A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Horrível 21/09/2022

Fantástico!
A melhor obra de fantasia atualmente pra mim. Envolvente, imersiva, prazerosa e de uma linguagem que cativa o leitor. Fico impressionado com a capacidade que o autor tem, o capricho e riqueza de detalhes.

Antunes 20/09/2022

Uma batalha travada no espaço tempo
Com uma escrita super fluída, Eduardo Spohr te carrega pela história da humanidade, através de uma perspectiva totalmente diferente da história (cristã) humana.

O livro é muito bem escrito, com personagens cativantes (vc se apega aos protagonistas de imediato), e vai sendo guiado através suas visões e dúvidas do mundo.

Pessoalmente, acredito que o único problema e que me serviu de anticlímax, foi o excesso de flashback, com capítulos gigantes contando o passado, porém os acontecimentos do presente são infinitamente mais importantes!

Penso que se a história tivesse sido contada linearmente, eu teria gostado muito mais... Porém, como citei... Opinião pessoal que nada estraga quem gosta do gênero!

Parabéns pra editora Verus com um trabalho de diagramação ótimo!! Além da capa da versão, lindíssima!!!

Quando eu sair das minhas férias de videos pro YouTube, gravarei uma resenha completa!!!
Pedro 20/09/2022minha estante
?Não é mais importante quem fomos, e sim o que somos e o que seremos. Todos temos os nossos pecados. Alguns já pagaram por eles, outros não, mas o que importa? Cedo ou tarde, todos terão de enfrentar a sentença. E não nos cabe julga-los. A nós, cabe apenas fazer o que achamos certo. Assim garantiremos nossa redenção.?

Li esse livro há dez anos, mas ainda lembro desse trecho. Gosto demais dele:)

Fran.Bruna 04/09/2022

Até que enfim concluí a leitura ??
A escrita do autor muito me agrada, ele descreve muito bem as locais, o que pelo menos pra mim, foi fácil visualizar algumas cenas, tiveram algumas partes que ficaram um pouco paradas, mas acredito que tenham sido por conta da correria e da minha falta de tempo para ler.
Foi muito interessante acompanhar o Ablon em alguns momentos emocionantes de apertar o "core".
Em relação a Shamira, eu esperava um pouco mais de destaque, mas mesmo assim gosto muito da personagem.
A história me fez refletir sobre algumas questões em relação a objetivos, e o que se pode extrair dos erros do passado.
Sieme ?
Lucas Oliveira 04/09/2022minha estante
Ablon, o querubim renegado mais forte de todos. Empunhou a espada do arcanjo Gabriel e enfim pode se vingar de Miguel. Gostei como Lúcifer encontrou o seu fim pela mãos daqueles que ele considerava já não ter mais vontade/coragem de disafia-lo (lembrando que eles só conseguiram porque ele estava fraco devido ao pagamento aos barqueiros). No fim volta no tempo e tem a chance de ter uma vida ao lado da feiticeira, sendo a única testemunha da batalha final que ainda lembra dos acontecimentos devido a runa da mente. Incrível, meu livro predileto e aventura!

Como você tem bom gosto, Bruna, te recomendo a trilogia Filhos do Éden.

Fran.Bruna 04/09/2022minha estante
Obrigada ?
Quem sabe futuramente eu os adicione na minha lista.

Surrender_Nih 02/09/2022

Universo incrível com algumas falhas notáveis
Minha única referência quando a mitologia dos anjos veio de Supernatural, mas sempre foi um assunto que me deixou fascinada. Logo, posso dizer que fiquei encantada com a ideia por trás do enredo de A Batalha do Apocalipse.

O ponto mais forte desse livro, com toda a certeza, é seu universo diversificado. São muitas informações que podem ser abordadas - e são - além da ligação poderosa com eventos da história do mundo. Spohr explora muito bem esse lado histórico adicionando a ficção e encaixando muito bem.

Quanto aos personagens, há seus altos e baixos. Os arcanjos eram bem interessantes, apesar da vibe profética excessiva. Alguns outros anjos seriam interessantes se tivessem mais desenvolvimento, enquanto alguns foram meio que soltos no enredo (tipo a Sieme ser a mais inteligente e entender tão pouco das coisas num geral). O casal de protagonistas não fedeu nem cheirou, na verdade eu achei eles bem sem sal mesmo, mas meu foco não era em romance...
Aliás, tenho uma menção honrosa ao Orion e caravana grega (com a Flor do Leste), que estavam nas melhores partes da história.

Quanto ao enredo, o início foi muito arrastado e parado. Entendo que a parte de Babel era importante pra mostrar como Shamira e Ablon se conheceram, mas li me arrastando nessa parte. O livro passa a ser ótimo a partir da página 160 e só peca na troca do ponto de vista, confundido o leitor com esse choque entre primeira e terceira pessoa.

Alguns pontos que me incomodaram levemente foi essa necessidade excessiva de elogios ao protagonista. Não tinha uma cena em que o Ablon aparecia sem ter um adjetivo bom logo após, seja de um personagem ou do próprio autor. Mas o que me deixou verdadeiramente incomodada foi essa enfatização de que o Ablon era capaz de vencer Miguel (UM ARCANJO) só porque já havia batalhado com Gabriel e Lúcifer (sendo que tais batalhas foram medíocres). Outro ponto foi a frequente repetição de ideias ou informações já dita antes, assim como o vocabulário rebuscado sem grande necessidade.
Menção honrosa para a explicação de origem de Jesus Cristo que me deixou full chocada e foi responsável por papos e áudios ótimos com meus amigos.

De fato, eu teria ótimos motivos pra baixar a nota desse livro, mas não vou. O universo é realmente um fator chave que me marcou muito. Se pretendo continuar os próximos da tetralogia, se deve pelo universo e por ouvir dizer que a escrita de Spohr melhora consideravelmente.
Eu pretendo ler o próximo da tetralogia nas férias de verão, então me despeço por aqui com um até logo :)

Marcos.Martins 01/09/2022

Uma boa leitura para que ousar se aventurar de mente aberta
Comecei a ler "A batalha do Apocalipse" por indicação de uma grande amiga na época, e foi uma das melhores coisas que fiz naquele ano.
Nunca fui muito fã de leitura, mas o romance escrito por Eduardo sphor me cativou e muito. Por vários motivos, que não irei me aprofundar, mas o mais importante é o cuidado que o autor tem em falar sobre um assunto muito delicado e que mexe com um tabu, que é envolver a religiosidade e trata-la como ficção sem, ao meu ver, insultar ou desrespeitar a fé de ninguém.
É muito ambicioso por parte do autor descrever com certa intimidade o nascimento do universo e o próprio yahweh, a criação dos seres celestes, da terra enfim a criação da vida.
Onde passagens bíblicas são contadas com uma dose bem generosa de "licença poética", mas que você consegue associar e até a pensar que poderia ser plausível até.
Enfim é um livro com muitas reviravoltas, um casal bem eclético (um anjo anjo e uma feitiçeira ), ação tudo em moderação, uma leitura que não é cansativa, muito embora haja uma quebra que clímax em certos momentos onde temos trocas repentinas de uma situação para um flashback que enriquecem em muito a história, mas vc fica ansioso para voltar para a outra narrativa logo.

Let 26/08/2022

Sinceramente esperava mais desse livro, ele ao todo não é péssimo, já li piores, mas o livro é grande e os capítulos também.
Ele me entreteu muito por alguns dias, esse final me irritou, não aguentava mais ler esse livro, confesso que no final tava só passando o olho pelas páginas, o final eu li e achei decepcionante e assim o fato de Deus estar "morto" também não me agradou, eu li em algumas resenhas e as pessoas tão super certas, o livro todo os anjos falam que invejam os humanos por eles terem sentimentos e livre arbítrio mas claramente vemos eles tomando decisões por si só né e no final os anjos meio q se tornam Deus? Tipo sem nexo sério.
Mas ao todo não é um livro ruim, eu gostei do fato deles mostrarem o presente e o passado, e achei as coisas bem explicadas, gostei do "romance" do Ablon e da Shamira mas também acho que eles roubaram muitas cenas que podiam ser usadas pra aprofundar outros personagens.

Shiyuku 23/08/2022

a batalha do apocalipse
Um dos MELHORES livros q eu ja li
foi o primeiro livro que me fez chorar e eu simplesmente nao tenho palavras pra descrever o que eu to sentindo
o livro eh meio enrolado no começo (e só por isso eu não dou 5 estrelas) mas eh fantasticos como sao os pequenos detalhes que fazem esse livro ser maravilhoso

sweida 20/08/2022

o apocalipse ao vivo
Esse ícone nacional é uma das high fantasy mais legais que já li, a união do universo fantásticos com o bíblico é surreal, alegórica e crível. É realmente empolgante como o Eduardo concilia fatos históricos e divinos com seus próprios personagens.

Há um deslize que me afetou bastante durante a leitura: a quebra temporal. Como muitos fatos acontecem no passado, há diversas quebras para trazer o pretérito dos personagens, mas infelizmente, há situações onde algo frenético está sendo retratado e essas interrupções desaceleram a leitura.

De qualquer forma defenderei A Batalha do Apocalipse até o fim dos tempos; é uma obra maravilhosa que vale sim a pena dar uma chance.

Jhennyfher.Pecanha 16/08/2022

Meu favorito <3
Dentre todos os livros brasileiros, esse ainda ocupa o meu primeiro lugar. O livro reúne fantasia, religiosidade, misticismo e um enredo MUITO marcante. Os personagens são muito bem desenvolvidos, apaixonantes e os plots são chocantes desde a introdução até o final. Fora isso, as viagens no tempo trazem um tempero pra história e você fica ansioso a cada capítulo.

Max 15/08/2022

Sem sal
De maneira resumida, conta a história de um anjo renegado, que vaga há milênios na terra. Este anjo tenta impedir a ascensão de Lúcifer durante o Armagedom, e posterior descobre uma trama de um Arcanjo de renome!

Lores 06/08/2022

A Batalha do Apocalipse vem trazer a história do Amargedon, do fim do mundo. Conta a trajetória de Ablon, o Anjo Renegado, alternando entre presente e passado e sua luta para preservar a humanidade. Com ajuda de Shamira, a Feiticeira de En-Dor, e de amigos que faz durante sua trajetória, Ablon se torna cada vez mais forte para poder completar sua missão. Mas, será o suficiente? Ele conseguirá completar, enfim, sua missão?

Daiany.Cordeiro 01/08/2022

Bom...
"A batalha do apocalipse" narra a história de Ablon, um general celestial que desafiou a tirania dos arcanjos juntamente com outros celestiais. Traídos por Lúcifer, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens sendo caçados tanto por anjos quanto por demônios até o Dia do Juízo Final.

Eis que chega o tempo do ajuste de contas, o momento do Apocalipse. Ablon, líder dos renegados e único sobrevivente do exílio é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, para uma aliança, unir às suas forças na Batalha do Armagedon. O embate final, entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá o destino do mundo e o futuro da humanidade.

Mas o que Ablon irá fazer se tanto os seres celestes, liderados por Arcanjo Miguel, quanto as legiões dos infernos, liderados por Lúcifer, não estão interessados na humanidade, mas sim em ganhar a guerra e ser o próximo Deus?

?Opinião:

A narração do livro intercala entre presente e passado, a 1° parte, narrado em terceira pessoa, na maioria seguindo os passos de Ablon mas algumas vezes também de Shamira uma bruxa antiga, conhecida de Ablon.

Mas em determinada parte do livro (De Roma a Jerusalém) a narração muda para primeira pessoa, narrado pelo olhar de Ablon. E na parte 3 do livro, volta novamente a narração em terceira pessoa. Essa troca me deixou confusa.

Quando a narração volta à milhares de anos no passado é um pouco tedioso, confesso que tive vontade de pular essas partes, mas não fiz, ainda bem, pois é importante para entender o que se passa no presente.

Também me irritou o fato do narrador em terceira pessoa enfatizar repetidas vezes o quanto Ablon era forte, musculoso, poderoso e por aí vai... sério várias vezes quis perguntar se o narrador tinha dormido com o Ablon.

Apesar dessas críticas que fiz, gostei do livro. Não sou acostumada a ler livros desse gênero mas gostei dessa nova "teoria fantástica" de como o mundo foi criado e de como acabaria.

Li nessa antiga versão. Agora a verus lançou toda a série em uma nova versão que pretendo comprar. É isso aí... leiam.

JL Marcal 31/07/2022

Não tenho palavras para descrever essa obra-prima nacional
Um livro magnífico. Eduardo Spohr conseguiu criar uma história incrível e com personagens mais incríveis. Esse livro, ,com certeza, se tornou um dos meus favoritos. Quero muito ler os outros livros que se passam no mesmo universo de A Batalha do Apocalipse. Sem dúvidas, recomendo demais!!!

Miguel.Andrade 19/07/2022

Uma experiência que marca
Batalha do apocalipse foi uma das minhas primeiras leituras, mas ainda me lembro com perfeição, lembro que me senti numa aventura de RPG incrível, com personagens bem escritos, principalmente a Samira a feiticeira de endor, a minha personagem favorito não só do livro, mas até agora, da literatura ksksk.

A ambientação do livro e incrível, principalmente as partes no presente, ele cria uma sensação de fim do mundo msm é que algo de muito ruim vai acontecer, e é difícil prós personagens, eles sofrem eles tem uma constante dificuldade.

Para algumas pessoas alguns plots podem ser bastante polêmicos, mas eu fiquei mais surpreso, naverdade o livro e repleto de surpresas e pequenos detalhes que deixam a leitura mais dinâmica e fluida. Sem falar na escrita de Eduardo Spohr que despensa comentários, não apenas impecável, mas também introduzindo contexto história do momento.

Enfim, batalha de apocalipse é uma obra primorosa e sem dúvida o orgulho a literatura brasileira.