Tchau

Tchau Lygia Bojunga




Resenhas - Tchau


79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Evy 22/07/2019

Lindinho!
"E tem gente como eu: em qualquer fase da vida não abre mão, mas não abre mesmo, de ter sempre por perto o tal amigo pra valer: LIVRO. Mesmo porque ele é o único amigo que nunca cria caso para ficar com a gente, seja onde for: sala, quarto, banheiro, cozinha, sombra de árvore, areia de praia, fundo de sofá, fundo de mágoa; e fica junto da gente mesmo no pior lugar do ônibus, do trem, do avião; enfrenta até numa boa cadeira de dentista e leito de hospital. E, se quem escreveu o livro consegue mexer com o nosso pensamento e balançar nossa imaginação - pronto! Aí se forma uma relação, um laço, que amarra pra valer quem escreve com quem lê".

Esse livro foi indicação de uma aluna da escola que trabalho e resolvi trazer para casa para ler nas férias e não me arrependi. Já começa com um prefácio da própria autora com essa citação linda aí de cima. E pra completar, são 4 contos muito bonitos. O primeiro é "Tchau" que dá nome ao livro. Uma mãe que se apaixona por um estrangeiro e decidi ir viver com ele na Grécia, deixando o marido e os dois filhos para trás. A história é contada pelos olhos da menina mais velha e é triste, porém a gente percebe como se choca com isso quando é a mãe que vai, mas se for o pai a gente acha normal. É pra refletir. O Segundo conto, "Bife e Pipoca" também é pra gerar bastante reflexão e conta a história de um menino da favela que ganha bolsa de estudos em uma escola privada de classe alta. Ele faz amizade com um garoto rico e as discrepâncias entre as duas vidas é de trazer lágrimas aos olhos. O terceiro conto, "A Troca e a Tarefa" é um conto lindo sobre a vida de uma escritora e o último conto, "Lá no Mar", é a história de uma amizade entre um barco velho e um menino. A narrativa da Lygia é encantadora e eu li o livro de uma vez, porque é assim que ela faz com a gente. Dessa autora eu só tinha lido "A Bolsa Amarela" há muitos anos atrás e fiquei com vontade de reler. Recomendo a leitura!
Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Nossa, eu li um livro dessa autora quando era adolescente. Tempão kkkk esse não conheço.


Evy 22/07/2019minha estante
Eu também li quando era adolescente o Bolsa Amarela e agora to com vontade de reler e ler outros dela também!!! Vale a pena!


Gleidson 22/07/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.


Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Foi esse mesmo q li dela kkkk Li na biblioteca da minha antiga escola.




Ale 03/05/2021

Tchau!
Esse livro foi muito especial porque me mostrou que apesar de tudo eu amo crônicas. A Lygia em seu penúltimo conto me fez chorar, porque eu realmente achei que ela tinha morrido escrevendo. Enfim as histórias são lindas e cheias de metáforas e é nítido o amor da escritora destacado em cada página.
bowieschild 08/05/2021minha estante
quem te deii??


bowieschild 08/05/2021minha estante
eu tmb pensei que ela realmente tivesse morrido KAKKAAKAKA


Ale 04/06/2021minha estante
EU CHOREI.




kemi 27/04/2021

bonito, profundo e pra qualquer um
os contos são muito significativos e impactantes, assim como tudo que a lygia escreve. fala sobre perda, amor, amizade, solidão, paixão. as duas primeiras te atingem que nem uma pedra aonde dói, enquanto as duas últimas são mais profundas e bonitas (e as minhas preferidas, a troca e a tarefa em primeiro porque linda demais).

serve tanto pra crianças quanto pra qualquer outra idade, a experiência de leitura só mudando e acrescentando. lygia cada vez conquistando mais espaço no meu coração.
Amanda.Dias 27/04/2021minha estante
Que legal! Sua resenha me fez querer ler!


kemi 30/04/2021minha estante
obrigada! espero que goste :)




Luana 19/02/2023

Decepcionante
Fiquei empolgada com a leitura por causa da introdução, a autora descreve a leitura e a escrita de maneira maravilhosa e achei que o restante do livro seria assim. O primeiro conto não gostei nenhum pouco, não gostei da escrita e nem da diagramação, senti que ficou faltando alguma coisa. O segundo conto é um pouco melhor, mas senti também que faltou alguma coisa no final. O terceiro conto é o melhor, o fim foi bom, me arrepiou. O quarto conto também é bom, mas não senti nada de mais ao lê-lo. Porém, devemos levar em consideração os aspectos sociais descritos nos contos, todos muito bem explorados, mas na minha concepção mal contados.
anaassad21 22/05/2024minha estante
Mona esse livro é infantil deixa de ser chata




Laissa31 12/01/2024

Eu tentei ler outra coisa que não fosse Lygia, mas meu segundo livro do ano foi da minha autora preferida! Em 4 contos (Tchau, O bife e a pipoca, A troca e a tarefa e Lá no mar), Lygia escreve sobre despedida, amor, diferenças, resiliência e mudanças de formas a nos tocar, como quem diz em poucas palavras ?todos esses sentimentos são humanos?. Esta edição também conta com um trecho inicial ?Pra você que me lê? em que a autora dirige-se a nós justificando, também, a escolha da arte da capa, o quadro de Edvard Munch, A Solitária.
aclinu 14/01/2024minha estante
obg agora quero ler




mica 28/05/2024

Sério mesmooo!!! fiquei emotiva em algumas
páginas e chorei em outras?. Lygia e seu super d deixar as histórias lindas e sensíveis, sem contar q deixa o leitor sempre querendo ler mais uma página
amei mto! lindo ??
mica 28/05/2024minha estante
super poder *




Thayna.Sampaio 04/10/2016

Tchau
Eu ainda não li e queria q alguém me ensinasse como ler algum livro aqui neste site.

site: https://www.skoob.com.br/livro/lista/
Kath 04/10/2016minha estante
Não tem como ler livro aqui no site, flor. Aqui é só pra atualizar a leitura e compartilhar resenha. Já li esse livro, é muito bom.




Sthefany.Soares 05/06/2017

Amei
Eu Acho Muito Legal E Interessante , E Conta varias Historia triste . Fala Sobre A mãe largou os filhos... o marido, que mesmo não tendo tempo para ela, ainda a amava, muito. A mãe pedia o tempo todo para entenderem ela, mas ela não quis entender o pai, ou até mesmo Rebeca. O modo como a mãe largou a mala, e sua vida, por apenas um homem foi tão frio, tão cruel...
Mas é um livro maravilhoso.
Helena.Ramos 07/08/2017minha estante
Parabéns! Continue sempre lendo. Eu também amei!




spoiler visualizar
Ananda 13/10/2019minha estante
Morre sim, na edição que li tem uma notinha de Lygia Bojunga dizendo q a encontraram sobre a mesa com o lápis fincado na paixão (palavra q deixa incompleta).




BrunoAlves 16/07/2010

Algumas Verdades
Livro curto, porém cotém um grande conteúdo dentro dele, sendo o seu principal tema a Solidão; a autora aborda de várias maneiras dentro de seus quatros contos. Talvez o mais chocante seja "A troca e A Tarefa" pelo clima como se iniciou a história e depois como ele é resolvido, se você quiser a resolução. Mas mesmo a história não tenha sido terminada, imaginamos o que posso acontecer e onde iria acabar. Infelizmente não podemos ouvir da própria fala da personagem.
comentários(0)comente



rita447 28/05/2024

?
é muito reflexivo. só isso que eu tenho a dizer mesmo. eu nao esperava que fossem alguns contos juntos pq to mais acostumada a ideia de uma história só, mas num geral eu achei muito bom.

eu to apaixonada no conto da troca e da tarefa, quase que eu chorava real. o bife e a pipoca é beeem inesperado, mas eu gostei muito é bem reflexivo e necessário.

os medianos foram o primeiro (apesar de ser 3 estrelinhas) e o último achei meio sem tempero
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kaory 02/09/2016

Sobre desencontros e crescimento
De escritas simples, Lygia Bojunga consegue trazer em vários contos uma história com gosto de dia-a-dia. A empatia e carinho vem fácil para com os personagens, a identificação acontecendo naturalmente em vários pontos. As dores da perda, do desconhecido e da realidade se mesclam com o crescimento dos personagens, sendo uma leitura indicada para todas as idades.
comentários(0)comente



79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR