Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Pauliana 02/12/2023

Eu estava com muito medo de que esse livro falasse de 4buso. Porém, foi totalmente ao contrário, o que fez meu coração pular de alegria! O modo como ele se dedicava para não ver a menina triste, me encheu de orgulho. Amei muuuuuuito?

"Acontece que os sonhos são a base da vida. Sem sonhos, somos apenas corpos perdidos vagando na rotina".

Jadinha 26/11/2023

Uma menina perde sua boneca e um escritor, na tentativa de diminuir sua dor, diz que a sua boneca viajou, e que ela enviaria cartas narrando as suas aventuras nas viagens.
É uma história encantadora, e talvez eu devesse ler novamente, em um momento menos amargo da vida.

Raul Maciel 24/11/2023

Parque Steglitz, Berlim, 1923. Kafka passeava e viu uma menina chorando — e parecia o choro mais inconsolável do mundo. Indeciso sobre ir ou não até ela, ele foi…

Dora Diamant, a última companheira de Kafka e que esteve ao seu lado por apenas alguns meses, contou essa história ao mundo em um livro no qual relatou a sua vida com o escritor. A história foi brevemente contada e não se sabe do conteúdo das cartas e nem mesmo quem foi essa menina. Até este ponto, a história teria mesmo ocorrido. A partir dele, só nos resta o mistério e a imaginação. Quanto ao primeiro, o mistério, alguns estudiosos de Kafka tentaram encontrar essa menina, porém sem sucesso. E quanto à imaginação, Jordi Sierra i Fabra mergulhou fundo nela e o resultado foi este pequeno e fabuloso livro.

Jordi se deu o desafio de preencher (à sua maneira) as lacunas dessa história: sem qualquer carta ou relato mais detalhado além do de Dora Diamant para dar pistas, o escritor partiu quase do zero para escrever essa bela história. Em Kafka e a Boneca Viajante, as cartas, que na vida real talvez somente aquela menina tenha lido, ganham conteúdo; a menina que não se sabe quem foi, passa se chamar Elsi; a história cujo desfecho jamais saberemos, tem o seu final desenhado por Jordi Sierra i Fabra.

E a história do livro é muito simples: Elsi chorava por sua boneca perdida e Kafka se anuncia como um carteiro de bonecas, dizendo que Brígida (uma boneca que se preze deve ter um nome) havia viajado, mas havia escrito uma carta para a menina. Ele havia esquecido a carta em casa, mas levaria ao parque no dia seguinte. Tudo pode dar errado se você mexer com os sentimentos e com a imaginação de uma criança sem ter em mente um grande plano previamente traçado. Mas tudo pode dar certo se você for um grande escritor. Brígida viaja conforme Kafka escreve as cartas que seriam dela e Elsi viaja conforme ouve Kafka ler as aventuras narradas pela boneca (já que o carteiro das bonecas era também quem lia as cartas,). E ao leitor, por não mais que uma ou duas horas, já que o livro tem apenas 128 páginas e algumas ilustrações, basta se deixar levar e viajar com elas.

Trecho: "O olhar foi de incredulidade. A surpresa completa. Mas era uma menina. Os pequenos querem acreditar. Precisam acreditar. Em seu mundo, a desconfiança humana ainda não existe. É um universo de sóis e luas, de dias encadeados, cheios de paz, amores e carinhos."

Esse livro rendeu alguns prêmios ao autor, como o Premio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil (Espanha), em 2007, e o de Tradução/Adaptação Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil), em 2009, além de prêmios em diversos outros países. A edição brasileira é da Martins Fontes, com tradução de Rubia Prates Goldoni e as ilustrações de Pep Montserrat.

Trecho: "Já estava sentada ao lado dele, esperando. Franz Kafka tirou do bolso do casaco a segunda carta de Brígida. Também desta vez não faltava o menor detalhe. O selo era francês e foi descolado de um envelope postado na França. Com a mesma letra clara e bonita, lia-se o nome do destinatário: "Senhor carteiro de bonecas, esta carta é para Elsi".
Elsi virou-a.
- "Champs Élysées, Paris" — leu.
- Que sorte sua boneca pensar tanto em você e escrever! — observou Franz Kafka.
- Brígida é uma boneca muito boa."

site: https://medium.com/@raulmaciel/kafka-e-a-boneca-viajante-de-jordi-sierra-i-fabra-e48b50e149ca

huachenni 17/11/2023

Esse livro é tão gostosinho de ler, enrolei muito pra ir atrás mas é uma leitura bastante rápida e agradável. é interessante pensar como o/a autor(a) conseguiu criar uma história tão bonita sobre um acontecimento real da vida do kafka e como fez as cartas tão bonitas mesmo a gente nunca tendo visto as reais.

Nikki 10/11/2023

Que livro lindo. Acho que é o tipo de história que a gente quer reler algumas vezes, porque é pequeno e muito significativo. Fico me perguntando como eram as cartas de verdade

Claudia 25/10/2023

Kafka E A Boneca Viajante

Um livro indicado para todas as idades, leitura leve, resgata nossos sonhos de infância, a inocência de uma criança que realmente acreditava que era a boneca que escrevia as cartas. Através das cartas da boneca "Brígida", a menina vai superando aos poucos a dor por ter perdido a boneca. Cada página um aprendizado, um livro que serve para uma reflexão. Foi presente do meu amigo Fabio, um livro que vale a pena ler e reler.

Isabela 19/10/2023

Gostei muito do livro e me comovi muito com o que o Kafka fez para ajudar aquela menina a passar pela dor de perder a sua boneca e que no final a menina aceita que a sua boneca achou o seu final feliz e ela também fica feliz e não sente mais aquela dor de ter perdido ela.

maria.e.sousa.7 12/10/2023

Bittersweet
História encantadora, baseada em fatos. Um homem adulto de saúde frágil, escritor sério, "perde tempo" escrevendo cartas de uma boneca para curar o coração ferido de sua dona, num exercício de rica imaginação, resultando numa história emocionante.

Não me empolguei muito no começo, o estilo pareceu presunçoso, mas logo me encantei com a beleza e a delicadeza da história.

Rápido de ler.

Livro de outubro SLV/2023

Recomendo.

3,5/5

Erica 02/10/2023

Que graça de livro!
Curtinho, mas cativante.
É quase como se nos transportasse a um parque alemão.
Recomendo!

Mapa de personagens:

Franz Kafka
sua companheira Dora
a menina Elsi
sua boneca Brígida
sua mãe Bertha

Ella 23/09/2023

"Quem tem medo não vive, agoniza."
Um livro curto que me encantou. Sendo Kafka um dos meus escritores favoritos, foi muito legal sentir esse outro lado dele e conhecer essa estória.
As ilustrações são tão fofinhas ??

"O maior absurdo depende da sinceridade com que é contado."

"A esperança era mais necessária que a realidade."

Beatriz 17/09/2023

A inocência da criança com a partida
Acabei caindo neste livro sem querer, topei em uma história sobre o Kafka escrever cartas a uma criança fingindo ser a sua boneca perdida e me apaixonei com a ideia do Kafka sendo sutil, amoroso, ensinando que a dor da partida não deve ser sentida por todo o sempre e é melhor ser encarada como uma novidade. Para quem vive com o luto, ver a pespectiva da partida ser encarada como uma nova aventura que não deve ser temida pela pessoa que ficou e sim aceita e recebida bem, não esquecida ou tratada com desprezo, mas encarada como apenas uma nova fase.

Larissa.Alecrin 13/09/2023

Deu vontade de voltar a escrever...
Que leitura deliciosa... permite que, ao invés de ler a obra, possamos fantasiar com a vida do autor.
A história é leve, envolvente e aconchegante, e resgatou em mim o desejo de voltar a escrever para minha sobrinha... para mim mesma... para alimentar a imaginação e fantasia que tanto nos falta...

favszhang 31/08/2023

Kafka e a boneca viajante
Eu achei a leitura muito boa de ler! o livro é sim é bem rápido e muito fofo por sinal. eu amei demais a história da elsi. não faz muito o meu estilo de livro, mas ele é bem legal de ler quando tiver de ressaca literária ou quiser ler algo mais curtinho

Raissa.Regazzo 25/08/2023

Livro da escola
Bonzinho
até que gostei
é isso
a escola nao merece meu tempo de resenha mas ate que esse nao foi pessimo de ler

beijocas ???

Guilherme1988 22/08/2023

Kafka e a Boneca Viajante
No fim de sua vida Franz Kafka se deparou com uma situação peculiar, uma menina chorando por que perdeu sua boneca. Para acalmar a menina, ele escreve cartas, como se fosse a boneca tão preciosa da garota.
O livro tem o intuito de comover o leitor com as cartas, porém acho que o autor não conseguiu captar a essência necessária para isso.