A Escrava Isaura e o Vampiro

A Escrava Isaura e o Vampiro Bernardo Guimarães
Jovane Nunes

Resenhas - A Escrava Isaura e o Vampiro

Fabi_ZP 08/10/2015

Vídeo-Resenha da Fabiane Zambelli de Pontes, sobre a 1ª Maratona Literária!
Caso queiram assistir a apenas uma parte específica, como por exemplo, a resenha de apenas um dos livros lidos durante a maratona, logo abaixo do vídeo, colocamos quando aparece cada obra no vídeo-resenha. Além disso, também colocamos os nomes de quem teve as perguntas respondidas!

Esperamos que aproveitem!!

World Fabi Books apresenta:

Prova de Fogo (segundo livro da série Maze Runner, do escritor James Dashner, pela V&R Editoras).
– Tempo: de 01:13 a 05:29

Enders (segundo livro da saga Starters, da autora Lissa Price, pela Editora Novo Conceito).
– Tempo: de 05:30 a 08:40

A Escrava Isaura e o Vampiro (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Bernardo Guimarães e Jovane Nunes, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 08:41 a 11:32

Dom Casmurro e os Discos Voadores (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Machado de Assis e Lúcio Manfredi, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 11:33 a 14:49

O Alienista Caçador de Mutantes (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Machado de Assis e Natalia Klein, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 14:50 a 19:03

Jane Austen – A Vampira (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, do autor Michael Thomas Ford, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 19:04 a 23:12

O Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble (autor Jonathan Auxier, pela Editora Leya).
– Tempo: de 23:13 a 26:03

Never Sky – Sob o Céu só Nunca (autora Veronica Rossi, pela Editora Prumo).
– Tempo: de 26:04 a 29:37

site: https://www.youtube.com/watch?v=hcKOUjRxo2Q

Beca 08/10/2015

Apenas uma palavra descreve esse livro: péssimo.
A narrativa é de tom preconceituoso, não humorístico, tinha erros de edição; além, é claro, desse narrador (autor) chato pra caramba.
Tirando a capa, que gostei por causa das cores e tudo o mais, esse livro merece estrelas negativas, mas como não temos essa opção…

Tauan 22/09/2015

Tão ruim quanto o original
Horrível. É difícil dizer qual versão é pior, se essa ou a original.
Ao contrário dos demais livros da série Clássicos Fantásticos, que são adaptações de grandes obras; esta é uma comédia que apenas faz pilhéria de um romance chato, típico do romantismo.
O livro deveria contar a história de Isaura, que vivia na fazenda em Campos, no Rio de Janeiro, vivendo sua vida de escrava bem prendada, mucama da noiva do filho de seus donos originais. Ela perde a liberdade porque Leôncio, o herdeiro dos patrões não a liberta, como sua mãe havia pedido antes de morrer, devido a paixão que ele sentia por ela.
Para escapar dele, ela foge e acaba encontrando Álvaro, um jovem, rico e órfão, que logo se apaixona por ela, como aparentemente acontece com todos à volta desta escrava, que toca piano e fala francês.
Leôncio acaba descobrindo onde sua escrava fugida se escondia e a leva de volta à fazenda, onde a prende em total isolamento.
No fim Álvaro salva sua amada comprando tudo que pertencia a Leôncio, que estava falido.
O estilo que Jovane Nunes escolhe para reescrever a vida de Isaura, com piadas exageradas, e divagações extravagantes, é similar ao lixo usado em O Opúsculo: a paródia.
Não recomendo nenhum dos dois, mas se for para ler que leia a versão original que pelo menos é alguma literatura.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Gustavo 24/11/2021minha estante
É relevante apontar que que o livro não funciona narrativamente e nem como comédia!

Giane 22/10/2014

A Escrava Isaura e o Vampiro
Troquei esse livro no Skoob e como é pequenino teve lugar nas minhas leituras nesta semana de provas da faculdade. Quando o escolhi achei que fosse mais um suspense ou um sobrenatural, mas não! Ele se revelou uma comédia.
O livro é uma mescla da história, de Bernardo Guimarães, da escrava Isaura com um aumento de Jovane Nunes. Onde é relatado a história dos Leôncios (Sim, no plural mesmo), de Isaura e de Alvaro.
Leôncio Pai é dono de Isaura, escrava branca. Leôncio Filho foi estudar em Portugal e em uma de suas viagens conhece o Conde Drácula. A senhora Leôncia Mãe morre bem na hora em que ia dar a carta de alforria para a escrava. Que confusão! kkkkk
Na viagem de volta ao Brasil, Leôncio Filho conhece o senador Pestana. Este lhe fala sobre seus planos de montar uma indústria de sangue. Para que esse plano seja levado a cabo o dono dela tem que ser casado. Unindo o útil ao agradável Leôncio desposa Malvina, filha do senador.
Só que ao chegarem de volta a fazenda os dois se apaixonam por Isaura. Começa aí uma longa disputa por quem conquistará a escrava. Não esquecendo que também disputam seu coração o ganancioso Tobias e o "cheiroso" Álvaro.
O livro me fez rir muito em diversas passagens, mas não me conquistou. Achei que o Jovane deixou a história vazia, sem sentido. Não gostei também da artimanha de tirar e colocar personagens ao seu bel prazer, nem da facilidade com que matou uma leva de personagens. Acho que teve tantas mortes quanto As Crônicas do Fogo e do Gelo e olha que só tem 168 páginas!
Apesar disso, a leitura até que valeu a pena, deu para descontrair. Por isso indico para se ler entre um livro pesado e outro. A capa está maravilhosa, o livro é cheio de ilustrações, as páginas são amarelas, as letras grandes e com bom espaçamento. Achei alguns erros de concordância, principalmente nos plurais dos artigos, mas nada que atrapalhe muito a leitura.

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

Janaína Oliveira 02/10/2014

A escrava Isaura e o Vampiro, Jovane Nunes, Bernardo Guimarães
Olás!
Venho apresentar hoje para vocês um clássico da literatura nacional, inteiramente novo!

A escrava Isaura e o vampiro é uma obra de ficção baseada na obra original de Bernardo Guimarães que foi publicada em 1875. Essa obra é um grande clássico da literatura nacional, pensando nisso e no atual sucesso da literatura fantástica, Jovane Nunes (humorista), apostou em uma nova versão para o clássico.
Acrescentando um vampiro, um lobisomem e algumas pitadas de humor na trama, A escrava Isaura, ficou muito legal. Não tenho conhecimento sobre a história original, apenas já ouvi falar, então só posso comentar em relação a essa nova versão, mas fiquei curiosa em ler a original para conhecer melhor a história e analisar a fidelidade da obra nessa nova versão.
Para início de conversa, o autor satirizou tudo no livro e soube dosar o humor com o terror. Temos como personagem, Leôncio que vivia perseguindo Isaura, a tal escrava branca e que acaba sendo mordido pelo Conde Drácula e se tornando um vampiro. Temos também o personagem Tobias, que nos traz momentos hilários ao baixar a pomba-gira nele (esses momentos são garantia de muitas gargalhadas). Temos uma aparição inusitada de Abraham Lincoln (e também muito engraçada).
A trama nos leva de encontro ao século XIX, mas também não nos deixa esquecer da época em que estamos e inclui elementos atuais e até famosos da Tv. O adoçante Zero Cal, a música moranguinho do Nordeste do Lairton e seus teclados, a atriz Carolina Dieckmann, Adolf Hitler e outros, são alguns dos citados nesse livro.
Podem esperar muita coisa nesse livro, até zumbis aparecem na trama. Mas o autor não se esqueceu de alguns temas polêmicos como política/corrupção, homossexualismo e a diferença entre as raças.
Podemos esperar de tudo um pouco nesse livro, mas ele foi muito bem elaborado, e somente lendo para descobrir esse outro lado da literatura. Se vocês têm medo de vampiros, lobisomens e zumbis passem longe desse livro. Mas se estão com a mente aberta e dispostos a terem um momento de muito humor e fantasia, esse é Ô livro!
Esse livro faz parte da coleção Clássicos Fantásticos da editora Lua de papel, que traz também histórias de: O alienista, caçador de mutantes, Dom Casmurro e os discos voadores e Senhora, a bruxa.

Abraços e até a próxima!

Camila 13/11/2013

Não curti
Existe um limite para o humor. No momento que tudo vira uma galhofa total ao estilo Zorra Total, perde a graça pra mim.

Confesso que ri em alguns momentos, mas defendo que existe uma dose sadia que não foi respeitada. Mesmo o humor precisa de coerência para permanecer engraçado do início ao fim.

Ananda 21/09/2013

A escrava besta e o vampiro tarado
A proposta da Editora Leya e Lua de Papel foi dar uma repaginada em alguns clássicos da literatura brasileira com a ajuda de alguns autores que fazem humor.
Bom, esse seria o primeiro livro que leria com esse tipo diferente, já que acrescentaram bastante humor nessas obras.
Pela minha grande curiosidade, acabei comprando esse livro e outro com a mesma proposta, deixar os clássicos mais divertidos e passar uma boa parte da verdade aos adolescentes que não apreciam a leitura desses livros clássicos.

A história é basicamente a mesma, Isaura é uma escrava branca que mora numa fazenda e seu dono é o Leôncio.
Os pais de Leôncio morrem antes de dar a liberdade a Isaura e agora ela precisa obedecer Leôncio que é rude, carrancudo e nas suas viagens na Europa acaba virando vampiro. Ele volta para casar com a filha de um rico senhor de engenho e herdar a herança, terras e um documento para construir uma indústria de sangue e assim ele poderia beber sangue sem problemas. Quando chega no Brasil se apaixona pela beleza e inocência de Isaura. Mas ela não o ama, tem medo dele e prefere a morte que se unir a ele.

Acontece muitas coisas loucas e confusas na história como o corcunda virar vampiro, tentar se casar com Isaura, a mulher de Leôncio virar vampira e se apaixonar por Isaura, aparecer um dono de uma fábrica de alho e se apaixonar por Isaura. Ou seja, todo mundo se apaixona por Isaura. rs

O livro é bastante divertido, o começo tem um inicio bem interessante, com sacadas, piadas e por vezes um humor negro, ou melhor dizendo, um humor afro-descendente como diz o autor Jovane Nunes. Mas depois de algumas páginas aquele humor já começou me irritar um pouco, comecei a achar forçado e mesmo com menos de 200 páginas, custei a terminar a leitura.
Porém, achei válida a ideia de "remasterizar" alguns clássicos e acho que isso ajuda a conhecer a história real e incentivar a leitura dos jovens sobre as obras clássicas. Ótima iniciativa.

Achei interessante os trocadilhos, as piadinhas bem brasileiras que só nós conseguimos entender e conseguir rir sem boiar. Recomendo como uma leitura simples, rápida, divertida e boa para quem quer conhecer um pouquinho sobre a obra de Bernardo Guimarães.

Citações:
"Outra medida lucrativa veio do turismo. Isaura criou um tour pela fazenda para que as pessoas da corte que não sabiam como era a vida na senzala ou no canavial pudessem conhecê-la. Os dias em que haviam castigos no tronco eram os mais concorridos, alguns turistas que compravam o ticket full podia açoitar os escravos. Era uma experiência inovadora e muito interativa." pág 42

"Leôncio voava tranquilo rumo à casa-grande, olhando a Floresta Amazônica abaixo de si. Caro leitor, eu sei que no estado do Rio de Janeiro a mata é atlântica, mas como tenho esperanças que esse livro seja vendido no exterior, coloquei Floresta Amazônica. Para o estrangeiro, toda mata brasileira é amazônica." pág 91

site: http://www.cadernodeanotacoes.com.br/2012/12/a-escrava-isaura-e-o-vampiro-bernardo.html

marcuscarvalho2 06/10/2012

Sinceramente.. muito bom. De início pensei que o livro fosse ser de drama "sofrido" como o de Senhora, A Bruxa. Porém o autor me surpreendeu com as coisas "sinistras" que ocorreu no enredo da história. A aguardente e a pomba gira de baixou em Tobias me tiraram o fôlego de tanto rir. Até agora não perdeu a graça, e toda vez que tento ler esse pedaço do capítulo 17 não consigo parar de gargalhar, pode ter certeza que a pomba de Tobias baixou em mim! HAHAHAHAHA
Parabéns ao "autor" Jovane nunes.

Jacy Coelho 09/09/2012

Não é que o livro seja de todo ruim... e bem escrito e a brincadeira é válida, principalmente para adolescentes. Mas parece que eu estava assistindo uma peça dos Melhores do Mundo o tempo inteiro, com piadas bem parecidas com "Hermanoteu..."

Outro problema, é que pelo visto, essa deve ser a obra mais "desrrespeitosa" ao original dessa coleção de clássicos revisitados. Mas, ainda não li todos, então não posso falar.

Roberta 15/12/2011

Resenha | A Escrava Isaura e o Vampiro
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2010/11/resenha-escrava-isaura-e-o-vampiro.html

Um livro com um humor diferente!

Usando a história original (A Escrava Isaura) de Bernardo Guimarães, o humorista (e agora escritor - não conhecia esse lado dele!) Jovane Nunes satiriza e deixa a imaginação fluir. Já lí muitas 'paródias' (se é assim que posso chamar!) de livros, podendo até citar “Opúsculo” (paródia de Crepúsculo) e confesso que quando comecei a ler achei que seria no mesmo estilo, que seria o tipo de livro que você só quer terminar porque não agüenta mais o tanto que eles forçam para parecer engraçados. Mas confesso que este livro me prendeu mais do que eu podia imaginar. Conseguiu me encantar e me tirar boas gargalhadas com a história do jovem Leôncio (que foi transformado vampiro pelo Conde Drácula em pessoa! Veja só!) e sua obsessão pela jovem escrava branca, Isaura. Leôncio também tem outra obsessão que é construir a maior empresa de sangue. Podes crer, pessoal. Leôncio e sua mente maluca e sanguinária. Vai entender.

Bem, o autor consegue fazer com que você queira ler os outros próximos capítulos, deixando aquela pulga atrás da orelha pra saber o que vai acontecer. (Mentira! Normalmente ele - o mais apressado! - já diz o que vai acontecer lá pra frente e confesso isso é ótimo! hahaha)
Para quem leu a obra "A Escrava Isaura" consegue ver que o autor satirizou o livro por completo. Usando como referência apenas Leôncio e sua "perseguição" a Isaura e a todos que tentam ajudá-la a “fugir” dele e também o fato dela ser uma escrava branca e o casamento com Álvaro.

É um livro que mistura terror (sim, juro que tem!) com o humor bacana de Jovane Nunes. Quem tem estômago fraco quanto a sangue, não deveria ler este livro. O modo como Jovane descreve a alimentação dos “chupadores de sangue” é meio... Nauseante. Falo isso por mim que não posso ver nem um corte no dedo de outra pessoa. Imaginar aquele banho de sangue na história foi uma etapa de minha vida que consegui vencer (rs).

Aconselho a todos (tirando os que têm estômago fraco!) lerem esta obra que foi tão bem feita. É excitante!

Mari M. 28/09/2011

Sinceramente, eu não sou muito fã do gênero. Mas esse livro me atraiu. E não me decepcionei com ele. Foi interessante e nem um pouco chato. Totalmente nonsense, ás vezes eu pensava em quanto lia "Mas eles não estão no século XIX?" e aí em aparecia o narrador falando algo como "é meu livro, eu escolho o o que coloco. São duas da madrugada e estou cansado,então, poupe-me"

Comecemos então, a falar da história, deixando de lado minha opinião pelo livro. Isaura (sim,essa do título), é uma mulher branca e escrava. E, obviamente, o livro narra parte de sua vida.

Logo de cara aparecem coisas sem sentido, como industrias de sangue e vampiros ridículos estranhos. Essa versão do clássico é completamente tosca, e consequentemente, engraçada. Apesar de eu não ter me matado de rir.

Isaura é criada pela família de seu patrão, e tratada como se fosse filha da mãe de Leôncio, que tem certa importância nessa história por ser o vampiro. Tenho certeza absoluta de que, se eu tivesse lido a história original, teria rido mais.

Voltaando, Isaura, escrava branca, tratada muito bem pela 'patroa'. Como se fosse sua filha. Leôncio, filho de sangue dessa 'patroa', após a morte dos dois pais, retorna ao Brasil como vampiro. O primeiro vampiro Brasileiro, e o mais babaca também vem a descobrir que há uma família nas redondezas que quer investir numa espécie de industria de sangue. E acaba que o vampiro apaixona-se pela escrava. E a confusão começa, mortes,vampiros, lobisomens e zumbis. Dráculas, lésbicas, sangue.

E, partir daí, não posso dizer nada. A não quer os personagens são super... Exóticos. Para quem já leu, fique sabendo que Tobias, Belchior e Malvina me fizeram formar um "O" nos lábios (desculpem, peguei a mania da expressão com o Levy no último livro que li dele ;c)

Desculpem pela resenha meio estranha e sem informações sobre a história, mas quase não há história de verdade, são brincadeiras à todo o tempo.

Palavrões aqui, piadinhas ali, trocadinhos para cá, risos para lá. É esse o resumo do livro! rsrs

PS: tem um 'príncipe' trapalhão e covarde nessa história também,sabiam? Álvaro.

Mais resenhas em : http://livros-devorados.blogspot.com

Jose 26/08/2011

Gostei não...
Achei que o humor do livro estava sendo muito puxado, como se quisesse fazer graça na marra. O livro que eu estava lendo tinha muitos erros de digitação, o que me fez ficar desmotivado de continuar...

Cah 05/08/2011

Adorei esse livro, mas só recomendo ler quando estiver de bom humor... Pois é, porque se for num dia ruim, você provavelmente odiará a história, não rirá em momento algum. Eu não estive assim quando li esse livro, li muito rapidinho, porque a leitura é leve e a narração nos faz avançar nas páginas rapidamente.

Quem não conhece a história verdadeira, A escrava Isaura do (meu parente) Bernardo Guimarães (rsrsrs) talvez fique meio boiando em algumas partes, não que atrapalhe no entendimento do livro, mas você não saberá quais foram as piadas com os personagens.

Muitas pessoas acham que não se deve mudar uma história de tanto sucesso, ainda mais repaginando desse jeito, como uma sátira. Mas eu não tenho essa opinião, acho que sátiras servem para fazer rir, e criar uma de um grande clássico é de alguma forma um jeito de trazer à tona um grande sucesso e muitas vezes trazendo novos leitores para o texto original.

Nesse livro conhecemos uma nova Isaura, um novo Leôncio, Álvaro, um novo Tobias também. Personagens engraçados e a narrativa mais engraçada ainda, muitas vezes cheguei a rir do modo do Jovane de escrever.

Mesclando elementos atuais com humor e diálogos com quem está do lado de cá do livro, nós leitores, o resultado só poderia ser este: um livro hilário e muito doido!!

"O nobre leitor deve achar estranho e uma enorme bobagem essa história de aparecer um táxi do nada numa época em que eles ainda nem existiam. Ora meu caro, são duas da manhã, estou querendo dormir e tenho que terminar esse capítulo."

Quem quiser tirar suas próprias conclusões, é só ler o livro, ah e não se esqueça de me dizer o que achou ok? Adoraria saber a opinião de todos vocês.

Queria comentar também dessa capa, linda demais, e a diagramação muito boa, o começo de cada capítulo com fonte diferente...Linda!!

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://emocoesempaginas.blogspot.com/

Raffafust 14/07/2011

Não gostei nada desse livro, comprei no mesmo dia que vi uma indicação no Clube do Livro aqui no RJ da Frini, me empolguei tanto com o que ela disse que saí correndo para comprar...nossa eu não me diverti nada!
Acho que clássicos não devem ser mexidos para começar mas como me pareceu uma sátira imaginei que gostaria.
Ledo engano, a Isaura tudo bem mas Lêoncio vampiro? Ninguém merece!
O autor aiinda viaja comparando os vampiros com os políticos da de hoje, por sinal ele faz menções a vários fatos mundiais muitas vezes. Tem que ter profundo conhecimento de tudo para ler esse livro!
Não consegui achar graça nenhuma vez, demorei para terminar um livro fino sinal claro de que nao gostei nada.
Pretendo até troca-lo!