The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

Belah 11/01/2022

"I think it is easy to imagine there are easier paths", she said, realising something for the first time. "But maybe there are no easy paths. There are just paths. (...) Every second of every day we are entering a new universe. And we spend so much time wishing our lives were different, comparing ourselves to other people and to other versions of ourselves, when really most lives contain degrees of good and degrees of bad."

Lelemarta 01/06/2021

Eu gostei da mensagem que esse livro passa, mas a história do livro ate chegar la não me prendeu muito. Eu achei algumas partes bem repetitivas e meio paradas, o que não me agradou muito e fez a leitura ser um pouco arrastada, mas eu gostei das reflexões que a personagem vai fazendo ao logo do livro e foi o que me deu gás pra continuar e conseguir terminar a leitura. O final e bem previsível e eu senti falta de mais desenvolvimento no conceito da biblioteca, acho que eles podiam ter explicado mais sobre pra aprofundar ainda mais esse universo cheio de potencial que o autor criou, mas que eu achei q não foi tão desenvolvido quanto poderia.

luiza 03/06/2021

é um livro bastante reflexivo, o que nao é meu estilo preferido, mas foi uma ótima experiência. a protagonista é muito muito humana, o que as vezes faz ela ser chatinha, e faz parte. o final, por mais óbvio que tenha sido, era de certa forma inevitável.

Luiza 30/06/2022

"I AM ALIVE"
Nora Seed é a personagem principal, ela sofre de depressão e não encontra nenhum motivo para continuar vivendo quando tudo em sua vida parece ter fracassado miseravelmente. A única saída para Nora é o suicídio porém é aí que ela conhece a biblioteca da meia noite.
Ela poderia ser considerada uma biblioteca comum porém o que a difere das outras é o fato de que cada livro conta uma história diferente da vida de Nora com base em cada decisão que ela já tomou. Nora decide teletransportar para essas outras versões dela, versões que ela idealizou como perfeitas, ela começa então a sua busca por uma vida que vale a pena ser vivida.

Eu amo livros desse estilo, por mais que muitas pessoas considerem eles clichês e óbvios.
Foi fascinante ler sobre as outras vidas de Nora e perceber que cada escolha, por menor que seja, tem seu valor e o poder de mudar absolutamente tudo. Acho isso incrível e ao mesmo tempo assustador.
Eu amei a história, a escrita é boa e também gostei dos personagens.
São essas histórias "clichês" que fazem com que eu reflita muito sobre minha própria vida.

"Every second of every day we are entering a new universe. And we spend so much time wishing our lives were different, comparing ourselves to other people and to other versions of ourselves, when really most lives contain degrees of good and degrees of bad."

Hanna.Beatriz 22/06/2021

Esse livro é perfeito!!
Estou feliz e triste ao mesmo tempo porque acabei esse livro. Foi o primeiro livro em inglês que eu li e eu estou muito orgulhosa de mim mesma por ter conseguido ler e entender tudo. Esse livro é simplesmente tudo. Ele conta a história de vida da Nora Seed até o momento em que ela decidiu que queria morrer. Cheia de arrependimentos do que ela podia ter feito na vida ela acaba indo parar numa biblioteca entre a vida e a morte onde ela pode ver e escolher através dos livros as milhares de vidas que ela podia ter tido em diferentes lifetimes. Após mergulhar e presenciar os diversos rumos que a sua vida podia ter tomado e guardar consigo os ensinamentos da bibliotecária Mrs Elm ela finalmente decide viver. Pra saber o resto é só vocês lerem. Eu recomendo DEMAIS, vale super a pena ler pq é um livro que te da vontade de viver, de pensar nas milhares de vidas q você pode viver e tudo só depende de você e de cada decisão que você faz a cada dia.

Nalice 15/01/2022

In chess, as in life, possibility is the basis of everything
Um livro sobre autoaceitação, perdão e arrependimento.

Nós por vezes nos arrependemos por todas as vidas que poderiamos ter vivido se tivesse tomado tal decisão ao invés de outra e esses "e se" nos consomem ao ponto de não podermos enxergar as possibilidades que ainda estão estão nossa frente.

Esse livro me atingiu num lugar dolorido. Me identifiquei com a Nora e cada cura de um arrependimento que ela passava era uma cura pra mim também.

Não é difícil estar no mesmo lugar que Nora, duvidar de sua capacidade de ser feliz nessa vida e se olhar com os olhos críticos de quem ignora que a vida vale a pena não por conta de suas conquistas, mas sim pela constante e crescente possibilidade de fazer diferente e de fazer diferença. Cada pequena decisão pode ter um grande impacto, nossa vida nunca é insignificante e incapaz de causar bons impactos.

Só tenho a dizer que é um grande livro que todos com a oportunidade deveriam ler.

Júlia Catarina 06/08/2021

Decepcionada
A premissa é ótima, mas acho que a ideia geral de viver todas as possibilidades ficou repetitiva a medida que o livro foi caminhando pra uma conclusão e me deu a sensação de estar lendo um livro de autoajuda com citações filosóficas irritantes. PORÉM é um livro rápido e vale a pena a leitura.

Patricia 14/08/2021

Sem palavras! Uma história que na verdade me fez pensar e refletir muito sobre a vida! Quase um livro de autoajuda. Muito bom!

lavi.rissi 22/02/2024

O tempo não para
Esse livro veio até mim de forma muito interessante. enquanto ele representa, para mim, uma oportunidade de futuro extremamente valiosa, é uma história que resgatou muito das minhas próprias crenças, as quais o tempo e as vontades externas levaram de dentro de mim. uma leitura envolvente e muito interessante para reflexão.

Laperez_ 25/01/2023

Bom.. amei a maior parte da história, amei como faz a gente pensar na vida DEMAIS!
Teve horas que tava meio desinteressante, não me pegou tantooo igual os outros livros que li esse mes, porém recomendo!
Acho que bem uma relação de amor e ódio!

Roberta.Chamberlain 15/01/2022

?Never underestimate the big importance of small things?
Eu gostei do livro, mas chegou em um momento que ficou muito repetitivo, sem muitas novidades. A premissa é ótima, e tem algumas ótimas reflexões, mas realmente me irritou demais algumas passagens arrastadas (tanto que levei quase 5 meses pra ler o livro, que é super curto). Houve momentos em que pensei em pular algumas partes porque realmente eram um ?saco?. Dei 3,5 pois teve alguns pontos que me agradaram é porque se eu não tivesse lido o livro nunca saberia que peixes tem depressão. É sério, eu não acreditei também, mas depois de pesquisar e encontrar uma reportagem da BBC e do NYT, fiquei chocada e fascinada ao mesmo tempo.

gmarulli 13/08/2021

?never underestimate the big importance of small things?
acabei esse livro hoje e acho que já contei a história inteira pra minha mãe umas duas vezes

adorei o conceito da história, foi algo diferente do que eu estou acostumada a ler, e mesmo assim exatamente o que eu precisava ler agora

me vi muito na personagem principal, mesmo ela tendo seus 30 e poucos anos e eu 16

foi uma leitura gostosa, que me fez, e ainda vai me fazer, pensar muito sobre a vida e em como nossas escolhas afetam nossos pensamentos e nosso cotidiano

leticia.passinho 02/07/2022

Um livro sobre viver
A Nora, personagem principal, tem depressão e decide se suicidar. Simplesmente o livro começa assim e eu já fiquei surpresa.
Não vou dizer que o livro é perfeito, porém a premissa dele é simplesmente LINDA. Presa no limbo entre a vida e a morte a Nora tem a oportunidade de viver várias vidas várias versões dela mesma se ela tivesse tomado decisões diferentes em sua vida.
É tão forte a mensagem que vai passando a cada vida, a cada realização e ler o crescimento dela foi muito emocionante. Acho que é um livro que da uma esperança e um pontapé para quem, assim como a Nora e eu, brigam com a saúde mental todos os dias. Muito bom!