A chave de Sarah

A chave de Sarah Tatiana de Rosnay

Resenhas - A Chave de Sarah

Marília 23/01/2012

Fantástico!
Com certeza, um dos melhores livros que eu já li. Leitura envolvente, extremamente dinâmica, que te prende do começo ao fim. O fato histórico por si só já é muito interessante por nunca ter sido muito divulgado. Somando a isso o fato de a autora ter criado uma história bem convincente misturada a fatos reais torna o livro ainda mais incrível!

Aos que leram, recomendo fortemente assistirem ao filme. Em muitas partes, o filme é fiel, em outras ele modifica alguns detalhes...E também há cenas totalmente inventadas, que, ao meu ver, até poderiam ter estado no livro. As cenas em que narram as cartas dos Dufaure sobre Sarah crescida são lindas, emocionantes. Melhor ainda que no livro. Apesar desses pontos positivos do filme, não há como o filme superar o livro. Ler é muito melhor! Assistir ao filme depois sempre dá um bocadinho de frustração.

Enfim, vale todas as 5 estrelinhas!

Mais1Livro 14/05/2011

Mais1Livro.com
A Chave de Sarah, de Tatiana de Rosnay, traduzido para 23 países e com mais de 430 mil exemplares vendidos, conta a história de Júlia Jarmond, uma jornalista americana radicada em Paris que recebe como pauta escrever um artigo sobre os sessenta anos de um fato que até hoje suja a história da França: a prisão em massa de judeus em 16 de julho de 1942, organizada pelos próprios franceses...

Leia a resenha completa em:

Kátia 18/05/2011minha estante
O livro é simplesmente surpreendente, te prende do início ao fim, ao ponto de não querer parar, é triste, mas ao mesmo tempo lindo.

Yas 26/02/2011

Sobre "A chave de Sarah"
Sempre gostei de livros que tem como tema o holocausto e a segunda guerra mundial, foi por esse motivo que escolhi ler esse livro. O livro tem uma escrita fácil de compreender, o que torna muito gostoso, e eu gostei porque o autor mistura passado e presente e depois os dois tempo se unem se tornando apenas o presente, é fascinante!
A história de Sarah me comoveu bastante, senti estar com ela em toda a sua história, e os fatos do nazismo mencionados são reais, o que deixa ainda mais horrível e interessante a história.
Recomendo para todos! Até os que não gostam muito de ler, pois é interessante desde o início e a linguagem é de fácil compreensão. Adorei!

Babi 31/01/2011

Resenha A Chave de Sarah
Quando Julia Jarmond muda-se para um apartamento novo, começa a descobrir coisas que nunca esperaria. Uma menina, Sarah Starzynski, havia vivido ali com sua família na época nazista na França. O livro intercala presente e década dos 40, quando Sarah era criança. A base da história é que Sarah vivia com seu irmão e pais em uma pequena casa na França, e quando o policiamento veio buscá-los para ir ao Vel' d'Hiv (velódromo usado para prender judeus), Sarah esconde o irmãozinho em um armário. O drama da garota é prometer ao irmão que voltaria para buscá-lo. Sarah passa todos os dias no velódromo pensando no irmão e em como salvá-lo até que consegue escapar e vai atrás do menino. Julia descobre todos esses fatos e começa a escrever uma reportagem sobre isso. O problema é que ela está grávida, e se aventura demais nessa história, fazendo com que seu marido a deixe e sua filha mais velha, Zoe, fique um tanto perdida.

Aninha 13/03/2024

Queria ler mil vezes!
A Chave de Sarah é uma obra que aborda temas densos com sensibilidade e profundidade, mas surpreende pela fluidez da leitura. Escrito de forma detalhada e envolvente, a autora consegue prender a atenção desde o início, tornando difícil largar o livro.
Com uma narrativa habilmente construída e personagens complexos, a história se desenrola de maneira cativante, mergulhando nas camadas mais profundas da condição humana. Ao término da leitura, fica a sensação de ter vivenciado uma jornada emocionante e reflexiva. A Chave de Sarah é um daqueles livros que deixam uma marca duradoura na mente e no coração do leitor.

Marina 10/02/2011

No início parece apenas mais um relato triste das tragédias do holocausto. Mas a maneira que a autora encontrou de dividir o livro em duas épocas, duas histórias, duas mulheres, torna tudo muito emocionante. No meio do livro não dá pra escolher qual das histórias é mais interessante e surpreendente. Com um fim simplesmente inesperado, a leitura vale muito a pena, e acima de tudo serve como uma grande lição de vida.

Maiza 09/08/2009

EXCELENTE! EMOCIONANTE!

D. 01/04/2011

Zakhor.Al Tichkah. Lembre-se.Nunca esqueça.
Emocionante você não quer parar de ler e quando ele acaba você chora. Este livro me fez Lembrar de um passado que não foi meu mais que me dói mesmo assim,por todo aquele povo massacrado sem motivo algum. Não só os Franceses tem que se envergonhar com o que houve mais sim a raça humana.
O livro se passa em dois tempos na Paris de 1942 quando a pequena Sarah é retira de casa com seus pais como muitos outros judeus e são levados para o velodrome D´Hiver para depois serem enviados para morte em campos de concentração. Não sabendo disso Sarah inocentemente tranca seu irmão menor em um armário secreto achando que voltaria horas depois para pega-lo quando descobre que isso não iria acontecer inicia uma luta para voltar para casa e cumprir a promessa que fez ao irmão.
Já na Paris de 2002 a jornalista Júlia escreve um artigo no que foi chamado “a concentração do Vel´d´Hiv” e tropeça na historia da pequena Sarah que faz parte da dolorosa historia de sua família também.
Tristeza,dor,medo,indignação,saudade.Sarah não guardava só a chave de um armário mais de todos estes sentimentos que a assombraram durante toda uma vida. Esta obra que talvez seja uma homenagem póstuma a todos os judeus que passaram por aquela batida policial na frança e foram carregados para morte.

Cris Peter 07/11/2010

Amei esse livro!!
História emocionante, narrativa envolvente.
Adorei a parte em que ela foge do campo de concentração.
Recomendo.

KessyCosta 18/07/2011

Livro emocionante
O Holocausto é um tema que me emociona muito, e esse livro traz um fato acontecido naquela época praticamente esquecido e não estudado nas escolas. A concentração do Vel d'Hiv, onde mais de 13 mil judeus foram enviados da França para Auschwitz,para a morte, e dentre elas, milhares de crianças, separadas de seus pais.
Neste livro a jornalista Julia descobre sobre Sarah, uma menina de 10 anos que em 16 de julho de 1042 vê sua vida mudar completamente.

Sempre me emociono com as histórias sobre judeus na II Guerra, pq não consigo compreender tanta maldade e tanto sofrimento.

Romi 18/06/2009

A história prende o leitor que se vê cada vez mais ávido de saber o final da trama.Muito bom!

Danni 26/09/2012

Zakhor.Al Tichkah (Lembre-se.Nunca esqueça)
A Chave de Sarah foi um surpresa pra mim, assim como todos os livros que trata sobre a 2° Guerra Mundial.
Não sou fã desses livros, mas a cada livro que leio me apaixono.
E esse não foi diferente.

A Chave de Sarah conta sobre a batida policial francesa de 1942, onde vários judeus, entre eles muitas, e muitas crianças foram presos.Mas conhecido como Vel'd'Hiv.
O livro em si é triste, a estória de Sarah é triste.
Mas como o livro é contado pela jornalista Julia, quebra um pouco a tristeza, se misturando com emoção.

Dramático, cativante e reflexivo, livro super recomendado!!

Maria Carolina 02/06/2012

To com o coração apertado!
Esse livro me conquistou desde a 1° página dele! A historia e comovente, chocante, triste, saber que essa Batida Policial na França realmente aconteceu na 2° Guerra mundial e revoltante. Teve momentos que tive que parar de tando que eu chorava e soluçava. Já li alguns livros que se passaram na 2° Guerra Mundial, e sempre fico triste e com o coração apertado. Eu sei que a historia da Júlia e de Sarah e fictícia, mais agora eu paro e penso será que não teve nenhuma "Sarah" na Real batida policial? Amei cada página desse livro, cada momento. Vou até comprar para ter sempre em casa! Olha vai ser passar anos e que ainda vou lembrar desse livro!

Carol 19/06/2010

Maravilhoso.
Sou muito suspeita para falar desse livro...
Primeiro eu li uma sinopse e adorei, sempre me atraio muito por livros com esse tema, o holocausto, os judeus e todas as almas sem coração que contribuiram para assassinarem tanta gente inocente, e segundo porque uma amiga minha disse que leu e que adorou.

Esse livro é maravilhoso, totalmente tocante e emocionante, eu não consegui parar de ler, li em 1 dia! Precisava muito saber o final, MUITO!rs... Ou quando dava uma pequena pausa, ficava com a história rondando a minha mente até retornar à leitura.

Desde quando Julia se depara com o William, torci imensamente pelos dois, Tatiane de Rosnay conseguiu misturar as histórias de uma maneira magnífica, onde eu não sabia se queria ler rápido a parte da Sarah para saber o que iria acontecer na parte da Julia, ou se queria ler rápido a parte da Julia para saber o que iria acontecer na parte da Sarah...rs e deu um desfecho lindo para os personagens...

Julia além de ser uma mulher corajosa, é determinada e surpreendentemente encantadora...

Mil estrelas para esse livro!

Cissa 21/04/2010

Uma história que nos faz conhecer como é ser uma menina judia e viver numa França ocupada pelos alemães. Como é ser portadora de uma chave que dá a ela uma responsabilidade muito maior do que sua idade poderia ter e principalmente como conviver com os resultados dos acontecimentos que escapam de seu domínio. O livro nos conta tudo isso e nos mostra como uma francesa se interessa por essa menina e sua história a ponto de escrever pendindo perdão a todo povo judeu pela omissão do povo francês ao que acontecia naqueles dias negros de guerra. Imperdível!