policial fazendo o trabalho dele, demorou pra ligar os pontos mas se fosse eu, tava procurando até hj.
escrevi e o twitter deletou nao lembro o resto.
enfim otimo livro me siga para mais.

Bibiana.Sebold 17/01/2024

No começo achei o livro um pouco parado - principalmente quanto estão falando sobre o passado - mas depois a história engrena e fica interessante.
Tive sentimentos conflitantes? ao mesmo tempo que queria saber do final e estava super envolvida com a leitura, achava algumas partes chatas e dispensáveis.
Em geral gostei e recomendo a leitura.

Washington.Capuzzo 06/12/2021

Livro fantástico! Já conhecia a história por ter assistido ao filme há muito tempo, mas mesmo assim a leitura é muito envolvente.