A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

Cintia 23/01/2013

Chocante, realista e muito bom!

Gabriela 23/01/2013

Difícil falar de qualquer livro da Thrity Umrigar, foi o primeiro dela que li, que fez eu me apaixonar pelo seu jeito leve de contar histórias trágicas e o mesmo tempo cheias de amor.

Anny 18/01/2013

Nós estamos mais distantes ainda ...
Eu particularmente sou fã de histórias sobre o povo do Oriente Médio, já havia lido A cidade do Sol e o Caçador de Pipas que tem histórias sobre os costumes de um povo que para nós é desconhecido.

Nessa história Bhima sofre com problemas causados por sua neta Maya, que aos 17 anos e solteira engravida. Bhima uma analfabeta recorre à amizade que construiu ao longo dos anos com sua chefa Sera, para que a instrua sobre quais as atitudes a serem tomadas para impedir que a reputação de Maya fique suja perante toda a sociedade e que o véu da vergonha se dissipe sobre sua casa.

Do outro lado está Sera, que está comemorando a gestação do primeiro filho de sua filha recém-casada, e se vê privada de se alegrar com a notícia da gravidez de Maya, a garotinha que ela ajudou desde o dia em que Bhima a trouxe de Dheli órfã, que ajudou em seus estudos até a faculdade e que agora carrega um bastardo em seu ventre.

O passado e o presente se confrontam na vida dessas duas mulheres cujos casamentos não foram exemplos de felicidade e que seus únicos consolos foram seus filhos e a oportunidade de uma vida diferente a eles.
Está é uma leitura um pouco mais madura e em certos momentos, levando-se em conta que a autora coloca cenas paralelas(flashbacks) dentro dos diálogos dos personagens, mas mesmo assim é uma leitura interessante onde você percebe a diferença com a nossa cultura desde o simples fato de podermos ter um banheiro dentro de casa até o valor que tem ter o nome de sua família limpo, espero que gostem.

Data de leitura: 06/01/12 à 10/01/12

Com amor,
Aneliesse

D'AUMON 10/12/2012

Ler pra Conhecer
Achei fantástica a construção das personagens protagonistas. Ambas com histórias similares embora de castas diferentes. Ambas com um leve humor ácido e com superioridade elegante. Porém, achei o núcleo da história muito distante de todo o enredo. O que poderia ter dado mais charme, na minha opinião, caso os personagens do núcleo fossem mais participativos nas histórias das protagonistas.
Vale ressaltar que a construção atemporal foi perfeitamente bem construída, sem confundir o leitor.
A história em si não é surpreendente, o núcleo da história não constrói um mistério e mesmo assim é previsível. Porém, é interessante pelo contato com outra cultura. Mas, é válido, pois, ao menos eu gosto de ler diversos estilos para conhecê-los

Juliana 12/09/2012

Bonzinho
Sabe aquele história que você começa a ler e já imagina como será o final???
Pois é!!! Assim é "A Distância entre Nós". Na minha opinião, particularmente, me pareceu que a história foi "sugada" do livro "Cidade do Sol", porém bem menos emocionante e sem a profundidade da mensagem do livro "Cidade do Sol", mas nem tudo são trevas. O livro trata com clareza, sobre uma coisa que estamos carecas de conhecer que é a desigualdade social e sobre os "benefícios" que os mais abastados tem sobre os mais "inferiores" socialmente e o quanto a vida pode ainda ser mais cruel (como se isso não fosse possível ainda mais)com aqueles que a vida não deu nenhuma chance.

Danieli 16/08/2012

A distância entre nós - Thrity Umrigar
Achei o livro um tanto quanto cansativo. Não envolve muito o leitor, relmente li até o final para não jogar meu dinheiro fora. Mas considero que perdi meu tempo, já que a história é péssima segundo meu ponto de vista.
O livro conta a história de uma senhora que sofre inúmeros abandonos durante a vida, e põe sua esperança de vida na neta, que entra pra faculdade e tem seus estudos pagos pela patroa da avó. Porém, a neta, Maya, engravida. A avó, que já sofreu muito na vida, tem aquilo como um desgosto, e junto com sua patroa, "forçam" Maya a abortar. A partir daí, a história toma um rumo, triste e cansativo. Maya "perde" a vontade de viver, e sua avó, sente-se culpada pelo fato.

Saskia 26/07/2012

Esperava mais.
O que dizer sobre um livro que retrata a dura vida da mulher hindu e no final transforma a personagem em uma alienada, cega da sua realidade? Nada.

Lynnë 04/07/2012

Muito boa a leitura. Realmente a cada capítulo uma reviravolta, só não marquei como 5 estrelas por que pra mim faltou um final para outros personagens.

Alessandra 03/04/2012

Sinopse - A Distância entre Nós - Thrity Umrigar
BOMBAIM, ÍNDIA. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para agüentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. A Distância Entre Nós é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última pagina. Acredite.

milvia 29/03/2012

É interessante como os sentimentos: raiva, gratidão, amor, etc...tem o mesmo valor em QUALQUER pais do mundo, muito bom o livro... ainda bem q sou brasileira e tenho liberdade p fazer o q quiser...

renatinha 18/01/2012

Gostei do livro, apesar de ser muito sofrido. A história se passa na índia,relata a vida de duas pessoas completamente diferentes, porém com as vidas ligadas pelo destino.

Gostei de aprender um pouco sobre a cultura da Índia.Por isso, dou muito valor a minha independência feminina e o meu poder de escolha.

Evelyn 24/11/2011

Bombaim, Índia. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silencio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para agüentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. "A Distância Entre Nós" é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última página. Acredite

Felipe Sampaio 08/07/2011

Resenha: A Distância Entre Nós, Thirty Umrigar
A história é sobre uma mulher rica e sua governanta que acabam por ter suas vidas entrelaçadas por uma verdade inesperada. São descritas suas vidas, a relação que uma tem com a outra, suas semelhanças e principalmente suas diferenças, que são evidenciadas e explicitadas durante toda a exposição da obra. A ligação entre elas é o principal suspense da trama.

É uma história de diálogos pesados, cansativos. A história é contada envolvendo um suspense como um fato comum e corriqueiro da sociedade, o que não é inverídico, porém a insistência em tornar esse acontecido o centro da discussão torna a leitura pouco agradável.

Ana 07/07/2011

Não trata de um assunto novo
O livro trata exatamente da mesma coisa dos quais tratão os outros livros sobre um país onde as mulheres não tem voz, vivem a sombra de um marido - normalmente mau marido - e aceitam as injustiças da vida como se fossem seus destinos, não que ela tenham mesmo muitas opções.
Bom, esse livro conta a história de duas mulheres que tem suas vidas ligadas a muitos anos, uma a empregada e a outra patroa, a narração do livro mescla situações do cotidiano das duas com lembranças e mágoas do passado. É uma história bem triste como todas as outras, ao mesmo tempo que se torna revoltante a falta de atitude das personagens, deixo claro aqui que eu respeito a cultura e entendo que elas tem ou tinham oportunidades de fazer diferente. Mas o principal é que eu gostei sim da história, mas fiquei triste pois o final não é feliz, o que fica bem em alguns livros, mas neste carecia de algo que trouxesse um momento de felicidade a vida das personagens.