Nudez Mortal

Nudez Mortal J. D. Robb

Resenhas - Nudez Mortal

Karly.Fonseca 16/06/2021

Nada demais!
Essa série de livros não me prendeu, embora a história seja bem escrita, achei bem previsível. E a agressividade excessiva da personagem me irritou. Abandonei a série.

Fabio Shiva 07/03/2019

a vida é curta
Logo quando tomei conhecimento dessa série “Mortal”, escrita por J. D. Robb (pseudônimo de Nora Roberts, que por sua vez é pseudônimo de Eleanor Marie Robertson), minha primeira reação foi de repulsa. Aquela lista enorme de títulos (parece que já ultrapassam quarenta), todos com a mesma palavra “Mortal” (“Nudez Mortal”, “Glória Mortal”, “Fama Mortal”, “Êxtase Mortal” etc.) me dava a impressão justamente de algo produzido em série, em uma linha de montagem.

Contudo recentemente esse exemplar de “Nudez Mortal” (que descobri agora ser o primeiro da série) veio parar em minhas mãos, graças ao P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante), no momento em que decidi ler alguns livros “Best-Seller”, como estudo. Fiquei mais interessado nessa leitura em particular ao descobrir que a série segue o gênero “romance policial futurístico”, o que despertou minha curiosidade. E comecei a ler.

O tal “romance policial futurístico” é exatamente isso: uma história policial ambientada no futuro. Achei interessante o recurso de descrever as tecnologias do futuro inseridas em um cotidiano onde as máquinas dão defeito ou simplesmente não funcionam. Esse recurso ajudaria a dar mais realismo e credibilidade à parte ficção científica, se não fosse utilizado com muita frequência pela autora.

A narrativa é bem leve, com predomínio de diálogos. A trama é extremamente clichê (serial killer que mata prostitutas e deixa recadinhos para a polícia etc.), adornada com os tais elementos futuristas (como por exemplo os crimes serem cometidos por armas de fogo, que na época da narrativa seriam relíquias de museu, pois teriam sido banidas há muitos anos). Intercalada com a trama de mistério, um incipiente romance entre a protagonista Eve Dallas e o lindo e charmoso milionário Roarke.

Isso tudo eu meio que já estava esperando. O que me surpreendeu foi encontrar certas passagens no livro como essas que destaco:

1) Ao ser informada que a primeira vítima (uma prostituta) foi morta na cama, Eve Dallas dispara:
“- Parece poético, já que ficar na cama era a sua finalidade.” (pág. 12)

2) Um homossexual é descrito de forma irônica e chamado de “espantalho elaboradamente vestido”. (pág. 20)

3) Eve pergunta a um suspeito/paquera se ele gosta de ópera, e o sujeito responde:
“- Detesto. Dá para imaginar algo mais chato do que uma mulher gorda e peituda berrando em alemão por metade da noite?” (pág. 40)

4) Cena de sexo entre uma prostituta (a próxima vítima) e o assassino misterioso. O homem agride a mulher, e ela tem esse pensamento:
“Não lhe importava se ele a estava machucando ou não. Ela se vendera para ele.”

Vou tentar dizer com cuidado o que essas passagens e o climão do livro como um todo me sugeriram. Em minha opinião os livros de J. D. Robb são escritos visando um público bastante específico, formado principalmente de mulheres (mas não excluindo homens) com opiniões bastante conservadoras a respeito de moralidade e sexo, e que se sentem intimidadas por obras de arte ou da chamada “alta cultura”. Ao chegar a essa conclusão, fiquei curioso para ver como a questão racial seria tratada. Mas não aparece nenhum personagem negro até a página 77 – que foi quando eu decidi que a vida é muito curta para gastar em livros como esse.

Fiquei com a impressão de que o olhar da autora, na contracapa do livro, é de profundo desdém e escárnio por seu fiel público leitor.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Aécio de Paula 07/03/2019minha estante
Entendo o seu modo de pensar. Mas vc pegou pesado no modo de avaliar o livro. Se não estou enganado, foi publicado em 1996, aqueles tempo eram diferentes e muito de hoje. A sua análise avaliativa do "politicamente correto" e outras formas de preconceito não era tão cultuada nos livros daquela época. Eu não acho que a Nora se excedeu em 1996. Achei o realismo dos EUA. Mas se julgado hoje lógico que existe aí vários preconceitos. Esse é o que eu acho e é minha opinião pessoal.

Márcia Naur 07/03/2019minha estante
Concordo com você, é realmente repulsivo.

Fabio Shiva 08/03/2019minha estante
Olá Aecio! Gratidão pelo comentário e pelas reflexões que somam certamente! Aqui estou expondo apenas a minha opinião, não tenho nenhuma pretensão de dar a última palavra sobre o assunto. Essa questão do "politicamente correto" é muito forte, por exemplo, nos livros de Agatha Christie, que são recheados de cenas horrorosas de racismo - mas que na época eram normais e aceitáveis. Contudo nesse texto de J.D. Robb tive a impressão (posso estar enganado, é claro) de que a autora não estava expressando inconscientemente os seus preconceitos, mas que estava deliberadamente reforçando os preconceitos de seus leitores. Achei que foi algo inserido de forma intencional. Por isso me provocou tanta repulsa e fui tão forte em minhas palavras. Gratidão!

Fabio Shiva 08/03/2019minha estante
Olá Márcia, gratidão por seu comentário, fico reconfortado ao ver que não sou o único a pensar assim. Antes de fazer a resenha fui fazer uma pesquisa ligando esse livro a machismo etc, e cheguei a encontrar um artigo louvando a série como propagadora de valores feministas! É muito interessante como pessoas diferentes podem ter visões tão diferentes da mesma coisa.

julia 26/06/2020

Resenha: Nudez Mortal
Nudez Mortal é uma leitura fluída e bem engajante. Eu gostei muito do mistério e ele me surpreendeu bastante. A Robb desenvolve muito bem o enredo e a investigação e o final também é ótimo.

A Eve e o Roarke são personagens bem interessantes, mas as mudanças de perspectiva são meio abruptas na minha versão do livro. Grande parte do livro é narrado pela Eve e funciona bem no contexto do livro. O relacionamento deles é super rápido e super instalove.

Outra coisa que me rachou a cara é que esse livro se passa num futuro super distante mas usa discos por todos os lados. Achei super engraçado a concepção de tecnologia futurística da Robb quando esse livro foi lançado e a diferente realidade que a gente tem hoje.

Line 22/06/2019

Resenha de Nudez Mortal...
O livro relata a história da tenente Eve, logo no começo, temos um caso de assassinato de uma garota de programa, neta de um importante Senador e a trama envolve muitos mistérios onde a nossa personagem ficará responsável pela investigação e precisa tomar muito cuidado para não manchar a imagem do famoso Senador. Logo após outro assassinato ocorre, com as mesmas características e Eve tem certeza que foi o mesmo criminoso e fará de tudo para desvendar o caso e fazer justiça da forma que deve ser feita, sem colocar panos quentes devido a influência do avô da primeira vítima. No decorrer, Eve se apaixona por Roarke, porém ele seria um dos suspeitos dos crimes e isso fará com que Eve passe por certos transtornos pessoais e profissionais, pois estará se arriscando ao se envolver com o mesmo, mas ela é uma mulher extremamente forte, inteligente e ama o que faz, sempre se dedicando ao máximo.
O livro se passa em 2058 citando muitas questões tecnológicas, planetas habitados, o que facilita muito a investigação dos crimes. A história se torna um pouco tensa no momento em que é narrado um fato com um dos personagens secundários e se assemelha com o passado de Eve, porém é algo que infelizmente acontece no dia a dia de muitas famílias, de geração em geração, por fim digo que é uma série apaixonante, infelizmente pouco divulgada, mas para você que ama um romance policial, super indico e vocês não vão se arrepender da narrativa dessa autora fantástica!!

Tatiane.Reis 11/07/2019

Primeiro livro que leio da Nora Roberts, mas o livro escrito pelo seu pseudônimo, J.D.ROBB. Ela é considerada uma mestra por escrever romance policial futurístico e realmente, como fiquei impressionada! Levei um susto quando vi a data 2052 no livro e fiquei me imaginando nesse mundo.

A história gira em torno de um terrível assassinato. Tenente Eve Dallas, da Polícia de Nova York, é designada para descobrir quem foi o assassino e acaba se envolvendo com um dos suspeitos, o Roark.

Ela tenta de tudo para tirá-lo da lista dos suspeitos, pois acaba se envolvendo com ele, mas por conta de traumas, bem pesados, do seu passado, ela fica com medo de se envolver e fica se questionando se dá uma chance ou não, e seu coração acaba falando mais alto. Ele ganha a confiança dela de uma forma impressionante, dando suporte e tratando ela no seu jeito galã de ser.

O livro trata de um assunto bem sério, sobre abuso sexual, principalmente entre pai e filha. É bem delicado para se tratar disso e mostra como afeta a confiança de quem esta a sua volta, relacionamento com cônjuge ou com namorado.

Achei o livro incrível, gostaria de ter terminado ele no prazo certo da semana do livro, mas por motivos de provas finais não consegui hahaha mas como finalmente estou de férias, agora sim vai sair mais resenhas por aqui de livros que estão na minha listinha!

Tamara 24/01/2020

Eu sempre trago comigo uma forte convicção de que cada livro tem um momento certo para ser lido, e que não adianta forçarmos uma leitura pois muito provavelmente não iremos gostar do livro, ainda que não seja especificamente dele, e sim porque a nossa sintonia não estava preparada para ler aquilo. Dessa maneira, eu sempre ouvi falar de série Mortal desde que iniciei minha vida literária, no entanto meu interesse nunca foi muito longe, tanto porque é uma série imensa sendo que minha preferência sempre foi mais por livros únicos, e era um estilo de enredo que não me chamava atenção. No entanto, eu tenho me aberto para novas experiências, novos gêneros e também para séries, e para as amigas que pediam para que eu desse uma chance a mortal eu sempre declarava que o momento dela chegaria, embora eu não soubesse quando isso aconteceria.
Pois bem, senti que em 2020 chegou o momento de eu conhecer o primeiro livro dessa série, e posso dizer que minha escolha foi bem acertada, já que atualmente eu tenho gostado muito mais de livros policiais do que vinha ocorrendo nos últimos anos, e isso fez com que eu tivesse uma ótima experiência de leitura com Nudez mortal, o primeiro livro dessa série, e posso até mesmo rotulá-la de surpreendente, já que eu não esperava me envolver tanto. Mas obviamente eu já deveria ter imaginado que para quem gosta da Nora Roberts, como eu, embora aqui ela escreva com um pseudônimo ela traz todo o seu jeito cativante de escrever para dentro de mortal e nos insere com uma facilidade dentro da vida e da mente dos personagens, de tal modo que logo estamos encantados com eles, querendo conhecê-los mais e mais, e ela também através de sua escrita dinâmica e envolvente consegue trazer aquele sentimento maravilhoso de "eu preciso ler só mais um pouquinho desse livro", até que percebemos que já estamos nas últimas páginas da história.
Eu não tenho defeitos para destacar em relação a esse livro e logo nas primeiras páginas me envolvi com a personagem principal, Eve, com seu jeito duro mas ao mesmo tempo intrigante que deixa uma certa brecha para gostarmos muito dela e querermos entendê-la e logo me vi envolvida com os casos de assassinatos e procurava pistas em todo canto, o que para quem gosta desse gênero é extremamente delicioso pois entramos em um modo de apreensão tão intenso que em tudo vemos possibilidades e acabamos desconfiando de todos que cruzam nosso caminho. Ainda, sobre essa parte policial, não posso classificá-la como inédita, pois esse tipo de investigação e de caso pode ser encontrado em diversos outros livros, ressalvadas as peculiaridades de cada um, é claro, mas como já mencionei, Nora tem um jeitinho de torná-lo envolvente e nos prender, embora eu tenha descoberto sobre o criminoso antes de tudo ser realmente revelado. Um outro foco forte dessa série é acompanharmos os personagens dentro de sua evolução e digo que nesse primeiro já foi marcante acompanhar Eve, ver vislumbres do seu passado sofrido e também do romance que está por vir em sua vida, bem como gostei de conhecer aqueles que prometem ser personagens secundários interessantes.
Com toda certeza para leitores que não apreciam romances e livros policiais essa não será uma leitura tão bem recomendada, e também não a recomendo para quem não gosta de Nora Roberts no geral, mas caso seja o contrário e o leitor aprecie suspense, romance e uma dose de humor e drama, aliada a coisas futuristas como máquinas que preparam o alimento sozinhas, ainda que isso tudo não tire o tom de realidade dos personagens e apenas os vemos como seriam em 2058, essa é uma leitura mais que recomendada, e certamente eu pretendo continuar os próximos livros aos poucos.
Claudio.Simonetti 24/01/2020minha estante
A série é muito boa, estou no vol 23 mas passei bastente tempo lendo, vai firme a série só melhora.

Neuda 12/11/2021

???
Muito bom. Pensei que fosse um livro policial, mas tem uma linda história de amor também. Uma boa mistura que me encantou.

Gabriele_ 25/06/2021

ESSA SÉRIE É UMA PERFEIÇÃO
No início desanimei quando vi que lá fora são mais de 50 livros e aqui são mais de 30 traduzidos e os livros não são baratos, felizmente e por coincidência encontrei quase a série completa na biblioteca pública da minha cidade e ai comecei a ler por lá.

Não recomendo ler fora de ordem, apesar de cada volume ter uma investigação que terá início, meio e fim, a vida da detetive, seus colegas de trabalho e outros personagens tem continuação a cada livro.

Sou completamente apaixonada nessa série e vou dar alguns motivos para incentivar vocês lerem os livros:
•Investigação- os crimes são muito bem escritos, investigação impecável, quase nunca consigo saber quem é o assassino. Eve Dallas é uma excelente detetive.
•A série é futurística, o primeiro volume foi publicado em 1995,porém no universo da série se passa em 2058,fico tão imersa na história que as vezes esqueço que alguns objetos existem somente no "futuro".
•Romance-Eve e Roarke, melhor casal literário que eu já li, tem muita química
•Outros personagens(principalmente os que trabalham com a Eve) consegui me apegar a todos eles.
•O título e imagem na capa dos livros,tem ligação com o crime que Eve vai investigar.

Kate (@lendocomkate) 13/02/2020

Romance com uma pitada de mistério
Este livro é um completo romance policial que não deixa a desejar. A tenente Dallas investiga um assassinato de uma prostituta e durante seu trabalho, acaba se apaixonando por Roarke, um dos suspeitos. A química entre eles é evidente, os dois possuem um passado traumático, porém têm vidas completamente diferentes, o que faz a gente torcer ainda mais pelo final feliz do casal. O mistério policial não é tão complexo, mas também instiga o leitor a continuar a leitura. A escrita não possui muitos detalhes e descrições (comparados a outros livros policiais), ela é bem direta e por isso a história não fica cansativa.
Uma observação é que a história se passa no futuro, porém muitas invenções já existem, inclusive com outros nomes (tele-link poderia ser um celular, por exemplo). Acredito que resta ao leitor aperfeiçoar essas invenções na sua mente usando a criatividade. 5 estrelas!

Iza 25/05/2020

Gostei muito desse livro, confesso que no começo demorei um pouquinho para engrenar totalmente na história, tanto que até abandonei ele por um tempo. Mas o livro é sim muito bom, adorei como as pautas sobre feminicídio, machismo, pedofilia e violência sexual foram abordadas nele.

A protagonista é muito boa, demorei para gostar dela, mas na metade do livro você passa a conhecer ela melhor e entende o motivo dela ser do jeito que é e o quão forte e foda esse mulher é, principalmente contando tudo oq ela passou.

Queria um melhor aproveitamento dos personagens secundários, mas espero que isso seja melhorado nós próximos livros.

Também tem romance no livro, mas eu particularmente gostei do romance, não é o foco principal, mas Roarke apesar de ser sim um pouco incoveniente no começo, é um cara super bacana e alguém que a Eve precisa ter por perto. Gostei dos dois juntos

Jessica.Jerusa 01/04/2020

O melhor fica para o final
Gosto do modo como ela escreve, mas essa história começou muito devagar e cheios de clichês românticos, mas o final não decepciona.

Wania Cris 07/04/2020

Um bom início de série.
A ambientação futurística deu uma roupagem interessante à trama, os personagens são carismáticos, bem construídos, os vilões são odiosos! A estória se arrastou por bastante tempo e o desfecho se deu de maneira abrupta. O casal que se formou tinha tudo pra ser clichê, porém, a autora conseguiu preservar características importantes.

Um livro para se ler rapidamente (li em dois dias) com a consciência de que pontas serão amarradas futuramente.

O que me desanima é o tamanho da série, a persistência da autor e a quantidade de títulos não traduzidos no país.

Livros Encantos 06/02/2016

Nudez Mortal
Estamos em Nova York no ano de 2058, a Tenente Eve começa a investigar um assassinato da neta de um Senador, ela era prostituta licenciada, o que causava certa tristeza em toda família.
Ela acabou de passar por uma experiência não muito agradável de matar um homem.
Eve começa as investigações e sempre de alguma maneira Roarke um grande empresário sendo que mais de 20% da cidade é dele, aparece como possível suspeito.

Mais assassinatos são cometidos no mesmo padrão, Eve é destemida e não sossega enquanto não descobre o assassino das vítimas .
Como sempre ela vai pesquisar a fundo todos os possíveis suspeitos, com a ajuda de Fenney responsável pelos sistemas de computação. muito avançado na época.

Os crimes foram cometidos com armas de fogos, extintas hoje em dia, e apenas colecionadores a tem, Roarke é um deles, seus encontros soltam faíscas, ele se sente encantado com Eve e toda força de sua personalidade, ela não consegue resistir ao charme dele.
Eles se encontram passam a noite juntos, o que vai gerar um grande mal estar em Eve, pois todo departamento saberá.

O assassino tenta de todas formas prejudicar Eve nas investigações.
Com a ajuda de Roarke, Eve vai cavando todas suas suspeitas até começar a desenrolar o fio da meada, e tirar a sujeira debaixo do tapete, em um jogo sujo de política e hipocrisia.
Eve brilhantemente vai desvendar quem foi o assasino das 03 mulheres assassinadas com maestria.

Paralelo a investigação Roarke e Eve vão começar um relacionamento, meninas vocês precisam ler esse livro ambos são pessoas fortes, que sabem o que querem e teimosos. Roarke se importa com Eve de uma maneira tão tocante, mesmo nesse primeiro livro, ela mexe com seus sentimentos e provoca sensações que perdem o controle quando se trata dela.
Ele é lindo sexy e vai conquistar aos poucos Eve.

Bom agora vou falar de meus personagens mais que queridos da série

Esse primeiro livro iremos conhecer Eve a destemida Tenente, que foi encontrada em um beco aos 8 anos e não se recorda de fatos antes dessa data.
Eve é durona, forte, destemida, mas com um coração enorme, sempre querendo justiça a seus mortos, possui poucos amigos Mavis que já foi presa por Eve mesmo e se tornou sia única amiga, Mavis é carismática, canta em bares noturnos.

Feeney um grande amigo, já trabalhou com ele, ela aprendeu muito com ele, criou-se um vínculo de amizade .

Roarke lindo maravilhoso, rico, vai se encantar pela Tenente Eve, de personalidade forte, veio do nada a se tornar um dos homens mais ricos do planeta, com Eve ele vê seu auto controle ir embora, ele se importa com ela, se preocupa .

Uma de minhas séries favoritas a autora nora Roberts escreve com pseudônimo de JD Roob , cada livro é independente com a Tenente Eve e o lindo Roarke, cada livro uma história , um crime a ser desvendado.

Sou suspeita para falar de Nora Roberts, a Série Mortal é perfeita com uma trama muito bem elaborada, sem deixar pontas soltas e de uma inteligência ímpar na construção dos crimes.

A personagem Eve foi muito bem construída assim como Roarke, acredito que por isso se encaixem perfeitamente como casal.
O relacionamento de ambos nesse primeiro livro está apenas começando teremos muitas emoções com esse casal.

O que mais me encanta nessa série além de nosso casal de protagonista é como a escrita da autora nos envolve e com surpresas inesperadas, essa mistura de suspense e romance é perfeita .

site: http://www.livrosencantos.com/2016/01/serie-mortal-nudez-mortal.html

Ronaldo 16/03/2016

Por se tratar de Nora Roberts, achei que a trama policial seria apenas um pretexto para falar do romance entre os protagonistas, mas a autora me surpreendeu, criando uma trama instigante, bem armada e cheia de reviravoltas. Há cenas impactantes, onde a autora descreve os assassinatos sem nenhuma sutileza. Eve, a detetive, também não deixou a desejar. Uma mulher aparentemente forte, mas que convive com um trauma do passado que em alguns momentos a deixa tão fragilizada quanto uma criança desamparada. Adorei a personagem, que apesar dos conflitos emocionais, não fica de mimimi. Faz seu trabalho com competência, não é politicamente correta, mas é uma pessoa ética, que faz seu trabalho com paixão. Já o romance entre ela e Roarke é a parte que menos me atraiu. Eu nunca consigo levar a sério aquelas cenas de sedução. Sempre acho graça do clima que surge entre os personagens. Não fiquei alucinado para ler os próximos (que bom, pois ao todo são 24 livros publicados só no Brasil), mas pretendo esporadicamente revisitar esse universo de Nora Roberts, onde a tecnologia avançou, mas a natureza humana permanece a mesma. Onde as armas de fogo foram abolidas, mas crimes continuam ocorrendo. E onde as pessoas se comunicam por aparelhos ultramodernos, mas nada substitui o calor humano. Ah, e entendi o motivo de Roarke fazer tanto sucesso. O cara realmente tem pegada.

Resenha completa no blog;