O lobo da estepe

O lobo da estepe Hermann Hesse

Resenhas - O Lobo da Estepe

Thais 26/02/2022

Não consigo escrever nada agora. Um dia atualizo melhor!
Simplesmente impactante.
O lobo da estepe é um dos melhores livros que li.
O autor é fenomenal, quero ler tudo dele.

Rebeca.lousz 25/12/2022

Hermann mais uma vez provando sua maestria
Não faço ideia do que escrever nessa resenha. O Lobo da Estepe me envolveu desde o primeiro parágrafo, mas ali pelo final do livro, já no Teatro Mágico, meu interesse se esvaiu.

Se nos outros livros de Hesse eu via ele interpretar suas próprias reflexões em história, nesse eu vejo as suas reflexões como parte dela, são mais explícitas e super bem descritas. O folhetim do Lobo da Estepe é uma verdadeira obra-prima da metalinguagem, fiquei mesmerizada. Todas as reflexões me atingiram em cheio, me sinto uma grande burguesa que peca por manter-se sempre no caminho sóbrio e nunca se atrevendo a aproveitar os extremos.

A persona de Harry é de causar preguiça, ele é extremamente hipócrita e soberbo. Esperei muito por sua redenção e não fiquei satisfeita quando ela veio. Não senti que foi honesta e sincera. Como se a sua arrogância estivesse sempre lá, esperando a hora de se manifestar.

Livro incrível, me incomoda bastante toda a viagem lúdica do final, me distanciou da obra como um todo. Algo que também aconteceu comigo em O Mestre e Margarida do Bulgákov.

Grande obra, mas sigo fiel a Knulp como meu favorito do autor.

Jussara.Mendes 20/02/2021

O Lobo da Estepe
O autor, ao final do livro, divide os leitores entre aqueles que se identificaram com o Lobo da Estepe, sofreram com suas dores e sonharam o seu sonho e aqueles que não compreenderam a obra... Difícil definir pois ao meu ver o livro traz um misto de tudo isso. Certo é que a problemática tratada, transcende a personagem Harry Haller e traz a reflexão sobre valores, questões de espírito, sofrimentos, dúvidas, necessidades, ilusões e vida. De início poderia se conceber como uma narrativa, mas os deslindes e situações peculiares apresentadas levam o leitor a uma viagem atemporal, cujos juízos, impressões e valores são muito particulares de cada um. Por isso, creio que esse livro é de fato uma experiencia pessoal de cada leitor, em determinada fase da vida, de acordo com seus propósitos, crenças e sentimentos.

vergacitas 26/01/2023

foi um sacrifício ler esse livro até a metade, mas no final ele se pagou. e acho que essa era a ideia mesmo

o harry é um personagem desagradável, coitado e dramático. ele acha que os problemas dele são elevados, que ele é diferente do resto das pessoas, que é um lobo da estepe, mas no final das contas ele é só um rico qualquer que não tem outras coisas pra se preocupar e por isso fica pensando em como a vida dele é miserável e como ele não se enquadra na sociedade, quando na verdade ele só é chato mesmo

mas acho que a ideia do livro era essa mesmo, considerando o rumo que ele tomou. é um livro bem filosófico eu diria, que te faz pensar no que a gente ta fazendo da nossa vida

foi uma tortura ler o harry chato, mas no final ele reconhece que só é chato então eu perdoo
brubru 27/01/2023minha estante
???

Suelen 12/04/2022

O Lobo da Estepe
Achei a leitura extremamente confusa e confesso que não pretendo reler no futuro com outra visão de mundo.

O início é bem lento, o que pode causar incômodo em continuar a leitura, porém a história se desenrola e você se vê envolvido em querer continuar.

Entendi os principais pontos e críticas abordados no livro, mas não entendi realmente o final e ficou o questionamento se foi real ou se foi tudo ilusão dentro do Teatro Mágico desde o início.

lara el 13/05/2022

Hermann Hesse, como usualmente
Demian é, possivelmente, o livro mais iluminador que eu já li, e um dos mais importantes para a minha vida. Dessa forma, eu fiquei intrigada que não era considerado a obra prima do autor. Naturalmente, então li O Lobo da Estepe e devo dizer, é puro suco de Hermann Hesse. A filosofia dele é extremamente visível em toda a obra, inclusive com a retomada de alguns termos (como ?retirar-se em si mesmo?). Harry é um personagem incrível e complexo? gostei muito que o autor apontou todas as facetas dele, inclusive as hipócritas. Dito isso, só não leva cinco estrelas pois não me atingiu da mesma forma surreal que Demian, e esse é um pedestal difícil de alcançar, e também por que não existem capítulos nesse livro, o que é um pouco inconveniente na hora de fazer pausas. Não que eu quisesse fazer pausas. Eu devorei esse livro é recomendo muito para os amantes de estudo de personagem, arte e filosofia.

Gabriel 14/06/2021

O maravilhoso Lobo da Estepe
Comecei a ler esse livro por influência de Clarice e, devo dizer, tive altos e baixos no decorrer da leitura!
O prefácio e o tratado do Lobo da estepe foram partes do livro que me pegaram demais, não conseguia parar de ler; em especial, adorei a Herminia, personagem MARAVILHOSA que surge no meio da narrativa. Em geral, as partes que mostram a visão externa sobre o Harry são as mais interessantes e profundas; as demais, evidentemente, mostram um enredo que não merece toda a introspecção que sucede. Ademais, eu me peguei pensando no meio da leitura que esse era o meu livro favorito e, infelizmente, acabei por dar 3,5 estrelas para a obra: são os altos e baixos que o Hesse nos causa com sua escrita!
Vou deixar abaixo um pequeno trecho do prefácio, onde um personagem externo nos fala sobre sua impressão sobre o ambiente religioso em que Harry foi supostamente educado:
?Em vez de destruir sua personalidade, conseguiu aprender somente a odiar a si mesmo. Contra si próprio, contra esse objeto nobre e inocente, dirigiu a vida inteira toda a genialidade de sua fantasia, toda a força de seu poderoso pensamento. Foi precisamente através de Cristo e dos mártires que aprendeu a lançar contra si próprio, antes de mais nada, cada severidade, cada censura, cada maldade, cada ódio de que era capaz. No que respeitava aos outros, ao mundo em redor, sempre estava fazendo os esforços mais heróicos e sérios para amá-los, para ser justo com eles, para não fazê-los sofrer, pois o ?Amarás teu próximo!? estava tão entranhado em sua alma como o ?Odiar-se a si mesmo!? [?]?

Rodrigo 11/04/2023

Leitura interessante
O livro conta a história de Harry Haller, amargo cinquentão que não encontra na vida sentido e felicidade. Num momento em que pensa suicidar-se, conhece Hermínia que o apresenta a outras facetas da vida que, até então ele desprezava. Inicia-se então uma nova etapa da vida dele onde descobre coisas nova e se confronta com velhos valores e visões de vida ultrapassados. É um bom livro.

Aldo S. Oliveira 03/10/2021

LEITURA DE AUTOCONHECIMENTO
É um livro bastante filosófico. Às vezes dá vontade de matar o autor e o protagonista de tão melancólicas que são algumas partes, em outras você corre pelas páginas como se não houvesse amanhã. É um livro que me deixa muito dividido. Não sei se o lerei mais para frente, porque achei um pouco maçante, mas sem dúvida é um livro que tem o seu valor.

Cleandho 25/08/2022

Das inquietações que um livro pode gerar, esse me deu todas
Essa leitura foi uma das mais instigantes que eu já tive. A história segue de uma forma profunda, mexe com a alma, faz refletir e tira da zona de conforto. Os dilemas dos personagens são tão reais, a forma como eu me identifiquei com o Harley me fez refletir muito sobre a minha vida ao longo desse um mês de leitura. Sem dúvidas é um livro que eu recomendo e que vou guardar na minha estante. Imagino que algum dia essa história me chamará novamente.

Luiza1497 02/11/2021

Deixo que essa obra trilhe em mim o seu próprio caminho
Dito isso, é válido ressaltar que esse livro me interessou por ser inteiramente existencialista. Porém, acho que requer de nós esse poder de estar aberto a esse diálogo com o autor. Me perdi tantas vezes e me encontrei em tantas outras. É uma obra de muitas nuances, de muitos desencontros e muitas lições.
Não sei se amei, eu tenho pra mim que esse livro vai me dizer algumas coisas ao decorrer do tempo pq pra absorvê-lo por completo requer maturidade.
Li em várias resenhas que ele é um livro que atemporal, que é válido ler aos 20 e aos 60 e tantos. Para ter esse encontro de diferentes eus lendo.
Em suma, é duro se autoconhecer, é uma responsabilidade única, assim como a do Lobo da Estepe.

Naiara 19/09/2022

Gostei das reflexoes do começo, depois ficou um tanto chato, ate demorei pra terminar por isso.
Vale a pena ler para saber do que se trata a obra, é diferente, mas nao é um lixo que considero bom..

Joaocapisce 28/06/2021

Péssimo
Eu jamais recomendaria esse livro para alguém. Não faz sentido algum.

São incontáveis páginas de um homem falando sobre como ele mesmo é superior numa linguagem difícil. Terminei na força do ódio.

Igor.Gomes 31/12/2018

O lobo presente em cada um de nós
Tenho 18 anos. Aos 16 anos, ainda no 2° ano do Ensino Médio, me vi com os mesmos sintomas, sentimentos e angústias que o personagem sente e detalha nos primeiros trechos do livro. Consegui o entender perfeitamente e, sobretudo, me via no personagem ora fictício, ora eu.
Como o próprio autor sugere e avisa com antecedência, é impossível saber distinguir o momento que o livro para de falar a realidade e entra em um mundo fictício ou até mesmo quando se entra de maneira íntima aos pensamentos do personagem principal, e, discordando um pouco da maioria dos leitores, não há nada fictício nisso. É possível saboearmos o mundo fictício presente neste e a críticas que ele faz seja a ciência, a humanidade, ou seja até a nós mesmos de maneira tão pessoal que parece que o autor escreve sobre mim ou sobre ti, como preferir!
Me sinto orgulhoso por ter 18 anos e ter conseguido extrair o que o livro quis passar. (Ou posso ter entendido e extraído exatamente o oposto do que o autor tentou retratar, mas, não faz mal! Essa é uma das belezas da literatura) Lembrei de meus três e únicos professores de filosofia: Ângel que me ensinou a psicanálise de Freud e podemos observá-la através do desfecho final; Fábio e Rodolfo me fizeram achar incríveis coincidências das suas aulas com as críticas que o personagem principal faz sobre as guerras, a ciência e dentre várias outras coisas!
Por fim, deixo minha indicação: o livro é delicioso para aqueles que, assim como Harry Haller, tem múltiplas facetas e personalidades. E, digo mais: ao ver o livro, chame-o o que há de mais obscuro e inquietante em ti para lê-lo contigo: chame o seu lobo.

Maria.Clara 11/11/2022

Teatro Mágico.
Ler Hesse sempre foi um desafio imenso pra mim, tentei per Demian duas vezes mas a escrita floreada me empacava sempre. Com ?O lobo da estepe? já foi diferente, é um livro mais direto ao ponto e cru, tornando assim, sua leitura super difícil pra mim. Hesse se inspira em si mesmo pra criar o Harry Haller. Sendo esse personagem um dos mais complexos e enigmáticos que eu já vi, pensei que teria varias coisas pra falar desse livro, mas no final ele apenas conseguiu me surpreender e perceber que eu não estava preparada pra ficar a mercê de um livro tão maravilhoso assim.