Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Luana 27/03/2023

Leitura para refletir
Essa obra faz refletir muito sobre a existência humana, aconselha em certos aspectos pode ajudar quem está se sentindo "perdido" no mundo, são sábias meditações para se aplicar no cotidiano!

Monique 23/03/2023

Tem muitos ensinamentos apesar das poucas páginas e por isso uma dica é ler pausadamente, refletindo cada capítulo e fazendo anotações.

Jacqueline Marinzeck 22/03/2023

Ideias ótimas, edição ruim
Muitas repetições em cada livro/capítulo escrito. Os dois últimos, 11° e 12° foram, para mim, os melhores.
A forma como foi traduzida me gerou ressaca e demorei para finalizar a leitura. Vale a pena, mas em uma outra edição.

Joao 19/03/2023

Inspirador
Confesso que este livro me inspirou muito. Sempre fui adepto ao estoicismo, mas ler Meditações, de Marco Aurélio, deixou-me ainda mais seguro de que devo continuar neste caminho.

Os pensamentos desse imperador são sensacionais, contagiam e nos colocam em saia curta. Não interessa que foram escritos há quase 2 mil anos, eles continuam atuais. Essa obra é um clássico, jamais sairá das vitrines e estantes.

Tem uma reflexão que me marcou muito, pois diz respeito à sofrimento por antecipação: ?Não te inquietes com as coisas futuras; com efeito, se houver necessidade, tu as encararás de posse da mesma razão que agora empregas com os problemas atuais?.

Sim, o livro é assim, como vimos acima. Apesar de ter falecido em 180 d.C., Marco Aurélio colocou em seus escritos muitos pensamentos que continuarão a servir e ajudar a população durante muitos anos. A meditação supramencionada, por exemplo, pode colaborar no enfrentamento à ansiedade.

Enfim, leiam, não se arrependerão. Entrem com a mente aberta, sabedores de que não somos perfeitos, a fim de fazer de Meditações a nossa própria meditações. Ao fim de cada textinho, medite por uns segundos e veja o que pode ser mudado em sua vida.

rdomingueti 16/03/2023

Um livro que todos deveriam ao menos conhecer!
Marco Aurélio conseguiu formular naquilo que deveria ser apenas seu diário pessoal, maneiras de como o ser humano deve agir, entrando na linha de pensamento estoico. É impressionante a profundidade e genialidade que esse livro possui, e quantos bons ensinamentos podemos tirar da obra, tantas diferentes reflexões que estão presentes na vida de todo ser humano, até mesmo daquele que um dia foi uma das pessoas mais influentes do famigerado império romano!

"Corpo, alma, inteligência, no corpo as sensações, na alma os impulsos, na inteligência os princípios."

"Percorre, portanto, esse curto período de tempo em harmonia com a natureza e encerra teus dias serenamente a imitar uma azeitona que cai quando madura, a louvar a terra que a fez nascer e a agradecer à árvore que a produziu."

"Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance. Aqueles indivíduos que preferem buscar um renome póstumo não se dão conta de que aqueles que os sucederão, no futuro, serão idênticos àqueles que os aborrecem e cansam no presente; e que, ademais, continuarão sendo também mortais."
Tha xalves 14/06/2023minha estante
??????????????????????????

João Pedro 12/03/2023

Os pensamentos de um grande homem
O imperador Marco Aurélio, cujo governo foi considerado o último antes do declínio gradual de Roma, tinha como filosofia pessoal de vida o estoicismo.

Ainda que fosse conhecido como ?O Filósofo?, Marco Aurélio não redigiu um livro técnico e profundo acerca dessa escola de pensamento grega, e sim um diário no qual redigia suas principais ideias e reflexões. Cá está tal diário.

Seus pontos principais resumem o estoicismo como um todo: parcimônia e pragmatismo ao viver (lembrando-se sempre de que é mortal e inevitavelmente perecerá), tolerância e compassividade aos outros e autocrítica pessoal visando a melhoria íntima e o cultivo de virtudes. Suas entradas acerca dos deuses, do destino e da natureza englobam o pensamento panteísta; isto é, de que o mundo e o universo no qual vivemos são, como um todo, um deus.

Um ponto muito interessante é a inserção da ideia da faculdade condutora, algo que não esteve presente nas ideias de estoicos anteriores. Aqui, Marco Aurélio estabeleceu o que hoje conhecemos como consciência.

Matheus.Toussaint 12/03/2023

Meditações
Vamos de mais um livro que venceu o tempo? Escritas em 170 d.C a 180 d.C, esse é um livro com formato de anotações que venceu décadas, séculos e até milênios até chegar os dias de hoje e ainda serem lidos como reflexões para podermos melhorar o comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio enfrentou grandes desafios durante o seu reinado como imperador de Roma. O livro Meditações fornece uma janela para sua alma, permitindo-nos ver como ele se guiou por toda essa jornada.

Os estoicos ensinaram que o homem sábio tem uma inclinação natural a escrever livros que ajudem outras pessoas.

Acredito que faz sentido ver a vida de Marco como um exemplo de estoicismo da mesma maneira que ele viu a vida de seus próprios professores estoicos.

E segundo Herodiano (um historiador romano), todo o império clamou como um único coro quando a notícia da morte de Marco se espalhou. Eles lamentaram a perda dele como seu ?Pai Amável?, ?Nobre Imperador?, ?General Valente? e ?Governante Sábio e Moderado?.

Como o autor de sua própria obra, ele escreveu para si mesmo:
?Não perca tempo discutindo sobre como um homem bom deveria ser, apenas seja um?.

Marco Aurélio foi o último estoico famoso no mundo antigo. (121 d.C - 180 d.C)

Biel.Rocha70 12/03/2023

Estoico para uns e firme para outros
Ótimo livro que me serviu de introdução para conhecer o Estoicismo. É impossível iniciar e terminar este livro sendo a mesma pessoa ou tendo o mesmo pensamento.

Ogaiht 10/03/2023

Reflexões de um Imperador
Marco Aurélio foi um dos maiores imperadores romanos. Extremamente culto, tinha grande domínio do grego e um vasto conhecimento literário e filosófico, sendo chamado por alguns de Rei-filósofo. Seu nome é constantemente associado ao estoicismo, doutrina filosófica da Grécia Antiga cuja principal ideia é a de que devemos focar apenas nas coisas que podemos controlar.
Este Meditações, é basicamente um conjunto de reflexões que o imperador escreveu ao longo de sua vida, não tendo necessariamente uma unidade ou uma ordem cronológica. É o tipo de leitura que de deve ser degustada, sendo melhor ler aos poucos num lugar calmo e silencioso. Algumas reflexões são bem profundas e emitem uma sensação de paz, mostrando que o estoicismo nada mais é do que uma filosofia para nos fazer seres humanos melhores.

Vivi 10/03/2023

Este livro foi minha entrada para o estoicismo e agora quero ler tudo sobre o assunto.
É uma leitura que gera muitas reflexões, nem tudo concordamos mas muitas coisas podem nos ajudar a refletir e trabalhar no dia a dia.
É um livro que com certeza lerei várias vezes e super recomendo.

Mateus.Balduino 07/03/2023

That's My Way
Não sei muito bem o que dizer aqui porque esse livro diz muita coisa e ensina muita coisa, mas é engraçado como ele me lembrou de algo que eu tinha esquecido: o quão bom é você estar em paz consigo mesmo e o quão bom é você ser uma boa pessoa com você mesmo e com quem é próximo a você
Nunca é tarde para ser uma boa pessoa

Vou acabar lendo denovo

Pam 06/03/2023

Leitura bem complexa, pesada e densa. Tive muita dificuldade para assimilar os ensinamentos desse livro, devido a linguagem bem complexa.

Sobreira 03/03/2023

Clássico da filosofia estoica
Uma coletânea fundamental pra quem quer se aprofundar mais no estudo da filosofia estoica, entretanto não é um livro fácil. Se o leitor já possuir familiaridade com certos conceitos do estoicismo creio que a leitura se torna mais proveitosa.

Anelize.Ghizoni 28/02/2023

Muita gente não compreende esse livro, pois ele não tem uma história central que segue uma linha lógica. Ele tem ensinamentos que foram retiradas do diário pessoal do Marco Aurélio que e nenhum momento, acredito, tenha pensado que isso se tornaria livro.

Bom, milhares de anos depois, esse livro segue atemporal e acredito que se você reler várias outras vezes, outros ensinamentos serão retirados deles.
É preciso ler com calma, reler, refletir sobre o que leu, anotar. Querer sentar e zerar o livro em alguns dias vai trazer frustração e nada será absorvido.

Nele há os principais pensamentos da filosofia estoica, que do pouco que sei, ajuda e muito na minha vida, tais como:

Refletir sobre a morte e ter a todos os dias a consciência de que vamos morrer. "

Abraçar o nosso destino, aceitando as dores, obstáculos e as dádivas que nos aparecem no caminho.

Levantar todos os dias e dar o seu melhor a tudo que você faz.

Viver seguindo os princípios da justiça e da verdade.

Valorizar as coisas simples da vida.

Não se entregar apenas aos prazeres da vida, não se vive apenas pelo prazer.

Viver o presente, pois o futuro não existe e o passado é um lugar que não podemos mais acessar.

BRUNO799 23/02/2023

O livro é exelente, vários ensinamentos, porém para minha pessoa foi um livro que li arrastadamente.