Tosco Gilberto Mattje

Resenhas - Tosco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sabrine Borges 07/04/2018

Tosco
De uma maneira simples, sem muita enrolação e bem direta, o livro retrata o que acontece no Brasil, mas que na vida real, muitas vezes, tem um final diferente.
Era um menino revoltado com a vida, família e escola que se comportava mal e não tinha expectativas de vida. Vivia fazendo coisas erradas e se envolvendo com pessoas ruins.
Me fiz o seguinte questionamento: será que somos resultado do meio em que vivemos? Pois na casa dele os pais se separaram, na escola ele comandava e metia o terror nos professores, vivia com pessoas erradas que até usavam drogas e se relacionava sem amor com as garotas. Mas depois vemos que até mesmo uma pessoa revoltada com a vida e com o meio em que vive, pode mudar.
Mas quando um professor o enxergou além de tudo isso, ele conseguiu ajuda-lo a mudar.
Algumas vezes é necessário uma pessoa que nos auxilie nesses momentos, onde não sabemos mais como agir e o que pensar. Ele viu que a vida do crime só duas saídas: a morte ou a prisão, quando seus amigos foram morrendo. Ele viu que alguém que quer ter um futuro tem que estudar. E viu que em casa mesmo sua mãe continuando a mesma, ele que deveria a tratar melhor.
A vida é séria, não é somente curtição, não.
Os problemas virão você sendo ou não uma boa pessoa, cada um tem a sua escolha, mas sendo uma pessoa boa, é mais fácil se erguer depois de cair e saber lidar com as adversidades da vida.
O tosco descobriu isso e não foi tarde demais, infelizmente alguns pessoas descobrem tarde demais e aí a vida já trouxe as consequências.
Não espere estar no fundo do poço para saber o que é realmente relevante e o que vale a pena.
Não espere receber recompensas por ser alguém bom, porque muitas vezes não haverá, mesmo que quase sempre há.

Ana 25/04/2018

Tosco
Tosco é um livro legal e simples de ler, pode ser lido em dois ou até um dia.
Achei o começo mais triste do que o que acontece depois, acho que me identifiquei mais com o que acontece em sua infância.
Eu recomendo para todo o público, mesmo que o livro seja um pouco sem graça em alguns pontos.

Flah 30/09/2021

?Legalzinho, não faz muito o meu gosto prefiro livros com mais ação..
É bem curtinho então dá pra terminar bem rápido...(n tenho mais nada pra falar por isso os: ...)

lety 27/08/2018

Fantástico
Aborda a história reais de muitos jovens, de hoje em dia que não passam de vitima das circunstancia.

Dani 25/01/2019

Muito educativo
Li no ensino fundamental, acho que toda escola deve ter este livro na grade curricular.

Gabriel Henrique 08/01/2020

Esse Livro Representa Muitos Jovens
Nas escolas públicas de educação básica, pode ser muito comum existirem alunos em situações alarmantes e opressoras, pelo motivo da pobreza e crises domésticas circundarem, e muito, a realidade de vários lugares. Na obra "Tosco" de Gillberto Mattje, o protagonista representa muitos jovens da contemporaneidade, aflitos e sem rumo, com uma vida onde o correto não parece importar e a imprudência se torna a fuga. Que todos os professores ímpios se convertam ao Evangelho de Jesus Cristo e sejam luz na sala de aula, para que possam trazer esperança e ajuda para os que se angustiam. Sendo assim, Mattje foi simples em abordar o assunto e também não precisou acrescentar muito, tendo somente a necessidade de torná-la mais inteligente.

Leonardo_css 13/05/2020

Foi meu primeiro contato na escola com um livro que me tocasse profundamente. É uma história simples, com ambientes e situações que vemos diariamente a nossa volta, portanto...recomendo.

Stephany 15/10/2020

Resenha Tosco
Foi um livro bom, fácil e bem rápido de ler. O personagem vai passar por algumas dificuldades que hoje em dia são comuns entre os jovens mas será que ele vai conseguir dar a volta por cima? As vezes sentimos raiva do personagem e as vezes só queremos lhe dar um abraço e falar que vai ficar tudo bem. Com certeza mexeu comigo! Recomendo

Luana 20/10/2020

Muito bom! Mostra aos leitores o caminho certo a seguir. Amei!

Tefy 08/11/2020

Tosco
Um livro muito bom, que retrata a vida e a superação de um jovem. Indico para quem deseja ler um livro que te incentive a continuar e lutar pelos seus objetivos.

Viní Almeida 27/01/2021

Tosco
Li este livro na época da escola, estava no sexto ano do ensino fundamental, acho que na época o governo nos "obrigou" a ler este livro, pois uma vez por semana tínhamos que ler ele e comentar sobre na aula.

Eu achei incrível, pois uma vez por semana tínhamos uma aula de leitura, como a turma era empenhada no livro, ao final de cada aula podíamos dialogar com os colegas sobre cada parte do livro, que momento nos deixou mais preso, mas engraçada, enfim, o momento que mais gostamos.

Acho que foi um dos poucos momentos que a escola me proporcionava isso, um diálogo sobre livros, conforme fomos crescendo a leitura foi deixada de lado e o que restou de leitura foi os celulares. Quem sabe um dia, não tão distante, nossas crianças possam se interessar em ler mais, pois na leitura, entramos em um mundo totalmente nosso, mergulhamos no mais profundo oceano e navegamos na mais alta nuvem.

*Leiam este livro, é fantástico!

Mafê Morais 01/04/2021

Boa
Uma leitura prazerosa e necessária que fala sobre a realidade de muitos. Tem bons personagem e uma boa estória, e mesmo que não seja pra mim 5 estrelas, acho que todos deveriam dar uma chance

Igor 26/07/2021

Foi meu segundo livro - estudo
Não lembro todos os detalhes, mas achei muito interessante, fiquei entretido na história, linguagem fácil.

Rodrigo 07/09/2021

Resiliência
Acompanhar a vida do Tosco, da infância à fase adulta, é perceber que a vida é feita de escolhas, mas é preciso ter adultos para orientar sobre essas escolhas.
Família e escola são fundamentais na vida de nossos jovens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5