A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

Roberta 06/09/2010

A Distância entre nós
Este livro,possui uma carga de sofrimento,tristeza,que nos faz sentir através das palavras toda a emoção.
Aborda temas como gravidez na adolescência,pobreza,casamento de aparença e doenças como a Aids do ponto de vista dos familiares,em uma época em que pouco se falava,não se tinham muitas informações.Achei fascinante,foge daquele modelo costumeiro de conto de fadas!!!

Léia Viana 02/09/2010

Surpreender-se!
Quando comprei esse livro imaginava um romance cheio de desencontros, frases mal acabadas, enfim, um relacionamento com data prévia para acabar. O que me surpreendeu foi que não encontrei nada disso lá, muito pelo contrário, apesar de ele ser um romance, ele é centrado na vida de duas mulheres: Bhima e Serabai.

Desde muito cedo, suas vidas se cruzam, quando Bhima vai trabalhar, como empregada doméstica, na casa de Serabai elas acabam desenvolvendo uma amizade profunda, mas mesmo sendo amigas, alguns costumes são mantidos por causa da diferença de classes sociais, mesmo assim, Bhima, tão sofrida em uma vida marcada por uma sucessão de acontecimentos ruins, dá a Serabai o carinho que está precisa, e que, não encontra na família, mais especificamente no marido, que a agride constantemente.

A história se passa em Bombaim, Índia, e, nos mostra como duas pessoas com classes sociais tão diferentes podem estar tão ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade de suas tragédias pessoais.

Destaco aqui, esse trecho do livro que ficou gravado em minha mente:

"Talvez o tempo não cure as feridas de jeito nenhum, talvez essa seja a maior mentira de todas.Em vez disso, o que acontece é que cada ferida penetra mais e mais fundo no corpo até que um dia você descobre que a própria geografia dos seus ossos - os traços do seu rosto, a forma dos seus quadris, o ângulo dos seus ombros, e também o brilho dos seus olhos, a textura da sua pele, a fraqueza do seu sorriso - sucumbiu sob o peso das mágoas."

Evy 13/10/2010minha estante
Nossa!!!
Já tinha vontade de ler, agora piorou!!! rsrsrs
Que trecho lindo o que você destacou!

Luciene 08/08/2010

Sensível e triste...
É um livro belíssimo! O relato do cotidiano impressiona pela beleza e ao mesmo tempo pela tristeza, tamanha é a diferença entre as duas mulheres. Separadas socialmente e unidas pelo fato de serem mulheres e discriminadas.

daniel henrique 19/08/2010minha estante
Comprei o livro hoje, espero gostar (:

Samir 03/06/2010

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS
Como disseram aqui nas resenhas, é realmente um livro triste, tanto que quando olho para ele fico angustiado. E é exatamente por isso que ele é tão real, tão vívido. Já li duas vezes, é meu favorito. Gosto muito do estilo da autora, terminei hoje a autobiografia dela, assim já li todos seus livros publicados no Brasil.

Apesar de a história ser boa, não é garantia de que você vá gostar, mas acho que vale a pena dar uma chance pra esse que não alcançou o mesmo sucesso que O caçador de pipas, mas que, na minha opinião é até melhor do que este, mais próximo da realidade, e é de romances assim que gosto. Caso esse seja seu estilo de leitura também, certamente essa vai ser inesquecível.

Como diz na contracapa, "é uma história que mostra como a vida dos pobres e dos ricos estão intrinsecamente enlaçadas, ainda que afastadas entre si, e capta intensamente o modo pelo qual as dores humanas ultrapassam as divisões de classe e cultura." Triste sim, porém muito bonito.
Samir 26/03/2011minha estante
Acabei de ler pela terceira vez. Continua triste e muito bonito.

mura 26/02/2010

Tristeza pouca é bobagem
Um livro excelente.

Relata a vida de duas mulheres na Índia. Mulheres separadas pela castas sociais indianas.

As duas levaram uma vida difícil e conturbada.

Mas é Bhima, a mais pobre que levou uma vida repleta de tristeza e dificuldades, parece que uma nuvem negra paira sobre a vida de Bhima e ela não consegue se livrar das muitas desgraças que se abatem sobre ela.

Apesar de tanta tristeza, o livro é realmente muito bom.

Vale muito a leitura.
maria 08/03/2010minha estante
Triste, né? Também já li... não entendi muito, pensei que ela fosse mais forte, não a empregada, a outra...

Jugc 18/11/2014minha estante
Estou lendo atualmente e estou gostando muito.

Bru.knutz 02/05/2020minha estante
Li faz tantos anos que não lembro direito da história, porém me recordo muito bem da tristeza que senti.

Vera 25/02/2010

Fazia tempo que não lia um livro com um personagem tão marcante quanto a Bhima.
Mesmo analfabeta, tem uma visão profunda, tocante e sensível do mundo e das pessoas. As vezes ácida, mas é até compreensível diante de tudo pelo que passou.
Li o livro de uma só vez, me emocionei e senti as suas dores.
Quando acabou me senti perdida, querendo mais, querendo partilhar mais um pouco da vida sofrida dessa mulher.
Deixa saudades e é isso que faz um livro ser ótimo.
Vera256 29/12/2014minha estante
eu vi que isso que aconteceu com a bhima é o retrato dos dias de hoje,um sujeito que se acha abusou da menina mas,como a bhima é uma mulher pobre quem se deu bem foi o carinha cheio de grana uma pena que o livro não explorou mais esse lado e ele não teve o castigo que merecia ter em vez disso se deu bem uma pena mesmo

Talita 21/02/2010

Na contra-capa diz: "[...] você não conseguirá parar de lê-lo" - e é a mais pura verdade.

Me conectei vigorosamente com cada um dos personagens, todos eles irão me fazer falta. Além do mais, esse é um daqueles livros que te deixam para baixo quando acabam, pois a história é tão intensa que faz o leitor mergulhar a ponto de sentir todas as dores e alegrias dos personagens.

Recomendo à todos!

Sandra :-) 17/02/2010

Tristeza sem fim
É tão triste, mas tão triste, que nem sei se recomendo. Já li há algum tempo, mas toda vez que olho para ele lembro da angústia que me causou...
vsc80 09/04/2010minha estante
Consegue ser mais triste que "O Caçador de Pipas"? Pq se for essa mesma temática, prefiro não ler (pq já basta a amargura que tá a vida real, e na ficção então, em vez de entreter, deixar a pessoa deprimida, melhor nem ler...)

Léia Viana 29/10/2010minha estante
Eu adorei este livro. Ele é triste mas retrata tão bem as desigualdades sociais e ao mesmo tempo torna tudo tão igual.

Paulo Sutto 17/02/2010

fraco e meio confuso
È uma leitura arrastada, a história parece que não tem muito sentido, dá a impressão que o livro vai acabar no nada.
Na verdade somente bem no final é que dá uma deslanchada, mas aí, já ta no final e a impressão ruim já ficou.

Talvez algum outro livro dela seja melhor, espero.

30/01/2010

Surpreendente, Recomendo!

Léia Viana 31/10/2010minha estante
Eu adorei este livro.
Serabai e Bhima nunca mais sairam dos meus pensamentos.

Lyn 24/01/2010

Realidade, Comoção e Crueldade
A DISTÂNCIA ENTRE NÓS é um livro fantástico, com uma narrativa simples, intensa e instigante. Retrata de forma extremamente real os muros intransponíveis de uma sociedade estratificada em castas.
Mostra uma verdade nua e cruel, que realmente me comoveu ao exibir os pensamentos, dúvidas, amarguras e decepções das personagens.
Bhima e Sera tão parecidas e tão diferentes, tão ligadas e ao mesmo tempo tão isoladas.
Um livro que surpreende sem grandes fatos extraórdinários, apenas com a sutileza da realidade. Fiquei presa do início ao fim, com a discriminação tão imposta, a dificuldade de mulheres traídas pelo destino, a esperança de mudança para uma menina e um culpado saindo impune, se aproveitando da ignorância alheia, mas tendo como principal cobradora a sua conciência.
O final eu acho que poderia ter sido melhor explorado, mas foi condizente com a realidade do livro, assim como a vida, um misto de liberdade e incerteza.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Lindo, lindo, lindo!
Um livro emocionante. Envolvente. Adorei. E de quebra se aprende sobre uma cultura que para nós ocidentais sempre choca.

Amanda Almeida 15/12/2009

Maravilhoso.
Este livro é intrigante do inicio ao fim. Ler sobre uma realidade completamente diferente faz com que alguns preconceitos desapareçam. Apesar de ser uma crença tão diferente e em certos pontos tão absurda, mas de uma maneira bem singular é extremamente cativante. Esse livro mostra dois sofrimentos muito semelhantes, porém, vividos de lados diferentes de uma Índia que ainda mantém antigos preconceitos, em que os pobres ainda são discriminados. Um livro maravilhoso. Recomendo.

uyara 26/11/2009

cade o final?
A autora retrata os problemas de duas mulheres de classes sociais diferentes, suas lutas, seus medos e vitórias e como tudo isso é compartilhado entre elas. Uma é a patroa parse(Serabai) e a outra, a empregada hindu(Bhima). No início, a história promete, encanta. Você torce pela Maya, neta de Bhima, para que consiga realizar seus sonhos ou pelo menos resolver sua gravidez. A partir daí, tudo se mistura, fica meio confuso, o livro segue criando situações que contem as histórias das duas mulheres até que se descubra, no final, quem era o pai do filho abortado de Maya. E então.... NADA!

O final não tem final. Isso sempre me irrita!

Apesar disso, essa obra me fez refletir bastante. É um livro cultural e socialmente rico, que vale a pena ser lido.

Márcia Naur 24/10/2009

Não te prende
O livro não me prendeu, não gostei muito de como a escritora conduz a estória.

Lima Neto 10/06/2010minha estante
impressionante a forma como um mesmo livro pode ser visto, lido e sentido de forma diferente por diferentes leitores. falo isso porque adorei esse livro. gostei da história, das personagens, do roteiro, da narrativa, ...