Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

BRUNO799 23/02/2023

O livro é exelente, vários ensinamentos, porém para minha pessoa foi um livro que li arrastadamente.

Steffany4 17/02/2023

Repetitivo, realmente tem que ser lido a
"conta-gotas", mas é bem necessário.
Pretendo revisitar em momentos de necessidade e reler o que marquei...
Otávio Augusto 17/02/2023minha estante
Um clássico é um clássico

Laryssa210 04/02/2023

Um livro que eu recomendaria para todos
"Não se comporte como se fosse viver para sempre". Marco Aurélio "o último dos bons imperadores romanos" de acordo com Maquiavel, nos presenteou com esse maravilhoso compilado de ideias. Por certo, esse é um dos melhores livros que ja li. Ele traz pensamentos, os quais se seguidos, farão a vida de qualquer pessoa melhorar. Ele me fez, por exemplo, confrontar minha preguiça matutina, "por acaso foi para o prazer que nasceste?". Além de trazer a tona algo desconfortante mas real, muitas das ofensas que sofri e preocupações que me atormentam existem somente em minha cabeça. Leia, e não ira se arrepender

Vitor.Pascuti 31/01/2023

Simples mas dificilmente compreendido
Meditações de Marco Aurélio é um dos principais livros de filosofia estoicas, se não o principal, sua escrita pode confundir os que não tem costume nesse tipo de livro e assim como todas as obras de filosofia ele precisa ser lido mais de uma vez para uma compreensão correta do conteúdo.
É algo simples, são descrições de ações que se deve fazer para viver mais plenamente com as adversidades, quase como um código de ética, mas ai entra a dificuldade do estoicismo, é muito ético, filosofia muito bela mas que para a maioria é impraticável de forma natural, afinal somos homens e por isso emocionais.
Ênfase no paragrafo 6, 8 e 14 do livro II, são os melhores na minha opinião.

Rose 28/01/2023

Não é para qualquer um
O livro tem uma escrita filosófica, de uma natureza super inteligente, mas também é super cansativo.
Eu li 4 páginas por dia, e assim levei o mês todo para ler, mas foi uma forma de absorver a leitura e não me cansar dela.
Se eu fosse ler ele direto, imagino que teria desistido.

bettinacesario 27/01/2023

Resiliência
Assumir a responsabilidade sobre seu bem estar, independentemente do que ocorre no mundo. O que está a seu alcance, no seu controle?

Meditações que te levam a uma mente blindada, ser positivo, ser grato, tentando controlar só o que de fato pode ser controlado.

"A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos".

paulovm 27/01/2023

Um livro atemporal
Não importa em que momento se leia meditações sempre se encaixará nos momentos das nossas vidas. É dito muito sobre como se enxergar a morte, os fatores externos e como ter uma vida mais plena.

Gostei bastante do livro, essa edição tem bastantes comentários no rodapé que ajudam a entender o contexto da época.

Kauadss 20/01/2023

Ser uma pessoa melhor
Meditações, é o conjunto dos 12 livros que Marco Aurélio registrou sobre o estoicismo e ética.

As lições que este incrível livro possui, assim como as reflexões e pensamentos, são muito relevantes àqueles que buscam uma orientação e o auto-aperfeiçoamento. Portanto, se espera assuntos como, aceitação da morte, existência ou não de Deus, como lidar com pessoas ignorantes (ou aquelas que não ajam pela razão), como enxergar as coisas, e como o universo se comporta.

Figueira 19/01/2023

Meditações
Marco Aurélio teve uma visão única sobre como as pessoas ao seu redor agiam e o que as moviam, assim como pode-se notar o quão observador ele fora para momentos onde muitos não conseguiriam tirar nenhuma lição de vida.

Clara 16/01/2023

A cada início de ano tenho o costume de reler meditações e continuamente me suepreendo com um aprendizado novo. Considero a obra essencial para qualquer um interessado no estoicicmo, visto que conta com pensamentos (meditações) atemporais, as quais servem de ferramenta para uma vida mais consciente. Definitivamente um favorito.

Tiago 13/01/2023

Atual
Marco Aurélio, o sábio, escreveu para si frases e pequenos parágrafos de sabedoria prática. Por um capricho do tempo temos a oportunidade de verificar que muito dos seus escritos nos são úteis ainda hoje, dois milênios depois. Talvez os dilemas humanos ainda sejam os mesmo, nós ainda somos os mesmos. Assim, Marco Aurélio permanece vivo e atual.

blackymoon 11/01/2023

"Não se trata mais, em absoluto, da discussão em torno do que deve ser o homem bom, mas sim de ser o homem bom."

primeira leitura de 2023 não só foi muito inspiradora, mas uma boa porta de entrada para a filosofia estoica, muita coisa podemos aplicar no nosso dia-a-dia,.
pode se dizer que é um livro de autoajuda antes mesmo de existir autoajuda rs'
em alguns momentos a leitura foi um pouco difícil pois eu não estava lendo como um diário, de alguém escrevendo para si mesmo e tb a tradução não tem uma linguagem tão simples, então tb me foi desafiador, mas foi o livro que mais fiz marcações.
releituras futuras serão obrigatórias.

Samira 07/01/2023

O imperador
Meditações compõe as obras necessárias para entender sobre estoicismo . Marco Aurélio ao escrever não planejou publica-la, mas seus escritos acabaram chegando até nós...e ufa ainda bem. Muito interessante saber como a preocupação de alguém tão poderoso convergia ao sentido básico da Política, que é bem comum. E além disso ainda dar ideias de como viver bem...muito bom