Tchau

Tchau Lygia Bojunga

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Evandro 25/02/2017

Um barco com sentimentos e emoções
Eu li o livro Tchau e quem escreveu o livro foi Ligia Bojunga que nasceu em Pelotas no Rio grande do sul, ela escreveu vários livros, esse livro tem 4 contos. Eu vou comentar um pouco do último conto que se chama "Lá no mar".
Nesse conto, um pescador aprendeu com seu pai construir barcos, e ele construiu um bem bonito. Um dia, os dois estavam navegando no mar e o pescador contando várias histórias para o barco ''que tinha memórias e sentimentos'' começou uma imensa tempestade, eles estavam quase afundando até que o pescador viu o seu pai e o seu avô em outro barco, ele foi lá e abraçou eles, foram atirados no mar pela tempestade. O pescador tentou segurar no barco, mas ele acabou afundando, o barco esperou anos e anos ele voltar, mas nunca voltou, de repente um garotinho e seu pai encontraram o barco, ele sentiu que o menino era seu novo amigo e o barco foi levado para a praia pelo homem e o seu novo amigo.
Eu gostei do final porque o barco encontrou um novo amigo, e não precisou ficar no meio do mar esperando o pescador que morreu e nunca ia voltar.

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 04/01/2018

Lygia Bojunga transita de maneira doce e fluída por temas densos do cotidiano através de uma aura real e fantástica
Nome forte, temas complexos e uma obra direcionada ao público infanto-juvenil. Como falar sobre a desigualdade social para crianças de 10, 11, 12 anos? E quem sabe, talvez, sobre como os adultos cometem loucuras por uma paixão?

Numa mistura entre o realismo e o fantástico, que por sinal remete muito ao estilo de escrita de Gabriel Garcia Marques, em sua única obra de contos, Lygia Bojunga traz para a pauta do universo infanto-juvenil quatro temas que permeiam o cotidiano do convívio em sociedade: paixão, amizade, ciúmes e necessidade de criar.

Com maestria, a autora tece uma narrativa sensível, carregada de fantasia e uma cruel dose de realidade. Apesar de escritos em terceira pessoa, cada conto apresenta a visão de apenas um dos personagens que são introduzidos às histórias. Elas também não são longas, retratam um fragmento da vida de seus personagens. Não dá muitas explicações, apenas os apresenta, relata o problema, um momento de suas vidas e vão embora.

É possível até mesmo divagar se essa não é a razão para a obra se chamar "Tchau". Lygia nos conta fragmentos efêmeros, que em um piscar de olhos acontecem, deixam a sua mensagem e se vão com um simples tchau.

Os quatro contos também incomodam, provocam a curiosidade característica da idade, instigam o pequeno leitor a se questionar, a questionar a realidade em que está inserido. Estimula a empatia, a superação e a criatividade.

Lembro quando conheci "Tchau". Foi um professor de português que me apresentou o livro. Tinhamos que ler o conto "O Bife e a Pipoca". O devorei em 1 hora, no máximo. Lembro que na época uma das cenas finais do conto, a cena que representa a pipoca, ficou gravada em minha mente. Eu não entendia o porquê daquela realidade, daquele universo ao qual Tuca, um menino que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro e ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, estava inserido.

O professor organizou uma peça teatral do conto para ser apresentada na feira cultural da escola. Fui escolhida para ser a mãe de Rodrigo, uma mulher fina, da nata da sociedade carioca. Lembro que uma coleguinha negra foi escolhida para ser a mãe de Tuca.

Meu primeiro senso de desigualdade social foi incutido. Logo após a apresentação da peça, meu professor me presenteou com o livro. Disse que valeria a pena a leitura dos outros contos. E foi assim que Lygia Bojunga me ganhou aos 11 anos de idade. Obrigada, professor!

Entre as quatro histórias, as duas primeiras são as mais densas. O primeiro conto, que intitula o livro, coloca em debate a posição da mulher dentro da instituição do matrimônio e seu papel como mãe, mas também como uma criança lida com a separação e o abandono.

Já o segundo, "O Bife e a Pipoca", retrata a desigualdade social que muitas pessoas enfrentam nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, coloca em evidência o trabalho infantil e faz uma dura crítica a meritocracia.

Delicada e com uma linguagem acessível, "Tchau" é uma obra que convida crianças a discutirem e entenderem questões que os adultos enfrentam. Incute mensagens profundas, estimula a formação de um senso crítico e prepara os pequenos para uma vida em sociedade, saturada de desafios retratados em suas páginas.

site: http://refracaocultural.blogspot.com/2017/08/releitura-tchau-beda1.html

Desirre2 20/01/2019

Quatro histórias livres entre si. Quatro contextos diferentes, unidos pela sensibilidade que paira nos contos.

Batcave_47 05/03/2019

Gratidão :)
O livro que me fez se apaixonar pela leitura, agradeço a minha professora que me apresentou esse livro, o único livro da de contos de Lygia, que retrata com realidade momentos da vida de despedidas, um livro muito triste mas extremamente complexo, com narrativas simples e lindas, uma ótima leitura.

Sophia 17/03/2020

(Minha experiência com as despedidas)
Bom esse livro me trouxe muitas coisas para imaginar, e eu conseguia me sentir como os personagens a todo o momento que começava a ler, um dos motivos de ter gostado tanto é que ele me fez imaginar tanta coisa que queria ler infinitamente (e essa talvez seja uma sensação inesquecível acredito eu).

Eu só tenho a agradecer a Lygia Bojunga por toda a sua imaginação, que me trouxeram milhares de sentimentos que nunca tinha sentido.

Sophia.

Rosana.Souza 12/09/2020

Meu primeiro contato com livro e literatura foi com Tchau. Lembro de ler e reler na infância/adolescência e cada vez gostar mais.
A leitura é rápida e ele fala de solidão, amor, o ganhar a o perder ao crescer.

Conan0 11/04/2021

Adorei
A construção de capa, título, introdução e tema foi tão legal! Adorei a forma como tudo se casa!

Lays @la.livros 07/05/2021

Uma pena ele ser tão curtinho, pq a hora que empolga já acabou..hahaha

Mas é só re o tchau... achei simplesmente demais.

Lala 02/09/2021

Confesso que eu não estava nem um pouco a fim de ler esse livro (era pra escola), porém a escritora nos prende de uma forma que é inexplicável. É um livro curto, porém com bons ensinamentos.
(Não acho que pelo tamanho valha 30 reais porém pelas histórias compensa)

Madu 10/10/2021

Maravilhoso!!!
Eu li esse livro pela escola e foi muito legal, pois a cada conto tínhamos uma história e uma lição de vida a contar. É um livro que tem vários contos, que retratam momentos ou vivências de nossas vidas. Eu adorei ler, pois a cada conto lido eu saia uma pessoa melhor, tendo em vista vários ângulos de uma só situação. Simplesmente maravilhoso!!!

teasbookstears 14/10/2021

"tchau" de lygia bojunga reúne quatro contos: "tchau", "o bife e a pipoca", "a troca e a tarefa" e "lá no mar".
a linguagem é simples, porém a narrativa é densa. algumas vezes tive que parar pra respirar um pouco e absorver as coisas. pois os temas retratados nos contos são bastante sérios. amor, amizade, desigualdade social, relações familiares, ciúme, medo...
o meu conto favorito foi "a troca e a tarefa". forte e emocionante. fala muito sobre colocar para fora o que se sente, por meio da escrita. me identifiquei.
também gostei muito da introdução que a autora fez no início do livro, o que só fez aproximar mais o leitor. foi uma boa experiência de leitura.

Srta. Camilla 24/05/2009

Perdas e solidão.
Esse livro de contos é ótimo!!! Fala sobre as perdas que sofremos durante a nossa vida, da solidão que cada vez mais nos faz companhia.

Eliene58 12/02/2022

Belo
Me parece tão mágico quanto os outros livros da Lygia Bojunga, fico sem palavras em como ela conseguia enquanto escrevia transitar tão bem entre a realidade densa e o fantástico poético.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6