Tchau

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 22/07/2019

Lindinho!
"E tem gente como eu: em qualquer fase da vida não abre mão, mas não abre mesmo, de ter sempre por perto o tal amigo pra valer: LIVRO. Mesmo porque ele é o único amigo que nunca cria caso para ficar com a gente, seja onde for: sala, quarto, banheiro, cozinha, sombra de árvore, areia de praia, fundo de sofá, fundo de mágoa; e fica junto da gente mesmo no pior lugar do ônibus, do trem, do avião; enfrenta até numa boa cadeira de dentista e leito de hospital. E, se quem escreveu o livro consegue mexer com o nosso pensamento e balançar nossa imaginação - pronto! Aí se forma uma relação, um laço, que amarra pra valer quem escreve com quem lê".

Esse livro foi indicação de uma aluna da escola que trabalho e resolvi trazer para casa para ler nas férias e não me arrependi. Já começa com um prefácio da própria autora com essa citação linda aí de cima. E pra completar, são 4 contos muito bonitos. O primeiro é "Tchau" que dá nome ao livro. Uma mãe que se apaixona por um estrangeiro e decidi ir viver com ele na Grécia, deixando o marido e os dois filhos para trás. A história é contada pelos olhos da menina mais velha e é triste, porém a gente percebe como se choca com isso quando é a mãe que vai, mas se for o pai a gente acha normal. É pra refletir. O Segundo conto, "Bife e Pipoca" também é pra gerar bastante reflexão e conta a história de um menino da favela que ganha bolsa de estudos em uma escola privada de classe alta. Ele faz amizade com um garoto rico e as discrepâncias entre as duas vidas é de trazer lágrimas aos olhos. O terceiro conto, "A Troca e a Tarefa" é um conto lindo sobre a vida de uma escritora e o último conto, "Lá no Mar", é a história de uma amizade entre um barco velho e um menino. A narrativa da Lygia é encantadora e eu li o livro de uma vez, porque é assim que ela faz com a gente. Dessa autora eu só tinha lido "A Bolsa Amarela" há muitos anos atrás e fiquei com vontade de reler. Recomendo a leitura!
Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Nossa, eu li um livro dessa autora quando era adolescente. Tempão kkkk esse não conheço.

Evy 22/07/2019minha estante
Eu também li quando era adolescente o Bolsa Amarela e agora to com vontade de reler e ler outros dela também!!! Vale a pena!

Gleidson 22/07/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.

Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Foi esse mesmo q li dela kkkk Li na biblioteca da minha antiga escola.

Ale 03/05/2021

Tchau!
Esse livro foi muito especial porque me mostrou que apesar de tudo eu amo crônicas. A Lygia em seu penúltimo conto me fez chorar, porque eu realmente achei que ela tinha morrido escrevendo. Enfim as histórias são lindas e cheias de metáforas e é nítido o amor da escritora destacado em cada página.
bowieschild 08/05/2021minha estante
quem te deii??

bowieschild 08/05/2021minha estante
eu tmb pensei que ela realmente tivesse morrido KAKKAAKAKA

Ale 04/06/2021minha estante
EU CHOREI.

kemi 27/04/2021

bonito, profundo e pra qualquer um
os contos são muito significativos e impactantes, assim como tudo que a lygia escreve. fala sobre perda, amor, amizade, solidão, paixão. as duas primeiras te atingem que nem uma pedra aonde dói, enquanto as duas últimas são mais profundas e bonitas (e as minhas preferidas, a troca e a tarefa em primeiro porque linda demais).

serve tanto pra crianças quanto pra qualquer outra idade, a experiência de leitura só mudando e acrescentando. lygia cada vez conquistando mais espaço no meu coração.
Amanda.Dias 27/04/2021minha estante
Que legal! Sua resenha me fez querer ler!

kemi 30/04/2021minha estante
obrigada! espero que goste :)

Laissa31 12/01/2024

Eu tentei ler outra coisa que não fosse Lygia, mas meu segundo livro do ano foi da minha autora preferida! Em 4 contos (Tchau, O bife e a pipoca, A troca e a tarefa e Lá no mar), Lygia escreve sobre despedida, amor, diferenças, resiliência e mudanças de formas a nos tocar, como quem diz em poucas palavras ?todos esses sentimentos são humanos?. Esta edição também conta com um trecho inicial ?Pra você que me lê? em que a autora dirige-se a nós justificando, também, a escolha da arte da capa, o quadro de Edvard Munch, A Solitária.
aclinu 14/01/2024minha estante
obg agora quero ler

Thayna.Sampaio 04/10/2016

Tchau
Eu ainda não li e queria q alguém me ensinasse como ler algum livro aqui neste site.

site: https://www.skoob.com.br/livro/lista/
Kath 04/10/2016minha estante
Não tem como ler livro aqui no site, flor. Aqui é só pra atualizar a leitura e compartilhar resenha. Já li esse livro, é muito bom.

Sthefany.Soares 05/06/2017

Amei
Eu Acho Muito Legal E Interessante , E Conta varias Historia triste . Fala Sobre A mãe largou os filhos... o marido, que mesmo não tendo tempo para ela, ainda a amava, muito. A mãe pedia o tempo todo para entenderem ela, mas ela não quis entender o pai, ou até mesmo Rebeca. O modo como a mãe largou a mala, e sua vida, por apenas um homem foi tão frio, tão cruel...
Mas é um livro maravilhoso.
Helena.Ramos 07/08/2017minha estante
Parabéns! Continue sempre lendo. Eu também amei!

Ananda 13/10/2019minha estante
Morre sim, na edição que li tem uma notinha de Lygia Bojunga dizendo q a encontraram sobre a mesa com o lápis fincado na paixão (palavra q deixa incompleta).

BrunoAlves 16/07/2010

Algumas Verdades
Livro curto, porém cotém um grande conteúdo dentro dele, sendo o seu principal tema a Solidão; a autora aborda de várias maneiras dentro de seus quatros contos. Talvez o mais chocante seja "A troca e A Tarefa" pelo clima como se iniciou a história e depois como ele é resolvido, se você quiser a resolução. Mas mesmo a história não tenha sido terminada, imaginamos o que posso acontecer e onde iria acabar. Infelizmente não podemos ouvir da própria fala da personagem.

Carol Benazzato 18/12/2011

Extremamente delicioso e rápido de se ler, a começar pela capa. Do prefácio à página 129: na órbita dos vocábulos não encontro, de modo algum, um outro adjetivo que possa classificar tal obra, a não ser por "deliciosa" -- do gostinho do bife que o Tuca sonhava em devorar no conto "O Bife e a Pipoca". Me vi no conto "A Troca e a Tarefa", do início ao... bom... fim? Não. O fim, não. Mas do início até a 26ª parte, sim! rs. :)

José Vitor 19/04/2024

"you're still an innocent"
Não sei como não conheci lygia bojunga antes, talvez hoje eu fosse uma pessoa completamente diferente. a delicadeza dela para contar histórias simples mas tão profundas e cheias de sentimento me impressionam. contos, livros, cartas, de todas aa formas de escrita ela consegue se comunicar com todos os públicos, sejam eles infantis ou adultos, e tenho certeza que o olhar de ambos se difere e muito, mas a mensagem sempre é entregue. os três contos, mais o conto final escrito pela personagem do último conto são lindos, emocionantes e tocantes, histórias tão comuns mas tão reais que chegam a doer ao mesmo tempo que nos transformam.

Monisaur 09/03/2015

Ler Tchau é reacender os sentimentos mais puros e ao mesmo tempo, os mais solitários. Rebeca, A Escritora, Rodrigo e O Barco cravam no seu coração; e permanecem nele.

(Oito anos depois de ter lido, continuei com as mesmas duvidas. E a mãe de Rebeca? O amigo de Rodrigo o respondeu? A Escritora foi feliz pelo tempo que teve transformando? Barco encontrou no menino um novo motivo para continuar? Lygia nos deixa com a duvida do que é a despedida sem resposta.)

Kaory 02/09/2016

Sobre desencontros e crescimento
De escritas simples, Lygia Bojunga consegue trazer em vários contos uma história com gosto de dia-a-dia. A empatia e carinho vem fácil para com os personagens, a identificação acontecendo naturalmente em vários pontos. As dores da perda, do desconhecido e da realidade se mesclam com o crescimento dos personagens, sendo uma leitura indicada para todas as idades.

1 | 2 | 3 | 4 | 5