O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas




Resenhas - O tempo entre costuras


302 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21


Ju 17/01/2019

Orgulhosa
A história de Sira Quiroga no final noa deixa orgulhosas. Ela evoluiu muito em sua vida. Passou por dramas dignos de Hollywood e soube superar todos. Crescendo como pessoa e nos orgulhando como mulher.
O livro tbm aborda a história da Espanha durante as dias guerras que enfrentounos anos 30 e 40.
comentários(0)comente



Porco 16/01/2019

#13 O Tempo entre Costuras
O Tempo Entre Costuras é um livro desnecessariamente longo, porém, se você não tiver pressa para ler e um blog de resenhas para manter ativo, dedique-se a ele. É belo e vale a leitura, é uma experiência satisfatória.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/11/05/13-o-tempo-entre-costuras/
comentários(0)comente



Janaina Edwiges 15/01/2019

O tempo entre costuras

"E eu também descobri, com a mais imensa inquietação, que em qualquer momento e sem causa aparente, tudo o que acreditamos ser estável pode tornar-se desalinhado, desviado, torcido e mudado".

Em O tempo entre costuras, Sira Quiroga, uma costureira nascida em Madri, nos conta sua linda história de coragem e amadurecimento, construída ao longo de desilusões, perdas e conflitos gerados pela Guerra Civil Espanhola (1936/1939) e Segunda Guerra Mundial (1939/1945).

Dentre as personagens coadjuvantes, gostei muito da muambeira Candelaria, que passou fome na infância, levou surras do marido, vivia sob ameaças da polícia, mas se mostrou uma mulher forte e de bom coração. Por meio da Candelaria e de outras histórias, o livro mostra que, em tempos de grandes dificuldades, as pessoas empreendem negócios turvos, se submetem a situações humilhantes e escolhem caminhos incertos, tudo em nome da sobrevivência.

A linguagem e estilo de escrita da María Dueñas me agradaram bastante. A autora fez uma pesquisa impecável e muito bem detalhada na construção deste livro, que é um prato cheio para quem ama aprender história. Guiados por Sira, podemos conhecer um pouco mais sobre os fatos históricos da Espanha, Marrocos e Portugal.

No entanto, o final aberto me impediu de dar 5 estrelas. Acredito que a indefinição sugerida pela autora retirou um pouco do brilho da obra.
comentários(0)comente

Alcione13 15/01/2019minha estante
Parabéns!! Linda resenha.
Me animou a ler.
Amo personagens coadjuvantes assim.
Mas com final em aberto, ainda estou lidando.


Janaina Edwiges 16/01/2019minha estante
Muito obrigada, Alcione! O livro é excelente, acontece tanta coisa. Só o final mesmo que não me agradou tanto. Mas foi uma ótima leitura, gostei muito de ter conhecido esta autora. Fiquei com vontade de ler outras histórias dela.


Alcione13 16/01/2019minha estante
Adoro autores novos!!!


Alcione13 16/01/2019minha estante
Pretendo ler ainda este ano.


Janaina Edwiges 16/01/2019minha estante
Que bom! Também adoro descobrir autores e ter novas experiências de leitura.


Alcione13 16/01/2019minha estante
Só tive surpresa boa no último ano. E nesse,continuo. Já li Ruta Sepetys. E amei.




Dri F. @viagenscomlivros 29/12/2018


Eu estava querendo muito ler essa história, vi que tem a série baseada nele na Netflix mas o livro tem que vir primeiro né hehe.
A história se passa na Espanha, por volta de 1930, período que antecede a Guerra Civil Espanhola.
Sira Quiroga é uma jovem costureira que leva uma vida humilde junto com sua mãe. Ela está noiva de Ignacio e leva sua vida de uma forma muito simples. Mas ela se apaixona perdidamente por Ramiro, e em nome desse amor abandona tudo e parte com ele para o Marrocos. Alguns meses antes da guerra se iniciar ela é abandonada por ele. Sira se vê em um país estranho, sem nenhum conhecido, sem dinheiro, com dívidas e uma guerra que a impede de voltar a seu país.
E toda sua vida começa a mudar.

Esse romance histórico traz como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a ditadura de Franco e a Segunda Guerra Mundial. Todos esses fatos vão se entrelaçando com a vida da costureira Sira e com as decisões e ações que ela tem que tomar em sua vida.
A pesquisa história da autora é incrível e detalhado e ela traz muitos personagens históricos reais, com uma bibliografia incrível no final do livro.
A história de Sira e sua evolução foi algo que me agradou, mas achei a narrativa muito cansativa em alguns momentos. É um livro extremamente descritivo, os lugares, os países, as pessoas tudo era muito detalhado. O pano de fundo histórico é muito completo mas a história de Sira e outros personagens acaba se perdendo no meio disso, acho que em alguns momentos o ritmo é bem lento. O romance também não me convenceu, o destino dos personagens acaba meio em aberto e isso não me agradou, sempre tenho dificuldades com finais em aberto heheh.
Valeu pelos conhecimentos históricos, isso foi bem interessante, mas não sei se me convenceu a assistir a série.


site: Instagram @viajecomlivros
Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi isso que eu achei da série: protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim. Eh uma série muito boa por todo mistério, mas o final...




Nerkell 28/12/2018

O tempo entre costuras
Este é um romance apaixonante. Foi escrito com riqueza de detalhes. Ele revive o contexto social durante a Revolução Espanhola e a 2ª grande guerra.
comentários(0)comente



Caroline.Mestanza 25/10/2018

Um romance delicioso
Gostei demais de ler O tempo entre costuras! Leitura fácil e ao mesmo tempo com muitos dados históricos e um romance gostoso de pano de fundo!
A maior parte dos personagens é real, então é interessante saber o que aconteceu com cada um ao final!
Morrendo de vontade de conhecer o Marrocos!!
Josue.Fagundes 27/10/2018minha estante
Parabéns!!




Carol.Cuofano 10/10/2018

Leitura necessária
Que livro espetacular! Super indicação da amiga Tatiana Chagas.
A escrita é de tirar o fôlego! A autora mescla momentos de uma aparente tranquilidade com um ritmo frenético em que muitas vezes deixei de respirar.
O livro é narrado em primeira pessoa por uma personagem que cresce ao longo do livro e se torna inesquecível. Impossível não torcer por ela.
Sabe aqueles romances históricos com gostinho de quero mais? Pois é esse que temos aqui.
Envolvente, apaixonante, necessário.
Super indico a leitura.

comentários(0)comente



@garotadeleituras 13/09/2018

Entre linhas, costuras e turbulências

Não lembro quando “O tempo entre costuras” entrou para minha lista de querências, mas vale comemorar pela barganha realizada no sebo, pois bastou apenas o primeiro parágrafo para que a narrativa me conquistasse. María Dueñas escreve de forma esplendida sobre a história de Madri na Guerra Civil Espanhola, bem como a situação do país na Segunda Guerra Mundial sem exaurir o leitor com informações.

Sira é uma moça humilde, que aprende na tenra idade o oficio da costura para sobreviver com a mãe. Noiva de Ignácio, decide abrir mão do futuro planejado em nome da louca paixão que Ramiro lhe desperta; abandona seu passado e origens, se estabelecendo no Marrocas de 1936. Em meio as turbulências, fruto das suas escolha, Sira aprende a se reconstruir do abandono do amante, do aborto, da solidão e das dívidas, suportando a ausência de notícias da mãe, bem como a impossibilidade de voltar para casa. É em meio as linhas e botões, com a força da mão e o talento para costurar que se ergue das cinzas e encontra no caminho pessoas que influenciarão sua trajetória: Félix, o vizinho cativo da tirana mãe, Candelária, que de muambeira e trambiqueira sempre teve um pouco; a fênix Rosalinda, efusiva e pronta para reerguer-se quando a tempestade se erguia, entre tantos outros. A vida lhe ensinará que entre percalços e pessoas, sempre seremos uma parte importante do presente, bem como ofertaremos uma contribuição para o futuro.

A autora usa de uma sutileza para inserir dados e nomes, que até esquecemos que não são meros personagens fictícios. A sagacidade para relatar tramas políticas e as referências culturais de uma época passada, fazem de “O tempo entre costuras” uma leitura deliciosa. É entre tantas palavras, páginas e inúmeros acontecimentos que o leitor mergulha numa empolgante narrativa, acompanhado de personagens espirituosos e marcantes. A expectativa era conhecer a estória antes de assistir à adaptação na Netflix, o resultado foi uma leitura sensacional. Recomendo demais!

“Nossos destinos poderiam ser esses ou outros totalmente diferentes, porque o fim que levamos não ficou registrado em nenhum lugar. Talvez nem sequer tenhamos chegado a existir. Ou talvez sim, mas ninguém percebeu nossa presença. Afinal de contas, sempre estivemos por trás da história, ativamente invisíveis naquele tempo que vivemos entre costuras.” (p.471)
comentários(0)comente



Lorena.Costa 11/08/2018

Leitura incrível! Baseada em fatos reais a narrativa te prende do começo ao fim, cheia de detalhes e permite compreender um pouco mais dos eventos históricos ocorridos na Espanha durante meados de 1940.
comentários(0)comente



@mamaetalendo 25/06/2018

Estava ?sumida? por um bom motivo! Dedicação total a essa belezura! De volta aos romances históricos! #OTempoEntreCosturas de #MariaDueñas. O livro é riquíssimo em informações e detalhes. Nota-se que foi um livro pensado e muitíssimo bem planejado. O livro é dividido em quatro partes e epílogo. Boa parte da história é ambientada em Madri, posteriormente em Tânger, Tetuan e Lisboa. E esse livro #maravilindo virou #série e está disponível #netflix. Já comecei a assistir! #sinopse ? ?O Tempo Entre Costuras conta a história de Sira Quiroga, uma jovem espanhola que aprende a costurar para ajudar sua mãe a ganhar o pão de cada dia. Ela está de casamento marcado mas se apaixona loucamente por um outro rapaz e deixa tudo pra trás pra viver com ele. Eles então se mudam para Tânger, cidade do protetorado espanhol em Marrocos, onde se vê de uma hora para outra impossibilitada de voltar para Madrid, completamente sozinha e sem dinheiro e com uma dívida enorme para saldar. Contando com a ajuda da ?muambeira? , Sira vai aos poucos remodelando sua vida entre uma costura e outra em Tetuán, em meio a duas guerras, se misturando com personagens reais e fictícios e ganhando cada vez mais a empatia do leitor. As reviravoltas também são interessantes: quando as coisas começam a se acalmar e acreditamos que Sira possa viver tranquilamente com a máscara que criou para enfrentar o mundo, Dueñas coloca a heroína em uma nova fase, precisando se reinventar novamente?. #ler #leitura #leiamais #lerevida #lersempre #livro #libro #livros #literatura #book #bookaholic #booklivers #indico #instabook #instalivro #amoler #amolivros #mamaeindica #mamaetalendo
comentários(0)comente



Fran 05/06/2018

Um bom romance histórico
Resenha: O Tempo Entre Costuras – Maria Dueñas

O Tempo Entre Costuras foi o primeiro romance da espanhola Maria Dueñas. Um romance histórico que tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a Ditadura Franquista e a Segunda Guerra mundial e como tudo isso se entrelaça a história da costureira Sira Quiroga. Como uma simples costureira se vê no meio de grandes personagens históricos e espiões.

A pesquisa histórica da autora é sensacional e você percebe pela bibliografia constante ao final do livro que ela estudou muito para formular toda essa história. É fascinante acompanhar os bastidores de uma história que conhecia pouco, como o envolvimento do governo de Franco com Hitler e a própria Guerra Civil Espanhola. A autora entrelaça muito bem personagens fictícios e personagens reais.

Porém, falha em dar continuidade e realismo a esses personagens fictícios. Muitos deles simplesmente desaparecem ao longo do livro e dá aquela impressão que a autora não sabia mais o que fazer com eles. Acontece um romance na história que não me convenceu, ficou muito aleatório. Outra coisa que me incomodou foi o ritmo da história que dava ênfase demasiada a alguns momentos e passava rápido demais em outros que gostaria de saber mais.

O final também foi problemático. A última parte do livro quando, de fato, se insere a história dos espiões e vamos em um crescente que empolga, a história termina. Muitos personagens ficam em aberto e se perdem ao longo do livro. Fora a falta de personalidade constante da protagonista. Como romance histórico funciona muito bem e gostei da leitura, em relação aos personagens fictícios e suas histórias deixa a desejar.


site: https://www.instagram.com/prosasealgomais/?hl=pt-br
Jayane S 29/12/2018minha estante
Achei esse final em aberto péssimo.


Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi justamente isso que eu achei da série, protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim.




Biblioteca Álvaro Guerra 01/06/2018

Sira Quiroga é uma jovem e habilidosa costureira que segue uma vida pacata na cidade de Madri nos anos 1930. Às vésperas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), porém, a paixão toma conta de sua mente e de seu corpo. Deixa a família, o noivo e a simplicidade de sua terra por um amor avassalador por um homem desconhecido.
O tempo entre costuras é uma aventura na qual os ateliês de alta-costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade por aqueles que amamos e com o poder incontrolável do amor.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!



site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576655435
comentários(0)comente



Karly.Fonseca 31/05/2018

Bom!
Sira Quiroga tinha uma vida bem previsível, costureira filha de costureira, um noivo maçante com um emprego comum, tudo parecia estar traçado na vida dela, até que uma paixão a acorda para a vida...rs... E tudo muda radicalmente... A personagem passa por altos e baixos; muda de país, tem que aprender a se virar e amadurecer em meio à guerra civil espanhola e a 2º guerra mundial...tudo isso entre costuras (de todos os tipos)...

Embora a história seja muito interessante e bem escrita, esse livro não me conquistou, logo de início não gostei da protagonista, achei-a muito egoísta e ingênua (de uma forma ruim, beirando a ignorância). Ela continuamente se deixava levar pelo que as pessoas diziam ou queriam que ela fizesse, poucos foram os momentos em que a vi se impor, até quando faz uma escolha radical, ela não tem certeza, está dividida e faz o que a aconselham. O livro é um pouco parado, alternando longos trechos sem diálogos, o que normalmente não me incomoda, mas aqui me cansou, tanto que demorei um pouco para finalizá-lo. No meio do livro, a história fica muitíssimo interessante com a chegada de Marcos Logan, aí a leitura flui muito bem e pensei que a história decolaria, mas logo a autora tira esse personagem da trama, que volta ao ritmo normal. Infelizmente, um ótimo personagem que não foi bem aproveitado.

Gostei muito da descrição das cidades do Marrocos (Tetuan e Tangen), me senti andando pelas ruas, sentindo o cheiro de jasmim e folha de laranjeira; os personagens com quem a protagonista se relacionou: Candelaria, Felix, Rosalinda, Logan são maravilhosos, confesso que gostei mais deles do que da própria. Por se passar em um momento histórico, aprendemos sobre a guerra civil espanhola que elevou o Generalíssimo Franco ao poder – alguns personagens são reais, e eu adoro isso em livros, quando o personagem ficcional convive com pessoas reais que fizeram parte da história – ponto para a autora.

O final foi muito bom, a protagonista deu outro sinal de vida e fiquei sabendo qual era a sua vontade, porque até então estava em dúvida. Definitivamente não gostei do epílogo, a autora quis deixar uma sensação de “talvez”, que pra mim não funcionou.
comentários(0)comente



Fabi 30/04/2018

Minha opinião
Realmente um livro maravilhoso para quem gosta desse estilo. Apesar de ter como pano de fundo a segunda guerra mundial, não é um livro sofrido. Na verdade ele mostra o crescimento pessoal de Sira, a costureira espanhola que, por causa de uma decepção amorosa, se vê envolvida em muitos problemas. Mas, aos poucos ela vai amadurecendo, superando as dificuldades e se envolvendo em muitas artimanhas contra o nazismo. A escrita da autora é impecável! Para quem assistiu à serie na tv: ela é muuuuito fiel ao livro.
comentários(0)comente



Renata CCS 11/04/2018

Tudo muito bem costurado por aqui.
.
“Às vezes o coração, rasgado pela dor, vira retalho. Recomenda-se, nestes casos, costurá-lo com uma linha chamada recomeço. É o suficiente.”
- Abner Santos


É difícil classificar O TEMPO ENTRE COSTURAS, da espanhola María Duenãs. Podemos dizer que a obra é um misto de história, biografia, drama, suspense, romance e aventura. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, Sira Quiroga, percebemos que Dueñas tem todo um cuidado com as palavras, trabalhando a narrativa com segurança, está longe de parecer uma escritora iniciante.

Sira é uma moça frágil de 20 anos, uma humilde costureira, noiva do romântico Ignácio, e que um dia se apaixona perdidamente por outro homem e parte de Madri para o romântico Marrocos, alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), para ter seus sonhos despedaçados e ver-se completamente sozinha em uma terra estranha, com uma dívida enorme para saldar, e sem possibilidade imediata de retorno à Espanha. O Marrocos, naquele período, era um protetorado espanhol, uma espécie de território anexado à Espanha, mas com identidade própria e gozando de uma liberdade considerável. Sira, inicialmente residindo em Tânger, muda-se para Tetuán, e com a ajuda de Candelária - sua nova amiga e dona da pensão onde Sira mora em seus primeiros dias na cidade - monta um ateliê de alta costura, e passa a ser frequentado pela elite local, que inclui Rosalinda Fox, a britânica rica que se torna sua grande amiga, e as esposas de oficiais alemães. Toda essa movimentação acaba por levar Sira a um jogo labiríntico que emerge dos bastidores da política. Em uma nova reviravolta em sua vida, a senhorita Quiroga retorna à Madri com uma nova identidade, para abrir um ateliê de alta costura e trabalhar como uma espécie de espiã colaboradora do governo britânico, já no início da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Achei a protagonista e a sua trajetória absolutamente fascinantes! Acompanhamos o seu desenvolvimento desde a jovem insegura e ingênua costureirinha, trabalhando com sua mãe no ateliê de dona Manuela, no subúrbio de Madri, a uma mulher madura, senhora de si, dona de dois elegantes ateliês de costura, e também dona de suas escolhas e do seu destino. O processo de amadurecimento de Sira é incrivelmente bem construído. Longe de ser uma personagem clichê, ela é independente, porém sensível. Ela se transforma totalmente, mas sem perder sua essência, e evolui, sem nunca deixar de ser ela mesma.

A narrativa de O TEMPO ENTRE COSTURAS se estende por 471 páginas com letras miúdas, é recheada de fatos históricos e poucos diálogos. Mas não é, nem de longe, um livro monótono. O enredo apresenta muitas reviravoltas, personagens interessantes e bem construídos que saem de cena e retornam quando menos se espera, e é permeado de ricas referências históricas e culturais, tudo com uma linguagem que corre fácil.

Aliás, deixo aqui aplausos para a pesquisa histórica realizada pela autora, que é extensa, rica e com uma vasta e sólida investigação sobre os dois conflitos armados que ambientam a trama, encaixando adequadamente seus personagens fictícios, lado a lado, com personagens reais.

Uma ótima leitura. Recomendo muito.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR