O Inimigo do Mundo

Resenhas - O Inimigo do Mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alberto 23/02/2022

Início da Tormenta
Este é o primeiro livro de uma trilogia, que conta como se iniciou a Tormenta, que neste primeiro volume, em que ela ainda não existe inicialmente, seria spoiler explicá-la.

É uma ótima e empolgante aventura pelo universo do RPG Tormenta, com aventureiros passando por diversos percalços para realizar seu objetivo.

O autor não tem pena de seus personagens, mas achei que eles foram bem menos cinzas. Não são tão problemáticos como em outros livros do Caldela. Por sinal, apesar de ter gostado do livro, já tendo lido outros mais recentes do autor, fica claro como ele evoluiu bastante.

Ainda assim, estou ansioso pelo segundo volume, que promete sentimentos conflitantes pelos acontecimentos do final de O Inimigo do Mundo.
Adrielli Raquel 26/01/2024minha estante
Todo o mal do universo para o Rufus ainda é pouco

José Leandro 29/01/2022

Tormenta é um mundo muito interessante...
Li essa obra há alguns anos atrás e não sabia que era a primeira de uma trilogia... foi muito bom voltar ao mundo de Tormenta e o Leonel Caldela sabe como nos prender a jornada dos personagens... ansioso pelo proximo livro, recomendo!

Gwyn 17/01/2022

Um Stand Alone de Fantasia que NÃO Deveria ter Continuação
Pessoal, recentemente eu decidi ler uma série que é tomada como um "clássico contemporâneo" da fantasia nacional: A Trilogia Tormenta do Leonel Caldela.
No começo eu tive um certo receio de ler ela. A razão? Vi algumas entrevistas do próprio Caldela e do pessoal da Jambô dizendo que o livro tinha sido um produto de um "contrato" entre o autor e os fundadores originais do cenário Tormenta. Fiquei com medo de que com isso o livro não fosse mais do que uma daquelas obras artificiais pagas, como alguns livros da série Warcraft ou livros feitos a partir de filmes ou séries.
Para minha enorme felicidade, eu estava TREMENDAMENTE errado! Porém, nem tanto...
O primeiro livro da série é simplesmente maravilhoso e, ironicamente, é o que tinha mais medo dado o exposto acima. O livro é um "stand alone", um livro que pode ser lido isolado do resto da série (porém os outros dois não podem ser lidos sem esse primeiro, apesar de serem histórias desconexas). Ele vai contar a história de uma típico grupo de aventura RPG que aceita a missão de perseguir uma criatura demoníaca misteriosa pelo Reinado de Arton. O ponto forte principal do livro são os personagens, a despeito de muitos apontarem que o "gore" e a falta completa de pudor do Caldela em seu romance inicial serem seu real ponto forte. O psicológico dos personagens é muoto bem trabalhado, cada um com personalidades marcantes, problemas pessoais que influenciam o enredo e atritos que se desenvolvem conforme a história avança. São poucos os autores nacionais que trabalham tão bem isso como vi nesse romance...
O cenário geral de Arton e Tormenta é bem trabalhado também, porém ele serviu mais como complemento a outras obras de Tormenta (como Holy Avenger) do que propriamente como um cenário único.
Já os outros dois livros....bem..."fraco" seria um elogio. A obra cai bastante em qualidade nos outros dois volumes. Principal razão? Caldela muda completamente de personagens, tendo que introduzir toda uma trama nova ao mesmo tempo que tenta estabelecer ligações com o primeiro livro que ficaram MUITO artificiais e sem a pegada envolvente de antes. A história anda bastante devagar, com várias histórias desconexas que depois se unem de maneira bem "mehh". A única coisa boa que vi nesse livro foi o vilão. Crânio Negro é muito bem trabalhado! Em vários momentos da história você acaba se identificando mais com esse general do exército demoníaco dos lefeus do que com os heróis da trama....

Fabio Pedreira 19/11/2021

O começo da tormenta
Glórienn é a deusa dos elfos, cada dia que passa ela vê mais e mais do seu povo sendo massacrado pelas forças do Deus da guerra. Ela não aguenta mais esse sofrimento, logo, ela busca por vingança. Seu plano é deixar que a grande tempestade que ameaça o mundo aconteça, para que com isso ela possa se vingar. Muitos deuses, porém, acreditam que essa tempestade possa ser o fim de tudo.

Glórienn, então, decide buscar o apoio de cada um, já que afinal de contas, eles são deuses e podem acabar com isso facilmente. Muitos se veem inclinados a aceitar, mas eles não fazem a menor ideia do erro que podem estar cometendo.

No meio disso tudo estão 9 aventureiros, heróis, ou pelo menos candidatos a isso: Vallen Allond, Ellisa Thorn, Andilla, Rufus Domat, Ashlen, Artorius, Gregor Vahn, Nichaela e Masato Kodai. Os 9 partem em busca do Albino, um ser que apareceu causando mortes e destruição por toda Arton. O objetivo é bem claro, matar o albino, mas no meio dessa viagem, todos eles irão confrontar seus limites, enfrentando perdas, desafios e principalmente tendo que confrontar a si mesmos.

As duas histórias acabam se juntando no fim, para criar o primeiro livro da trilogia da Tormenta, livro de fantasia baseado no RPG do mesmo nome.

O livro é muito bom. Todo amante de fantasia e principalmente de RPG deveria ler esse livro. E falando em RPG, foi impossível ler e não lembrar das obras de Dragonlance, não só em seus personagens, como também um pouco na história.

Certamente que deve ter existido uma influência aí, afinal, Dragonlance é um clássico baseado no RPG mais famoso da história, que é o Dungeons and Dragons. Mas, ao contrário dele, que tem suas perdas, mas no geral tem seu final feliz, O inimigo do mundo é bagaceira pura. Não digo no sentido ruim, mas simplesmente pelo fato de que é uma leitura pesada, com mortes, sangue e não espere um final feliz. Ainda assim, é uma baita de uma história, com aventuras intrigantes em um mundo muito bem detalhado.

Só teve dois pontos que me fizeram não dar nota máxima para o livro. Primeiro foram 3 personagens, a dupla principal (Vallen e Ellisa, que são um casal) e Rufus, o mago, que tem uma queda pela Ellisa. A dupla é muito insuportável enquanto o outro é um covarde, mas a forma como se tratavam chegou a ser exagerada até demais. Por outro lado, o resto dos personagens são extremamente carismáticos e todos muito bem construídos em suas características. Sendo Nichaela e Masato os meus favoritos.

Por falar em construção, aí entra o segundo fator para a nota não ser máxima. O mundo criado pelo Caldela é extremamente detalhado. Isso é muito bom e tem que ser assim em um livro de fantasia como esse, suas descrições muitas vezes chegam a ser até poéticas de certa forma, elogio e muito a escrita dele. Mas... ao mesmo tempo, não tem como não deixar de achar que houve divagações demais e que o livro poderia ter umas boas 200 páginas a menos. Acabou se tornando uma leitura lenta, não por ser ruim, mas por ser densa. Engraçado que as descrições excessivas não parecem nem que são para encher linguiça, mas sim por empolgação do autor em escrever.

Mas, no fim das contas, eu recomendo de demais esse livro, vou querer ler não só os próximos da trilogia, como também os outros livros do autor.

Recomendo ler com calma e devagar. E não recomendo para quem não é acostumado com fantasia, para esses eu recomendo Dragonlance. Mas, para quem já é, vai fundo. Um baita livro que por sinal não fica devendo em nada para os estrangeiros.

MateusCantele 06/12/2020

Aventura, RPG e uma pitada de Horror cósmico.
Em um mundo de problemas, um grupo de heróis aventureiros deve caçar um assassino abominável e acaba se envolvendo com um desafio que pode ser maior do que tudo que já enfrentaram. Essa sinopse que fiz se encaixa em diversos livros de Fantasia medieval aventuresca. E eu, criado no RPG e que amo histórias de Fantasia, acreditava estar entrando numa outra história de esperança, amizade e aventura. Essa era a isca de Leonel. Já na primeira página somos tragados para uma história dura onde os protagonistas lutam de forma genuína para sobreviver e tentar, no processo, entender o mal que cresce no mundo de Arton para então, se possível, tentar salvá-lo. Um livro envolvente, com personagens carismáticos e que te carrega para o sofrimento de cada um e para um fim heróico, ou não. Por fim, "O inimigo do mundo" bebe da fonte do terror cósmico que é muito bem vindo sempre. Recomendo fortemente a leitura desse primeiro livro da Trilogia Tormenta.

anisios 28/09/2020

Pouco abaixo do alto nível habitual do Leonel mas bom ainda
Inimigo do mundo foi o primeiro livro do Leonel Caldela que causa estranheza pela narrtiva bem abaixo do seu alto nível habitual. Na primeira metade há varios eventos sem rumo na história, a parte de Sig olho negro é a mais difícil de ler pois não acrescenta e torna lento o desenvolvimento. O grupo de aventureiros é antipático ao leitor até e metade do livro, e deste ponto a história muda e fica interessante. Os capítulos dos Deuses e Mestre Arsenal são o clímax da trama. Uma vez que você entende o rumo da história você olha o começo do livro com outros olhos. Vallen é bastante intragável "até" o as últimas 150 páginas. Já Ellisa ficou desagradável até o fim. A princípio iria dar 2 estelas pelo começo fraco e falta rumo do plot do grupo de Vallen mas pelo desenvolvimento bem feito e as cartas "do final" deram uma estrela a mais.

CB 23/07/2020

Que maravilha de tormenta
Pra quem jogou 3d&t na Tormenta no início dos anos 2000 este livro é um prato cheio, pois na época não se tinha muita informação sobre o mundo os deuses, somente coisas pontuais. Ver estes interagindo entre si e explorar seu reino foi muito bom

Livia1405 26/04/2020

Do RPG pra ficção
Foi meu primeiro contato com o mundo de Tormenta, mas apesar de não ter jogado antes, não senti falta nenhuma de ter experiência com o jogo de RPG para ler. Achei uma fantasia sensacional e uma ótima introdução ao caos causado no mundo. Mal posso esperar para começar a ler os próximos livros!

Diogo.Torvak 05/01/2018

Leonel Caldela é melhor escritor de Fantasia do Brasil ao lado do Eduardo Spohr
Eu nunca joguei jogo RPG de tormenta li livro simplesmente adorei é sem dúvidas um dos melhores livros de fantasia que li na vida

Mih 17/09/2017

Haverá uma Tempestade
“Trilogia da Tormenta”, escrita por Leonel Caldela e lançada pela Jambô Editora, foi inspirada no cenário brasileiro de RPG, Tormenta.
O Inimigo do Mundo - Nessa primeira parte da narrativa acompanhamos um grupo de aventureiros liderados pelo guerreiro Valen, caçando um assassino que aterroriza algumas aldeias em Arton. Ao longo da história nos deparamos não com um mundo de contos, com belas paisagens e Deuses livres de imperfeições, mas com sujeira e avareza, além de toques de sadismo daqueles que deveriam proteger o mundo das maldades.

Jef 12/09/2017

Uma grande e épica aventura para os amantes do cenário Tormenta e boas histórias no geral
Um dos meus escritores favoritos atuais ( nacionais e no geral). Ele descreve muito bem o mundo do RPG Tormenta num romance espetacular. Com personagens marcantes e uma história intrigante, roteiro amarrado e coeso, sem saídas tão óbvias e "coincidências de roteiro" fracas, com um desenvolver satisfatório e ao mesmo tempo instigante que motiva a ler os outros dois livros.
Uma obra nacional não muito conhecida do grande público, mas que merece ser lida e admirada.
Um excelente livro nacional, com continuações progressivamente melhores. Vale cada centavo e que tempo empenhado em lê-lo.

Daironne 09/08/2017

Impressões sobre a leitura de O inimigo do mundo - Editora Jambô
O primeiro volume da Trilogia da Tormenta acompanha a jornada de um grupo de heróis no mundo fantástico de Arton, em perseguição a uma figura sinistra conhecida como O Albino, enquanto deuses conchavam articulando interesses.

Baseado em Tormenta, um cenário de RPG, o livro tem um sabor especial para quem veio deste jogo: a revelação da origem da tempestade sobrenatural que assola o mundo de Arton e dá nome ao cenário. Contudo, se você nem sabe o q é RPG, a leitura ainda será interessante caso goste de "fantasia medieval". Não se enquadrando neste perfil, dificilmente verá interesse nesta estória. Com um texto fácil e uma boa narrativa, a trama proporciona um bom entretenimento, embora destaquem-se negativamente algumas tentativas risíveis de lirismo.

Marco Jr. 05/05/2017

Sobre o livro.
Simplesmente obrigatório para aqueles que apreciam literatura fantástica.

Cledinho 23/12/2016

Sobre o livro...