O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Mia 03/09/2016

Um livro maravilhoso, me apresentou o mundo da filosofia e com certeza um dos meus favoritos!

Tinthia(: 05/09/2016

Sem palavras... um livro para todos lerem!

Terapiadolivro 10/09/2016

Delicioso de ler
Um livro que me encantou há 20 anos trás e continua encantando várias pessoas ainda hoje. Um livro que me fez ter uma nova visão da filosofia, da maneira de ver as coisas e do mundo que nos cerca. Um livro pra todos. Vale a pena ler!

Marcelo.Patuta 29/09/2016

FiloSofia
Ótima introdução à filosofia sem ser cansativo

Gê Britto 02/10/2016

Filosofia
Sensacional! Leitura gostosa, envolvente é muito emocionante. Quando você termina a leitura, da vontade de voltar do inicio novamente.

TheWhateverSir 18/10/2016

Meu Livro Favorito
Uma história que vai literalmente mudar sua vida.

@leitoralbino 22/10/2016

Do mito até a Filosofia contemporânea
"Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas"

Sofia Amundsen está prestes a completar 15 anos e antes que isso aconteça, Sofia começa a receber bilhetes e cartões-postais todos destinados a uma garota cuja ela desconhece, chama Hilde Møller Knag. Os cartões que ela recebe são enviados do Libano por umajor desconhecido. Nos bilhetes, Sofia passa a ser questionada sobre várias coisas, que variam desde de onde vem o mundo e quem ela é.

Desafiada a responder questões filosóficas, Sofia embarca numa aventura que a levará desde o início da filosofia até os tempos de hoje. Do jardim do Éden ao Jardim da casa de Sofia, dos mitos à origem da filosofia, dos primeiros filósofos - Demócrito, Sócrates, Aristóteles, Platão... -, passando pelo helenismo, indo do período renascentista ao romântico, passando por Freud, Marx, Darwin e tantos outros até chegar aos filósofos contemporâneos do séc. XX.
Tudo isso acompanhada do seu professor, Alberto Knox - um filósofo.

O livro te envolve numa viagem dentro da história da filosofia e num thriller em que nos perguntamos, quem será que está por trás de tudo isso. Dos cartões recebidos por Sofia e pelo seu curso de Filosofia. E o mais importante, quem é Hilde? e o que o Major deseja dela?

Assim como todos os livros, O mundo de Sofia foi feito para ser degustado, porém aos poucos. A narrativa é fluída e mais ou menos no meio do livro tem uma reviravolta qie vai fazer com que você não queira mais largar ele até terminar!!

O final do livro meio que te decepciona, mas mesmo assim não deixa de ser um livro que não deve ser lido. Muito pelo contrário.

"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!"

Nota: 4,5/5

Lari 13/11/2016

Tive dificuldade no começo do livro, todos aqueles pré-socráticos não conseguiam me prender. Comecei a ter maior interesse no livro a partir do capítulo sobre Hume, depois só melhorou. Os últimos capítulos são maravilhosos, desperta todo aquele encanto pela vida. Com certeza vale muito a pena ler esse livro, o aprendizado é imensurável.

"Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguimos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão."

Lana 15/12/2016

O mundo da filoSOFIA
O título da obra leva a crer que se trata de um romance, um conto juvenil, ou algo do tipo. Mas não é bem essa a ideia que o autor quer passar. É uma história de descobertas do mundo da filosofia, desperta a imaginação do leitor fazendo-o pensar fora da caixa.
Sofia, jovem adolescente, numa fase crucial de formação de personalidade, através de cartas recebidas de um total desconhecido, é apresentada ao universo filosófico de uma maneira jamais pensada. Este livro toca no íntimo do leitor fazendo com que o mesmo faça perguntas a si, como por exemplo, questões existenciais "quem sou eu? De onde venho? Pra onde irei depois de morrer?" Questões assim que são um grande mistério para a humanidade, e que o livro explica de forma filosofica tais dúvidas.

Carolina.Pereira 21/12/2016

Sofia Amundsen é uma garota que está prestes a completar 15 anos, que vive uma vida normal, tem amigos comuns, mora com sua mãe e seu pai trabalha no exterior. Um dia, enquanto voltava para casa, ela encontra na caixa de correios uma carta se remetente com a seguinte pergunta "quem é você?", logo seguida de outras que são cada vez mais estranhas e que a questionam sobre suas crenças quanto a origem do mundo e sobre o pensamento humano. Junto dessas perguntas a garota também recebia longas cartas de várias páginas contando a história da humanidade e dos mais antigos filósofos de que se tem conhecimento.
Após um tempo, ela acaba conhecendo aquele que lhe dava aulas, um homem velho chamado Albert Knox, que era profundamente entendedor da filosofia e se dispôs a dar aulas da matéria para a menina, pois ainda acreditava que poderia despertar nela o interesse para o mundo e a curiosidade sobre as coisas da vida, coisas que ela logo perderia quando começasse a entrar na fase adulta. Aos poucos, Sofia vai mudando sua maneira de pensar e agir, surpreendendo sua mãe e professores que não estavam acostumados a raciocínios tão profundos e complexos de uma menina de 14 anos. Alberto e Sofia também desenvolvem uma bela amizade que aparenta ser cada vez mais forte conforme os eventos estranhos que acontecem ao seu redor.
Estranhamente, a menina começa a receber cartas e cartões-postais de um major que está no Líbano desejando feliz aniversário para sua filha chamada Hilde. Em todos esses cartões diziam que os mesmos chegariam a ela por meio de Sofia, no entanto, a menina não conhece e nem sabe onde encontrar a tal de Hilde. Cada vez esses cartões aparecem com mais frequência e tudo leva a crer que alguém está observando bem de perto Sofia e seu professor.
O livro nos faz viajar junto com Sofia por todas a história da filosofia. Tento a função de um livro para ensinar filosofia para adolescentes, cumpre bem seu papel nos apresentando de maneira clara e bem didática a história de cada filósofo, nos apresentando todo o contexto de onde vinham, a origem de seus pensamentos e a influência que ele teve para a sociedade de sua época de períodos posteriores. O contexto como a história é apresentada nos faz indagar sobre juntamente com Sofia sobre as questões propostas pelo professor e trazê-las para nossa vida, afinal, "quem somos?", "de onde viemos?", "para onde vamos", "penso porque existo ou existo por que penso?" sempre serão questões enigmáticas para os seres humanos.
Por volta da metade do livro, temos uma reviravolta surpreendente, e desse ponto em diante, nos vemos presos no mistério a ser desvendando e não apenas na filosofia. O verdadeiro significado de cada existência dos personagens (e até mesmo a nossa) é posta em jogo.
Apesar de todos os pontos positivos, este não é um livro fácil de ser lido e provavelmente várias pessoas irão abandoná-lo por ser um pouco cansativo e não prender muito aqueles que não se interessam pelo assunto. Por ser uma obra tão enriquecedora, recomendo a quem quiser lê-lo, que tenha paciência e, acima de tudo, que tenha real interesse por filosofia para assim poder apreender tudo o que o livro pode oferecer.

site: http://nobrevigarista.blogspot.com.br/

Karina.Rempto 22/12/2016

O mundo de Sofia
É magnífico como Jostein Gaarder conseguiu com magnitude construir um universo fantástico explicando cada etapa da filosofia. O mundo de Sofia é sem dúvida uma hora que deve ser lidos por todos e em momentos diferentes da vida, como o Pequeno Príncipe, pois a cada fase da vida o universo de Sofia Amundesen, a personagem q vê sua vida "sem graça" se transformar em uma aventura filosófica, por causa daqueles benditos postais intrigantes, vai passar uma nova maneira de interpretação e novas descobertas do texto.
Li esta obra primeiramente aos 15 anos, isso mesmo com a mesma idade de Sofia, e fiz várias descobertas, conheci o mundo de Platão e Aristóteles, quis sair da minha caverna para ver o mundo lá fora. E hoje, aos 28 anos tenho novas sensações e novas descobertas a cada página q releio. Com certeza é um livro para se ler sempre!!!

Katia231 01/01/2017

Livro maravilhoso
Não tenho palavras para descrever o que se sente quando se lê "O mundo de Sofia". É um livro divino que faz com que você conheça a história da filosofia de uma maneira mais simples e aprenda coisas sobre a própria vida, como ver através das entrelinhas não só dos livros, mas da vida! Eu amei o livro! E com certeza vou rele-lo!

Lu Souzza 05/01/2017

Quero esquecer esse livro
O mundo de Sofia, pra começar é uma imersão na filosofia, é um livro cheios de porquês, cheio de conselhos e te faz pensar no futuro, te faz questionar a vida, te faz questionar tudo, como qualquer livro de filosofia, e por isso queria esquecer que li. só pra ter o prazer de ler de novo, de novo, de novo e de novo. Vi minha irmã lendo, e li por curiosidade quando eu ainda nem imaginava o que era filosofia. É meu livro favorito no mundo! ♥

Aline 08/01/2017

No mundo de Sofia
Terceira vez que leio integralmente este livro, sem contar as inúmeras leituras seletivas. Para mim é marcante, primeiro por ter sido publicado no ano que nasci, segundo por ser um romance sobre a Filosofia.
Todas as vezes que li o encarei sob uma perspectiva diferente: aos 18 foi a curiosidade sobre a Filosofia e ansiedade para desvendar o mistério entre Hilde e Sofia. Depois tentei entender cada personagem. E agora 6 anos depois da primeira vez, percebi desde o primeiro capítulo as pistas para desvendar os mistérios do Mundo de Sofia. Incrível, como reler um livro pode te trazer sensações diferentes.

Enfim, é difícil para mim resenhá-lo, justamente, por ter tido 3 impressões diferentes e isso estenderia demais a escrita aqui. Então farei apenas algumas observações:
- Primeiro: a forma como cada teoria filosófica conversa com a própria história. Dou destaque para o capítulo sobre Berkeley. Quem já leu entenderá.

-Segundo: meu capítulo preferido é o do Romantismo. A metalinguagem para mim ali foi genial.

-Terceiro: gosto da dinâmica de "aula" no início usada por Alberto:os bilhetes com as perguntas, as cartas explicativas, o vídeo direto da Grécia antiga, a aula de campo na igreja... Porém quando os dois passam a se encontrarem pessoalmente os diálogos se tornam monólogos. Só Alberto fala e as intervenções de Sofia são monossilábicas. Isso é maçante. E curioso, pois antes sim era um monólogo, mas não era cansativo, porém quando finalmente essa proposta de ensino em instigar o aluno a ser o protagonista é possível, o autor manter uma dinâmica totalmente tradicional na qual o professor é o detentor do saber.
-Quarto: o final para mim não poderia ser outro.