O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

helololo 28/02/2023

O mundo GENIAL de sofia
Terminei esse livro a pouco tempo então ainda estou com as ideias bem quentes na cabeça. "O mundo de Sofia" é muito bom pra quem se interessa por filosofia ou é (como no meu caso) um overthinker de primeira. Ele te faz refletir sobre assuntos que você provavelmente nunca nem cogitaria pensar, além de colocar um mistério bem envolvente tratando da Hilde e do Major. Provavelmente pelo fato de ser um livro que também nos ensina muita coisa as vezes a leitura fica um pouco pesada, por isso pode tentar fazer como eu e ler um capítulo por dia e quando você ver vai estar comendo, dormindo e respirando a vida da Sofia

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo de Sofia" é um romance sobre a história da filosofia, escrito por Jostein Gaarder. O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma adolescente norueguesa que começa a receber cartas anônimas com perguntas sobre a filosofia. A partir dessas cartas, ela é guiada por um professor de filosofia, Alberto Knox, através da história da filosofia ocidental. O livro é dividido em duas partes, com um total de 37 capítulos. Na primeira parte, Alberto ensina a Sofia sobre a filosofia pré-socrática, Platão, Aristóteles, a Idade Média e o Renascimento. Na segunda parte, eles exploram a filosofia moderna, incluindo a Revolução Francesa, o Romantismo, o Existencialismo e o Marxismo.

Principais ideias:

A filosofia é uma disciplina que envolve reflexão sobre questões fundamentais da existência humana, como o sentido da vida, a natureza do universo e a relação entre mente e corpo.
A história da filosofia é uma narrativa contínua de ideias e pensamentos que se desenvolveram ao longo do tempo.
Cada filósofo e movimento filosófico tem uma perspectiva única sobre o mundo e as questões que o cercam.
A filosofia pode ser aplicada a questões cotidianas e pode ajudar as pessoas a encontrar respostas para problemas pessoais e sociais.
Contribuição:
"O Mundo de Sofia" é uma introdução acessível e divertida à história da filosofia ocidental. Ao contar a história da filosofia como um romance, Gaarder torna as ideias filosóficas complexas mais acessíveis e fáceis de entender. O livro é uma ótima ferramenta para quem quer começar a explorar a filosofia, mas não sabe por onde começar. Além disso, o livro incentiva a reflexão sobre questões fundamentais da existência humana, tornando-o útil tanto para estudantes quanto para leitores comuns.

Sobre a segunda leitura:

"O Mundo de Sofia" é um romance que conta a história da jovem Sofia Amundsen, que começa a receber cartas anônimas com perguntas filosóficas que a levam a refletir sobre a vida e o universo. Através dessas cartas, ela é guiada por um misterioso professor de filosofia, Alberto Knox, que a ensina sobre a história da filosofia e os pensadores mais importantes de cada época.

Ao longo da história, Sofia viaja por diferentes períodos históricos e conhece nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes e Kant, entre outros. Ela aprende sobre as grandes questões filosóficas, como a existência de Deus, a natureza humana e a origem do universo.

Mas nem tudo é fácil na jornada de Sofia. Ela começa a questionar sua própria existência e a perceber que a filosofia pode ser uma jornada solitária e desafiadora. Além disso, ela se depara com o fato de que a filosofia pode ser usada para justificar ações terríveis, como o nazismo.

No final, Sofia descobre a identidade do professor Alberto Knox e a verdadeira razão por trás das cartas. Ela aprende que a filosofia não é apenas um conjunto de teorias, mas uma maneira de ver o mundo e de questionar a realidade. "O Mundo de Sofia" é uma obra que nos faz refletir sobre o sentido da vida e o papel da filosofia em nossas vidas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Ricardo369 26/02/2023

Uma incrível viagem filosófica
Se você não gosta de filosofia, vai passar a gostar! Li esse livro por volta de 2004/2005, através de uma amiga que me emprestou. Com certeza gostaria de reler hoje em dia. O final, do pouco que eu lembro é surpreendente, vale cada pagina!

Ludmila.Pantarotto 25/02/2023

Final surpreendente
" Quando levantamos os olhos para o céu, é como se procurássemos um caminho de volta que um dia fomos "

Li essa incrível história pela primeira vez aos 15 anos, me ensinou muito sobre pensamentos críticos. Super indico esse mergulho no mundo da filosofia ??

Por Garoto 25/02/2023

VOCÊ VAI AMAR!
Vai te fazer amar filosofia, vai por mim. =)
O mundo de Sofia é aquele tipo de leitura em que um assunto te é apresentado sem que para tanto você fique entediado, pelo contrário, tudo conversa tão bem com a narrativa que você mal percebe que está lendo um assunto tão complexo. A estória em si é muito boa, se você espera encontrar marasmo, lamento (?) informar, vai se surpreender com a qualidade e ritmo desse livro que, definitivamente, é o melhor do autor!
Leia sem presa, você não perde por esperar!

site: @Por_Garoto

Lê :) 22/02/2023

?Sou apenas personagem de um livro de filosofia??
A filosofia é encantadora, e a maneira como o autor a representou neste romance foi incrível! Foi maravilhoso conhecer um pouco do mundo de Sofia. Me senti parte da história tantas e tantas vezes.

Tem um conteúdo extraordinário: apresenta um breve curso de filosofia e ainda traz uma história muito boa. É engraçado, leve, simples e de fácil entendimento. Quem gosta de filosofia vai amar!

Gostei bastante do final do livro apesar de não ter tido um desfecho nítido. O que será que acontecerá quando Hilde e seu pai chegarem lá? A história não acaba ai.

De fato, não é um livro para ser lido apenas uma vez. Lerei outras vezes e com o mesmo entusiasmo de quando li pela primeira??

Gabriela1147 20/02/2023

Pra mim isso aqui é puro livro didático. Se vc não gosta de filosofia, vc não vai conseguir ler ele. Mas pra qm gosta, vai q é na certa. Eu sinceramente amei esse livro e aprendi várias coisas q agr eu esqueci
beatriz3345 09/03/2023minha estante
kkkkk eu sou assim, estou lendo ainda e as vezes ele citam coisas do capítulo passado e eu fico ???

maria11580 19/02/2023

No geral é um livro muito bom, me diverti lendo e dei graças a Deus pelo prof ter indicado pq se ei tivesse que aprender sobre filosofia só nas aulas dele não ia rolar não k

Ju 19/02/2023

O Mundo de Sofia
Esse livro é muito lindo, eu me apaixonei pela história do início ao fim. Foi essa obra que me encantou pela filosofia e eu devo muito a ele e ao seu autor por isso!

Thalia 17/02/2023

É um livro muito singular!
O Mundo de Sofia é um romance que nos leva para uma viagem filosófica única! Através dos diálogos do misterioso professor de filosofia Alberto e sua curiosa aluna Sofia, podemos conhecer os principais pensamentos filosóficos, de forma cronológica, leve e sintética?o enredo da história é no mínimo curioso e muito criativo ?e a capacidade de escrita do autor é admirável! Vale a leitura.

Httplilltlestar 17/02/2023

Mundo de sofia
Mano eu até gostei bastante do livro, mais o problema é que acaba sendo cansativo a leitura porque é muita coisa e a história começa a ficar enrolada, o livro é sim interessante MAS teve umas páginas que mal lia de tão cansativo, terminei no sofrimento de querer acabar logo este livro.

rebeka 16/02/2023

Valioso
Uma boa introdução na filosofia. Por se misturar com a trama, as partes mais "didáticas" acabam ficando leves e até mais fáceis de entender. Achei a parte da trama um pouco massante porque demorou muito para desenvolver, mas todo o conteudo valioso desse livro com certeza compensa isso!

Lais353 16/02/2023

Uma aula completa de filosofia
Eu não gosto muito de filosofia, não tenho nada contra pensadores, acredito na importância da filosofia para o mundo, mas para mim, deve ser natural seu uso aos poucos, em medidas baixas para que sua absorção seja pensada e digerida.
Somos seres pensantes e por isso, é normal questionarmos tudo o que existe, mas o que eu gostei do livro é exatamente isso, vai mostrando os diferentes modos filosóficos de ver o mundo, a vida e tudo que existe entre eles.
Só por isso, o livro já me ganhou, embora a narrativa seja um pouco maçante, o final foi surpreendente.
Eu gostei, e indico.