Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Guilherme1988 22/08/2023

Kafka e a Boneca Viajante
No fim de sua vida Franz Kafka se deparou com uma situação peculiar, uma menina chorando por que perdeu sua boneca. Para acalmar a menina, ele escreve cartas, como se fosse a boneca tão preciosa da garota.
O livro tem o intuito de comover o leitor com as cartas, porém acho que o autor não conseguiu captar a essência necessária para isso.

anninha6 12/08/2023

Até que é bom!!
Este livro a escola que mandou lermos, então me surpreendeu a história, pq era realmente legal. Assim, o livro é curtinho e fácil de ler, mas se a escola n tivesse mandado eu ler eu n leria, n é um história q da pra se esperar mto, mas é boazinha até !!

Nat 09/08/2023

Uma história sobre empatia, amor e devoção
Essa é uma das histórias mais lindas que já li. A autora teve uma sensibilidade em escrever sobre que me tocou profundamente. Gostaria de que "Elsi" - em aspas porque nunca soubemos o nome da menina que perdeu a boneca - tivesse compartilhado as verdadeiras cartas e tivesse falado sobre Franz e como foi passar essas 2/3 semanas com ele sendo seu carteiro de bonecas. Enfim, lindo e apaixonante; um livro de poucas páginas que você le em um dia mas guarda os escritos dele por toda a vida.

Alexandra Garcia 04/08/2023

A coisa mais linda
A priori achei que era uma história infantil, porém, é muito além disso. É uma história cheia de esperança, solidariedade, empatia e principalmente, amor. É lindo o amor do Kafka pela escrita, pela menina, a boneca a Nora? Contudo, cada carta enche nossos corações a ponto de transbordar sentimentos inenarráveis. Eu amei e simples daria mil ?

DIRCE 20/07/2023

Até parafraseei Drummond
Quando li a sinopse do livro "Kafka e a boneca viajante", pensei: preciso ler, preciso muito.
Dora Dyamant que vivia com ao Kafka conta que o autor manteve contato com uma menina que encontrou em um parque chorando porque ela perdera sua boneca.
Para consolar a menina Kafka disse que sua boneca tinha viajado e, para sustentar essa mentira , durante três semanas ele escreveu cartas para a menina se passando pela boneca.
Bem, as cartas constantes do livro, não foram as cartas escritas por Kafka e , sim, por Jordi Sierra, escritor espanhol (1945). Confesso que as cartas do escritor espanhol não chegaram a me emocionar, porém quando chegou ao final ...Ora, o final é meu.
Jordi Sierra esclarece que Klaus Wagenback, um estudioso de Kafka , fez buscas próximo ao parque para saber do paradeiro da da menina, interrogou vizinhos e até colocou anúncios nos jornais , porém não obteve sucesso.
Seria uma lenda? A história da Elsi, a menina do livro pode ser, mas a meus aquela que vou contar podem acreditar que não é, tampouco uma mentira.
Eu acho que o Kafka deve ter se materializado no ano de 1958. Só pode.
Contava, eu, com seis anos de idade e, em uma noite fria de inverno, meus pais me levaram a uma Festa Junina da igreja a qual frequentávamos e, lá, estava havendo uma quermesse - uma festa para arrecadar fundos para a igreja. As pessoas compravam rifas, uma roleta era girada , parava em um número qualquer e a pessoa de posse da rifa com o número sorteado era premiada com uma boneca. Havia um senhor que comprava muitos números e é claro que ele ganhava as bonecas. Cada boneca que ele ganhava ele dava para uma menina. De repente, não mais que de repente ele me diz: a próxima será a sua. Já deu para imaginar? E o homem ganhou mais alguma boneca? Recordo-me como se fosse hoje. Eu estava à beira de cair em um choro sentido, quando ele me disse: não fique triste, amanhã levo uma boneca para você em sua casa, onde você mora? Não sei dizer se eu sabia o meu endereço. Provavelmente não. Minha mãe deve ter dado o endereço ao senhor.
Voltamos para minha casa e minha mãe me dizia: não acredite na promessa do homem, ele só falou isso para você não ficar triste.
Mas pasmeeemmm. No dia seguinte, minha avó gritou: tem um senhor procurando a Dirce ( morávamos no fundo do quintal da minha avó) eu sai correndo e minha mãe atrás de mim ( acho que minha mãe foi um verdadeiro The Flash para conseguir me alcançar). Genteeeeeeeeee, era a boneca mais linda que eu já vira. As bonecas da quermesse eram espantalhos perto dela. O senhor não fez a promessa só para me consolar, ele fez uma promessa com a intenção de cumpri-la.
Apesar de não ter mais a boneca cheguei ao final deste relato pensado no poema Infância do Drummond:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Eu me permito parafrasear Drummond para dizer que minha história é mais bonita que a da Elsi.

Ana Sá 20/07/2023minha estante
Que lindeza de história, Dirce!

Helder 24/07/2023minha estante
Faz tempo que o algoritmo não faz a gente se encontrar por aqui, mas que bom que hoje rolou. Eu adoro as "cartas do Kafka". Foi um dos meus livros favoritos deste ano, mas com certeza sua história é sensacional

DIRCE 25/07/2023minha estante
Então, Ana, talvez, o Camus tinha razão quando em seu livro A Peste ele disse: "há no homem mais coisas a admirar que a desprezar". bjs

DIRCE 25/07/2023minha estante
Oi! Helder, concordo com você. São fatos assim que nos faz seguir acreditando no seres humanos, apesar do que ouvimos e vemos nos noticiários. E, obrigada.

Cami_Dalazen 20/07/2023

Gostei bastante
A história te prende muito, dá vontade de você ficar o dia inteiro lendo, o livro é curto mas muito legal

Lihmolive 11/06/2023

Não é uma história maravilhosa ou inovadora mas as palavras usadas ajudam muuuuito e tornaram o livro bem mais poético. Kafka me pareceu bem suspeito em algumas partes quando falava sobre a menina mas felizmente não aconteceu nada demais. Acho que algo que tirou o encanto do livro foi ter sido uma leitura obrigatória (não importa o quanto incrível o livro seja, o fato de ser obrigatória a leitura sempre estraga). Pelo menos era curto, pequeno e com uma fonte grande, ficou menos entediante por causa disso.

Aline 10/06/2023

Kafka e a boneca viajante
Uma história breve e cativante, que nos toca profundamente na relação entre uma menina, sua boneca e um homem adulto, envolvendo imaginação, escrita de cartas e aventuras tendo como pano de fundo a História e a Biografia de Kafka. Uma adaptação envolvente que nos faz sentir as emoções da criança e do adulto, além de nos possibilitar reviver a experiência da espera e de leitura de uma carta. Destaca-se o valor do compromisso, da empatia, do respeito e da amizade, além das questões implícitas de liberdade, crescimento e maturidade. A vida em curso, o simbólico à flor da pele, a experiência de crescer vivenciando diferentes sentimentos e momentos difíceis como a partida e a emancipação, a possibilidade e a responsabilidade da liberdade. O início e o fim no ato de viver. Narrativa breve e passível de muitas reflexões.

Mariana113 08/06/2023

Esse foi um dos livros que fez com que eu criasse interesse pela literatura. Peguei emprestado um exemplar na biblioteca da escola em 2016/2017 e me apaixonei por quão sensível e bonita a história é.

Hanchuk 07/06/2023

Genteeee que livro fofo, é maravilhoso acompanhar o Kafka nessa aventura de ser carteiro de bonecas^^

Roberta.Biasioli 23/05/2023

Livro lindo, sensível e tocante...
Kafka certamente teria escrito cartas tão ricas como essas!
Uma homenagem digna de tão grande escritor!

Adriana 23/05/2023

Um livro lúdico e mágico, recomendo essa leitura ? para os pais lerem juntos com seus filhos pois, este livro estimula a imaginação, criatividade e brincadeiras através deste.
Incrível ?
Amei a sensibilidade do autor.
Ana Brolio 31/05/2023minha estante
Se você for de São Paulo, tem um musical inspirado nesse livro, gratuito na Fiesp. Fui e é muito bom.

imsomnie 28/04/2023

Esse livro é suave, uma graça e uma experiência muito melhor apreciada se você é uma garota.
Todas deveriam ter um kafka pra escrever cartas das experiências irreais de suas bonecas perdidas, é tão bom saber que amamos algo suficiente pra sermos eternizadas em suas memórias.

sofia.colombo 24/03/2023

Que livro leve
Esse livro tem uma vibe incrivel e é uma otima leitura pra quando tu nao tem nada pra fazer. Adorei!

percys.version 24/02/2023

? Kafka ?
Eu queria ter tido um Kafka o qual iria se caracterizar como carteiro de bonecas viajantes (perdidas pelas donas) que iria escrever cartas dos lugares que elas passaram e o quanto elas são gratas pelo amor que receberam de suas donas