Tosco Gilberto Mattje

Resenhas - Tosco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Igor 26/07/2021

Foi meu segundo livro - estudo
Não lembro todos os detalhes, mas achei muito interessante, fiquei entretido na história, linguagem fácil.

Tigorc 29/03/2024

Minha experiência!
Eu gostei na vdd. N foi bom igual Caco, mas foi bom. Aprendi que nós podemos melhorar nossas atitudes, só depende do nosso esforço. Ele traz uma reflexão que podemos mudar nossa vida, mesmo no fundo do poço. Tudo pode melhorar! A lição de moral é boa na vdd, mas é q real eu preferiri Caco.

É uma situação engraçada, mas eu queria ter ele físico, e sem querer acabou comprando a versão didática dele ? foi horrível, mas eu li, e detestei.

Sabrine Borges 07/04/2018

Tosco
De uma maneira simples, sem muita enrolação e bem direta, o livro retrata o que acontece no Brasil, mas que na vida real, muitas vezes, tem um final diferente.
Era um menino revoltado com a vida, família e escola que se comportava mal e não tinha expectativas de vida. Vivia fazendo coisas erradas e se envolvendo com pessoas ruins.
Me fiz o seguinte questionamento: será que somos resultado do meio em que vivemos? Pois na casa dele os pais se separaram, na escola ele comandava e metia o terror nos professores, vivia com pessoas erradas que até usavam drogas e se relacionava sem amor com as garotas. Mas depois vemos que até mesmo uma pessoa revoltada com a vida e com o meio em que vive, pode mudar.
Mas quando um professor o enxergou além de tudo isso, ele conseguiu ajuda-lo a mudar.
Algumas vezes é necessário uma pessoa que nos auxilie nesses momentos, onde não sabemos mais como agir e o que pensar. Ele viu que a vida do crime só duas saídas: a morte ou a prisão, quando seus amigos foram morrendo. Ele viu que alguém que quer ter um futuro tem que estudar. E viu que em casa mesmo sua mãe continuando a mesma, ele que deveria a tratar melhor.
A vida é séria, não é somente curtição, não.
Os problemas virão você sendo ou não uma boa pessoa, cada um tem a sua escolha, mas sendo uma pessoa boa, é mais fácil se erguer depois de cair e saber lidar com as adversidades da vida.
O tosco descobriu isso e não foi tarde demais, infelizmente alguns pessoas descobrem tarde demais e aí a vida já trouxe as consequências.
Não espere estar no fundo do poço para saber o que é realmente relevante e o que vale a pena.
Não espere receber recompensas por ser alguém bom, porque muitas vezes não haverá, mesmo que quase sempre há.

jackfowl 29/07/2017

Mensagem muito edificante
Apesar de bem didático em certos diálogos é uma leitura fluida e com uma mensagem bem forte. Deveria ter pelo menos uma cópia em cada escola do país.

Dani 10/03/2016

Tosco
Este livro eu li há uns dois anos, para um projeto da escola e, de fato, é bem interessante e serve para alertar os jovens dos perigos das drogas e álcool. Mas, apesar de ser uma estória bacana, penso que poderia ser mais aprofundada. Como se trata de um livro educativo, juvenil, o autor fez algo curto para o jovem não querer abandonar (dá para ler em um dia) mas isso não permitiu a aprofundação certa, para causar mais empatia e, de fato, chocar e comover o jovem.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/11/especial-comentarios-sobre-leituras.html

Deh 13/05/2015

O tosco
ainda nem li mais deve ser bao

Diego 26/10/2014

Recomendo este livro para Ana Paula Da.S Naves,e Adriana Da.S Naves
vocês irão adorar,e até gostar!

Nota:3 bom!

May 20/01/2014

tosco á sua maneira :p
Super interessante... á sua maneira Tosco nos faz refletir, repensar e amadurecer nossos pensamentos... Nos mostra que se tivermos força de vontade podemos mudar nossa história, é como aquela velha frase "Não podemos mudar o passado, mas podemos escolher melhor nossos caminhos para um futuro melhor" *acho que a frase não é beem assim, mas é mais ou menos isso kk'
Enfim, infelizmente existem muitos Toscos por aí, que só precisam de um professor Jefferson, uma oportunidade para também ter Um Final Feliz.
#Recomendo c:

Rodrigo Soares 10/07/2013

Tosco
Livro interessante no qual me fez lembrar meus dias na escola. Quantos toscos existem por ai. Muitos!
Acho que esse é o tipo de livro que todos os alunos deveriam ler. Pois nos ensina e nos faz até amadurecer e ver que a vida não é só bagunça, mas que existe um futuro, que pode ser melhor ou não. A escolhe é nossa!!
Super indico!

Ederson 27/05/2013

tosco!!!
Ótimo livro para quem não gosta muito de ler como eu,pois é um livro que te da vontade de ler cada vez mais até o final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5