O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Prof. Angélica Zanin 07/04/2018

Sedas, Traços e Pontos
Uma mulher que herdou da mãe e de uma infância humilde o dom de costurar. Foi um atributo que lhe desenhou os passos, que lhe abriu as portas, que lhe salvou a vida. A história da guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial permearam a vida de Sira ou Arish que fez suas escolhas e assumiu as consequências, que amou e foi desprezada, que abandonou, mas foi resgatar. Trata-se de uma história cuja personagem é forte, determinada e apaixonada, mas capaz de erros, falível, imperfeita. No entanto, não se espera a perfeição das mulheres, mas que elas saibam assumir as consequências de suas ações e que não percam jamais sua força e sensibilidade. É lindo, de costureira à espiã duas faces importantes de uma mesma pessoa. Inspirador!

Laura 25/02/2018

Muito bom!
Esse é um daqueles livros que quero ler a tempos, e que algumas amigas me recomendaram dizendo ser ótimo, mas que acabei deixando de lado em favor de outros e muitas vezes a troca nem valeu a pena.
Foi um livro que levei quase o mês todo para ler, não por ser grande demais, ruim ou a escrita da autora não agradar, mas por ser de um período histórico que não é dos meus favoritos e se passar em um pais que sei bem pouco, então fui lendo e fazendo pesquisas aqui e ali e aprendi um monte de coisas novas.
O livro conta a historia da jovem Sira Quiroga, pobre e simples costureira em Madri e de como ela passou a ser uma espiã do governo inglês durante a 2º guerra mundial, seus amores, tristezas, dificuldades, sucessos e alegrias. É um livro rico em detalhes, com personagens fictícios e reais, mas ambos interessantes. Foi um prazer lê-lo. E agora vou lá para o Netflix ver se a produção espanhola faz jus ao livro.

Isa Soares 09/01/2018

María Dueñas nos transporta para a Espanha da década de 30 e 40 em seu romance "O Tempo Entre Costuras" através de sua personagem encantadora, Sira, e junto com ela vivemos uma grande aventura pelo passado e não nos cansamos nunca de querer saber o que vai acontecer em seguida. Eu conto para vocês um pouquinho mais sobre o livro e sobre as minhas experiências de leitura nesse vídeo resenha:

site: https://www.youtube.com/watch?v=wJETD-56Z1E

Clã 08/01/2018

( Resenha ) O Tempo Entre Costuras
Ambientado na Espanha nos anos 30, época de ditadura e guerra, o best-seller O tempo entre a costura da autora María Dueñas é um romance fascinante que ultrapassou as páginas do livro e tornou-se uma reconhecida série de televisão alcançando um público cada vez maior.

O tempo entre a costura é a história de uma mulher a frente do seu tempo.

Filha da humilde e honesta costureira Dolores, Sira Quiroga cresceu no ateliê onde a mãe trabalhava e assim conheceu e se apropriou do ofício.

"Depois de dois anos no ateliê decidiram que havia chegado o momento de eu aprender a costurar. Aos catorze anos comecei com o mais simples: ganchinhos, chuleados, alinhavos..."

"Aprendi rápido. Eu tinha dedos ágeis que logo se adaptaram ao contorno das agulhas e ao contato dos tecidos, às medidas, às peças e aos volumes..."

"Completei dezoito, dezenove. Iniciei-me pouco a pouco no manejo do corte e na confecção das partes mais delicadas... Eu gostava do meu trabalho, era feliz com ele."

Aos vinte anos Sira fica noiva de Ignácio Montes, um jovem funcionário público, que se preocupa em preparar o futuro de sua amada. Mas quis o destino que seu amor fosse roubado pelo atencioso e envolvente Ramiro, gerente da loja onde Ignácio levou Sira para comprar uma máquina de escrever. Perdida de paixão Sira finaliza seu noivado com Ignácio e vai morar com Ramiro entristecendo ainda mais sua mãe.

Em meio a tantas mudanças Sira tem finalmente a oportunidade de conhecer o seu pai. A vinte e cinco anos atrás o rico engenheiro Gonzalo Alvarado envolveu-se com Dolores, mas não teve coragem de assumir o relacionamento para seus pais. Sira é fruto desse amor. Agora o pai ausente toma uma decisão surpreendente. Gonçalo, preocupado com a situação política do país e o risco de ser assassinado, reconhece Sira como filha e não a deixa desamparada financeiramente.

"- Sabe de uma coisa, Sira? Eu realmente amei sua mãe; amei-a muito, demais, e quem dera tudo houvesse sido diferente para que a pudesse ter sempre a meu lado. Mas, infelizmente, não foi."

"- Isto é para você Sira, para que abra seu caminho na vida. Não é um terço do meu capital, como por justiça deveria lhe corresponder por ser uma de minhas três descendentes, mas é tudo o que neste momento posso lhe dar em dinheiro."

Para se proteger dos possíveis conflitos, Sira aceita a proposta de Ramiro e se mudam para Tânger, começando uma nova vida com o dinheiro que recebeu do pai. Passado os primeiros meses de intensos momentos de entrega e amor o inesperado acontece..

"Voltei ao hotel com um misto de sentimentos confusos. Expectativa, ansiedade, alegria, pavor. Esperava encontrá-lo ainda deitado, acordá-lo com beijos para lhe contar a novidade...

... Fomos roubados, foi a primeira coisa que pensei. Então senti falta de ar e tive de me sentar na cama...

...Um único pensamento se repetia em minha mente: Ramiro, Ramiro, onde está Ramiro? E então, no passeio descarrilado de minhas pupilas pelo quarto, elas encontraram um envelope no criado-mudo do meu lado da cama. Apoiado no abajur, com meu nome em letra de forma escrito com o traço vigoroso daquela letra que eu teria sido capaz de reconhecer até o fim do mundo."

Sira descobre que sua história apenas começou. Para se adaptar as traições e perdas Sira precisará amadurecer e se tornar uma mulher forte, capaz de enfrentar os novos desafios impostos pela vida.

Com o apoio do novo e excêntrico amigo Félix que abre as portas do seu luxuoso Chez Sirah – Grand couturier e, sem querer, ela acaba sendo envolvida na guerra com um “convite” de costurar para as mulheres dos altos oficiais nazistas.

"Para a pequena colônia de mulheres seletas que minhas clientes formavam dentro daquele universo de expatriados, passei a ser uma jovem profissional da alta-costura, filha de um milionário arruinado, prometida de um lindo aristocrata com um leve toque de sedutor e aventureiro."

...Só teria que fazer a mesma coisa que faz agora em Marrocos, mas prestando mais atenção ao ouvir da boca das clientes alemães, ou mesmo das espanholas vinculadas ao poder e ligadas aos nazistas, que também seriam muito interessantes, se conseguisse captá-las.

María Dueñas é uma escritora muito talentosa. Seu texto é muito convincente e tão envolvente que não conseguimos parar de ler. O título não poderia ser outro. Sira é uma personagem encantadora que acaba nos envolvendo em suas aventuras no decorrer de sua vida e só nos resta torcer do início ao fim pelas suas merecidas vitórias.

Recomendo que leiam!

site: http://www.cladoslivros.com.br/2018/01/resenha-o-tempo-entre-costuras-de-maria.html

18/12/2017

Fazia tempo que não soltava aquele clássico “só mais um capítulo” antes de dormir, somente para perceber que já tinha passado da hora faz tempo. Tem passagens incríveis que te prendem para saber o que vai acontecer, não só pela emoção da ação em si, mas pela protagonista que é extremamente carismática e faz com que você torça por ela o livro inteiro.

Sira Ortega é uma costureira simples em Madrid na década de 1930, noiva de um futuro funcionário público que tem a sua vida alterada completamente depois de ir numa loja comprar uma máquina de escrever. Lá ela conhecerá Ramiro e por ele largará não só o noivo, como a sua cidade natal e partirá para o Marrocos onde mais desgraça a aguarda.

Quando eu li a contracapa para saber do que se tratava, falava que envolvia espionagem e queria muito entender como uma costureira chegaria nesse caminho e fiquei bastante satisfeita com a evolução da história.

A Guerra Civil Espanhola e a participação da Espanha na Segunda Guerra Mundial servem como pano de fundo. Confesso que sabia muito pouco sobre esses dois temas. Sempre achei que a Espanha era neutra, mas na verdade pendiam mais para o Eixo do que para os Aliados. Claro que não é nenhuma aula de história porque o foco nem é esse, mas ao menos você aprende alguma coisa ao invés de focar exclusivamente no lado mulherzinha da coisa.

A escrita é muito agradável e a leitura flui bastante. Tem passagens frenéticas que não te permitem colocar o livro de lado para seguir a leitura depois – vide comentário acima sobre ir dormir tarde –; descrições precisas dos lugares – Marrocos, Espanha e Portugal são tão bem descritos que me senti lá! – e doses certas de romance.

No final do livro ela dá um desfecho para cada um dos personagens, mas senti que faltou um. Spoiler Alert: eu sei que não muda em nada na história e que tanto faz, mas queria muito saber o destino de Ramiro.

Quando termina você chega até a sentir certa saudade de Sira e de continuar percorrendo com ela todas aquelas aventuras.

Débora 16/12/2017

O tempo
Um romance envolvente, repleto de mudanças, medos e crescimento. Uma Madrid politicamente afetada e pessoas dispostas a buscar um futuro mais seguro e sadio.

Barbara.Duarte 30/11/2017

Encantador, mas, não apaixonante....
É uma obra densa, que desperta a curiosidade na sinopse pela trama, de certa forma promete ser um romance mas deixa a desejar nesse aspecto tem pouco romance e excessiva aula de história, claro que o contexto histórico enriquece o livro mas achei um PCO cansativo a forma como se apresenta, poderia ser melhor, a personagem principal é boa mas poderia ter se desenvolvido melhor assim como o romance, que só aparece no final....
Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi isso que eu achei da série: protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim.

Miriam.GGomes 18/11/2017

Uma história emocionante e intrigante
Mãe e filha em plena guerra civil espanhola

Julia 11/01/2017

Absolutamente fantástico
Nunca tinha ouvido falar desse livro nem da autora até umas semanas atrás, que foi o quanto demorei pra ler. O achei perdido na casa de uma tia, e a sinopse me interessou muito porque amo romances históricos. Comecei a ler despretensiosamente, deixando a história me levar e sem levantar muitas expectativas, apenas curtindo a narrativa, que por sinal, é incrível. A autora conta a história de uma forma tão doce e elegante quanto a própria personagem principal, que é encantadora.
A história é incrível e cheia de detalhes, provando que a autora fez uma boa pesquisa bibliográfica. Ao misturar ficção com algumas realidades, ela criou uma trama super agradável e instigante de ler. É um livro denso, tanto pelo linguajar quanto pela quantidade de informação, mas é altamente fantástico, é minha palavra pra esse romance. E alvo de muita dedicação também, você sente que a autora se doou de corpo e alma pela história.
Muito recomendado para quem gosta de romances, de preferência históricos e para quem se interessa por autores e histórias de nacionalidade diferentes das habituais que dominam o mercado literário popular.
Mila 25/02/2017minha estante
undefined

Renata.Firpo 23/12/2016

História e ficção
O livro mistura personagens históricos com fictícios com maestria, tendo como pano de fundo a guerra civil espanhola e a segunda guerra. Muito bom livro. Às vezes um pouco lento, mas de repente a história dá uma reviravolta que te prende de novo. E mesmo sendo longo, quando acaba fiquei com saudades.

Zé Pedro 20/11/2016

Começa bem...
A autora domina bem a técnica narrativa, tem um bom texto, no entanto a estória promete muito, mas não cumpre. A expectativa que tinha não se realizou. Depois de algumas páginas a trama se perde e se torna chata.
Marta Skoober 20/11/2016minha estante
É por aí...
Foi um custo terminar, acho que levei meses...

DIRCE 20/11/2016minha estante
Hein????(risos)

23/09/2016

Narrativa que envolve o leitor
Gosto muito dos romances de língua espanhola. Acho que os autores conseguem criar narrativas que simplesmente fluem, como as correntezas de um rio, e o leitor tem o prazer de deixar ser levado por elas, sem o menor esforço. E este romance, o primeiro que leio de María Duenãs, é exatamente assim.

Sira Quiroga é uma simples costureira, que mora com a sua mãe em Madri, que também é costureira. Ele não conhece o seu pai e sempre foi criada por Dona Dolores, uma mulher batalhadora, que sempre procurou educar a sua filha da melhor maneira possível, com os recursos que tinha. A vida de Sira parecia estar encaminhada: ela iria se casar em breve com Ignácio, que havia acabado de passar em um concurso público e ela mesma começaria a treinar, para também ser uma funcionária do Governo. Esses eram os planos do noivo e da mãe e ela se deixou levar, era o quê as pessoas esperavam dela. Mas, sua vida vira de cabeça para baixo, quando ela conhece Ramiro Arribas, um cara charmoso e sedutor. Sira acaba se apaixonando e largando tudo para ficar com ele. Mas, a vida é cheia de reviravoltas e, de repente, ela tem que seguir um outro caminho.

Nesta narrativa, destaco como ponto forte as descrições dos lugares, como Madri, Marrocos e Lisboa, onde desejamos viajar junto com a personagem; a mistura entre realidade e ficção, um recurso que acho muito interessante em obras literárias; a construção dos personagens e suas descrições também.

Um ponto fraco, em minha opinião, foi o final da história. A narrativa é muito bem delineada, com muitas reviravoltas, que surpreendem e encantam o leitor. Porém, acho que o final ficou aquém do romance. Foram tantos acontecimentos e todos tão bem expostos ao leitor que, o final simplesmente ficou aquém. Outro ponto é que acho que alguns personagens poderiam ter sido mais explorados.

babisenberg 23/09/2016

Intrigante
Eu me surpreendi com a leitura desse livro. Não imaginei que ela fosse ser assim. Muito bom quando os livros nos surpreendem positivamente. Recomendo!!

Arca Literária 24/06/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-tempo-entre-costuras-maria-dueneas/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-tempo-entre-costuras-maria-dueneas/