O capote

O capote Nikolai Gógol

Resenhas - O Capote

Bottonlina 25/03/2021

Forte crítica social
Uma leitura fluida, cômica, com resquícios de solidão e desespero.
Akaki é um cara simples, com questionamentos sociais e uma humildade singela. Dói saber como seu esforço (quase que um sacrifício) acaba, como o status social interfere no destino/caminho das pessoas. O final não me parecia final e isso me deixou um pouco perplexa, mas confesso ser uma leitura bem russa: carregada de críticas sociais, a dedicação do pobre, a covardia de uma desigualdade e a morte relatada de uma forma tão clara.

Rafael.Nagao 17/04/2021

Intrigante e surpreendente
Resolvi ler esse livro Russo para dar uma respirada das coisas que eu estava lendo de fantasia, mas me surpreendi com o elemento fantástico contido nesse livro. Que mistura elementos fantásticos com uma política russa. Os primeiros 3 contos me agradaram bastante os demais confesso que me perdi lendo e acabei não entendendo direito. Aliais se perder durante a leitura e ter que voltar págs para entender a história foi algo normal durante a minha leitura (não sei se isso é algo corriqueiro nos livros russos ou só nesse em específico, pois ainda não tive muito contato com a literatura russa, mas irei concertar com o tempo).
Recomendo para aqueles que já estão acostumados ao hábito de ler caso o contrário talvez você possa se perder mais do que eu...

Hildeberto 11/06/2021

Leitura descontraída de qualidade
"O capote e outras histórias" é uma coletânea de contos do autor russo Nikolai Gógol, que inclui: "O capote", "Diário de um louco", "O nariz", "Noite de Natal", e "Viy".

Os cinco contos possuem em comum uma narrativa leve e fluída (mantida em português pela tradução excelente de Paulo Bezerra), com diversos traços de oralidade, com o narrador chegando, em alguns momentos, a interagir diretamente com o leitor - cria-se o efeito de estarmos ao redor de um fogueira nas estepes ucranianas, escutando um contador de estórias. Outras características importantes são a ironia e a riqueza nas descrições.

Tendo o enredo em São Petersburgo, "O capote" narra as desventuras de Akaki Akakiévitch, que perde seu capote; "Diário de um louco" baseia-se nos escritos do diário de Axenty Propritchine, que se imagina o rei de Espanha; "O nariz" conta os percalços do Major Kovaliov para recuperar seu nariz, que havia saído do seu rosto para ocupar um cargo mais alto na administração imperial.

Já os dois últimos contos são baseados no folclore ucraniano: "Noite de Natal" é sobre como o ferreiro Vakula, para conquistar a bela Osana, engana o diabo; e "Viy" aborda os infortúnios do seminarista Khomá Brut, obrigado à celebrar os ritos fúnebres de uma bruxa.

As narrativas estão repletas de símbolos e alegorias capazes de suscitar reflexão. O textos são muito divertidos e bastante imagéticos, tornando a leitura prazerosa. Vale pena como uma leitura descontraída e de qualidade.

A edição da Editora 34, como sempre, é ótima, e a tradução de Paulo Bezerra, louvável.

Por fim, resta ressaltar que os contos de São Petersburgo parecem ter influenciado diretamente Dostoiévski em "O duplo" - li este livro recentemente, e há vários elementos nele que parecem ser releituras de "O capote" e "Diário de um louco".

"Aonde você vai Sam?" 18/06/2023

Noite de Natal e outras histórias
O título remete a obra prima contística do autor, (Acho que também pensaram em O Nariz e outras histórias); pensando bem, tinha que ser O Capote mesmo (não é todo conto que inspira o Dostoiévski!), mas pra mim, d'agora em diante há de ser "Noite de Natal" a protagonista desse punhado de narrativas. Esse foi a melhor novela que li desde "O Alienista". Quero, pra mim, uma edição dessa coletânea só por causa dela (com todo respeito aO Capote, aO Nariz e à Viy [só "Diário de um louco" que é ruinzinho]).

Rafael.Nicastro 08/11/2020

O Brasil está se tornado uma Rússia do século XIX?
O livro, publicado pela Editora 34, reúne ótimos contos de Gógol, um dos precursores da maravilhosa escola literária nascida na Rússia naquele período.

Os cenários são Rússia e Ucrânia. Os contos que se passam na Ucrânia retratam mais o folclore da região, enquanto que, o que me chamou mais a atenção nos contos transcorridos na Rússia foi o retrato da elite da burocracia estatal.

Muito similar ao Brasil atual, a Rússia era dominada por funcionários públicos que se preocupavam mais com seu status social do que com a eficiência em seu trabalho (vide membros do poder judiciário, cujo símbolo se tornou o desembargador em Santos no ano de 2020, querendo mostrar que, por possuir tal cargo, seria superior à lei).

Pois Gógol retrata essa realidade russa muito bem e de forma cômica. Porém, quando menos se espera, o autor nos surpreende com uma bela e poética descrição de um lugar, de uma pessoa ou de um sentimento.

Suas principais personagens retratam a figura do revolucionário que iria ser fundamental para a Revolução de 1917: aquele funcionário ressentido, solitário, estranho e obscuro, que tinha mais raiva de seus superiores pelo fato de não poder ser um deles do que pelo mal que eles acarretavam ao povo

Outro ponto que encontramos em todas as obras é a estranha fixação dele pelo Nariz.

O livro é excelente para quem está iniciando neste mundo da literatura russa.

Fabiane131 15/04/2023

Capotei lendo o capote
De início parece uma história simples, apenas para tirar um riso ou outro mas quando bem analisada percebemos questões como a hierarquização, conhecimento e literatura. Simplesmente incrível. A parte que mais me chamou atenção foram as referências escondidas contidas no nome da personagem de Akaki, referências essenciais para uma boa reflexão e análise da obra.

Alessandra @euamolivrosnovos 27/03/2019

Literatura russa sobrenatural.
Este livro, traduzido por Paulo Bezerra, traz uma coletânea de contos de Gógol, escritor que trouxe nova roupagem à literatura russa do século XIX.

O sobrenatural e o fantástico permeiam todos os contos, no seu todo ou em pequenas doses, trazendo o brilhantismo e o diferencial na escrita da época.

Nada escapa ao "esquisito", seja um funcionário caxias em São Petersburgo ou um estudante ambientado num universo rural com lendas ucranianas.

O deboche e a comicidade se misturam à narrativa, que traz o elemento extraordinário, como o diabo e bruxas, para viver ao lado dos homens comuns, mostrando fraquezas e defeitos inerentes à condição humana.

Na leitura de Gógol é necessário abrir mão da ciência e do bom senso para penetrar nas histórias sem qualquer espécie de preconceito, pois muitas vezes são os fatos absurdos que trazem a graça na leitura, fazendo com que você dê boas risadas com situações malucas e, por vezes, até ridículas de se projetar.

Meu conto favorito fica sendo O Capote. Tragicômico em sua essência, foi a escolha perfeita para iniciar o livro com pé direito. Dou destaque também para Noite de Natal, que mostra muitas tradições que eu desconhecia e cenas divertidíssimas.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

none 26/03/2019

Elogiado por Pushkin e seguido por Dostoiévski
Já havia lido outras traduções de O capote e O Nariz. Mas essa edição em português com tradução de Paulo Bezerra é altamente recomendada. Além dos contos fantásticos mais conhecidos temos o prazer de ler Noite de Natal e Viy - que mesclam narrativas do folclore tradicional ucraniano com estórias do gosto carnavalesco de Gogol (o sagrado e o profano) e personagens encantados (bruxas, demônios, mortos vivos, sereias) do Reino do Fantástico. Mas não se engane. Aqui tem texto de qualidade, não há apelação para o comercial. A crítica social, aliás dá o tom desde os contos mais famosos. Como em O diário de um louco. Que critica o czarismo. Não é à toa que Dostoiévski seguiu esse grande escritor ucraniano. Para ler e reler.

Victor.Escobar 12/12/2018

Aproveito o espaço só para repetir uma máxima dita por Dostoiévski: ?todos nós saímos do Capote de Gógol?.

Zicatti 05/02/2023

Palestrei
No geral, os 5 contos são interessantes.

Os 3 primeiros contato, que abordam a vida dos pequenos funcionários de São Petersburgo, são os mais legais! E apesar de já ter lido dois deles anteriormente ("O Nariz" e "Diário de Um Louco") a experiência ainda sim foi muito legal.

O Capote: ?????
Diário de Um Louco: ???
O Nariz: ????

Já os dois últimos contos abordam a vida rural na região da Ucrânia, onde o autor viveu até seus 20 anos. Então, sua abordagem é mais folclórica. Ou seja, apresenta alguns mitos e costumes especificamente rurais. O primeiro conto não me cativou e achei bem chato. Já o segundo achei sensacional pelo clima de terror e mistério.

Noite de Natal: ??
Viy: ????

Gostei da experiência de ler Gógol, vou experimentar ler mais algumas de suas obras (Almas Mortas? Teatro?). Mas o que mais me chamou atenção foi o aspecto fantástico de suas obras! Nunca havia lido algo do tipo, principalmente se tratando de literatura russa.

amy 14/03/2023

Foi uma leitura muito agradável! O surrealismo é incrível, cada conto foi uma experiência única. Facilmente recomendaria

Sarah 25/12/2021

Contos ótimos com uma pegada sarcástica
A Tradução é tudo nesse livro, com uma pegada sarcástica e sátira, eu confio que o original do livro também quis repassar tudo isso, por ser uma lenda que iniciou muitos autores russos.
São histórias doidinhas da cuca, por isso msm eu amei.