Tomates Verdes Fritos

Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

ind 25/10/2022

muito bom de ler
Resolvi ler esse livro porque achei o nome curioso e a capa bonita kkkkkk queria um livro um pouco mais leve e foi exatamente o que eu recebi e mais um pouco. Não criei muita expectativa, mas o livro me surpreendeu. A história é linda e você se apaixona por todos os personagens, quando eu voltava a ler eu me sentia na Parada do Apito, comendo tomates e churrasco, bebendo refrigerante de morango e ouvindo o trem kkkk é realmente uma experiência de leitura muito gostosa.
Mas o livro não é aquela água com açúcar, diversos temas importantes foram abordados de forma sutil, o que eu não esperava de forma alguma, principalmente pela data de publicação. Inclusive, vi umas resenhas falando que o livro é racista mas eu acho que a pessoa precisa de aulas de interpretação, porque é exatamente isso que a autora critica inúmeras vezes retirando uma sociedade americana dos anos 20-80.
Pra mim o charme foi os semanários e as receitas da Simsey deixadas no final do livro, fiquei com vontade de fazer um café temático kkkkk enfim, leiam muito!!!

Carol 20/10/2022

Gostei muito do início e do final do livro, porém em alguns momentos a leitura ficou um pouco arrastada. Os personagens e a ambientação são super cativantes, leitura válida.

FabiWolfart 20/10/2022

Família apaixonante.
Quem não gostaria de provas os deliciosos tomates verdes fritos do café de Ruth e Idgie?

Tomates verdes fritos conta a história da família Threadgoode.
Há bebedeiras, aventuras, preconceitos, mas acima de tudo amor.

Narrativa divertida e de fácil compreensão.

Aline no mundo das maravilhas 14/10/2022

Lindo
Esse livro tem uma característica de parecer com personagens reais. Se alguém me dissesse que era de não ficção, eu acreditaria.
O livro traz temas importantes como violência e preconceitos.
Não tem como deixar de se apaixonar pelos personagens e em como a história foi traçada numa mistura de passado e presente.
É um lindo livro e uma leitura deliciosa.

Scila 14/10/2022

Meu favorito
Um dos livros que mais amei ler, amei cada personagem, também odiei alguns.Me sentia amiga deles, e de fato queria ser amiga da Igdie, ela é tão corajosa, tão intensa, rebelde mas com um coração maravilhoso, gostei tanto do quanto a família dela a apoiava, e mesmo sendo pessoas religiosas não foram contra o amor delas, a fé deles era uma fé de amor, até o pastor me surpreendeu no final. Saudades da Parada do Apito.

RaíssaSwiatovy 24/09/2022

História e personagens surpreendentes
Esta é uma história delicada, com personagens "humanos" e bem desenvolvidos.
Cheguei ao fim do livro estando pasma, pois queria ler e descobrir mais.
É um livro que deixa esclarecido onde foi a última descida à estação de cada personagem, mas deixando saudades.
Eu nem havia terminado de ler, e já estava lamentando por não ter uma Igdie como amiga, ou conhecer uma Ruth para ensolarar meus dias nublados, ou ter um jornal local tão engraçado para rir das novidades.
Também fiquei chocada por alguns pontos da história, como chorei junto de alguns protagonistas.
É um livro tão cativante que quero ler novamente.
O

Giovanna_ 22/09/2022

Gostei!
Li esse livro em uma noite, e achei bem interessante. Entre os capítulos há um fluxo de tempo grande: às vezes lemos a história daquela família em 1919, ou em 1930, 1960, até os anos 80, que é onde a narradora está. Além disso, também tem capítulos que são trechos de notícias sobre coisas que aconteciam na cidade.

Achei interessante porque é um livro que traz como protagonistas duas mulheres que são um casal, mas isso aparece com uma naturalidade muito grande no livro, ele não é especificamente SOBRE o romance delas (embora eu ame livros que são só sobre o relacionamento em si kkkk) mas é simplesmente sobre a história de uma família formada por 2 mulheres, como qualquer outro livro com casais hétero, e isso é bem legal e incomum, até onde eu conheço. Geralmente todos os livros que têm casais de mulheres são totalmente focados no romance, como se fosse uma literatura específica e esses casais não existissem nos livros de outros gêneros literários, então para mim foi um ponto positivo!

Tally 18/09/2022

É inacreditável que eu tenha demorado tantos meses para concluir essa leitura. Mas aconteceu tanta coisa, que o tempo passou rápido e a leitura foi sendo capitulo a capitulo. Não me arrependo.

Tomates Verdes Fritos entrou na minha vida há muitos anos, quando o filme ainda era exibido na sessão da tarde. E desde lá eu me apaixonei por ele, tanto que é sempre o filme que me vem a mente quando perguntam qual é meu filme favorito. Confesso, preciso rever o filme depois dessa leitura e de tantos anos sem o fazer.

Tomares Verdes Fritos é uma leitura agradável, mas com muitas questões sociais envolvidas. Uma história que pode ser facilmente descrita como verdadeiras durante o longo período de atividade da KKK.

Com uma história envolvente, baseada no amor, na fidelidade da amizade entre pessoas que não viam diferenças raciais, conhecemos personagens apaixonantes com personalidades fortes e únicas.

Vale muito a leitura.
Vale muito ver o filme também.

Termino essa leitura em muitas lágrimas.

Carol Azevedo 11/09/2022

Eu tenho um apego grande por essa história, então a leitura é sempre uma experiência nostálgica. No entanto, há muitas passagens bem problemáticas no livro, e pra mim dá pra diferenciar bem quando estão apenas retratando a época e quando realmente é uma questão de preconceito/discriminação. Apesar disso, a Evelyn e principalmente a Ruth e a Idgie sempre terão espaço especial no meu coração!

Leitura 05/03/21 - 07/03/21
Releitura 27/08/22 - 10/09/22

Mariana 01/09/2022

Só amei
Ô livro gostosin de ler!
Se giesta de um romance divertido, leve e ao mesmo tempo abordando temas indigestos, lei!

juli 18/08/2022

ler esse livro foi uma experiência muito interessante, eu não tinha ideia do que esperar dele, então me surpreendeu muito. é uma história forte e cheia de reviravoltas, um ponto positivo é que não tá em ordem cronológica, então lá no meio do livro a gente já sabe da morte de algum personagem mas em páginas seguintes ele continua aparecendo, o que achei muito peculiar. E aí entra em algo muito muito legal da história: as narrações contadas em diferentes décadas, a gente fica se sentindo em uma viagem no tempo e fica preso na leitura.
Por ter várias histórias contadas em diferentes anos e vários personagens, fica difícil a gente fazer um recorte sobre do que exatamente o livro trata, mas dois aspectos que eu mais me interessei e que mais me deu motivação pra ler foi:
1. o relacionamento de ruth e idgie, que desde o começo é deixado bem explícito que há sentimento romântico entre elas, as duas tem personalidades diferentes mas são duas mulheres fortes, corajosas e que dividiram a vida por muitos anos, é lindo o amor das duas e eu fiquei bem emocionada. apesar de que sei que para muitos era visto como uma "amizade" forte.
2. a questão racial dos negros nos EUA. este livro traz de maneira explícita como era as relações entre negros e brancos, eu li e até me surpreendi com tamanha naturalidade que era falado coisas racistas em TODAS as décadas do livro. eu não sei se era a intenção da autora, mas até para falar bem dos negros, era feito de uma maneira estigmatizada e tão absurda que eu parava pra rir de incredulidade, principalmente vinda da velhinha fofoqueira e da Evelyn, que por ser mais jovem era esperado umas falas menos antiquadas, mas não era o caso e eu gostei que esse livro mostrou esse outro lado, não para "aprender", mas porque nos faz refletir e desenvolver criticamente nosso pensamento.
enfim, foi uma leitura gostosinha, não é uma história de romance e eu gostei da pegada mais cômica e trágica.

Duda 07/08/2022

Me diverti horrores lendo, me senti muito próxima dessa turma. Que amor que eram todos eles juntos, verdadeiro significado de amizade. E a senhorinha que conta a história, uma fofa. Amei a experiência, amo livro com idosos. Não vejo a hora de ver o filme

Jaqueline.Xavier 07/08/2022

Encantador
Ahh vontade imensa de morar na Parada do apito, rever todos os personagens porque terminei com a sensação de ser amiga íntima de todos eles. Foi uma leitura muita válida, a autora soube dosar as partes engraçadas e dramáticas muito bem, trouxe temas importantes e personagens cativantes. O quanto a Ninny mudou a vida da Evelyn, com sua simplicidade e coragem, foi lindo de ver.

Julianaaires 06/08/2022

Tranquilo
O livro me lembra filmes da sessão da tarde (de um jeito positivo) gostei bastante da história, me perdi um pouquinho pra aprender os nomes porque são muitos personagens mas com atenção dá certo
Tally 18/09/2022minha estante
Pois saiba que o filme de mesmo nome passava mesmo na sessão da tarde, foi assim que eu conheci a Parada do Apito e meu filme favorito da vida.

Mila 24/07/2022

Sabe aquele livro que a gente compra com altas expectivas? Que antes mesmo de iniciar a leitura somente pelos comentários feitos ao livro a gente já sente que irá ama-lo de paixão? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu comigo ao adquirir Tomates Verdes Fritos. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a história não era tão boa assim (tem um quê de típico filme da Sessão da Tarde da Globo)e pior, que a narrativa da autora é recheada de racismos camuflados.
Samyra33 29/08/2022minha estante
Moça, li esse livro alguns meses atrás, e gostei bastante da narrativa. Mas me pegava pensado que talvez a maneira que a autora conduzia a história de pessoas pretas era pra mim, desconfortável. Não sei bem explicar. No final acabei gostando muito, mas não conseguia tirar da cabeça isso. Principalmente pelo fato de ser uma mulher branca, falando sobre racismo. Queria saber o que você achou racista que eu posso não ter percebido kkkk não quero gostar de um livro assim, mas infelizmente acabo não percebendo algumas coisas

Mila 06/09/2022minha estante
Tem várias passagens, mas vou colocar aqui algumas que mais me chamaram atenção :
1° A forma como a autora retrata os personagens que trabalham para a familia Threadgood, mais especificamente Big Momma, Big George, Sipsey ela não os descreve como personagens dotados de personificação, ela muitas vezes os descreve como sendo "os negros" como se fosse uma outra categoria de seres humanos, uma categoria a parte
" Não sei de onde Sipsey era...Nunca se sabe de onde são os negros" (Pág.53)
"Sipsey era uma criatura miudinha e muito engraçada.Tinha todas aquelas supertições antigas dos negros"(Pág.54)
"Já devia ter quase noventa anos.Bom, nunca se sabe ao certo a idade dos negros"(Pág.55)
"Uma enfermeira negra chamada Geneene entrou, procurando o Sr.Dunaway para lhe dar uns calmantes, mas, como sempre, só estavam as duas sentadas. Assim que ela saiu, a Sra. Threadgoode disse que achava muito peculiar os negros terem tantas tonalidades de pele" (Pág.80)
"- Gengivas azuladas?
-Ah, sim, meu bem, e não há nada mais negro que isso!" (Pág.80)
"Devem ser bons, mas, verdade seja dita, não há no mundo quem faça churrasco melhor que os negros" (pág.319)
2° Nessa mesma página 319 tem um diálogo entre a senhora Threadgood e Evelyn aonde esta diz que gostaria de ser negra e a Sra. Threadgood fica desconcertada. Aí as duas começam a falar sobre as pessoas negras como se elas fossem um bando de ETs absurdamente diferentes das pessoas brancas, ou seja, como se fossem animais exótico.
"Ah, eu não sei, é que eles parecem se dar tão bem entre si...Divertem-se muito mais, sei lá. Sempre os achei...Bem Mais fortes, acho, sempre tão divertidos" (Pág 319)
3° Por que que a autora intitula um local como "Cidade da Escória" em Birmingham, Alabama? (local este em que há um maior número de pessoas negras ) página 123
4° Na página 323 a Evelyn decide entrar em uma igreja Batista em Birmingham frequentada por pessoas negras e a todo o momento ela fica descrevendo as pessoas negras como se estivesse em um zoológico conhecendo uma outra espécie.

Samyra33 23/09/2022minha estante
Pensei nisso por muito tempo, antes de você responder meu comentário. E fica cada vez mais claro o tom supremacista usado no livro, e percebi também que a autora não trata pessoas pretas de igual pra igual, como deveria ser, mas sim como se fossem outra espécie, principalmente nos trechos que você citou. Traz trechos importantes, como quando um personagem é preso por puro racismo, e outras questões. Mas não dá pra fechar os olhos pra outras partes tão desconfortáveis do livro. Obrigada por ter respondido ? nunca é bom dar palco pra algo problemático assim

Samyra33 23/09/2022minha estante

Louie 09/10/2022minha estante
Obrigada pela sua opinião, Mila. Coisas me incomodaram no livro e eu não estava sabendo como colocar em palavras.
Por um tempo achei que essas falas racistas seriam da personagem Ninny como uma reflexo da época e criação dela. Porém a personagem mais nova, Evelyn, que deveria fazer um contra ponto, na verdade só reforça os racismos.
Também não gostei com o relacionamento de Ruth e Idgie é mostrado. Elas claramente são um casal, criam um filho juntas, mas são sempre tratadas como "boas amigas", "uma linda amizade".