Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

daniela!! 01/05/2024

...
Senhor das Moscas é um livro bem chocante, não pela trama em si, mas sim por ser algo bem plausível de acontecer.
É assustador pensar que o ser humano é selvagem e se estiver em qualquer tipo de ameaça, age muitas vezes como animal. O livro retrata isso em crianças, o que acaba deixando a história mais perturbadora, mas de um jeito positivo.
Demorei para ler, porém valeu a pena. Recomendo!! ;)

Rafael1366 30/04/2024

SENHOR DAS MOSCAS
O livro conta a história de um grupo de garotos que cai em uma ilha, e logo tentam se organizar em busca do seu próprio bem e visando um resgate.
No desenrolar, a disputa pelo poder e a oposição às decisões tomadas levam os garotos a grandes disputas. O livro deixa claro como seria extremamente fácil romper a camada de civilidade que existe em cada um de nós, e como a busca pelo poder e os desejos do homem o fazem abandonar tudo o que ele é e era.
Aqui, a figura da criança, que deveria ser pura e inocente, prova que o homem não necessariamente precisa de uma sociedade para o corromper; basta que ninguém esteja olhando, e que a oportunidade de se impor e o poder estejam a seu alcance, e ele mesmo fará isso.
Existem alguns pontos aos quais eu achei confuso, e confesso que eu imaginava que seria uma história diferente. Apesar disso, vale a leitura, e é fácil de traçar paralelos com o mundo atual.

andrecaztro 30/04/2024

Fiquei o livro inteiro me perguntando porque caralhos o nome de um livro sobre crianças perdidas no meio do mato era ?Senhor das moscas? até descobrir quem (ou melhor, o que) era esse senhor das moscas ???

Fernando 30/04/2024

O mal é inerente ao ser humano
Senhor das moscas conta a história de garotos que acabaram em uma ilha isolada no oceano sem o cuidado de adultos. O enredo os acompanha enquanto tentar criar uma sociedade, hierarquia, regras e viverem de forma civilizada, porém quanto com o tempo vão se aproximando cada vez mais de seus traços naturais de animal e a perder a noção da moral.
O ponto principal reconhecido por mim foi a busca de poder do homem e o desejo de se tornar o melhor entre eles, buscando sempre o reconhecimento dos menores para alimentar seu ego e justificar suas ações. Quanto mais poder se consegue mais abuso também é cometido pela falta de julgamento e reconhecimento do homem superior.
Ao dar poder demais ao homem ele sempre testará os seus limites, e o quanto do seu próprio desejo ele pode impor ao outro é o maior poder que pode ser alcançado, o que pode resultar em acontecimentos trágicos com a vítima para o prazer de seu causador.
Nati Sampaio 30/04/2024minha estante
amo esse livro!!! preciso reler, inclusive

Lulys 29/04/2024

Fim da inocência
Um grupo de garotos que caem em uma ilha e têm que se organizar sem adultos. O que a princípio parece o paraíso rapidamente muda e vemos a disputa pelo poder, o ego e a selvageria que surgem em busca da liderança. A força vale mais que a inteligência? O que somos capazes de fazer quando estamos em grupo e "escondidos" atrás de máscaras? Me fez pensar em como as pessoas são "corajosas" e violentas na Internet...

Ricardo 29/04/2024

Não é sobre meninos perdidos
O Senhor das Moscas” me faz pensar sobre como somos rápidos em abandonar as regras quando ninguém está olhando. É assustador ver como os meninos, que deveriam ser inocentes, se transformam quando estão longe de qualquer autoridade adulta. O livro mostra que, mesmo sendo crianças, eles carregam dentro de si a capacidade para a crueldade e o caos.

A história é um tapa na cara porque nos faz questionar nossa própria moralidade. Faz a gente se perguntar se, em uma situação parecida, manteríamos nossa humanidade ou se cederíamos aos nossos instintos mais selvagens. É um lembrete de que a civilização é uma camada fina que cobre nossa verdadeira natureza, que pode ser tanto bela quanto terrível.

Lendo “O Senhor das Moscas”, senti uma mistura de emoções: medo, tristeza, e até uma ponta de esperança. Esperança de que, talvez, conhecendo o pior de nós, possamos lutar para ser o nosso melhor. No fim, o livro não é só sobre os meninos na ilha; é sobre todos nós e o que escolhemos ser.

Isa 28/04/2024

Esse livro é real, psicótico e muito bom
Senhor, esse é um dos melhores livros que já li na minha vida. Ele me lembrou de All of us are dead em parte de "um grupo de pessoas que precisam sair de um lugar" e em como ele vai mostrando como cada um age perante o medo e desespero. O final é simples, mas deus é perfeito e acabou me emocionado muito.

Muna.Mendes 28/04/2024

"Então não brinco mais. Não com vocês"
Tem meia hora que eu terminei o livro e eu ainda não consegui absorver o que eu li. Algo sobre colocar crianças de 6 a 12 anos no dilema da civilização e da "barbárie", sobre a representação do Jack e do Ralph como as duas faces de uma mesma moeda, a perda da noção de realidade... várias vezes eles aludem às atividades como "brincadeiras" e, então... a ruptura na neblina que se apodera da mente deles nas últimas páginas.
O contato com o mundo externo, ao qual eles pertenciam, faz com que todas essas CRIANÇAS tenham que aceitar a realidade de tudo o que aconteceu e tudo que eles fizeram.

Senhor das Moscas vai além da questão do contrato social, ao mesmo tempo que trabalha todos os debates filosóficos que o cercam.

Paulo1376 27/04/2024

Excelente livro, salienta que a potência do mal está presente até mesmo nos seres humanos mais incipientes e que ela pode se manifestar até mesmo em situações mais improváveis. O homem é sempre o lobo do homem!

Sabrina Louzada 26/04/2024

Impactante
"Senhor das Moscas", escrito por William Golding, é uma obra clássica que explora as complexidades da natureza humana através da jornada de um grupo de crianças presas em uma ilha deserta. Inicialmente, a narrativa pode parecer lenta devido aos detalhes da ambientação, mas conforme a história avança, revela-se um conto poderoso sobre a luta entre civilização e instintos primitivos. À medida que os meninos lutam pela sobrevivência, surge uma dinâmica de poder e violência que culmina em um final impactante. O livro é uma reflexão sombria sobre a essência da humanidade e os perigos da falta de controle.

Priscila.Imazu 25/04/2024

Violência infantil
Crianças sobreviventes numa ilha deserta são obrigadas a lutar por sobrevivência. A violência vem naturalmente para alguns, que movidos pelo medo começam a seguir um líder radical e autoritário.
Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Sqn.