Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Cris.Aguiar 20/02/2022

Delicado
A escritora, baseada em um relato da história de Kafka, recria como homenagem uma passagem da sua vida e com muita delicadeza e uma boa imaginação, nos faz emocionar com o que aconteceu, mas não há provas.

Vale a pena a viagem!
Recomendo

Silvia.Hikari 20/01/2022

Inspirado em uma história real, Jordi Sierra i Fabra conta o singular episódio em que o escritor Franz Kafka acaba assumindo o papel de carteiro de bonecas numa tentativa de consolar uma menina que havia perdido sua querida boneca. Kafka conta à menina que sua boneca na verdade estava viajando e que deixara uma carta para a menina! Assim, durante semanas, ele se encontrou com a menina trazendo consigo cartas cheias de aventuras vividas pela boneca viajante...
As cartas e a menina nunca foram encontradas. Mas Jordi conseguiu imaginar e escrever um belo livro inspirado nessa história!

thesirkogirl 16/01/2022

li a edição da minha mãe. um livro qualquer que ela guardou tem muito tempo na estante de livros dela. um livro qualquer que foi perdido no tempo, até que eu nasci, até que ela teve que escolher um apelido pra mim, até que eu aprendi a ler.

então cá estou eu, Isadora, a Dora da vida da minha mãe, no auge dos meus 16 anos, lendo, finalmente, o livro que ela guardou por tanto tempo. o livro que sempre pediu para eu ler.

não sei dizer ao certo qual foi a minha reação ao descobrir que uma das personagens do livro se chamava Dora, muito menos qual foi minha reação quando descobri o nome da próxima boneca. mas, sei que amei.

passei grande parte do livro achando que o motivo das súplicas por parte de minha mãe fossem por isso, por ter uma personagem com o mesmo nome que eu ? já que ela guarda livros com ele. até que eu terminei o livro, e finalmente entendi.

devo agradecer a ela por ter pensando em tudo, em tudo mesmo.

KRG 29/11/2021

Maravilhoso
Esse livro é muito bom, e tocante te faz entrar no livro e você simplesmente lê ele em uma sentada.
Fiquei muito surpresa no final, por saber que essa história é realmente verdadeira, amei simplesmente... É uma dos livros físicos que quero na minha enstante!

UmaAmanteDeLivros 27/10/2021

A escola pediu para ler esse livro. No início achei que seria empolgante, porém no final me decepcionei. Recomendaria para uma criança de no máximo 8 anos ler, mas para crianças mais velhas eu não recomendaria.

re 18/10/2021

Ótimo!!!!
Achei o livro muito fofo. Te prende a cada página, bem fácil e dinâmico de ler. Ótimo pra passar o tempo.

Kauane.Araujo 09/10/2021

É uma leitura tão leve que consegui ler em uma hora.
A leveza que ele escreve as cartas é são contadas no livro foi ótimo.
Achei que teria dificuldade para ler, mas não tão rápido que gostei
Uma ótima leitura para um tarde relaxante.

analeferro 02/10/2021

Inocência e imaginação
?Kafka e a boneca viajante? é uma história sobre a breve amizade entre Kafka e uma menininha chamada Elsi que perdeu sua boneca. O autor, tomado pela empatia, começa a escrever cartas como se fossem da boneca perdida contando suas aventuras pois teria viajado e não sumido sem explicação.

Foi uma leitura super rápida e leve, muito tocante inclusive. Essa história é real, o que me encantou mais ainda, fiquei com muito interesse em ler obras do Kafka pois até hoje só li Metamorfose. Retomando sobre o livro em si, achei muito fofo e dá vontade de ler várias e várias vezes pela sensação de conforto deliciosa que senti.

Recomendo muito, principalmente para aqueles que procuram leituras leves e tocantes.

Fabi.Filippo 24/09/2021

Muito bonitinho
Um ano antes de morrer em 1924 e já doente com tuberculose, Kafka passeava pelo parque Steglitz quando ouviu um pranto desesperado. Uma menina chamada Elsi chorava a perda de sua boneca Brigida. Comovido e com a intenção de acalmar a menina , Kafka se auto intitulou o carteiro de bonecas e inventou que a boneca saiu para viajar pelo mundo e que escreveria cartas para sua antiga dona.
E durante 3 semanas todos os dias Kafka saia ao encontro da menina no parque levando cartas escritas por ele , se passando pela boneca.

Quando Dora , a companheira de Kafka tornou o fato público, Klaus Wagenbach um estudioso de Kafka procurou a menina sem parar, com a esperança de saber o conteúdo das cartas. Mas ela nunca foi encontrada.

O livro é baseado nesta história que realmente aconteceu e apesar dos diálogos e das cartas serem frutos da imaginação do autor não há como não vibrar com a sensibilidade de Kafka.

Um livro muito lindo para todas as idades !!!

leti 09/09/2021

saudades da minha infância
eu simplesmente amei este livro! me deu uma sensação de conforto e deu um gostinho de infância, onde nós acreditávamos nas coisas mais impossíveis e não tínhamos nenhuma obrigação além de brincar. foi uma leitura bem levinha, que me deixou totalmente apaixonada na história, esses dias eu estava bem ansiosa em relação a algumas coisas, então decidi ler alguma coisa, e essa foi a opção perfeita, me deixou totalmente presa ao o que acontecia e me fez esquecer do mundo ao meu lado. eu achei a escrita fluida e apaixonante, parecendo com que eu não me cansasse dela e me imaginasse dentro do livro. não estava com tanta fé na história, pois esse era um livro que eu tinha que ler para a escola, e normalmente eles não indicam livros que eu goste, porém me surpreendeu, tanto que virou um dos meus favoritos. resumindo tudo, apenas falei bem do livro e recomendo muito!

Dessa_R 05/09/2021

Leitura leve e rápida
Foi muito breve e é interessante perceber o doce em um carteiro de bonecas.
Com as viagens de Brígida o que poderia ser um trauma para uma menininha vira uma história com aventuras e um final feliz.
É um livro fácil de ler, indicado para todas as idades!

Gustavo.Fernandes 31/08/2021

[Resenha Literária] Kafka e a boneca viajante, de Jordi Sierra i Fabra. #EP 03
Neste episódio, Gustavo Ribeiro comenta o livro "Kafka e a boneca viajante", ficção inspirada em um fato real da vida do escritor tcheco Franz Kafka. Esse livro é super leve, agradável e muito rápido de ler, boa indicação para todas as faixas etárias. Se quiser saber mais, pega seu cafezinho e dá o play no episódio!

site: https://anchor.fm/gustavo-fernandes-ribeiro/episodes/Resenha-Literria-Kafka-e-a-boneca-viajante--de-Jordi-Sierra-i-Fabra--EP-03-epa1s9

Lu 15/08/2021

Maravilhoso
Jordi escreveu os diálogos e as cartas que nasceram dos encontros de Kafka e a garotinha que havia perdido sua boneca.
As cartas reais jamais foram encontradas e o evento foi narrado pela última esposa de Kafka.
Um livro encantador que te deixa com o coração sorrindo de felicidade....
Recomendo a leitura!

Caroline Patueli 09/08/2021

O carteiro de bonecas
Descobri Kafka e a Boneca Viajante por acaso e se tornou um dos livros infantis mais bonitos que já li.

A história do livro se baseia na vida real: "Um ano antes de sua morte, Franz Kafka viveu uma experiência singular. Passeando pelo parque de Steglitz, em Berlim, encontrou uma menina chorando porque havia perdido sua boneca. Para acalmar a garotinha, inventou uma história: a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele, um 'carteiro de bonecas', tinha uma carta em seu poder que lhe entregaria no dia seguinte. Naquela noite, ele escreveu a primeira de muitas cartas que, durante três semanas, entregou pontualmente à menina, narrando as peripécias da boneca vividas em todos os cantos do mundo. Inspirado por essa história pouco conhecida de Kafka, contada por Dora Dymant, companheira do escritor na época, Jordi Sierra i Fabra recria as cartas nunca encontradas e que constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século XX."

Quando li essa sinopse fiquei encantada, ver o Kafka em uma situação dessas é muito diferente do que estamos acostumados nos livros dele, onde impera uma atmosfera tão pesada e desesperançosa.

A ideia das cartas foi um ato criativo e de grande generosidade do escritor com a pequena, mostra muito da personalidade de Franz. Impossível não sentir empatia por uma pessoa que se dedica a tal feito.

Ressalto também a bela escrita do Fabra e, assim como eu, muitos fãs do Kafka devem ter ficado felizes em poder imaginar como foram essas cartas junto ao escritor, remontar todo esse processo.

Para adultos e crianças, vale muito a pena a leitura, belíssimo livro.

Ju Ragni 06/08/2021

Uma doçura para ler em duas horas
Gostei muito desse livrinho. É uma ficção a partir de um fato narrado pela companheira do escritor após sua morte. Na época do ocorrido, ele já estava bastante debilitado pela tuberculose, tendo morrido apenas um ano depois. Mas é uma surpresa que um autor tão incisivo, capaz de escrever livros tão chocantes e realistas, tenha se transformado, mesmo que por algumas semanas num "carteiro de bonecas". Não sei se nos dias de hoje essa história teria sido possível, mas para ele foi, e com certeza, deve ter sido uma experiência muito gratificante. E também será para quem ler, com certeza.