O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Mah 26/08/2016

Excelente!
Cada leitura é uma interpretação diferente! Livro pra quem quer começar a estudar e entender um pouco de filosofia. Não é muito fácil de ler mas vale a pena!

Deniz Costa 27/08/2016

Intrigante até o fim
Forma deliciosa de conhecer através de “lições” a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos - , preso, intrigantemente, à leitura sobre uma jovem chamada a entender o mundo.

Monalisa_ 28/08/2016

Viciante do começo ao fim
Sabe aquele livro que você toma gosto pela leitura e não consegue parar até descobrir o que pode vir no próximo capítulo? Então, esse livro é o certo para todo leigo em Filosofia. Se você odeia ou desconhece sobre a filosofia grega e sua história, pode ficar certo que depois vai amar todo e qual assunto relacionado à Aristóteles, Kierkegaard, Descartes, Platão e por ai a lista parece finita, mas você vai compreender o mundo de forma totalmente infinita. A compreensão de Deus, do universo, do homem da Sociedade e da história é algo que você mesmo(a) conclui. Leitura EXCELENTE, Imaginação BRILHANTE!
Por: Monalisa Varela

Gizalyanne 28/08/2016

Cansativo
Bem eu tenho de confessar que não o li por completo, só pulei todas a aulas de filosofia.

Rafa 29/08/2016

Se gosta de filosofia leia, se acha chato ou desinteressante PASSE LONGE, esse livro não te fará mudar de ideia magicamente.
• O livro prende a atenção. As mais de 500 páginas foram fluidas. Há um mistério que norteia a história é te deixa curioso.
• É um livro didático sim. Os filósofos e suas escolas são apresentados como aulas mesmo, em longos diálogos, porém nada cansativos. Se vc gostava de filosofia no Ensino Médio vai ler facilmente, se acha a filosofia chata provavelmente não vai engolir os textos-aula e vai largar o livro pela metade. É um livro muito popular mas, repito, se pra vc a filosofia tem um quê de maçante não espere que esse livro te faça amá-la magicamente, essa não é a proposta dele, e vc vai se decepcionar muito.
• O livro é muito elucidativo, acessível e completo, mesmo que resumido. Está repleto de frases interessantes e de quebra ainda podemos aprender muito sobre a cultura e a sociedade norueguesa.
• Não dei 5 estrelas pelo final, que para mim foi ligeiramente frustrante. A impressão que tive foi que o autor teve que correr para escrever as últimas 30 páginas, de forma que toda a fantasia construída até ali começou a desmoronar. O final é sem sentido e inconclusivo, e muitas pontas ficam soltas.
• Apesar do final, o saldo positivo do livro é imenso. Muita aprendizagem, bom entretenimento. • • Agora vou ler O Dia do Curinga que, dizem, é o livro onde Gaarder despeja sua genialidade verdadeiramente.

Thais.Golin 31/08/2016

O Munm
Eu sempre tive vontade de ler esse livro tanto pela sinopse, quanto pelos comentários que ouvia das pessoas que já haviam lido, até que um dia comprei o livro e disse vai ser agora! rs

Sofia é uma garota prestes a completar 15, mora na Rua Klover,3. Seu pai trabalhava viajando a serviço da ONU e ela e sua mãe se correspondem com ele por cartas.

Um dia após retornar do colégio, Sofia vai conferir as correspondências na caixa dos correios e nela encontra um envelope destino a Sofia Amundsen, Rua Klover, 3. Sofia rapidamente abre o envelope e encontra um folha escrito “Quem é você?. Sofia fica olhando aquela pergunta e pensando “Quem sou eu?! Eu sou Sofia Amundsen”, essa pergunta gera um turbilhão de pensamentos na cabeça de Sofia “Quem me enviou esse envelope?”, ” Quem mais poderia ser eu? Eu sou eu!”. Sofia tornou a ler a misteriosa carta. Quem é você?

Óbvio que ela sabia. Era Sofia Amundsen, claro, mais quem era essa pessoa? Isso ela não havia descoberto direito ainda.

Depois de se questionar e pensar sobre o seu lugar no mundo, resolveu verificar se na caixa do correio não existia outro envelope. Ela tremeu da cabeça aos pés ao ver outro envelope, igual ao anterior, nesse envelope havia seu nome escrito e nele havia outra pergunta “De onde vem o mundo?”, depois de muito pensar sobre as perguntas, Sofia resolveu ir até a caixa de correios novamente e lá existia um cartão postal destinado a “Hilde Moller Knag a/c Sofia Amundsen. Rua Klover, 3” onde estava escrito:

Querida Hilde,
Meus parabéns pelos seus quinze anos. Como você sabe, quero lhe dar um presente que a ajude a crescer como pessoa. Desculpe-me por enviar o cartão por intermédio de Sofia. Foi mais fácil assim.
Beijos,
Papai

E á partir dai começam os mistérios do livro, os envelopes aos poucos irão se revelar como um curso de filosofia à distância. O autor mistura o enredo da Sofia com os grandes filósofos e pensadores, tais como Demócrito, Sócrates, Platão, Marx, Darwin, Freud entre outros, o professor de filosofia leva Sofia por lugares que ela jamais imaginaria contanto a história da filosofia.

No meio do livro o autor insere outro mistério que só se revela nas últimas páginas. Confesso que em alguns momentos a curiosidade por esse mistério foi o que me fez continuar a leitura. Foi o livro que eu me obriguei a ler em determinados momentos e que em outros eu queria ler para descobrir o que iria acontecer.

O final, não irei revelar para não acabar com a surpresa do livro, mas o livro me levava a pensar em um final e o final que o autor escreveu foi completamente diferente, surreal e me deixou naquela ressaca literária após terminar um livro, por vários dias fiquei refletindo sobre o desfecho.

Bom, não é uma leitura leve que quando você pisca o olho já terminou o livro, mas é uma leitura enriquecedora. Nunca tinha pensando na filosofia dessa mesma forma. Pesquisei algumas resenhas antes de comprar o livro e todas as pessoas dizem a mesma coisa “É um livro para ser lido mais de uma vez ao longo da sua vida”, pois para cada momento que você estiver, você irá absorver as informações de forma diferente.

Classifiquei como 4 estrelas devido eu ter que me obrigar em alguns momentos a ler, pois o livro não havia prendido minha atenção naquele momento, mas fora isso acho super válido que todas as pessoas em algum momento de suas vidas possam ler.

talita.rodrigue 31/08/2016

O MUNDO DE SOFIA, JOSTEIN GAARDER
Sofia era uma adolescente normal. Como todos os dessa idade, com muitas dúvidas sobre a vida. Incrivelmente aparecem cartas de um alguém misterioso que prometem sanar suas dúvidas sobre a vida e tudo mais. De cartas sobre o jardim do Éden, a cartola, os mitos, os filósofos da natureza, Demócrito, o destino, Sócrates, Atenas, Platão, a cabana do major, Aristóteles, o helenismo, cartões postais, círculos culturais, Idade Média, Renascimento, Barroco, Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Berkeley, Iluminismo, Kant, Romantismo, Kierkgaard, Hegel, Marx, Darwin e Freud. E uma surpresa, só se você ler vai saber o quê dessa lista anterior não deveria estar aí! Risos. Ignorando isso, o livro é uma grande viagem pela história da filosofia, como diz o subtítulo.

site: Para ver mais opções com relação a essa resenha acesse: https://resenhasafins.wordpress.com/2016/07/28/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder/

Ludmila119 31/08/2016

O Mundo de Sofia
O livro começa quando Sofia Amundsen, em vias de completar 15 anos, recebe pelo correio cartas endereçadas a ela com perguntas muito estranhas: quem é você? De onde vem o mundo? Assim começa seu curso de filosofia com um professor chamado Alberto Knox. Ele a levará em uma viagem pelo mundo da filosofia que vai dos pré-socráticos até os filósofos atuais. Alberto mostrará a sua aluna as grandes perguntas que os filósofos vêm fazendo desde o começo da humanidade. Estas perguntas, muitas delas sem resposta, são capazes de tirar as pessoas de sua realidade cotidiana e leva-las a refletir sobre como é impressionante e emocionante viver. Ao mesmo tempo em que tem suas aulas, Sofia recebe cartas que deveria entregar a Hilde Moller Kang, uma garota que nunca viu e não conhece. Com o desenrolar da história, Sofia percebe que está envolvida por mistérios muito maiores do que imaginava e que cabe a ela e seu professor de filosofia tentar responder.

Nesse romance da história da filosofia, pode-se dizer que Gaarder, conseguiu atingir seu objetivo. O livro é uma ótima porta de entrada àqueles que procuram um primeiro acesso ao universo da filosofia. Assim como todos os livros introdutórios escritos por bons autores, este também incita uma vontade de conhecer que vai além do próprio livro, o assunto acaba por não se fechar em si mesmo.

No entanto, como apreciadores de uma contra-história da filosofia, não podemos deixar de comentar a escolha dos filósofos. Enquanto Sócrates e Platão possuem seus próprios capítulos, os Cínicos e Epicuristas estão incluídos entre os vários grupos helênicos considerados “socráticos menores”. Enquanto as ideias de Kant e Hegel são didaticamente explicadas, as de Schopenhauer e Nietzsche são ignoradas. Por outro lado, lembremos que a história da filosofia nas academias também passa fundamentalmente por alguns nomes e ignora alguns outros, o que acaba criando uma história dominante das ideias que é passada adiante e uma história das ideias dominada, ou vencida, que fica estagnada. Outra questão é o fato de que a proposta do livro não poderia aliar a abrangência de ideias da Antiguidade e do séc. XIX, por exemplo, e continuar acessível. Não pela dificuldade, mas pela extensão. Notemos que o livro tem mais de quinhentas páginas e, por conta disso, já é bastante denso. Quem sabe, um dia Gaarder não lance seu romance da contra-história da filosofia e fale dos Utilitaristas, Materialistas, Libertinos, Nietzschianos, entre outros.

Enfim, este livro foi muito importante para nosso primeiro contato com o mundo da filosofia e é aconselhável para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais desse universo incrível, principalmente se você tem entre 15 a 20 anos. Apesar dos defeitos que apontamos, as qualidades ainda superam em muito estes defeitos, ainda mais porque sua principal qualidade é fazer nos apaixonarmos pelas questões filosóficas, e voltar a nos impressionar com a enorme beleza de estarmos vivos.

Hozania 31/08/2016

Aprendi muito
Esse livro é simplesmente maravilhoso... Aprendi mais nele sobre o mundo da filosofia do que em todos os anos de escola, e o melhor de tudo, não é um aprendizado cansativo, a historia realmente te envolve, faz parar pra pensar em sua própria existência, um fenômeno esse livro... Me fez querer saber mais e mais sobre os filósofos e seus pensamentos.

Railton 01/09/2016

Romance da História da Filosofia
O Mundo de Sofia é exatamente o que diz ser, um romance da história da filosofia. No começo da trama, a personagem principal, a adolescente norueguesa Sofia Amundsen, passa a receber cartas dum estranho que a provê, primeiro por correspondência, depois pessoalmente, com um curso completo de filosofia, que cobre desde a Antiguidade Clássica, passa pela Idade Média e chega quase aos dias atuais. No final das contas, o curso ministrado pelo professor serve não só para Sofia, mas também para o leitor, já que os textos são bem didáticos e resumidos.
Enquanto isso, há fenômenos estranhos acontecendo na cidade em que Sofia mora: o clima muda de uma hora pra outra, personagens fantásticos aparecem nas redondezas, e tudo parece ser fruto de alguém que está sempre observando Sofia e o seu professor.
Livro excelente para quem tem interesse em aprender sobre a filosofia de uma forma simples e didática. É um pouco juvenil, mas sem dúvida tem algo a ensinar ao leitor de qualquer idade. Perde algumas estrelas na minha avaliação por ser demasiado longo, mas continua sendo uma boa leitura.

Laura 02/09/2016

Perfeito!
Ótima visão de mundo, aborda a historia da filosofia de modo em que fique mais prático de entender, tem uma história tomando um rumo cada vez mais empolgante, após ler esse livro você vai ver o mundo de outra forma!

Carolina.Miranda 02/09/2016

Melhor livro
Pra mim, este livro é um dos melhores já escritos. Não só pelo fato de eu amar filosofia imensamente, ou por gostar de enredos meio malucos, mas por este livro ser capaz de mostrar um conteúdo complexo como filosofia em um enredo viciante e adrenérgico!

Priscila 02/09/2016

Essa sim deveria ser leitura obrigatória na escola
Todas as pessoas deveriam ler este livro na época da escola, na época em que nosso caráter ainda está sendo moldado e que a descobrir a filosofia é uma descoberta do nosso mundo.... O livro faz um resumo da história da filosofia de modo menos didático, o que atrai o leitor. A grossura do livro, que pode inibir os estudantes e iniciantes em uma leitura mais séria, torna-se irrelevante no decorrer da história de Sofia, já que você quer saber logo afinal quem é quem e quais são os mistérios apresentados. Depois de mais de 15 anos de lido pela primeira vez, o livro que me fez descobrir a filosofia e buscar mais sobre essa ciência, ainda me provoca vontade uma nova leitura, como se fosse uma nova história.

Anna.KNonaka 02/09/2016

Contagiante

Mia 03/09/2016

Um livro maravilhoso, me apresentou o mundo da filosofia e com certeza um dos meus favoritos!