A Menina que Conversava com o Verão

A Menina que Conversava com o Verão Sally Nicholls

Resenhas - A Menina que Conversava com o Verão

Sabrina 11/01/2012

Somente uma palavra pode definir este livro: fofura. A leitura é fácil, rápida e gostosa. Ele expressa por si próprio uma delicadeza tão ingênua e simplória que dá vontade de amar para sempre. Molly é uma criança maravilhosa que usa sua imaginação de uma forma inocente e amável. Para afirmar tudo isso, vou citar uma passagem incrível:

"- Molly - diz ele. - É Molly, não é?
Ele beija a mão e me sopra um beijo. Sinto o beijo tocar minha face e alguma coisa cai na minha gola. É uma flor. Uma florzinha vermelha.
- Obrigado - eu digo."

Recomendo para quem gosta de viajar nos sonhos.

Márcia 11/12/2011

Emoção comum e artificial

Capas com crianças brincando ou fazendo algo de
interessante/misterioso me atraem imensamente, e sem falar que o título começado com “A menina que...” já caiu nas graças dos autores atuais ultimamente, porque chama a atenção dos leitores desde “A menina que roubava livros” e, talvez de “A menina que brincava com fogo”, que foram livros conhecidos e de bastante sucesso. No entanto, “A menina que conversava com o verão” não possui o brilho que seus quase “xarás” possuem.

O livro é simplório – não há outra palavra, talvez somente infantil. É visível que foi escrito com a intenção de emocionar, comover o leitor, mas é tão comum que a emoção é familiar demais para fazer qualquer diferença. A personagem, Molly, é só uma criança como outra qualquer, com um amiguinho imaginário (ou não) e idéias meio loucas de crianças. Principalmente de crianças órfãs de mãe, negligenciadas pelo pai.

A sensação ao ler o livro é “quero que termine logo”. Não é uma leitura desagradável, mas completamente sem sabor, como um geladinho americano artificial.

Lucas Geraldo 09/10/2011

Fábula muito legal
Esse livro é muito interessante. Eu encontrei ele na biblioteca do meu colégio e achei o título bem diferente. A capa é linda, então resolvi dar uma chance.
O livro conta a história de uma menina que perdeu a mãe recentemente e vive com os avós e a irmã. Ela não tem muito contato com o pai que é muito ocupado. Ela é mais nova que sua irmã, que sempre a despresa e tem as típicas frescuras adolescentes. Mas a menina não liga pra nada disso. Não liga pro fato do pai nunca vir ver ela, não liga para o fato da avó tentar em vão não demonstrar que não gosta das netas em sua casa e principalmente não liga pro fato de ser sozinha.
Um certo dia ela encontra um homem que está fugindo do Rei Azevinho, um homem com chifres e que não parece ser muito simpático. Com o tempo ela cria uma bela amizade com esse homem, sempre se preocupando com a saúde dele que parece cada vez pior. No decorrer do livro ela descobre muitas coisas que envolvem esse homem e o Rei Azevinho. A história mostra principalmente a inocência de uma menina que só precisava de um amigo.
Enfim, eu não posso falar muito porque a história é muito simples, e se descrever muito vou acabar contando detalhes que não devem ser revelados. É um livro muito legal pra passar o tempo. Se você não tem nada urgente pra ler, vale a pena. É uma narrativa simples e muito fácil de ler. É uma fábula moderna.

Bruna Costenaro 24/06/2011

Uma fábula doce que ajuda uma garotinha a elaborar a perda da mãe. Ao mesmo tempo com uma essência pagã que se perdeu no tempo!!

Gêmeas 26/04/2011

O livro conta a história de uma menina chamada Molly, que perdeu recentemente sua mãe. Hannah, sua irmã mais velha, obriga Molly a fugir com ela numa noite, mas Molly acaba se perdendo na estrada. E é ai que começa a essência do livro. Na estrada escura, ela vê um homem sendo caçado por uma matilha e se machucando muito por outro homem.

A menina que conversava com o verão é uma leitura deliciosa, com gostinho de quero mais. Amei a personagem Molly e seu jeito de menininha encantador.

“Você sabe quando leu um bom livro quando vira a última página e sente-se quase como se tivesse perdido um amigo.” Foi isso que eu senti quando fechei o livro A menina que conversava com o verão. Gente, fazia muito tempo que eu não lia um livro tão fofo e inspirador quanto esse!

A leitura flui tão rápido que você nem vê o avanço das páginas. A autora acertou muito deixando a narrativa leve e divertida. O jeito que ela escreve me agradou muito, as frases parecem poesia de tão lindas e profundas que são. Devo dizer que a forma da escrita dela me deu muita inspiração! Fiquei sabendo que o outro livro da Sally Nichols vai virar filme. O nome do livro é Como viver eternamente e já foi publicado no Brasil pela Geração Editorial. Também fiquei com muita vontade de ler esse outro livro dela.

Deixo com vocês, para finalizar essa resenha, uma das muitas frases lindas do livro.

“Gosto dessa história. Acho que é verdade que a tristeza em alguém faz as coisas escuras e frias, mas a alegria deixa tudo mais claro e brilhante.”

resenha em: http://gemeasthings.blogspot.com/2011/03/resenha-menina-que-conversava-com-o.html

Nathália 04/03/2011

Depois de ficar órfã de mãe, a vida de Molly muda radicalmente. O pai, deprimido e sem saber como cuidar de duas filhas pequenas sozinho, resolve mandá-las para o interior para viverem com os avós.

Hannah, irmã de Molly, está tendo mais dificuldade de se adaptar e certo dia resolve fugir levando Molly junto. Mas elas se perdem uma da outra e em meio à tempestade Molly vê um rapaz sendo perseguido por um caçador estranho, com chifres. Ele consegue sobreviver e ela logo encontra a avó, mas ninguém acredita na história.

No dia seguinte, na igreja local, ela vê o rosto desse homem numa estátua e a professora explica que ele é o Homem Verde, ou o Deus do Verão. Uma lenda local antiga.

Em meio a toda confusão de sua vida, sem amigos, com saudades da mãe e se sentindo também abandonada pelo pai, Molly vive uma aventura com seu novo amigo, sempre fugindo do Deus do Inverno.

O livro é uma fábula fofa, mostrando uma criança cheia de problemas, inocente e inteligente, que tenta salvar o verão do inverno. Mas logo percebendo que nem tudo é tão simples como parece!

Mas o mais bonito pra mim foi a forma simples e real da narrativa no que se refere aos sofrimentos e superações dessa família, principalmente os sentimentos dessa criança.

É um livro doce. A história é curtinha e super rápida de ler!

claudioschamis 29/01/2011

Um livro que irá fazer você entrar no mundo das fábulas. A história das irmães Molly e Hannah vai fazer você refletir sobre até onde pode ir o imaginário de uma criança.

Amor, perda e superação fazem fluir a história de maneira emocionante e que irá encantar leitores de todas as idades.

As estações do ano vão interagindo de forma metafórica e dão o toque especial que faz dessa história um livro imperdível

Mariana Dal Chico 27/12/2010

É uma bela fábula, que me fez relembrar a inocência da infância. Poucas vezes li um livro onde a narradora principal é uma criança e seus sentimentos são bem compreendidos pelo leitor através de uma linguagem simples e leve.

Após a morte de sua mãe, Molly e sua irmã são mandadas para passar uma temporada na casa de seus avós, já que seu pai está muito deprimido para cuidar apropriadamente das meninas. Mas aparentemente elas também não são tão bem vindas na nova casa.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/12/resenha-menina-que-conversava-com-o.html

Psychobooks 27/12/2010

Raquel 20/12/2010

Tocante
Eu escrevi uma critica bem curtinha e mais pobre que minha família em época natalina, e a noite eu fiquei pensando que esse livro merecia bem mais.
Sally Nicholls sabe descrever coisas com simplicidade mas ainda assim deixar completo, juro! Não falta nada! Explicações, sentimentos, descrições, nada.
Não vim aqui escrever sobre a profundidade ou a inteligência dela, mesmo porque nesse sentido você teria que ler para entender e tirar sua própria conclusão, mas eu me surpreendi, e acho que todos vão.
Em uma sentada você lê, mesmo porque tem capítulos curtos e é envonvelte tanto pela inocência quanto pela maturidade da Molly, personagem principal do romance.
Eu acabei lendo ate os agradecimentos, de tao empolgada que fiquei com a narrativa :DD
GlauberDV 20/12/2010minha estante
E por que só ganhou 4 estrelas?

Dafne 02/12/2010

A Menina que Conversava com o Verão - Sally Nicholls

"O mundo é um lugar estranho e maravilhoso"

O livro conta a História de Molly, uma menina que se muda para a casa dos avós com sua irmã Hannah depois da morte de sua mãe.
Para superar sua perda, a menina vive em um mundo de fantasia, ao contrário de sua irmã, que reage com violência a todos ao seu redor.
Um dia, Molly vê um homem sendo perseguido em uma caçada, depois disso, ela tenta descobrir quem é o misterioso homem e provar que ele é real, tarefa difícil, pois aparentemente só ela pode vê-lo...

Apesar do “mistério”, a maior parte do livro se foca na vida familiar da menina, vivendo na casa dos avós (que parecem não estar satisfeitos com a estadia das meninas lá) e no pai, que depois da morte da mãe dela, se torna cada vez mais distante.

Poucos autores conseguem retratar com tanta simplicidade, a pureza e os sentimentos de uma criança tão bem quanto Sally Nicholls.

É difícil não se sentir como uma criança lendo o livro. Os capítulos são curtos, em uma linguagem simples e gostosa de ler.

Poucas vezes na vida eu tive a oportunidade de ler um livro tão bem escrito.
Recomendo!
Maria 05/12/2010minha estante
Sua resenha me deixou curiosíssima!! Acho que vou atrás desse livro!