A Leste do Éden

A Leste do Éden John Steinbeck

Resenhas - A Leste do Éden

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lahmot 07/12/2023

Enrolei bastante para fazer essa resenha, porque não sei se consigo colocar em palavras tudo o que eu achei desse livro. Meu primeiro contato com ele foi a mulher do sebo me falando: "Esse livro é muito bom!" (Ou teria ela dito "maravilhoso"? Minha memória falha), e dito e feito, creio que tenha sido o melhor livro que eu li esse ano.

Você começa a ler e é automaticamente transportado a Salinas, na Califórnia, onde a trama se passa. As descrições de Steinbeck são detalhistas, mas não cansam, e te permitem conhecer aquele lugar tão bem quanto um morador dali. É como ouvir o relato de alguém que conhece ali a área. Em determinado momento, por exemplo, ele cita que personagem x estava indo até determinada rua, e eu na mesma hora assumo "Ah!!! Ele está indo até o bordel!".

A história segue as famílias Trask e Hamilton no decorrer dos anos a partir do final do século 19 e eu me peguei sentindo-me tocada até mesmo por personagens que aparecem brevemente, como o Tom e a Dessie Hamilton. O melhor personagem, sem dúvidas, é o Lee com toda sua sabedoria, ouso ainda dizer que ele é o grande alicerce da história. Acho que me vi bastante no Cal, também.

A maior antagonista, Cathy, coloca muitas vilãs de novela no chinelo. Ela representa a falta daquilo que nos faz humano, a empatia; o amor. É mencionado no livro umas duas vezes a ocasião em que, quando alguém nasce sem alguma coisa, ela não compreende o que seria tê-lo, não sabe o que está perdendo pois nunca teve a experiência de possuir aquilo, e Cathy é assim com todas as coisas que são puras. Não entra em sua cabeça como alguém pode fazer algo sem ter intenções maliciosas, ou que não sejam para ganho próprio, pois ela mesma nunca pôde pensar diferente. Ela é a personificação do "agir pela natureza", ou seja, agir por como lhe foi prescrito, e nada além disso. A partir do momento em que alguém não procede como o esperado, ela aos poucos cai na desgraça.

Não tem como resumir esse livro em uma coisa só, mas sinto que os temas mais importantes nele são a rejeição, e sobre você seguir seu próprio caminho. Uma das coisas mais citadas quando se fala nesse livro são as referências bíblicas na forma dos irmãos Caim e Abel (sendo, na trama, representados tanto por Charles e Adam, quanto por Caleb e Aron), mas eu vejo muito pouco ser mencionado o fato de que essa é a base, mas não o molde, para a caracterização dos mesmos. Há uma discussão, a qual acredito ser a passagem mais marcante do enredo, exatamente lá pela metade do livro, entre Sam Hamilton e Lee sobre o significado dessa passagem da Bíblia – de Caim e Abel – e da palavra "Timshel", que pode significar tanto o "deve", quanto o "pode", trazendo-a certa ambiguidade. Será que, porque estamos propensos a ser, devemos agir de acordo? Ou em outras palavras, aquilo que somos está predisposto? Ou podemos fazer nosso próprio destino, controlar nossas próprias ações, independente de onde viemos ou de quem nos criou?

Vivian24 01/11/2023

Magnífico
Que livro perfeito de ler. A construção dos personagens, o desfecho, tudo simplesmente amarradinho e maravilhoso. Tornou-se um favorito e não vejo a hora de ler outras obras do autor.

Jenni Pradera 17/10/2023

O bem. O mal. a liberdade de escolha. As consequências resultantes. A solidão. A beleza.

Este livro é recheado de sabedoria inspiradas e aninhadas nesta história profundamente íntima (basta dar uma olhada nas citações). Não posso deixar de concordar com um amigo quando ele afirmou que este livro "mudou a vida dele”.

Este livro foi muito tocante e estou sempre pensando a respeito. É só ver uma casinha a distância e Boom! Esse livro está na minha cabeça novamente.
Até hoje não me decepcionei com uma leitura clássica, por isso que são clássicos. =D

Soube que tem o filme e não tive a chance de assisti. Mas escutei a trilha sonora e é magnifica. Se tiverem a chance de escutar ou até mesmo ler com essa trilha no fundo. É emocionante e combina perfeitamente com o a história.

TRILHA SONORA ABAIXO

site: https://www.youtube.com/watch?v=7ih7T1_uY7k

pascalevm 16/07/2023

Perfeito
Não é à toa que é um clássico da literatura americana. É perfeito! Não achei que iria gostar tanto. Já quero ler outro título do autor. Foi escrito em 1952 e conta a história de 3 herações de duas famílias da Califórnia (que seriam parentes do autor) e inspirada na Bíblia e em Caim e Abel. Adorei os personagens. Não consegui escolher um só como o meu preferido. Steinbeck tem uma escrita fluída, daquelas que não dá vontade de parar recebeu o Nobel de Literatura e um Pulitzer e teve 17 de suas obras transformadas em filmes.

Hayanne Lins 18/06/2023

Escrita excelente! Esse é o primeiro livro que leio de John Steinbeck. Já ouvi falar da obra "As vinhas da ira", que está na minha lista, mas esse ainda me era desconhecido.

Gostei bastante da leitura, uma história bem concisa, e que traz muitos detalhes da vida real.

Yago.Fonseca 11/06/2023

Timshel
Poderás ou Deverás?

como a história de Adão e Eva, a contribuição concentra principalmente em pôr em relevo a intertextualidade do enredo, ao longo de duas gerações no romance, com a história de Caim e Abel no livro de Gênesis.

Tatiana 02/11/2022

Amo esse livro
Embora uma das ideias fundamentais em East of Eden seja que o mal é um problema humano inato e inescapável , o romance também estabelece a esperança de que cada indivíduo tenha a liberdade de superar o mal por sua própria escolha

Carol 18/10/2022

Parei no meio
Esse foi o terceiro livro que li do Steinbeck e, apesar das avaliações muito positivas, não consegui me conectar com essa história da mesma forma que me conectei com as outras duas.
De forma geral, os personagens não me cativaram. A exceção foi o Samuel Hamilton que, de longe, foi o melhor personagem do livro. Abandonei a leitura em 50% e não acho que devo retomar tão cedo.
Ouvi que esse era o melhor livro do autor, mas o hype atrapalhou e "As vinhas da ira" segue firme e forte como o livro mais incrível que já li.

Claudio.Berlin 22/09/2022

Um agradável romance
O livro não tem maiores pretensões . Sem acrobacias intelectuais .
É um romance para distração , e cumpre seu papel . Aliás pelo número de páginas é distração para muitos dias .
Gostei das nuances de percepção dos sentimentos do ser humano .
É interessante que o tema rejeição apareça tantas vezes . Tudo leva a crer que seja uma experiência vivida pelo autor.

Ricardo 18/09/2022

?E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.?
Gênesis 4:1-16

?... mas sobre ele deves dominar.?
Esse é o principal argumento do belo romance A Leste do Éden, publicado em 1952, do americano John Steinbeck, agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1962.
O tema está presente desde as primeiras páginas, mas só na metade do livro a discussão vem à luz entre Samuel Hamilton, imigrante irlandês para as terras californianas, Adam Trask, latifundiário vindo do leste dos EUA, e Lee, seu criado chinês.
Apesar da humilde condição de criado dos Trasks, Lee esbanja sapiência, profunda vida interior e é um estudioso de literatura e da Bíblia. Sobre o texto bíblico acima, especificamente o trecho ?sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar,? diz Lee a seus interlocutores: ?A tradução American Standard ordena que os homens triunfem sobre o pecado, e você pode chamar pecado de ignorância. A tradução King James faz uma promessa em ?Tu triunfarás? (Thou Shalt) , querendo dizer que os homens certamente vencerão o pecado. Mas a palavra hebraica, a palavra timshel ? ?Tu poderás dominar? (Thou mayest) ? dá-lhe uma escolha. Pode ser a palavra mais importante do mundo. Significa que o caminho está aberto. Joga a responsabilidade de volta para o homem, pois se o ? Tu Poderás? (no sentido de probabilidade, denotado pelo verbo may em inglês? pode ser que tu possas) é possível, então é também verdade que ?Tu Não Poderás? (pode ser que tu não possas ? Thou mayest not) também seja possível.
......?
Lee continua: ?Agora existem milhões de pessoas em suas seitas e igrejas que ouvem a ordem ?Tu deverás? e colocam o peso na obediência. E há outros milhões que veem predestinação em ?Tu triunfarás? (Thou shalt). Nada do que eles possam fazer pode interferir com o que virá a ser. Porém ?Tu poderás dominar? (Thou mayest), poxa, isso torna um homem grande, dá-lhe a estatura dos deuses, pois, em sua fraqueza e imundície e no assassinato de seu irmão ele ainda tem uma grande escolha. Ele pode escolher seu caminho, lutar por ele e vencer.?
Em suas 600 páginas, Steinbeck nos mostra uma paisagem humana cheia de desejos inconfessáveis, temores, ardis, ciúme, traição, inveja, generosidade, alegria, tristeza. Ao emprestar um tema bíblico para compor sua obra, Steinbeck,  não por acaso, chama o pai dos gêmeos de Adam e os seus filhos de Caleb (Caim) e Aaron (Abel). Assim como Deus, Adam só tem olhos e reconhecimento por Aaron. Nada do que Caleb faz é notado por Adam, o que levanta sua ira e ciúme contra o irmão.
O terreno onde se desenrola a estória é no Leste do Éden, o lugar para onde Caim fugiu para se esconder da face do Senhor, o lugar cuja terra não produz, em que ele é maldito e vagabundo. Enfim, o lugar em que os homens vivem e lutam contra as paixões para, sempre que escolhem vencê-las(Timshel), ganharem a estatura dos deuses. Muitos escritores acreditam que a mais bela flor é a flor do lodo (lembro-me de Nelson Rodrigues), e têm como fundo de seus personagens as paixões desenfreadas, o pecado original. E se somos todos marcados pelo inexorável pecado original ancestral vivendo a Leste do Éden, temos todos também o livre arbítrio para escolher não sermos dele vítima.
A ação se passa no início do século XX e tem como pano de fundo a colonização do oeste americano, os costumes dos imigrantes, a chegada do automóvel, a primeira guerra mundial, o empreendedorismo. O narrador é um dos netos do imenso personagem Samuel Hamilton, o imigrante irlandês, patriarca de uma família enorme, que ocupa todas as páginas do livro com sua personalidade iluminada, seu carisma, bom humor, inteligência, curiosidade e alegria contagiante. Lee, o criado chinês, tem na obra a mesma estatura de Samuel Hamilton e é o grande agente de mudança do livro, seguido pelo próprio Samuel. E Adam Trask, o pai dos gêmeos, egresso de uma família nos moldes em que formou a sua, vítima das mesmas paixões, é o pivô da estória, pois tudo começa e termina nele. E não se pode deixar de omitir Kate, ou Cathy, a personagem feminina ardilosa (alusão à Eva da Bíblia?), que desencadeia todo o mal da trama. Não há misoginia em Steinbeck, porém, pois equilibra a frieza, maldade e atração de Kate com a leveza, força e pragmatismo de outras grandes mulheres ? a esposa de Samuel, suas filhas e Abra, a paixão juvenil de Caleb e Aaron, que desempenha um grande papel no desfecho da estória.
As descrições de Steinbeck tem a beleza dos campos, vales e montanhas do oeste americano ainda virgem. Nada é supérfluo, tudo é encantador. Seus muitos diálogos são frequentemente precedidos de um texto preparatório e, quando finalmente acontecem, tornam-se vivos, contundentes, concisos e interessantes.
Steinbeck usa capítulos curtos e densos. Muitos deles enchem os olhos e o coração dos leitores. Porém é no final, no crescendo de culpa, desespero e desesperança de Caleb, em que ele chega a repetir as mesmas palavras de Caim pela força do mito (ainda que não o esteja conscientemente citando), que Steinbeck reúne  tudo e desata o nó do argumento bíblico acima exposto. O desfecho não é óbvio, não é feliz, nem triste - é sublime. Minha sensação, ao término da leitura, era de uma dilatação total, de torpor, como se tivesse tomado uma droga de efeito muito bom e prolongado. Que poder tem a boa literatura!

otxjunior 16/08/2022

A Leste do Éden, John Steinbeck
O Tempo e o Vento deles. Para se terminar no dia dos pais (ou quase), ou com o relacionamento com seu pai de vez. O que vier primeiro. A trope enfant terrible tem que acabar na literatura mds, deus do antigo testamento! #TeamVerissimo

Luciana 02/03/2022

Muitas camadas de interpretação
Na verdade foi uma releitura após 30 anos.! Alguns trechos me evocaram lembranças da leitura anterior o que não foi o caso para o final (não tinha ideia de como seria). Acredito que o livro tenha várias camadas, mas fiquei apenas na primeira delas, considerando que o autor deixou uma mensagem de otimismo. Enfim, foi uma leitura agradável, fluída e nostálgica.

Mikaela 07/02/2022

Timshel!
Uma jornada épica que narra a história dos Estados Unidos ao passo que apresenta a trajetória de duas famílias, Trask e Hamilton, durantes três gerações.
É o enredo de Caim e Abel sendo recontado no Vale de Salinas, uma condição que parece se repetir na linhagem da primeira família: dois filhos, um amado e outro rejeitado pelo pai. O ciclo poderá ser quebrado? Para John Steinbeck isso é possível desde que o homem faça sua escolha, afinal cabe a ele tomar uma decisão.

"Mas a palavra hebraica, a palavra timshel ? ?poderás? ? esta palavra oferece uma escolha. Poderia ser a palavra mais importante do mundo. Indica que o caminho está aberto. (...) Veja, existem milhões em suas seitas e igrejas que sentem a ordem do ?tu o farás? e põem todo o seu peso na obediência. E existem milhões mais que sentem predestinação no ?deverás?. Nada que possam fazer interferirá com o que vai ser. Mas ?poderás?! Ora, isto torna o homem grandioso, lhe dá uma estatura igual à dos deuses, porque na sua fraqueza, no seu pecado de matar o irmão ele ainda tem a grande escolha. Pode escolher o seu rumo e lutar e vencer."

Um livro que de tão diverso e profundo em suas indagações sobre a condição humana carece de uma releitura por minha parte no futuro.

Donatti 04/02/2022

Eternidade literária
O título da resenha não se resume apenas à quantidade de páginas da obra em si, mas ao tempo que demorei para terminá-la. Comecei em abril de 2021 e finalizei agora em fevereiro de 2022, e o que posso tirar disso é que John Steinbeck traz uma obra que perdura em mim apesar de haver alguns hiatos em sua leitura, o que significa dizer que a narrativa foi muito envolvente.

O leitor é cativado pela curiosidade em saber mais sobre as famílias retratadas neste romance e em como cada núcleo narrativo terminará. Steinbeck traz personagens tão reais que tive dúvidas se não as conhecia pessoalmente, destaco, aqui, as personagens Lee, Adam e Cal, descritas perfeitamente cada um a sua maneira.

Entretanto, "A Leste do Éden" não foi capaz de desbancar "Vinhas da Ira" no posto de obra preferida da vida, apesar de a história ser boa e bem escrita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5