Quando a vida escolhe Zíbia Gasparetto

Resenhas - Quando a Vida Escolhe

1 | 2 | 3 | 4

Ana Lúcia 26/12/2016

A vida escolhe
Há muito tempo que não lia um romance da Zibia tão bom. "QUANDO A VIDA ESCOLHE" é uma história bonita e bem leve e mesmo assim nos faz refletir sobre nossas escolhas, sobre os caminhos que seguimos, sobre as consequências e, principalmente, sobre como escolhemos ver a felicidade na nossa vida e a valorizarmos tudo que conquistamos.
Na vida, nada acontece por acaso, nem mesmo a escolha que a vida fez, para que este livro fosse lido neste momento.
Enfim, adorei.

Juliana 06/09/2017

[Resenha] Quando a vida escolhe | Zibia Gasparetto |Ed. Vida e Consciência
♥ RESENHA ♥

Quando a vida escolhe narra inicialmente o encontro de Luciana com seu pai até então desconhecido, José Luiz, em um cemitério perante o tumulo de Suzane no início do século 20. Suzane deu à luz a Luciana secretamente após José Luiz confessar tê-la traído e escolher casar-se com uma moça mais rica e de família influente no rio de janeiro deixando a pobre moça sofrendo para trás. Cheio de culpa e remorso por sua negligencia não somente com sua Suzane, mas também com a filha, José Luiz não mede esforços para conseguir o perdão de Luciana tratando de recuperar o tempo perdido seja com o afeto que lhe faltou durante aqueles 24 anos como provendo-a financeiramente.
Porém, apesar de aceitar o afeto do pai, Luciana se recusa a ser reconhecida legalmente assim evitando que a família legitima de José Luiz seja constrangida perante a sociedade conservadora dos bons costumes.

Apesar de toda alegria da descoberta e o amor que passa a nutrir pela filha, José Luiz não deixa de ser um homem infeliz e cheio de remorsos. Ele finalmente entende que todo dinheiro e status que conquistou não lhe trazem a felicidade pela qual trocou o amor de Suzane achando-se totalmente incapaz de reconquistar o amor e respeito da família após tantos anos vivendo de aparências.
Aos poucos, Luciana lhe faz enxergar que sempre há tempo para reaprender a amar e buscar consertar seus erros e aprender a viver com as escolhas do passado e, então, decide ajudar o pai começando por sua irmã caçula: Maria Lúcia, uma jovem extremamente retraída e com complexo de inferioridade.
Durante a convivência no lar de seu pai, Luciana vai presenciando as atitudes que aquela família - Sua família- cometem uns contra os outros que impede com que o amor refloresça naquele lar e a distância aumenta entre eles passando a ajudar com seus conhecimentos da vida e do espirito humano tanto a esposa de seu pai quando seu irmão mais velho.

“A vida sempre coloca em nossa frente várias opções. A escolha é livre, mas, uma vez feita a opção cessa nossa liberdade e somos forçados a recolher as consequências. ”

A cada dialogo de Luciana traz algo para refletir sobre a vida. Não importa a fase que esteja passando, ou a idade que tenha é impossível ler esse livro sem refletir as escolhas que você vem fazendo desde que entende o que é a vida real.
O livro não possui uma escrita rebuscada, e acho que foi algo bem intencional para que assim todos em qualquer estágio de aprendizagem possa compreender a mensagem que ele traz através da história narrada.
Você não precisa necessariamente aceitar a lei da reencarnação como verdade nem a mediunidade da protagonista Luciana para apreciar a história.
É impressionante compreender durante a leitura que o sentimento de culpa que por várias vezes o pai de Luciana alimenta, é puro egoísmo, pois é uma desculpa para não correr atrás de concertar seus erros.

site: http://folheandosonhos.blogspot.com.br/2017/09/resenha-quando-vida-escolhe-zibia.html#more

Paula.Hirano 19/06/2021

Não achei ruim, mas me lembrou muito um outro romance espírita na mesma pegada da história.

Catherine 10/04/2018

Livro incrível!
Livro incrível e sensível, um romance carregado de significado. É impossível não se apegar à história e aos personagens; realmente muito bom!

Nanci 22/08/2018

Quando a vida escolhe
Voltar a reler...percorrer o caminho novamente para me encontrar..as passagens da vida espiritual me emocionam e mostram onde me perdi..recomendo

Bella 01/10/2018

Pequena resenha ?Quando a vida escolhe?
Esse sim é Otimo!
Conta a história de Luciana que descobre o pai e muda a família toda trazendo felicidade a eles. Tem ensinamentos que me fizeram refletir, gostei do desenvolvimento da personagem de Maria Lucia e dos romances. Além de ter uma emoção no final. Não sei pq os livros atuais da Zibia não estão mais neste estilo, gosto mais assim.

Bruna.Mariani 23/12/2018

O livro narra o encontro de Luciana com seu pai, José Luís no cemitério. Ambos desconheciam a existência do outro e foram unidos no túmulo de Suzanne, a ex-noiva de José que deu a luz à Luciana quando o noivo preferiu casar com uma moça rica do Rio de Janeiro. Os dois se conhecem e o pai pede perdão à filha, resolvendo lhe dar do bom e do melhor dali por diante. Luciana, porém, não aceita ser reconhecida legalmente para não constranger os irmãos e a esposa de seu pai.
José Luís, porém, era um homem infeliz e desiludido. Sabia que o dinheiro não tinha lhe trazido à felicidade que esperava, mas se achava incapaz de conquistar o amor da sua família depois de tantos anos vivendo só de aparências. Luciana, porém lhe faz ver que sempre há tempo para reaprender a amar, e resolve ajudar o pai, começando por sua irmã caçula: Maria Lúcia, que sofria de uma timidez aguda (chorava quando alguém lhe perguntava alguma coisa simples) e um complexo de inferioridade extremo, mas com um pouquinho de didática ela desabrocha para o mundo. O que ela não imagina é que, ao tentar ajudar sua irmã, poderá também mudar a vida de todos naquela casa.

jumorgensten 13/12/2019

A obra é um romance antigo e tem como protagonistas José Luis e Luciana. Quando jovem, ele era perdidamente apaixonado por Suzanne, porém, por convenções sociais, dinheiro e vaidade preferiu casar com Maria Helena. Suzanne, então, sumiu no mundo. Ele teve dois filhos com a esposa e a cada dia ficava mais infeliz e a procura da sua amada.

Depois de anos descobre que Suzanne morreu, vai ao cemitério e encontra-se com Luciana, filha da sua paixão antiga. Conversam e José Luis descobre ter mais uma herdeira.

Luciana, aos poucos, vai mudando a vida do pai recém descoberto e quem está ao seu redor. A filha de José, Maria Lúcia é mega retraída, tímida e só faz o que a mãe manda. Luciana decide conhece-la e começar a dar aulas de música para a menina.

Com carinho, afeto e ajuda espiritual da mãe, Luciana consegue feitos inimagináveis e muda a vida de Maria Lúcia para melhor. E esses acontecimentos estendem-se até Maria Helena que passa a ser uma pessoa mais leve e menos rígida consigo e com os seus entes queridos.

Além de Maria Lúcia, também temos João Henrique. Ao contrário da irmã, é mimado e tem toda a atenção da mãe. Por acreditar poder tudo, envolve-se com uma atriz de teatro mega famosa, tem certeza que a mesma largará tudo para ficar com ele e serem felizes para sempre.

O livro também aborda o quanto a comunicação é importante, principalmente para não haver sofrimento, mágoa nem telefone sem fio. Durante anos José Luis e Maria Lúcia não expressaram o que sentiam e quando viram já estava uma bola de neve.

No viés ultra negativo temos Ulisses, amigo de João Henrique. Teoricamente ele é um rapaz muito rico, na prática está falido e a procura de um casamento rico. Apaixona-se perdidamente por Luciana, que não retribui e daí vemos o quanto o ser humano é capaz de ser maldoso quando algo não lhe agrada.

A parte espiritual fica por conta de Suzanne na vida espiritual e Luciana na terrena e sempre sendo ajudada pela mãe, já que possui mediunidade de vidência. E também descobrimos os motivos de todos estarem interligados nas atuais existências.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída. Eu não sei vocês, mais eu senti e percebi que a escrita desse livro foi totalmente diferente. Mudou o formato, mais ficou igualmente envolvente.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/12/13/quando-a-vida-escolhe-zibia-gasparetto/

BlueandCherry8 14/01/2020

Luciana e suas lições...
Luciana nos dá muitas lições de boa conduta espírita e superação. Gostei muito.

Eliza Cristina 25/06/2020

Quando a vida escolhe
Luciana nos da um verdadeiro exemplo de humanidade nessa história. O livro nos faz reavaliar certas atitudes e nos mostra como somos responsáveis pela nossa própria felicidade. Super indico, leitura fácil e muito boa.

Lívia 08/12/2020

Leitura mto fácil e gostosa
Os livros da Zíbia sempre nos ensina grandes lições. As vezes são coisas simples, mas nosso apego pelo terreno nao nós deixa perceber.
A morte é ilusão.

1 | 2 | 3 | 4