Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Othersasversion 11/05/2024

"A morte era amarga. Tão áspera e dura..."
Estou simplesmente sem palavras com esse livro. Peguei-o na escola e achei que séria uma literatura como as outras que tem por lá, mas, cara... que fenomenal, perfeito, espetacular...(outros milhares adjetivos kkk). É um livro inspirado em um escritor real, que faleceu em 1924, sem publicar sua obras, devido a tuberculose. O autor narra-o de uma forma emocionante, que a cada palavra vc consegue perceber o que ele queria transmitir por meio delas. É aquele livro que vc leva para a vida.

cecis 06/05/2024

🤬 #$%!& . Que livro sensacional. Ler ele foi uma experiência tão breve e tão intensa, todas as palavras do autor pareciam fazer tanto sentido que você simplesmente não quer pular um segundo, todos os momentos de Kafka com a Elsi sao fascinantes, e ele passa muito o sentimento de fascínio que eu possuo pela mente brilhante de varias Elsi's do mundo. Me sinto inteiramente grata por ter lido esse livro de forma tão ágil, e por ele ser tão agradável quanto eu desejava.
"Por que a dor infantil é tão poderosa?"

Leticia2513 03/05/2024

Por mais carteiros de bonecas
Muito da história de "Kafka e a boneca viajante" é falso. Mas é algo que o próprio escritor da obra afirma, já que ele não foi nenhuma testemunha da situação, apenas dos relatos da última namorada do Kafka.

Mas o que é inegável é a beleza dessa história que apesar de não totalmente real, tem muita verdade. É interessante ler sobre autores já mortos porque sempre vai ter uma dúvida na nossa mente sobre quem era ele como pessoa e não como escritor. Admiro o Franz profundamente, de todo o meu coração, porque quando ele escreveu "A metamorfose", ele escreveu um pouco sobre ele, um pouco sobre mim e um pouco sobre milhares de pessoas que se identificam com o Gregor Samsa.

Esse livro é tão lindo que enquanto eu lia ficava pensando que o homem que admiro foi uma pessoa muito boa de verdade. Acho que quase ninguém faria algo assim, ninguém teria a ideia e a disposição de impedir o trauma de uma criança. E acho que se a gente tivesse mais carteiros de bonecas, nosso "eu" criança seria mais feliz.

Germana14 02/05/2024

Kafka e a boneca viajante
Um livro encantador que conta a história de Franz Kafka e uma garota que perde sua boneca. Para que ela não sinta a dor de perder sua boneca querida, Kafka diz pra ela que a boneca viajou e lhe deixou uma carta.
Assumindo o papel de carteiro de bonecas, ele passa três semanas lendo as cartas e contando as aventuras de Brígida, até que sua dona aceite o fato.
Ele impediu que a garota crescesse magoada por ter perdido sua amada boneca.

?Acontece que os sonhos são a base da vida. Sem sonhos, somos apenas corpos perdidos vagando na rotina.?

Encantada!

Dudu Menezes 01/05/2024

Grata surpresa
Hoje, pela manhã, concluí a leitura desta pequena grande obra. " Kafka e a boneca viajante", de Jordi Sierra i Fabra, publicado pela @editorawmfmartinsfontes . É um livro que emociona e ilumina novas perspectivas sobre empatia, cuidado, aprendizado e finitude da vida.

A narrativa é baseada em uma história real, vivida por Kafka, em 1924, pouco antes de vir a falecer. Já com a saúde bastante debilitada, vivendo com sua última companheira, Dora Dymant, ele costumava frequentar o parque de Steglitz, em Berlim, entre a escrita de um livro e outro.

Nesta época, o autor de A Metamorfose - um dos livros mais incríveis que já li na vida - sofria de um agravamento no seu estado de saúde, por conta da tuberculose, e ia ao parque como parte de uma rotina de muito esforço para se manter o melhor que pudesse. E foi lá, conforme contou Dora, após a sua morte, que ele conheceu uma menina, ainda em processo de alfabetização, que chamou sua atenção por ter aberto um berreiro, em pleno parque, estando sozinha.

Kafka achou que ela havia se perdido de sua mãe e foi tentar ajudá-la para ver o que poderia ser feito, mas descobriu que, na verdade, ela chorava porque havia perdido a sua boneca. Sem êxito em acalmá-la, ele tem a ideia de dizer a menina que a boneca não havia sido perdida e sim havia saído para viajar e que ele, Kafka, era um "carteiro de bonecas". Prometeu, assim, que voltaria, no outro dia, com uma carta da "boneca viajante" e conseguiu fazer a menina parar de sofrer pela sua perda.

Acontece que a cada dia a menina esperava uma nova carta e ele foi criando histórias de aventuras por várias partes do mundo, trazendo lições encantadoras sobre o verdadeiro amor, que não ama para si, mas para que o outro possa ser livre e crescer conforme as suas experiências e vontades.

Vi, em algum lugar, que este seria um livro "infanto-juvenil", mas eu recomendo a todos, independente da idade. É daqueles para sentar e ler de uma vez só ou ir lendo, aos poucos, como uma boa dica para quem quer começar a desenvolver o hábito de ler. A história do livro se baseia neste fato real e nos faz estar mais próximos do autor, também, em seus últimos dias de vida.

Leiam!

CapivaraDoce 01/05/2024

Livro lindo com uma narrativa muito gostosinha de ler. Traz reflexões interessantes e uma história cheia de inocência. Com certeza recomendaria e leria de novo.

Francisco QB 28/04/2024

Kafka e a Boneca Viajante
Li este livro em uns 6 dias, e gostei bastante dele.

A história conta sobre um escritor chamado Franz Kafka, que estava sentado num banco do parque Steglitz, Alemanha. De repente, ele vê uma menina chorando, pois havia perdido sua boneca. Kafka então fala que ela não havia a perdido, e que ela foi na verdade viajar.

Thalita246 01/04/2024

Emocionante
A história é encantadora, acabei me emocionando em certas partes do livro. É um livro que faz a gente refletir.
Nessa história vamos conhecer uma menininha que perdeu sua boneca no parque , e Kafka acaba dizendo a ela que a boneca dela está viajando o mundo .
Gente esse livro é bom demais . Até o momento uma das melhores leituras desse ano .

iarakessia 30/03/2024

Sem igual
Quantos de nós ao ver uma criança desconhecida em um Parque, iria até ela pra lhe perguntar o que houve? E quantos de nós, criaríamos uma história para consola-la após a perda de algo tão precioso para ela? Bem, Franz Kafka fez exatamente isso. E graças a Deus ele contou para sua companheira na época, Dora. Pois assim Jordi teve como criar essa história baseada em fatos reais tão comovente e especial. O coração ficou tão aquecido durante toda a leitura.

Orphic 10/03/2024

????
Que história linda, por mais curta que seja, não foi uma história tão rápida.
Amei cada pequeno capítulo.
Eu imaginei tudo com a mais perfeita calma.
Kafka foi tão maravilhoso para uma criança, se ele tivesse sido pai, acho que teria sido o melhor pai.
apucarana 10/03/2024minha estante
só foi tao curta por causa de uma questao contratual. o livro era pra ter mais 200 paginas mais ou menos.

lessofyou 07/03/2024

A dor infantil
?Tudo que você ama, você eventualmente perderá, mas, no fim, o amor retornará em uma forma diferente.?

Beca 28/02/2024

Não sei se gostei exatamente, no começo não achei tão interessante, mas depois quando li "como a história surgiu" fez um pouco mais de sentido