A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

juhhh 07/07/2011

Maravilhoso!!!
Vale mais que a pena...o lvro desperta a sútil proximidade entre duas mulheres e o que a questão social pode afasta-las...comovente, forte,explêndido...pois chega na alma a estória de duas mulheres que valem a pena conhecer...

Fernanda 05/07/2011

Muito chato!
Comecei a ler este livro pensando que seria um livro legal. Comecei a ler e ele não me chamou a atenção. Continuei a ler pensando que ia melhorar. Acabou o livro de uma forma tão besta que fiquei com raiva!

Não recomendo!
Dani 22/07/2011minha estante
O final do livro é a parte mais encantadora de toda a história. É talvez o prêmio-mor para quem ficou com o coração apertado durante a narrativa. O fim que a autora proporciona a personagem Bhima, na praia, com os balões, é uma das cenas mais doces e tocantes que eu já li. Sempre que eu indico esse livro a alguém, o faço por lembrar dessa cena, do que se passa com a Bhima nas linhas finais. É um final bonito, real, não fantasioso e repleto de esperança.

Jeane 04/03/2011

A Distância entre Nós conta a história de Bhima e Sera, empregada e patroa que vivem em Bombaim, Índia. Uma é analfabeta e pobre; a outra é culta e de classe média. Pessoas de níveis sociais diferentes, mas com dramas familiares comuns: solidão, violência, amor e sofrimento. O livro é uma colcha de retalhos formada pelas lembranças dessas duas mulheres tão diferentes, mas contraditoriamente iguais, unidas na cumplicidade de seus sofrimentos. A história começa com o drama de Bhima descobrir a gravidez da neta Maya e desconhecer o pai da criança (mais uma boca para sustentar e criar na pobreza da favela); já Sera vive um momento feliz: sua filha Dinaz está casada com Viraf e espera o primeiro filho do casal.

Não gosto de assistir filmes/livros sobre drama familiar porque são sofridos; prefiro os de comédia, fantasia e aventura para sonhar e esquecer um pouquinho da realidade... Mas o que isso ter a ver com A Distância entre Nós? Isso porque inesperadamente a história me cativou e a narrativa do livro, tal qual um filme, realmente me fez ver o apartamento de Sera no centro da cidade e o barraco de Bhima na favela; e eu viajei para Bombaim e seu cotidiano caótico, acompanhando a vida de ambas (namoro, casamento, nascimento dos filhos). Acompanhei Bhima, me revoltei com as injustiças que aconteciam com ela e torci por sua felicidade; ela sofreu tanto com a tripla discriminação: ser mulher, pobre e analfabeta em um mundo machista, onde que tem dinheiro pode tudo! A autora pegou uma história que tinha tudo para ser triste e depressiva e tornou-a delicada e singela, mas dura o suficiente para retratar a realidade. Gostei muito, especialmente do prólogo que me prendeu a atenção (até parece que eu estava ao lado da mulher de sári verde, sentindo a noite e o vento do mar!)

PS : Adorei a tradução de Paulo Andrade Lemos, que conseguiu expressar muito bem os pensamentos das mulheres da história.

Bit 28/02/2011

Índia
'A distância entre nós' retrata um mundo que, embora distante, é muito familiar. Conduzido por duas mulheres reais, este romance mostra como a vida dos pobres e dos ricos está intrinsecamente enlaçada, ainda que afastada. E capta o modo pelo qual os laços femininos ultrapassam as divisões de classe e de cultura. Na Bombaim contemporânea, a empregada doméstica Bhima deixa seu barraco na favela onde mora para cuidar da casa de Sera Dubash, onde trabalha há mais de vinte anos. No apartamento de classe média alta onde a patroa viúva vive com a filha, Dinah, que está grávida, e o genro, Viraf, Bhima lava a louça, esfrega o chão e corta as cebolas para a omelete matinal do clã, lutando contra a dor nas mãos causada pela artrite e também contra a preocupação que toma conta de seu pensamento - sua neta, Maya, está grávida. Mas, diferente de Dinah, ela não é casada e se recusa a revelar a identidade do pai da criança. 'A distância entre nós' é apresentado ao leitor como uma complexa encruzilhada de semelhanças e diferenças entre Bhima, a empregada, e Sera, a patroa. Distantes pelas diferenças entre classes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros. O leitor acompanha o cotidiano das duas como senhoras maduras e, na narrativa em flashback, percebe como estas existências vão se construindo juntas, sempre alimentadas por uma relação de atração e repulsa.

Paulinha 22/02/2011

Paula Cordeiro
Achei meio cansativo no começo, mas acabei gostando bastante da personagem e entendendo como deve ser dificil ser mulher em uma sociedade machista.

18/02/2011

Narrativa tensa, bonita e triste
Fiquei bastante emocionada com a história deste livro. Os problemas pelos quais os personagens passam ao longo da narrativa fazem com que os meus sejam tão supérfluos e insignificantes... O romance nos faz refletir sobre a desigualdade social e, apesar de a história se passar na Índia, os temas são universais, poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo.
Somos apresentados a duas mulheres. Bhima, empregada de Serabai. Simples, anafalbeta, pobre. Ao contrário de sua patroa, que é sofisticada, letrada e rica. Porém, as duas têm uma forte ligação e, ao longo da narrativa, vamos percebendo as semelhanças e diferenças entre uma e outra.
Com os anos de convivência, ambas acabam se aproximando devido ao compartilhamento de experiências. Mas, ao mesmo tempo, existe a barreira intransponível da diferença social.
Bhima tem uma neta órfã, Maya, que está grávida e não quer revelar quem é o pai de sua criança. Maya estava cursando uma faculdade e poderia ter uma vida diferente da que a sua família levou em incontáveis gerações, porém, o nascimento deste filho pode estragar este plano.
Serabai é viúva. Sua filha, Dinaz, e seu genro, Viraf, moram com ela e estão esperando um filho, seu primeiro neto.
O contraste entre o recebimento de uma criança na vida das duas é forte. Mas as diferenças, semelhanças, coincidências e surpresas não terminam aqui.

Aninha 15/01/2011

O destino de 2 mulheres

A trama se passa em Bombaim (Índia) e descreve a rotina de Bhima, empregada doméstica, e de sua patroa Sara Dubash.

Apesar de estarem tão próximas ( e por tanto tempo: mais de 20 anos), a distância social e cultural as impede de serem iguais. Bhima lava as louças da patroa, mas não pode usá-las; limpa os sofás, mas não pode sentar neles. Ela tem a sua própria louça e come em pé.
Sara, viúva de um homem violento, se dedica à filha grávida e ao genro bem sucedido.

Bhima mora com a neta na favela, é analfabeta e teve uma vida difícil. Perdeu o marido, a filha e o genro. Maya, sua neta, tem os estudos da faculdade pagos por Sara até que o destino lhes prega uma peça.

O título do livro vai além da distância entre patroa-empregada, mas inclui os relacionamentos diversos: marido-esposa; mãe-filha; avó-neta. A proximidade diária com o outro não garante uma intimidade real. Cada um tem algo a esconder,a preservar, a separar, mesmo que seja de alguém tão próximo e querido.
A história é triste, emocionante, envolvente, real.

Leia e reflita...

Sabrina Kojinak 12/01/2011

Intenso e Real
A distância entre nós, romance da jornalista indiana Thrity Umrigar, é apresentado ao leitor como uma complexa encruzilhada de semelhanças e diferenças entre Bhima e Sera.

Em Bombaim (Índia), Bhima é analfabeta e fiel empregada que trabalha a mais de vinte anos na casa da família Dubash, com a morte da filha e do genro passou a cuidar de sua neta Maya, que esta grávida, mas não é casada e se recusa a revelar a identidade do pai de seu filho. Sera é a patroa culta e generosa, com a morte de seu marido pediu a sua filha Dinah, que está grávida, e o genro, Viraf que morassem com ela.

Distantes pelas diferenças entre classes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas e com marcas profundas em suas almas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros. Suas historias se entrelaçam de forma intrigantemente atraente e emocionante.

Posso afirmar que TODO leitor vai se impressionar com a obra, haverá uma maioria que se indignará em certos momentos, mas afirmo novamente que o verdadeiro coração do romance é o crescimento (pessoal e espiritual) de Bhima, afinal encontrar pessoas como ela que aprendem a continuar vivendo mesmo com as feridas na alma sangrarem constantemente é uma verdadeira raridade.

O mundo costuma ser cruel com todos, mas este livro mostra que independente de toda crueldade ainda é possível, ao menos por um momento, conquistar o tesouro mais cobiçado pelo ser humano: Uma plena e intensa “Liberdade”, aquela que nós leva ao céu, como balões soltos ao vento.

Ficou curioso? Posso te dar um aperitivo =D leia o Prólogo! Garanto que não vai se arrepender.

Antes de terminar o poste meus agradecimentos: Vivi-chan do blog The Book a Holic Princess pelos momentos maravilhosos que me trouxe ao me dar este exemplar.

Bete Lima 09/01/2011

Bombaim, Índia. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silencio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para agüentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. "A Distância Entre Nós" é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última página. Acredite.

Pri 18/11/2010

Cotidianamente trágico
Este livro relata vidas com trágicos cotidianos, fatos que convivemos e presenciamos ao longo da vida, ou seja, uma estória que poderia muito bem ser uma história.
Em minha opinião, este livro traz lição de vida, por que te faz analisar as condições das outras pessoas com mais cautela, sem julgar por sua própria situação e ainda conscientizarem-se em ajudar mais aqueles que estão a sua volta.

Suzi 04/11/2010

Achei o livro interessante, mas depois de tanto sofrimento acho que fiquei com desejo de que houvesse um final feliz. Mas acho que nem sempre a vida é assim. Recomendo a leitura, mas preparem-se para ter uma pontinha de desgosto no final do livro. Eu tive.

Flor 16/10/2010

Muito envolvente
No início, o livro é um pouco cansativo, mas a medida que avançamos, a leitura é super envolvente. A gente fica querendo saber o modo como as histórias de Bhima e Sera estão ligadas (além da ssituações qie são óbvias desde os primeiros capítulos).

As revelações são supreendentes e o final bem poético, mas eu ainda queria mais. Esperava o reencontro de Bhima e Gopal e Amit, esperava que Sera acreditasse nas "acusações" de Bhima e que Dinaz não fosse poupada do sofrimento.

Isa 05/10/2010

A Distância entre Nós
Já li diversos livros da Thrity, mas este é o mais profundo, forte e concreto. A história de sofrimentos, de traições do destino e de pobreza nos fazem refletir ao longo da história sobre nossas próprias vidas. Por diversas vezes, quis entrar no livro e salvar a querida Bhima da vida injusta que teve. Trazê-la para um mundo melhor e proporcionar o mínimo de alegrias que ela nunca sentiu. Abraçar Maya e chorar com ela seu destino cruel. Mas é apenas um livro, uma estória. Não, não é apenas isso... é a verdade nua e crua de milhões de pessoas que sofrem, lutam, sofrem, lutam...

Recomendo!