Tomates Verdes Fritos

Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

Sira Borges 21/01/2023

Tomates verdes fritos
Enrolei tanto pra ler esse livro... levei até puxão de orelha por isso!!! Mas valeu cada página lida! É muito leve, as personagens são muito fofas, e toca em temas muito necessários como o racismo encroado dos EUA, o machismo, e a cereja do bolo, o valor da amizade.
P.s.: aconselho ver ou rever o filme no meio da leitura, pois são muitos personagens...?
Izabel 05/03/2023minha estante
Comecei e realmente o começo é meio confuso pra mim, em relação aos muitos personagens. Mas estou amando.

Sira Borges 05/03/2023minha estante
Assiste o filme e vai ver que facilita a leitura. Se não quiser spoiler, assiste só o começo do filme ?

Leo Neves 19/01/2023

Já era completamente apaixonado pelo filme e depois de ler o livro posso dizer que é um dos meus preferidos também.
O livro conseguiu me levar pra cada momento em que história era passada, me fez sentir muitas coisas. O final é tão emocionante.
Uma leitura leve e cheia de sentimentos.

Jods 14/01/2023

te amo mundos, tomates verdes fritos!
essa com certeza é uma das leituras mais prazerosas que já fiz! eu não conhecia a história até assistir o filme, e quando assisti, simplesmente me apaixonei e queria saber coisas mais detalhadas da relação das personagens.
fui procurar cobre e achei ouro! o livro foi totalmente em contrapartida daquilo que eu pensava que seria - baseado no filme - mas não significa que foi uma coisa que me decepcionou, muito pelo contrário!
eu simplesmente amei e se pudesse esqueceria tudo de novo só para lê-lo como se fosse a primeira vez.

Lena.Paulson 11/01/2023

Não sei pq mas acho um livro tão fofo, sem dúvidas é um dos meus favs. A forma como a história é retratada, os depoimentos, também tem os breves alivios cômicos proporcionados por Igdie
Aaaa como eu amo essa história!

Rômulo 09/01/2023

Lindo
Fazia tempo que não lia algo tão cativante. Todos os personagens tem sua importância . Impossível não se apegar a todos da parada do apito.

Mari Pettian 09/01/2023

Sabor de infância
Sou apaixonada pelo filme desde criança e assim que soube do livro quis lê-lo. A leitura é leve, fluída, maravilhosa! É um livro aonde saboreamos cada página. E deixa saudade antes mesmo de finalizarmos ?

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #217: RECEITA DA VIDA
Em 28 de junho de 1969, houve um pequeno levante num bar em Nova York, o nome do bar é homônimo ao do movimento histórico: a Revolta de Stonewall. Durante esse dia, frequentadores desse bar resolveram se rebelar contra a polícia que fazia uma batida no local. Eram pessoas que sofriam constante violência, sem nunca poder se expressar e muito dificilmente frequentar alguma outra localidade, embora a homossexualidade tenha deixado de ser crime em 1962. Na época, Stonewall In era o único bar que aceitava a diversidade sexual.

Essa é a explicação do porquê junho é o pride month (mês do orgulho LGBTQIA+), bem como – para mim – soou como inspiração para um dos títulos com maior diversidade e sutileza que eu já li: Tomates verdes fritos, de Fannie Flagg. Inclusive, vale destacar que o bar de Idgie e Ruth foi inaugurado nesse mesmo mês, quarenta anos antes da Revolta.

Dessa maneira, o primeiro comentário que eu quero fazer a respeito desse livro é a relação entre História e Ficção. Flagg se apoia, com muita segurança, em alguns momentos históricos: a narrativa se passa no Alabama, ou seja, no Sul dos Estados Unidos, e como ocorre com O Sol é para todos, durante a Grande Depressão (1929). No entanto, não para nesse momento, pois atravessa a Primeira Guerra Mundial e outros acontecimentos históricos, intercalando a narrativa entre esse passado e a década de 80, período em que o título foi escrito.

Não obstante, o romance vai trabalhar fortemente a temática racial, apresentando temas de preconceito variados: a presença da Ku Klux Klan; a segregação racial; colorismo; abuso e estupro da mulher negra; a divisão de jornada de trabalho, em que negros faziam serviços muito mais difíceis e demorados etc.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-217-receita-da-vida/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-217-receita-da-vida/

Drigo 31/12/2022

Lindo!
O último livro de 2022 foi algo MARAVILHOSO! Esse livro mostra os relacionamento entre mulheres, de vários tipos e entra pessoas diversas! Magnífico e mágico!

Camila.Candreva 28/12/2022

QUE LIVRO PERFEITO
Ganhei esse livro de presente de uma amiga por quem eu tenho um carinho enorme e sem dúvida ele virou um dos meus livros favoritos na vida, já tinha assistido ao filme que também é maravilhoso mas o livro é simplesmentePERFEITO. Eu li querendo entrar no livro e morar nele.

Esse foi a melhor leitura de 2022 pra mim ?
Nada supera o amor entre a Idgie e Rut, meu casal ?

"Desse momento em diante, eles chorariam juntos a ausência dela. Não que tivessem conversado sobre isso. Pois os que mais sofrem são os que menos falam."

Victória Silva 27/12/2022

Uma cidade, suas pessoas e os trens
A Parada do Apito é uma daquelas cidades pequenas que só existem por um motivo. Nesse caso, são os trens que passam por ali.

As histórias dos moradores, por isso, estão ligadas a eles. E na sua ausência, ficam as memórias contadas por Igdie Threadgoode. Há espaço para amor, críticas sociais, questões raciais, crimes e grandes amizades.

Uma história leve, sem grandes reviravoltas. Como é a vida em pequenas cidades, que somem com o tempo.

Henrieth Hasse 23/12/2022

Gostei muito, a história pra mim foi a grande jornada sobre amizade, superação e respeito.
As personagens são incríveis !
Vale a pena ler ?

Iara Caroline 22/12/2022

Café da Parada do Apito.
Esse livro é incrível. Não tá escrito o quanto eu o amei. É uma viagem daquelas que eu amo e que deixam gosto de nostalgia de algo que não vivi.

Acabei deixando essa resenha pendente então falte alguns detalhes do que me fez amar essa obra. Sei que Ninny Threadgood fez seu trabalho muito bem de me levar a esse lugarzinho sagrado com tantas histórias e pessoas legais. Adorei a forma como é escrito, entre a Ninny no presente, o Café da Parada do Apito no passado, e até mesmo o semanário da pequena cidade. Gosto de pensar que todos esses personagens e suas histórias realmente existiram, e que faz sentido eu ter essa saudade deles. Recomendo a leitura a todos, é uma leitura muito deliciosa de se ter.

Luciano498 29/11/2022

Uma das leituras mais incríveis e emocionante que tive nos últimos tempos. Tomates Verdes Fritos é uma história cheias de histórias que se entrelaçam. É delicada e ao mesmo tempo com uma força de amor inexplicável. Um livro para se ler diversas vezes.

Gusta.Saraiva 27/11/2022

amo chorar por gays trambiqueiras
Eu amei sério, o livro e o filme estão empatados mas o livro me mostrou coisas que eu não tinha entendido no filme eu amei, um dos meus favs, acho que preciso ler dnv pq mesmo gostando pra caramba na minha cabeça eu não entendi ou aproveitei ele de todas as maneiras