Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Honeyina 24/08/2010

Solidão Compartilhada
Em Cem Anos de Solidão tem-se uma história cheia de fatos e personagens, na qual o leitor, ao final do livro, já se sente um Buendía (família protagonista). Ao lê-lo, percebemos o tamanho da solidão humana, que é irremediável, porém, adiável. Que atire a primeira pedra quem nunca disse que não quer morrer só, pois uma uma vida só é só uma vida, mas ao final percebemos que muitas pessoas vão e muitas vêm, só você fica. E essa é a intenção do livro, mostrar a solidão como algo inerente ao ser humano, que não é necessariamente um motivo de tristeza, mas sim de reflexão. É válido doar sua vida aos outros, apesar de tudo? Neste livro, o leitor não consegue pensar em mais nada, cem anos se passam, e nada fica. Um dos melhores livros de todos os tempos.

"E choveu por quatro anos, onze meses e dois dias".

Já sou uma Buendía.
Evy 26/09/2010minha estante
Adorei esse livro e sua resenha está ótima! Parabéns! :)

Duda de Lemos 16/07/2011minha estante
Adorei sua resenha!
Também tive a mesma sensação... me sinto uma Buendía!

Gab Wonka 13/02/2012minha estante
É o melhor Livro que eu já li em toda a minha vida.
Ótima resenha ^^

Luana Silva 04/04/2012minha estante
Eu estou para ler este livro há um tempo, mas depois de ler a sua resenha ele será priorizado.
Se ele for tão bom quanto suas palavras é, sem dúvida, uma obra prima.
Parabéns!

Lucas 20/07/2012minha estante
Gabriel García Marquez sempre perfeito.Um livro que fantaseia as culturas latinas americanas de um modo direto e com impressão de que foi contada por um de seus avós.

Valdemar 13/10/2012minha estante
Livro muito bom e a resenha não fica atraz.... Parabens!

Marcelle 23/11/2012minha estante
Meu livro de cabeceira... Já perdi as contas de quantas vezes já li! Grande Gabriel Garcia Marquez!!!

Vanessa 28/03/2013minha estante
No momento que alguém diz q quando leu este livro diz que é a sua cara, oq a pessoa quer dizer?

Augusto Buendia 06/06/2013minha estante
Adorei seu comentário. Realmente o livro é ótimo!
Tenho orgulho de ser um Buendia!

Firmino 13/07/2013minha estante
Melhor livro que ja li na vida até hj!!

gabriella 03/11/2013minha estante
2º melhor livro que já li, até agora só perde para Os miseráveis.

diLkinha 26/01/2014minha estante
Alguém vai me apedrejar se eu disser que estou achando a história muito sem graça? =/

Caroline 12/02/2014minha estante
Só eu que não gostei? Achei muito cansativo não me prendeu, forcei ler e fui até a metade mas desisti.

Raquel 08/04/2014minha estante
Para quem não gostou, guarde o livro e tente ler futuramente. Comprei o livro há seis anos e, na época, não gostei. Guardei na estante. Olhava-o e dizia a mim mesma: "ainda vou ler esse livro". Em janeiro deste ano decidi que era a hora. E se tornou um dos melhores livros que já li.

Juliana 27/04/2014minha estante
Comprei esse livro hoje e estava e, dúvidas sobre ler ou não! Depois de ler sua resenha não me restam mais dúvidas!! Será minha próxima leitura.

Victor Monteiro 28/05/2014minha estante
A história me prendeu bastante, porém, a questão da repetição dos nomes começou a me incomodar. Por exemplo, quando preciso interromper a leitura por dois, três dias, já volto todo enrolado pra saber quem é quem.

Canarinho 13/11/2014minha estante
Sua resenha é deliciosa!

Marcos 04/02/2015minha estante
Só por esse pequeno texto já dá vontade de ler o livro :)

Jéssica 06/08/2016minha estante
Ótima resenha !
Cem anos de solidão já estava na minha lista de 'quero ler', e depois de ler sua resenha aumentou a vontade de ler.

Rosa Santana 01/04/2017minha estante
Moro em Macondo desde que li,pela primeira vez, esse belíssimo livro. Eu amo José Arcadio Bundia... E seu filho, o fazedor de peixinhos de ouro. Até escrevi um conto em que a personagem feminina tem todo um caso de amor com ele.

Adriana @livrosedevaneios 04/01/2018minha estante
Sua resenha é fantástica! Amei esse livro.

Erika 03/07/2018minha estante
Sua resenha me fez querer ler desesperadamente este livro. Já comprei e já está em mãos, pronto para ler. Parabéns!

Mima 10/06/2020minha estante
Um romance espetacular

Andy 20/09/2020minha estante
Esse livro me fez reavaliar muito como eu via o envelhecimento/o passar dos anos. É sensacional!

Rafinha 21/11/2020minha estante
Boa resenha, livro mais marcante que já li

Eda 28/12/2020minha estante
Também não me apaixonei, achei cansativo..talvez precise voltar a ele em algum momento...

Marcia 28/12/2020minha estante
É um livro perfeito.
Há dez dias, cada vez que abro as janelas, imagino que o Rio de Janeiro virou Macondo... Como chove neste Natal!

Cris609 01/07/2021minha estante
Amei a sua resenha! Disse tudo em poucas palavras! Parabéns!

Dieyze 16/07/2021minha estante
Um livro fico de detalhes, mas pesado, cheio de mortes, guerras, amores perdidos e proibidos, entre outras coisas.
Mas realmente amo de paixão esse livro.

brenolafayette 19/08/2021minha estante
Muito bom o comentário. Acabei de ler e o livro é pra reflexão. Fico com a frase: ?Tempo passa?

Nedie.Cotrim 21/07/2022minha estante
Tô na metade, lendo na força do ódio , pq todos amam e não tô achando graça... acho q vou parar a leitura.

brenolafayette 01/08/2022minha estante
Que resenha! Parabéns

Ester 09/01/2023minha estante
O livro mais lindo, emocionante é incrível q eu já li ??

Nathalya18 13/02/2023minha estante
Pare.
Sente-se.
E sinta.
Sinta a curiosidade dos olhos dos Aurelianos, sinta a solidão do coronel Aureliano Buendia, sinta a trucidante indecisão de Amaranta, sinta o desejo de saber do José Acardio Buendia, sinta o sumiço do José Acardio, sinta o poder indesejado do Acardio, sinta a meticulosidade de Úrsula, sinta o xamego de Rebeca, sinta o amor e a morte de Pietro, sinta a sabedoria guardada de Melquiades,sinta tudo.
Sinta a solidão que acompanhou a vida de todos os Buendias, e dos nomes não citados também.
Sinta e viva uma viva que não se volte em ciclos como os nomes ou as supertisões dos personagens, viva buscando não se acostumar nem lutar, mais viver com a solidão.
Apreciando a sua única, bela e indefinível solitude

fellipe! 24/02/2023minha estante
Estou lendo o livro e também me surpreende o quanto ele pode ser engraçado, rs. A maneira que ele mescla os personagens com fluidez e antecipa fatos que irão vir é muito bem feito e orgânico.

Camilly80 11/03/2023minha estante
Esse livro é uma obra de arte.

Lucas.Ocampo 15/03/2023minha estante
Lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

Claudio.Sanches 11/05/2023minha estante
Uma escrita elegante, rica, empolgante e envolvente. Quanta perfeição!!!!

Mel Fernandes 29/05/2023minha estante
Eu estou exatamente na parte dessa frase aí do fim. Que coincidência... ?

Elisama.Godinho 28/06/2023minha estante
Que resenha espetacular.
Arrasou!!!!
Estou amando o livro tbem.

Everton.Vasconcelo 10/08/2023minha estante
O favorito da vida toda!

Deyse 27/08/2023minha estante
Que livro emocionante, uma bela história . E q escritor. Muita imaginacao ...

Mariana113 06/03/2024minha estante
Nao consegui terminar.. achei tao violento

Annanda 19/01/2022

Leitura inesquecível!
Confesso que demorei um pouco para me conectar com a história, e não imaginava que no final se tornaria uma leitura memorável.

?Cem anos de solidão? não é uma leitura fluída e muito menos leve, tem muitos detalhes que nos obriga a ficarmos atentos para não nos perdemos na história, principalmente pelo fato dos nomes dos personagens. É uma narrativa sobre a fictícia cidade de Macondo e a vida condenada da família Buendía, mas também retrata alguns fatos históricos vividos pela Colômbia. Um livro com um dos melhores finais que já vi/li. Fiquei extremamente emocionada e arrepiada!

É um livro atípico? Sim! Mas imagine uma leitura que fica na lembrança?! É Cem anos de solidão.

?O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore e o último está sendo comido pelas formigas.?
Kalene Magalhães 19/01/2022minha estante
Ja tentei ler, desisti logo em seguida. Um dia estarei preparada para essa obra kkkkk

Annanda 19/01/2022minha estante
Entendo. No começo pensei em desistir também, mas como não gosto de abandonar os livros, resolvi continuar e me surpreendi, de uma forma muito boa. ??

@aprendilendo_ 19/01/2022minha estante
Esse livro é incrível!! Concordo com tudo que você disse

Annanda 19/01/2022minha estante
É um ótimo livro mesmo. ?

Gui Mendes 19/01/2022minha estante
Vale a pena demais todo o esforço, uma das melhores leituras que já tive.

Annanda 19/01/2022minha estante
Verdade, Gui. No final fiquei feliz por não ter desistido dessa obra belíssima.

Wagner 19/01/2022minha estante
Legal Annanda sua resenha.

DMorcillo 20/01/2022minha estante
Eu tive o mesmo sentimento. Que bom q vc tb não desistiu.

Cristiane.Cardoso 20/01/2022minha estante
Que bom ler essas mensagens de vocês. Comecei essa leitura e abandonei, não consegui me conectar com a história, assim como vocês. Isso me angústia, pois não gosto de desistir. Mas está na minha lista desse ano. Vou até o fim! ?

Annanda 20/01/2022minha estante
Isso aí, Cris. Tenta de novo sim! ???

Cristiane.Cardoso 20/01/2022minha estante
Vou sim. Posso até não gostar, mas não vou desistir. Mas pelos comentários de vcs, vou gostar sim. Obrigada. ?

Lilian.Araujo 20/01/2022minha estante
Eu o li a 1ª vez em 2020. De cara, se tornou meu livro favorito. Fiquei super emocionada e até chorei em alguns trechos. Esse ano decidi reler. Estou na metade. Continuo me encantando, me emocionando e prestando atenção a muitos detalhes que passaram despercebidos na 1ª leitura. Minha decisão de reler foi depois que comprei um box lindo com as principais obras do Gabo, e também de assistir ao filme novo da Disney, ?Encanto?, que tem inúmeras referências de ?Cem Ano de Solidão?. Eu amo, simplesmente! Se não viu ainda, veja!

Lilian.Araujo 20/01/2022minha estante
Annanda, não sei se conhece, mas quem gosta de ?Cem Anos de Solidão? também costuma gostar de ?A Casa dos Espíritos?, da Isabel Allende, prima do ex-presidente chileno, Salvador Allende. Ela ainda é viva, mora nos EUA e ainda escreve! ?A Casa dos Espíritos? é a obra mais conhecida dela, também é se realismo fantástico e aborda o período em que o Chile viveu o golpe de Pinochet. É um romance incrível! As pessoas costumam comparar o livro a ?Cem Anos de Solidão?. A autora não gosta da comparação, mas é inevitável. Se não tiver lido, leia. Vc vai amar. Se já conhecer, me perdoe por ter falado tanto. Hahahaha

Annanda 20/01/2022minha estante
Muito obrigada pelas dicas, Lilian! ?
Adorei, não conhecia o filme e nem o livro que você citou, mas com certeza os colocarei na minha lista.

DMorcillo 20/01/2022minha estante
Tb não conhecia nem o livro nem o filme. Anotado. Valeu pela dica

Cristiane.Cardoso 20/01/2022minha estante
Dicas anotadas ?? Cada vez gostando mais do Skoob.

Gui Mendes 20/01/2022minha estante
Já li A Casa dos Espíritos tbm e recomendo d+++++, minha primeira leitura durante a pandemia e fluiu mt bem. Assisti o filme mês passado, achei beeem resumido mas bom no geral, msm assim prefiro 10x o livro, um dos meus favoritos. Recomendo também "Travessuras da Menina Má" do Mário Vargas Llosa, que mesmo sem ser do Realismo Fantástico em si, penso que seu estilo combina muito com esses dois.

Gui Mendes 20/01/2022minha estante
Ahhhh, e não sei se a galera tá ligada, em 2020 (ou 2019?) a Netflix anunciou uma série de duas temporadas baseada no "100 anos de solidão" dirigida pelos filhos do Gabriel García Marquez e pra ser lançada em 2022. Acho extremamente difícil adaptar um livro como esse para o cinema mas tô extremamente animado com essa possibilidade!!!

Lilian.Araujo 20/01/2022minha estante
Gui, eu vi isso sobre a série da Netflix! Estou ansiosa por mais informações! Tem um filme baseado em ?A Casa dos Espíritos?? Eita! Não sabia! Quero ver! Onde encontro? Os livros são sempre melhores que os filmes. Vou anotar agora a dica do livro do Mário Vargas Lhosa! Obrigadaaaaa!

Lilian.Araujo 20/01/2022minha estante
Ahhh. Tem um documentário massa sobre a vida de Gabo na Netflix! ?Gabo: a criação de Gabriel García Márquez?. Se não tiverem visto ainda, vale a pena demais!

Renata CCS 05/03/2013

Ler cem vezes não é suficiente para compreender a grandeza desse livro
(...) Porém, antes de chegar ao verso final já havia compreendido que não sairia jamais daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilônia acabasse de decifrar os pergaminhos, e que tudo estava escrito neles era irrepetível desde sempre e para sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra.

CEM ANOS DE SOLIDÃO é um comovente relato sobre a solidão, o isolamento em que uma família e cada indivíduo que a ela pertence se mantinha perante o mundo. O livro conta de forma apaixonante a saga da família Buendía durante um século, narrando uma realidade tão crua que parece que aquilo aconteceu de fato. Gabriel García Marques é o mestre do chamado realismo fantástico, e é isto que a estrutura do livro incorpora: o fantástico e o inacreditável, mesclando momentos mágicos e extraordinários. Dono de um estilo único, o escritor nos transporta para além do tempo da própria narrativa. É incrível como este livro provoca diversas reações: de um parágrafo a outro, nos leva da tristeza ao riso. O livro mescla revoluções e fantasmas, incesto, corrupção e loucura, tudo tratado com grande naturalidade. A história começa quando as coisas não tinham nome (como dito pelo próprio autor), e vai até a chegada do telefone. Macondo é uma aldeia que a gente fica morrendo de vontade de visitar, embora seja fictícia. Foi fundada por José Arcadio Buendía, o patriarca dessa história, e por Úrsula Iguarán, a matriarca, mas não por alguma escolha estratégica: depois de homens, mulheres e crianças caminharem por 26 meses, decidem parar por ali para não ter que retornar. E começam a nascer os Buendías: as páginas são recheadas de Josés Arcadios e Aurelianos, que dão origem a novos Josés Arcadios e Aurelianos, que dão origem a mais... seria preciso ler este livro novamente para construir a árvore genealógica da família, porém são todos inconfundíveis em suas identidades. Suportaram doenças, períodos intermináveis de chuva, pragas de insônia, greves, guerras e mistérios que surgem do nada. Assim a história vai crescendo diante de nossos olhos, e a cada página revelando personagens únicos e tão bem construídos que dão saudades cada vez que algum parte para nunca mais voltar, ou outros que voltam depois de anos, quase irreconhecíveis, ou ainda aqueles que se ficam, criam seus filhos e netos, envelhecem e morrem. Há também seus momentos felizes, de reencontros, de casa cheia de família e amigos, de música e de pessoas apaixonadas. E de solidão! Esta sim é a carga que todos os Buendía carregam nos ombros, não importando a união ou desunião da família.

O livro é único e inesquecível, e qualquer repertório de adjetivos é incapaz de descrevê-lo, e claro que não será esta mísera resenha capaz de fazer isso (nunca tive esta pretensão). São tantos temas, tantas percepções do mundo e do humano, que a gente termina o livro amando e sem entender o porquê, sem conseguir explicar a história ou apontar alguma moral. CEM ANOS DE SOLIDÃO me deu essa liberdade incomum nunca vista em nenhum outro livro que tive em mãos. É leitura obrigatória para esta vida e para as próximas.
Mona 26/02/2013minha estante
Gostei muitíssimo de sua resenha. Você escreve muito bem, e parece apaixonada por este livro, assim como eu.

Renata CCS 27/02/2013minha estante
Obrigada Mona. Realmente este livro é muito especial para mim.

Maria Luísa 04/03/2013minha estante
Uma resenha apaixonada para um livro apaixonante.

Renata CCS 05/03/2013minha estante
Realmente sou apaixonada por este livro, Maria Luísa. Obrigada pelo comentário!

Hellen 22/03/2013minha estante
Parabéns pela Resenha Renata! Sempre ouvi ótimos comentários sobre as obras do Gabriel García Márquez, mas fiquei com receio de não gostar deste livro em específico. Agora fiquei com vontade de ler, haha.

Renata CCS 22/03/2013minha estante
Leitura mais que recomendada minha cara Hells! Leia sim, vc vai gostar muito! Obrigada pelo comentário.

VICKY 26/04/2013minha estante
Está história fantástica, a saga dos Buendía, me tragou completamente deste mundo, me sentia uma habitante de Macondo, nascida e criada!
Uma bela resenha, parabéns!

Daniel 17/06/2013minha estante
Acho que este é o livro que mais reli, faço isso de tempos em tempos, e ele sempre me emociona, me surpreende, me diverte... Uma obra Prima da literatura, sem dúvida.

Renata CCS 18/06/2013minha estante
Olá Daniel, este livro é uma grande paixão para mim. Único! Preciso revisitá-lo.

sonia 28/10/2013minha estante
Tão doido e tão verdadeito...adoro literatura fantástica! Quem vem de família espanhola conhece um pouco dessa maluquice...muito inteligente e engraçado.

Paty 18/11/2013minha estante
Arte por meio da escrita é o que fez Gabo com esta obra-prima!

Rafa P. 28/03/2014minha estante
Renata belíssima resenha !! Eu fiquei abobalhada com esse livro. A minha vontade era que todas as pessoas do mundo tivessem a oportunidade de conhecer uma obra tão incrível como essa.
Eu terminei o livro um sentimento de inquietação, felicidade, tristeza , muitas emoções. PERFEIÇÃO é pouco para definir essa obra prima !!

Renata CCS 31/03/2014minha estante
Rafa, vejo que temos este livro como uma paixão em comum! Saudades de Macondo... preciso viajar para lá novamente.
Obrigada pelo gentil comentário!

Aline Mari 21/04/2014minha estante
Renata, depois desse relato apaixonante do livro, coloquei ele no topo das minhas prioridades de leitura!

Bricia.Carpenter 10/01/2016minha estante
Renata , sua resenha está à altura da fantástica obra , obrigada !!!

Juliana 23/09/2016minha estante
Resenha tão boa, que fui "obrigada" a investigar sua estante...kkkkk
Parabéns, Renata!

Matheus Caixeta 12/10/2016minha estante
O que você disse traduz muito do que tenho sentido lendo o livro. Estou na metade, lendo no tempo que o livro pede (afinal, seria um pouco destoante viver 7 gerações em poucas sentadas) e acho que vai ser tornar meu livro preferido. Adorei sua resenha!

Barbara 18/05/2017minha estante
Foi exatamente o que senti, amei cada página do livro, mesmo sem saber direito o porquê. Com certeza, o meu favorito de todos os favoritos!

Andre.Trovello 04/06/2021

P*** que o pariu É o melhor bigode do Brasil GABO!
Gostaria de iniciar com um poema:
(Quem conhece, recite comigo. Não tenha medo, quem ta passando vergonha aqui sou eu.)

"TU TA MALUCO? ?
RESPEITA O MOÇO ?
PATENTE ALTA, DÁ AULA (SÓ VCS AGR HEIN)
BIGODE GROSSO ?"

Revelada por MC Marcelly, a profecia finalmente se ilumina perante os olhos dos descrentes: Gabriel García Marquez está de volta com a inexpugnável destreza de seu bigode voluptuoso e traz consigo a literatura do mais alto nível.

Sustentado pelas 150 páginas de expectativas criadas por "Crônica de uma morte anunciada", "Cem anos de solidão" carregou, em suas 448, a responsabilidade de manter Gabo no meu Olimpo de escritores, junto aos colossais nomes de José Saramago, Machado de Assis e Felipe Neto.

E ELE NÃO DECEPCIONOU!!
(O bigodudo é f@d@, não tem jeito)

Com seu jeito cadenciado, a obra consegue narrar a passagem do tempo através das 7 gerações da familia Buendía e do vilarejo de Macondo, utilizando de guerras intermináveis, fenômenos sobrenaturais, familiares perturbados e exacerbada libido (pessoal extrapola, ta?). Tudo isso acentuado por uma escrita genial e extremamente sensível.

Porém, nem tudo são flores. Existem alguns fatores que podem acabar incomodando alguns leitores, reduzindo o céu estrelado q é esse livro a apenas uma singela unidade de luz (poha, dar 1 estrela só pra ele também é sacanagem gente, pelo amor kkkkkkkk mas td bem, consigo entender).
A quantidade enorme de personagens com mesmo nome provoca bastante confusão ao longo da história, sendo que, em certo momento, é dificil saber qual Aureliano está vivo, qual vai morrer e qual já jaz 7 palmos abaixo da terra. Esse estranhamento acaba acentuando a participação de personagens como Ursula que, por ser a única de seu nome, não recebe nenhum tipo de crítica injusta ou ranço acumulado por parte do leitor, respondendo apenas por seus próprios atos (e que atos, diga-se de passagem).
Outro aspecto do livro que pode incomodar é sua calma. Apesar de muito fluido na escrita, a história se desenrola de maneira lenta, podendo provocar sono ou tédio em certas pessoas, principalmente por ser bem grandinho.

Resumindo, "Cem anos de Solidão" é uma obra genial, redigida com maestria, um clássico atemporal... ouuuuuu é chata, lenta e desinteressante, dependendo do tipo de leitor que a possui.
Não é um livro para todos, mas com certeza foi pra mim, entrando no meu top 5.

Recomendo MUITO, mas cuidado, é uma leitura diferente.

Agora com licença que vou ali crescer meu bigode ??
dani 04/06/2021minha estante
Ótima resenha! ? Esse ano vou dar outra chance para esse livro.

Andre.Trovello 04/06/2021minha estante
Obrigadoooo ?? kkkkkkkk
Leiaa, vale muitoo a penaaa!!

Brenda.Podanosqui 05/06/2021minha estante
É um dos meus livros favoritos. Como vc disse Gabo é genial. Pra mim é impossível achar esse livro entediante. Simplesmente é uma obra genial!!!

Andre.Trovello 05/06/2021minha estante
Simmmm, pra mim esse livro é PERFEITO!
Mas li várias reclamações de alguns amigos e em outras resenhas, então achei importante acrescentar isso tb kkkkkkk

Geovanna.Faleri 05/06/2021minha estante
muito boa sua resenha!! Kkkkkkkkkk

Andre.Trovello 05/06/2021minha estante
Obrigadooooo ?? fico feliz q vc tenha gostado kkkkkk

Beatriz 05/06/2021minha estante
Tem como você ser menos perfeito, por favor???
Amo as suas resenhas! Esse é um livro que fica ainda melhor com o passar do tempo, quando você passa a digerir tudo o que aconteceu nele. Posso dormir tranquila agora que sei que você amou ?Cem anos de solidão? também hahahaha

Andre.Trovello 06/06/2021minha estante
Aaaahhh, vc é maravilhosaaa ??
Muito obrigadooo!!
Esse livro é sensacional mesmo, não tem jeitooo

belacrcruz 13/06/2021minha estante
ANDRÉ RESENHISTA SUPREMACY????

belacrcruz 13/06/2021minha estante
pqp andré, alguém que escreva resenhas melhores que as suas deve estar pra nascer ainda????

Andre.Trovello 22/06/2021minha estante
Ahhhhhh, obrigado isabelinhaaa ??
Fico feliz q vc tenha gostadooo!!

Julia5296 04/07/2021minha estante
Foi a melhor resenha que já li KKKKKKKKKK

Andre.Trovello 05/07/2021minha estante
Obrigadoooo ??
Fico MT feliz em ler isso, sério kkkkkkkkk

Denise 21/04/2018

Que bobajada
Comecei esse livro super animada pela quantidade de elogios e também por ter lido que um livro que gosto muito,seria uma cópia deste.
No inicio estava gostando da história,até começar a nascer os filhos dos personagens principais e todos terem o mesmo nome isso já me confundia toda aí quando veio a parte da guerra eu "buguei" de vez e me perguntei,mas que porcaria é essa? O livro não fazia o menor sentido pra mim.
Parei de ler em uns 40% porque pensei que poderia ser um momento ruim para essa leitura e então deixei passar uns meses,para quem sabe ser acometida de um surto de genialidade e apreciar a obra. Esse mês participando de um desafio de concluir um livro inacabado resolvi retomar e caramba que livro chato,umas bobajadas sem fim,coisas sem pé nem cabeça,foi um custo terminar a leitura.
Nivea31 21/04/2018minha estante
Melhor resenha kkkkkkkkk

Diane 22/04/2018minha estante
Hahahahaha otima resenha!

Diane 22/04/2018minha estante
Kkkkkk melhor titulo de resenha!

Denise 23/04/2018minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Silvia 23/04/2018minha estante
Jamais entrará na minha lista kkkkkkkkkkkkkkkkkk

SERGIO 29/05/2018minha estante
Eu não li, mais acredito que essa leitura é muito superior aos seus conhecimentos. Não adianta ficar brava e brigar comigo. Sou um gênio e você não compreenderia.

Denise 20/06/2018minha estante
Sergio, com certeza eu sou apenas uma pobre dona de casa que adora ler,genialidade esta muito alem da minha capacidade.Mas pelo menos leia o livro para ficar ainda mais genial ou seria genioso? Aff não sei dizer... meus conhecimentos são muito inferiores.A diferença entre nós é que eu li o livro e falo por experiencia e não pela opinião dos outros.

Andrea 14/07/2018minha estante
Sérgio, ninguém tem condições de dar opinião sobre algo que não leu, baseado apenas em achismos.
Se você fosse um gênio saberia disso.

Majuza 16/07/2018minha estante
Ganhei esse livro de presente, meu marido me deu pq estava na minha lista há séculos e foi a maior decepção da vida. Eu vim ler as resenhas procurando alguém que tivesse odiado tanto esse livro quanto eu, e te achei. kkkkk A sua resenha me definiu! Pq, em nome de deus, colocar tanta gente com o mesmo nome? hahahaha E o resto... bom não vamos dar spoiler, mas vc tem razão: bobajada pura.

Denise 13/08/2018minha estante
Majuza "tamo juntas" hahahahahahahahaha

Do Amaral 10/08/2019minha estante
Excelente livro, siga a árvore genealógica que entenderá melhor, o interessante dele e a ilógica que te prende e te faz voar no mundo das interpretações!!! Este livro e uma relíquia com varios prêmios literários.

Denise 11/08/2019minha estante
A mim não prendeu achei um monte de besteira e tempo perdido

DIRCE 14/11/2019minha estante
Ri muito com o humor do Sérgio . Não critico você, Denise. Eu a compreendo. Foi exatamente o que achei , quando li essa obra há décadas. Lendo-a há poucos dias, debrucei-me de amor por ela. Eu acho que se faz necessário maturidade literária. Pode ser que , daqui a algum tempo, ocorra com você o que aconteceu comigo . E não sou gênio como o Sérgio diz ser (risos), mas não gostaria que você ficasse brava comigo. Boas leituras.

Cintia295 05/04/2021

Chaatooo
Chocadaaaa com esse livro, mas de um jeito ruim, desculpe quem gosta mas eu odiei com força.
O enredo: ao mesmo tempo que o personagem estava no presente nos contando algo ele lembrava algo do passado e o autor nos dava "spoiler" do futuro. Olha só o começo do livro a primeira frase " Muitos anos depois(futuro), diante do pelotão de fuzilamento(presente), o Coronel Aureliano Buendia havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo(passado)". Nisso o autor foi genial.
Fiquei super feliz de acabar esse livro, por me ver livre dele. E fingir que nunca ouvi falar.
Essa frase define bem esse livro:
" Não havia nenhum mistério no coração de um Buendía que fosse impenetrável para ela, porque um século de cartas e de experiência lhe ensinara que a história família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma giratória que continuaria dando voltas até a eternidade,se não fosse pelo desgaste progressivo e irremediável do eixo."
Fernanda.Marques 05/04/2021minha estante
Olá! Sério que não gostou? Eu amei kkkk mas acho fantástico isso nos livros, a experiência de leitura é única e individual mas não significa que vc está errada!

Cintia295 05/04/2021minha estante
Simm, cada um vai ter uma leitura, comigo não funcionou kkkkk. Que bom vc ter gostado, tbm queria fui com altas expectativas, cai do cavalo kkkkk

Haime 05/04/2021minha estante
Tem como favorita uma resenha .

Cintia295 05/04/2021minha estante
Haime amg estamos juntas no ranço kkkkk

Haime 05/04/2021minha estante
Estamos ?

spokey dokey 06/04/2021minha estante
Chocada estou eu kkkkkkkk

Luis.Henrique 14/05/2021minha estante
Para a senhora só o que é arte é aquilo que respeita as leis morais, então? (me refiro a sua piada sobre o incesto e a pedofilia na obra). A arte não precisa da permissão da moral. Mas especificamente sobre isso creio que seja necessário entender a premissa do autor: incestos e casamentos prematuros faziam parte da realidade da latinoamericana que ele tentou retratar com os Buendías, fruto do isolamento do resto do mundo e toda a questão do pouco desenvolvimento que a população das ex-colônias receberam. Criticar isso é assumir que a "poesia" (termo que a senhora usou) é na verdade um copilado do que você e a sociedade acham correto nos tempos atuais e ignorar toda a representatividade.

Pasmem: não to aqui dizendo que você deveria gostar do livro por isso kakakakakak vc tem todo direito de odiá-lo, só quis debater a questão que a senhora falou sobre a pedofilia e o incesto mesmo. Ao contrário de ti, acho válido como representação de um povo e um tempo (latinoameticanos recém-libertos da colonização) ou até mesmo do desejo (Lolita está aí pra provar que a arte rompe qualquer barreira do certo e errado).

Mas é apenas questão de opinião...

Cintia295 27/05/2021minha estante
Luis hoje que vi seu comentário e pasme não gostei de Lolita kkkkk. Nem vou comentar o que você disse, cada um com sua opinião.

Keila Peretto 30/05/2021minha estante
Concordo completamente contigo. Está sendo uma tortura continuar a leitura desse livro.

Cintia295 30/05/2021minha estante
Keila foi bem tenso terminar viu.

Carolina.Gomes 14/10/2021

O que é realidade e o que é magia?
Hoje concluo a leitura do festejado e premiado Cem anos de Solidão.

Devorei as primeiras cem páginas numa tacada só. Mergulhei nessa história repleta de fantasia e brilhantemente narrada por esse gênio contador de histórias.

Que narrativa belíssima! Quantos acontecimentos incríveis que emocionam, divertem e encantam o leitor.

Agora entendo aqueles que dizem que esse é o livro da vida. É um livro sobre amor, sobre o tempo, sobre a América Latina e seu povo.

Se eu fosse você, embarcaria agora para Macondo. Eu espero retornar em breve.

Foi uma experiência inesquecível!

Recomendo a leitura do discurso do Gabo quando recebeu o prêmio Nobel. Lindíssimo!
Joao 14/10/2021minha estante
Adorei a sua resenha Carolina! E realmente o discurso dele foi incrível.
Tem um documentário sobre ele na Netflix que é bem bacana também.

Douglas Finger 14/10/2021minha estante
Que leitura sensacional! Parabens Carolina

Carolina.Gomes 14/10/2021minha estante
Boa lembrança, João! Assistirei. Obrigada!

Eliza.Beth 14/10/2021minha estante
???? lindooo. Quero terminar minha leitura com essa mesma paixão que a sua ?

re.aforiori 16/10/2021minha estante
Que maravilha, Carol! Que você entrou para a multidão das pessoas que amam este livro! ???

Enquanto você o lia, eu torcia para isso; acredite. Pois, embora minha experiência com esta obra tenha sido completamente diferente, eu fico feliz sempre que vejo que um determinado livro ganhou importância para alguém.

E como a literatura é incrível, também, por isso: muitos podem amar um livro, outros podem não gostar ou ficar indiferentes ao mesmo, enquanto outros podem se decepcionar. E quanto ao ?Cem anos de solidão?, eu me encontro na última situação... Exatamente por se tratar de um dos livros que fui ler com mais expectativas em minha vida, pelo fato de ver todo mundo dizendo que o amava em todos os cantos. E por ter amigos que o tinham lido e me falavam: ?você precisa ler logo este livro! pois é incrível!?

Portanto, eu já o peguei para ler pensando: ?vai ser demais! vai entrar para os favoritos!?. Mas, infelizmente... Enfim. Kkk... ?

E quando vejo pessoas enaltecendo este livro, a sensação que tenho é de que li outro livro... ha, ha, ha! ? Interessante isso, né!? ?

É que, achei que tudo ocorreu de forma muito monótona e sem nenhum ?grande acontecimento?, como costumo dizer. A história em si me pareceu ser apenas uma concretização da árvore genealógica, que consta logo nas primeiras páginas do livro: sempre um Aureliano ou um Arcadio, que fica com fulana ? que já estamos cientes, se será mulher, ou, simplesmente, amante ? tem um filho que vai se chamar também Aureliano ou Arcadio; e coisas do tipo...

E quando eu acabei de ler este livro, ano passado, me senti um ET ? imagine ? ?, por pensar que era o único que havia me frustrado com o mesmo. Não obstante, depois em grupos de literatura do Facebook, com posts do tipo: ?cite um livro que você foi ler com muita expectativa e se decepcionou?; encontrei muitas pessoas citando ?Cem anos de solidão?, e foi aí que passei a me sentir mais humano... Ha, ha, ha! ? E descobri que este livro não é a unanimidade que eu pensava...

Tampouco podemos dizer, Carol, que temos gostos distintos quando se trata de literatura. Porque não vejo outro livro que você tenha gostado, que eu não gostei. Temos muitos favoritos em comum.
??

Agora, só uma brincadeira, se me couber... ha, ha, ha!... ?

Costumo dizer que, tenho duas outras sugestões de título para este livro: ?Cem anos de Aurelianos e Arcadios? (este até quem o ama pode concordar comigo) ou ?Cem anos de monotonia? Ha, ha, ha! ? (este último, claro, que você e quem o ama não vai concordar... kkk... ?)

É que enquanto eu lia este livro, eu pensava: ?meu Deus não aguento mais tanto Aureliano e Arcadio...? e outras coisas mais... kkk... ?

Porém, não acho que o livro foi de todo ruim, não. Houve uma parte que me fez rir, confesso. Que foi quando um dos Aurelianos é mandado embora de casa... Basta eu não falar o nome da mulher dele, para que quem não leu o livro ? e ver isso ? não fique sabendo de qual dos Aurelianos se trata... ha, ha, ha! ? E tem tanto Aureliano que isto está longe de ser um Spoiler... Kkk...? (A tal da árvore genealógica que, certamente, possui muitos Spoilers. ?) Acredito que, a pessoa vai ler, apenas sabendo que vai rir, e talvez ainda mais do que eu, de um Aureliano... Ha, ha, ha! ?

E, exatamente, graças a este episódio, eu avaliei este livro com 2.5 estrelas... kkk... ?

É que não tem jeito: foi a minha maior ?decepção literária?... ?????

Ah, amantes do Gabo, já me disseram que este não é o melhor livro dele (apesar do mesmo ser considerado a obra-prima pela crítica); que o ?Crônica de uma morte anunciada? é melhor... E como andei falando que, a minha frustração com ?Cem anos de solidão? foi tão grande, que perdi o interesse por ler outros livros do autor; aí me incentivaram: ?dê outra chance para o Gabo; este é pequeno; você não perderá tanto seu tempo...?

Então, eu falo: ?quem sabe daqui há uns 5 anos, eu pense nisso...? ha, ha, ha! ??

Carolina.Gomes 16/10/2021minha estante
Pois é, Re! Cada livro conversa singularmente com um leitor. Às vezes não estamos no momento de lê-lo. Às vezes não estamos tão atentos e nos dedicamos pouco. Vamos correndo os olhos sobre os parágrafos. Gabo produziu uma obra repleta de nuances e detalhes, mas tudo fez muito sentido p mim, inclusive a repetição dos nomes, dos hábitos.

re.aforiori 16/10/2021minha estante
Sim, Carol! Penso também de que haja um ?diálogo intrínseco? entre o livro e o leitor. E que, às vezes, podemos não estar no momento para tal obra...

Já me falaram: ?tente reler outra vez, num outro tempo; você poderá ter outra experiência!?

Então, eu reflito e vejo que li ?Cem anos de solidão?, completamente, de peito aberto... Lembro-me que, ao se passarem 80 páginas, eu pensei: ?logo deve acontecer algo e muda tudo...?; e ao se passaram 150 páginas, refleti: ?todo mundo diz que este livro é espetacular; mas não vejo nada disso, ainda, vou me atentar mais a cada linha...? E aí quanto mais aprofundava essa minha observação as estruturas narrativas ? procurando alegorias na mesma ? e a absorver o máximo possível da história em si, mais eu encontrava defeitos e furos na obra... E achava tudo muito superficial e, sobretudo, monótono ? como eu disse.

E eu estava num momento que pude ler com toda atenção ao livro, com bom tempo disponível para o mesmo. Fiz inúmeras anotações ? como costumo fazer à cada leitura. E, assim que, acabei de ler o livro, reli todas elas e refleti em tudo... E pensei: ?realmente, não dá para abstrair mais nada que isso...?

Entretanto, eu conclui que, não foi devido ao momento, não...

E me pergunto se, outras pessoas que descobri que também não apreciaram esta obra ? que leram com um olhar ainda mais técnico do que o meu ?, também não ?estavam no momento?... E me sinto compreendido ao notar isso... Definitivamente, não vejo que o problema tenha sido eu...

E jamais tento convencer alguém que gostou deste livro, a pensar de acordo comigo. A sensação é que faço questão de mostrar meu ponto de vista oposto; pois me parece que por ser um livro que a maioria o ama, se tornou necessário eu me explicar porque não gostei... Estranho, mas é o único livro, que elegi para este fim... ha, ha, ha! ?

Porém, quando alguém me consulta sobre ?Cem anos de solidão?, eu falo o que achei; mas digo: ?você precisa ler, sim, que pode vir a amar este livro; assim como a grande maioria...?

Mas, enfim, Carol, este livro não foi para mim mesmo... ???????

E eu aprendi, sobretudo, depois desta experiência, que quando for ler um livro, não pegá-lo com tanto expectativa, a não ser que seja de um autor que esteja entre meus favoritos...

PS: Estou lhe enviando um Link de um vídeo, de uma pessoa que ama este livro, e o tem como o número um entre os seus favoritos da vida. E fala do mesmo com uma emoção comovente. Mesmo eu não achando a mesma coisa sobre o livro, achei belíssima a história dele com este livro, que mudou completamente a vida dele... E como você gostou do livro, creio que irá apreciar...

Abraço! ??

Vivi 17/10/2021minha estante
Comecei ha dois dias, minha cabecinha so pensa em Macondo! ... Estou bastante instigada... Obrigada pelas palavras Carolina, de coração.

Carolina.Gomes 17/10/2021minha estante
Q bom, Vivi! Espero q sua experiência seja incrível como a minha foi. ?

Elton.Oliveira 03/02/2024

A saga de uma família castigada
Entendi perfeitamente o motivo de tanta reverência e merecidamente vencedora de um nobel de literatura! Gabriel Garcia Marquez o fantástico "GABO" nos presenteou com essa obra de arte!

O texto remonta a história de uma família que será castigada , como Gabo sacramentou , não terá uma segunda vez na terra !!! Putz ... Que frase marcante e arrepiante, a forma que ele nos joga no peito essa sentença!!

O romance familiar será o início de toda a desgraça anunciada dos Buendia , cada filho , cada nova família, trará na genética, a semente da solidão e do pecado inicial !

Os Buendias fundaram uma cidade, Macondo , que também brilhará nessa obra com suas fantasias faraônicas, desastres , maldições, tudo pode acontecer em Macondo....

Sinceramente, estou sem palavras.... Nunca havia lido um livro dessa magnitude ... Uma história tão bem amarrada que encerra não só o livro mas toda a estirpe dos Buendia e também uma cidade !!

Leiam Cem Anos de Solidão!!!! Gabriel Garcia Marquez.... Você é um gênio!
Ana Carol 03/02/2024minha estante
Adoro ler as resenhas pq elas dão outras dimensões aos livros além daquela que as editoras é o próprio autor "vendem". Tenho o livro em espanhol pq sempre que viajo para algum lugar compro um livro de um autor famoso local ou que tenha relação com a cidade. Este está na estante parado há anos esperando... Depois da resenha, acho que chegou a hora! ??

Elton.Oliveira 03/02/2024minha estante
????... Ana , eu ainda estou digerindo o final ! Geralmente nos decepcionamos com os desfechos dados mas o Gabo não estava pra brincadeira nesse livro .... É de cair o queixo da cara ! ??... Se vc domina bem o espanhol, leia o seu original pois a tradução tem algumas notas explicando algumas aproximações feita .. Que às vezes é até bom, pq tem um contexto específico do autor.

Elton.Oliveira 03/02/2024minha estante
Sim , Ana , fico feliz em te empolgar e despertar o interesse, obrigado ?...
Leia logo !!! ??

Fabio 03/02/2024minha estante
Elton, excelente resenha!
Muito bem sintetizada!

Obrigado Fábio !
Quando lemos uma obra dessa ,parece que temos que derramar todo sentimento e emoção nessas resenhas .... Algo tem que ser escrito para partilharmos essa euforia ! ?

Fabio 03/02/2024minha estante
Exato , Elton!?

João 29/03/2024minha estante
Estava há um tempo sem entrar no skoob por conta da correria do dia dia. Mas voltei, e fiz questão de procurar a sua avaliação sobre o livro. Que bom que ele te encantou também! Acho que agora você está sentindo a mesma vontade que eu sinto de ler outras obras do Gabo.?

Elton.Oliveira 29/03/2024minha estante
Obrigado João! Estou sim !!! Por coincidência, semana que vem , irei iniciar uma LC com uma amiga aqui do Skoob , de outro dele .... O Amor nos Tempos de Cólera. Já estamos ansiosos!!! ??

João 29/03/2024minha estante
Que maravilha!! Ouço falarem muito bem sobre esse livro. Acredito que vai ser o segundo do autor que eu vou ler também.

dani 13/11/2022

Memórias de Macondo
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo."

Assim começa uma das jornadas literárias mais fascinantes que já vivenciei. O destino é a cidade de Macondo, ora aconchegante, ora inóspita, onde quem é vivo sempre aparece (e quem é morto também). A narrativa apresenta a inesquecível saga da família Buendía, cujos integrantes têm personalidades marcantes e nomes irritantemente parecidos.

Gabo (já posso tratar com essa intimidade depois de ler só um livro?) é realmente um exímio contador de histórias. Com o uso do imaginário popular e sua explosão criativa, Márquez imprimiu na literatura latino-americana uma marca autêntica e imponente. Tudo parece tão real, que mesmo o fantástico não causa grande estranhamento. Também conseguimos nos apegar com facilidade a seus personagens: pessoas irremediavelmente solitárias, enclausuradas em celas visíveis e invisíveis criadas pela religião, temores e tradição.

Ao terminar o livro, senti que também me tornei testemunha dos dias de glória e dos momentos de calamidade gravados nas páginas. Impossível não carregar de agora em diante as memórias de Macondo.
Jacy.Antunes 13/11/2022minha estante
Ninguém escreveu melhor que Garcia Marquez, Dani. Para mim ele causou mais impacto que Dom Quixote...

Marilia 13/11/2022minha estante
Estou lendo também, encantada com a fantasia absurdamente real que Gabo criou!

Cleber 13/11/2022minha estante
Viva Gabo???

Joao 13/11/2022minha estante
Uma das narrativas mais belas que já li. Macondo é eterna

dani 14/11/2022minha estante
Que legal ter o fã clube do Gabo reunido aqui! ?
Quais outros livros dele vocês sugerem?

Cleber 14/11/2022minha estante
Crônica de uma Morte Anunciada e Ninguém Escreve ao Coronel, são os que eu mais gostei depois do Cem anos de solidão

Jacy.Antunes 15/11/2022minha estante
Ninguém escreve ao Coronel , Crônica de uma morte anunciada, Viver para contar são essenciais. Sugiro ler e reler todos os livros.

Joao 15/11/2022minha estante
Faço parte do coro para "Crônicas de um Morte Anunciada". É o banal sendo transformado em arte. Recomendo também um conto super curto mas bem delicioso de se ler, que é "O afogado mais bonito do mundo".
Vai sem medo heheh

João 09/01/2024

Demorei muito para finalizar este livro porque ele me desafiava em alguns pontos, e o principal deles está ligado ao fato de que é preciso muita concentração para se atentar aos detalhes e a poesia da escrita. A caprichosa escrita de Gabriel teve o poder de me deixar sem fôlego em cada início de parágrafo, para me fazer suspirar no final. O realismo mágico é sensacional. Aqui, o escritor nos apresenta personagens e lugares com características marcantes, e cada uma dessas características foram essenciais para que eu não me perdesse na identificação das personagens. É o primeiro grande clássico que leio, e com certeza vou querer fazer uma releitura no futuro porque sinto que ainda não peguei todos os detalhes.
Elton.Oliveira 09/01/2024minha estante
Estou gostando bastante também! Nem cheguei na metade e é como se eu tivesse ali dentro da casa dos Buendia .... E o jeito como ele vai nomeando as novas crianças, o cuidado pra não nos perdermos ... Cada um com sua peculiaridade e sua solidão.... Está sendo fantástico!

Xuneor 09/01/2024minha estante
quero muuucho ler esse

João 09/01/2024minha estante
Era exatamente o que eu sentia, Elton. Como se eu fizesse parte da família. As características fortes que o autor colocou nas personagens femininas me fizeram lembrar muito de minha Mãe e irmãs, e por isso era recorrente que eu me identificasse com a leitura.

João 09/01/2024minha estante
É sensacional Júnior. Leia mesmo porque vale muito a pena!

Gleison Marques 09/01/2024minha estante
É um dos meus preferidos da vida, o Gabo encanta e ao mesmo tempo desperta a gente para assuntos importantes.

João 09/01/2024minha estante
Se tornou um dos meus preferidos também, Gleison. O livro realmente traz uma mensagem muito profunda. Quero muito ler outras obras do autor.

Kleilson.Torquatto 28/03/2024minha estante
Tá na minha lista.
Estou querendo começar o mês de abril com ele.

João 28/03/2024minha estante
Que bom, Kleilson!! Espero que goste tanto quanto eu gostei. Esse é o tipo de livro que deixa a sua marca registrada como obra prima em todos que se permitem lê-lo. Tenha uma ótima leitura!

keyla 06/05/2022

isso é um tesouro americano!
que obra transcendente, grandiosa!
que escrita miraculosa.
não é à toa que Gabriel García Márquez tenha ganhado um nobel da literatura.
é puro suco latino-americano, com enfoque na exploração que nós sofremos desde a colonização. fomos saqueados e escravizados pelos colonizadores. Márquez expõe isso tão meticulosamente, a corrupção, o totalitarismo, o sistema escravagista, os inúmeros massacres contra trabalhadores que são narrados de maneira tão nua que chega a assustar.
o que é a solidão, afinal? perceber que, não importa o que faça, tudo sempre acabará do mesmo jeito? como Ursula costumava dizer ?o tempo não passava, e sim dava voltas redondas?.
agradeço a quem me alfabetizou para que eu pudesse, no futuro, ler esse livro.
Marcolino Pereira 06/05/2022minha estante
De Gabriel Garcia Marques só li " O amor nos tempos do cólera" tenho esse livro cem anos de solidão, mas estou com medo de não gostar como o outro

Michela Wakami 06/05/2022minha estante
Amiga, fico feliz que você tenha gostado e foi maravilhoso ler com você, mesmo a experiência tendo sido diferente para mim.
Entendo as partes importantes do livro mas as outras polêmicas me deixaram devastada.?

keyla 06/05/2022minha estante
esse é o meu primeiro do Gabriel e é sem dúvidas um dos melhores da minha vida (se não o melhor). incentivo demais essa leitura

keyla 06/05/2022minha estante
Michela, obrigada!! se não fosse você eu provavelmente ainda estaria adiando a leitura? e fico triste por você não ter gostado tanto quanto kkkkkk ????????

Michela Wakami 07/05/2022minha estante
Obrigada, a você, amiga. Mas valeu a leitura, foram muitos os sentimentos.????????

ângelo.roberto 07/05/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Ficou muito boa. Capta bem a essência do livro.

keyla 07/05/2022minha estante
obrigada, Ângelo!

Craotchky 09/09/2017

Sensações, percepções
Acho que este é um livro sobre o qual é bem difícil falar. O que segue abaixo são algumas anotações, observações e/ou interpretações que fiz durante a leitura. Tão somente isso.

A introdução é fantástica, sobretudo quando trata sobre como o livro foi escrito; saber do confinamento parcial dele durante todo o período (de catorze meses) que durou o processo de produção; saber dos "bastidores".

Fico pensando: Qual é a direção? Qual o objetivo? A história caminha para onde? Mesmo não tendo um horizonte, é fascinante como o livro prende a atenção e consegue manter a vontade de virar as páginas.

Bem diferente dos outros dois livros dele que li; ou vai ver seja eu que estou diferente.
Parece que a história é narrada toda de uma vez; passa a impressão que o autor conta tudo de um só fôlego.

Cacete! Contrariando o que eu achava, acabei gostando desse tal de Realismo Mágico, parece que ele tempera a história, além de possibilitar interpretações diversas ao leitor. Acho que é o primeiro livro desse tipo que leio. Não conhecia este estilo literário então tive que pesquisar o termo no google. Gostei ainda mais deste estilo por ter sua gênese na América latina, e fiquei surpreso por ter surgido tão recentemente.

Algumas descrições de cenas de sexo presentes no livro lembram muito o estilo empregado por Nabokov em outro livro dos mais importantes do século XX: Lolita. Ambos narram essas cenas de forma camuflada, encoberta, indireta e quase poética na escolha das palavras.

E este final? Não sei se entendi bem, mas sei que gostei.

Posso dizer uma coisa sobre este livro: ele é único em sua singularidade.

"[...] a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo."
Wagner 10/09/2017minha estante
Excelente. Parabéns.

Craotchky 10/09/2017minha estante
Obrigado, amigo.

Márcio_MX 11/09/2017minha estante
Dentro do realismo mágico, os maiores expoentes são Cortázar e Borges. Ambos estão programados para 2018.
Ótima resenha!

PS: Não sei se pode colocar Murakami nessa escola de realismo mágico, porque me parece ser um movimento latino-americano, mas a obra de Murakami é surrealista e acho que isso é uma afinidade. Qualquer dia desses leia Kafka à beira-mar e faça um paralelo, para ver se essa minha opinião procede.

Craotchky 11/09/2017minha estante
Valeu pelas indicações. Borges já estava no meu radar, Cortázar praticamente desconheço, e Murakami pretendo ler mais vezes.

Lua Durand 12/09/2017minha estante
Cem Anos de Solidão é um marco na literatura latino americana, e no conjunto da obra de Gabriel.
E particularmente foi um divisor na minha vida de leitora também.
Me vi como Ursula Iguaran e sua vida centenária, e sua sabedoria silenciosa.
"Úrsula se
preguntaba si no era preferible acostarse de una vez en la sepultura y que le echaran la tierra
encima, y le preguntaba a Dios, sin miedo, si de verdad creía que la gente estaba hecha de fierro
para soportar tantas penas y mortificaciones; y preguntando y preguntando iba atizando su
propia ofuscación, y sentía unos irreprimibles deseos de soltarse a despotricar como un forastero,
y de permitirse por fin un instante rebeldía, el instante tantas veces anhelado y tantas veces
aplazado de meterse la resignación por el fundamento, y cagarse de una vez en todo, y sacarse
del corazón los infinitos montones de malas palabras que había tenido que atragantarse en todo
un siglo de conformidad.
-¡Carajo! -gritó.
Amaranta, que empezaba a meter la ropa en el baúl, creyó que la había picado un alacrán.
-¡Dónde está! -preguntó alarmada.
-¿Qué?
-¡El animal! -aclaró Amaranta.
Úrsula se puso un dedo en el corazón.
-Aquí -dijo."
Gratidão por compartilhar suas impressões e sensações sobre o livro Craotchky. Você terá novas e variadas sensações se reler ele algum dia. Eu desde 2013 leio/releio de uma a duas vezes por ano. Ok, é um dos, ou o único, dos meus favoritos.
Dica de leitura de mais livros de realismo fantástico: Cronica de uma Morte Anunciada de Gabriel também, e Pedro Paramo do escritor Mexicano Juan Rulfo.
Se tiver facilidade recomendo a leitura em espanhol, são bem interessantes!
Boas leituras para ti!
Cheiro

Craotchky 12/09/2017minha estante
Obrigado! Obrigado! Obrigado! Eu que sou grato por você ter me proporcionado essa leitura. Já li sua primeira indicação e a segunda já está anotada. Boas leituras para você, e mais um muito obrigado.

Márcio_MX 13/09/2017minha estante
Opa! Pedro Paramo já está na minha meta desse ano \o/
Depois de "Labirinto dos Espíritos" já está engatilhado.

amandafffdo 13/05/2024

Insondável solidão que ao mesmo tempo os separava e os unia
Meu primeiro contato com Gabriel foi como um encontro de duas pessoas que já se conhecem, só não sabem de onde ou desde quando.

Cem anos de solidão compreende a história da América Latina e da própria solidão vivida por essas terras. A personificação, de ambos, é construída de forma a envolver o leitor com certo distanciamento, como quem anuncia: "eu sou o autor e conheço essa história." Dessa forma, Gabriel demonstra total controle da escrita e da narrativa, sabe há que vem e aonde vai - um deleite.

Apesar dos capítulos longos, dos inúmeros acontecimentos em uma linha do tempo um tanto irregular, da repetição dos nomes e das peculiaridades de cada um dos Aurelianos e José Arcádios, a leitura não é cansativa e transporta muito facilmente o leitor até Macondo. Além disso, minhas percepções acompanharam sensações dos personagens, de modo que nos capítulos finais o que senti não foi cansaço do livro, foi cansaço de cem anos, cansaço do tempo, da solidão.

O realismo fantástico, característica evidenciada na maioria das obras do autor, pode causar certo estranhamento inicial, mas é organicamente dissipado à medida que nos entregamos a leitura. Uma chuva de flores amarelas não poderia de modo algum se tornar desagradável...

Em síntese, leitura absolutamente recomendável!

Fim da estirpe.
Alê | @alexandrejjr 13/05/2024minha estante
Que belo texto, Amanda! Parabéns!!

amandafffdo 13/05/2024minha estante
Muito obrigadaaa!!!!

skuser02844 14/05/2024minha estante
SUAS RESENHAS SÃO PERFEITAS!!!!!!

Jorge 14/05/2024minha estante
Em breve devo estar visitando essa obra. Vai ser o meu primeiro Garcia Marquez.

amandafffdo 14/05/2024minha estante
Que exageroooo, gata! Haha
Obrigadaaaa ??

amandafffdo 14/05/2024minha estante
Macondo te aguarda! =D

Guilherme Amin 24/04/2024

Da solidão, do amor e da solidão do amor
Muitos anos depois, diante do grupo de entrevistadores, o escritor peruano Mario Vargas Llosa havia de sentenciar que ?Cem anos de solidão? ficará como um dos romances mais importantes do Século XX.

Esse feito custou a Gabriel García Márquez trancar-se em seu escritório e trabalhar por um ano e meio até vencer os dilemas com que se digladiava. Era escrever ou morrer.

Enfim, publicou com êxito crítico e comercial a maravilhosa e horrorosa saga da família Buendía na remota cidade colombiana de Macondo, que ela fundou para sua extensa estirpe lá se fazer condenada a padecer cem anos de solidão.

O romance tem dezenas de personagens importantes, várias delas com os mesmos nomes ? uma prática comum em famílias latino-americanas que o autor abraçou, sabendo que isso desafiaria seu leitor. A fim de amenizar a desorientação, as edições contam com o desenho de uma árvore genealógica para consulta frequente.

A trama desenvolve muitas frentes de ação, de questões pessoais microscópicas de algum personagem a acontecimentos colossais ao estilo das narrativas épicas. Essa transição de foco, assombrosamente fluida, atesta a habilidade insuplantável de García Márquez como romancista forjado no jornalismo.

A narrativa atinge um cume glorioso e frenético, ao alto da profusão de personagens, para então começar a reduzir-se e ficar mais lenta à medida que a família e o povoado vão definhando, devorados vagarosamente pelas lembranças, apodrecendo no presente entre os escombros do passado, na irrealidade da solidão.

Passado o cinquentenário de seu lançamento (1967), ?Cem anos de solidão? ostenta o título de romance referencial do realismo mágico na América Latina e é um dos livros mais importantes já escritos em língua espanhola. Seu legado será tenaz como o fim de toda esperança para os Buendía: ?muito além da glória e da nostalgia da glória?. (página 187).
Gustavo Kamenach 24/04/2024minha estante
Resenha perfeita, Guilherme! Me instigou mais ainda a ler esse clássico!

Guilherme Amin 24/04/2024minha estante
Obrigado, Gustavo! Fico feliz!

Kassio Coimbra 24/04/2024minha estante
Excelente resenha! ??????

Elton.Oliveira 25/04/2024minha estante
Ótima resenha e síntese Guilherme.... Eu leio tudo que aparece para mim sobre esse livro ! GABO me surpreendeu muito nessa obra ... É um prazer poder reviver e até aprender um pouco mais como foi aqui na sua resenha! Parabéns pelo texto!??????

Guilherme Amin 25/04/2024minha estante
Obrigado pela sua generosidade, Elton!
Também gostei muito da sua resenha. E, assim como vc, fiquei sem palavras ao terminar de ler o livro. Aliás, que final foi aquele?! Obra de gênio!

Elton.Oliveira 25/04/2024minha estante
Aquele final foi eletrizante.... O melhor final de tudo que li até agora !!! ???

Marcio Fabula 26/06/2020

" Cem anos de Sofrimento."
" O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore e o último está sendo comido pelas formigas." ( Profecia do Livro Sagrado de Melquíades)

As leituras seguem a todo vapor e no domingo dia 24/05/2020 terminei a leitura do consagrado livro CEM ANOS DE SOLIDÃO. E pra minha tristeza não foi um livro tão marcante, estava mais para CEM ANOS DE SOFRIMENTO literalmente, me perdoem os apaixonados pela obra.
Mais tenho que dizer que o começo e o final da história são geniais, obra prima mesmo. Em mim só essas partes foram marcantes o começo por ser algo além da fantasia. Uma verdadeira homenagem as veias abertas da América latina.
O final me passou a sensação de que o autor colocou tudo de si na construção da obra, amarrou todos os acontecimentos, digo pra vocês foi coisa de linda de se ler, mais ainda por ser o fim, porque bem o meio do livro, foi pra mim muito desinteressante, cheguei por vezes
pôr em dúvida se eu conseguiria chegar ao final. Minha motivação foi saber que o próximo seria o livro O JOGO DO ANJO do escritor Carlos Ruiz Zafón, ah esse me ganha fácil. Gabriel lhe darei outra oportunidade em outra obra. Por hora quero distância de Macondo.
Fernanda1943 26/06/2020minha estante
Absurdo você dá duas estrelas a esse livro maravilhoso. É um dos melhores livros que já li e altamente consagrado. A única coisa chata do livro é que ele acaba, mas ele não acaba no final, o começo do fim é com a chegada da Fernanda a casa. Enfim, gosto é gosto!

Marcio Fabula 26/06/2020minha estante
Olá Fernanda.
Tentei amar essa obra. Tinha quase certeza que seria uma das minhas preferidas. Só que aconteceu o contrário.

Se tiver que ler de novo só lerei os 2 primeiros capítulos e o último. Pra mim o melhor foi o final.

Foi um alívio terminar esse livro. E com esse comentário nem desmereço o autor Gabriel Garcia Marques e sua escrita. Foi mais uma avaliação pessoal mesmo. 50 anos bastariam pra contar a história. hahaha

Me foi maçante praticamente todo o desenvolvimento da história. E olha que ele contém ingredientes que aprecio muito em uma história:
Simbolismo, passagem do tempo, fantasia e outras coisas mais.

Dizem que Cem Anos de Solidão é um livro pra ser lido e relido por ser um livro onde os eventos acontecem em uma espécie de maldição eterna. Tem uma escrita muito densa que certamente em outras leituras o leitor encontrará novas revelações e talvez até novos encantos.

Por ser um livro que compreende um século a personagem mais recorrente é a morte que chega a ser até natural. Captei vários desses detalhes na obra. E quando imagino sua criação a vejo como grande. Mas nesse momento não me vejo voltando em Macondo. O tempo dirá. Por hora minha nota é essa.
" E me dizeis, amigos, que não se discutem gostos e sabores?
Mas toda a vida é discussão sobre gostos e sabores! ( Friedrich Nietzsche, Assim falou Zaratustra)

Dani 30/06/2020minha estante
Acho bem engraçado a condenação que vem quando não gostamos de livros consagrados pela crítica. Muitas vezes medimos demais nossas palavras pra falar de algo que deveria ser simples.
Pra mim a literatura, como qualquer outra arte, é super pessoal, e o mesmo livro não fala comigo do mesmo modo que fala com outro leitor com vivências e experiências diferentes. E é aí que está a magia da coisa.
Sou do time que gosta da obra, mas te entendo quando aos cem anos de sofrimento (rsrs). Apesar da linguagem simples, não é um livro fácil. Tenho a sensação que não dá pra cortar uma frase sem que algo importante seja perdido. Enfim, ainda não consegui organizar os pensamentos e sentimentos com respeito a essa obra, mas sua resenha me proporcionou mais algumas reflexões. Obrigada por compartilhar :)

Melaine 06/07/2020minha estante
Concordo com sua análise,Macondo não me deixou saudades.

Marcio Fabula 07/07/2020minha estante
Haha que bom que foi destruída hahaha

Andrea 11/09/2020minha estante
"Absurdo você dar duas estrelas a esse livro maravilhoso" foi tenso hein!
Temos uma nova categoria de militantes agora: 'Fiscal de resenha '
Querida, cada um acha o que achou. Respeite a opinião de todos.