Amar ou Depender?

Amar ou Depender? Walter Riso

Resenhas - Amar ou Depender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jéssica 08/06/2022

Todo ser que se relaciona deve ler esse livro. Amei super. A linguagem a simples. Faz você refletir em coisas realmente importante sobre seu relacionamento...

deftonevski 06/11/2023

Eu te amo amar ou depender eu te amo
Eu li esse livro em um momento que eu passava por coisas absurdas com a dependência afetiva. esse livro me relembrou meu medo do sofrimento e o quão impossível é fugir dele, que eu preciso dele pra algo maior. me despertou pra realidade que eu achava tão difícil enxergar, e ainda me fez aceitar ela. aos poucos, fui fazendo a maioria dos passos recomendados pelo livro, praticando meu amor próprio e minha valorização. e não, não foi fácil. foi demorado, complicado e doloroso. mas foi tudo por mim

não é exagero dizer que esse livro mudou minha vida e minha pessoa. mas ele não ganha todo mérito; se o leitor não fizer nada, ele de nada adianta. mas, pra mim, walter riso é uma dádiva

o walter riso fez esse livro ser capaz pros leigos no assunto, deixando tudo tão simples, transcrevendo a realidade com empatia e compreensão. foi o típico "mesmo se eu disser, só depende de você". ele fez tudo que pôde, colocou a sabedoria o suficiente em um livro tão curto e relembrou o quanto a vida é boa e bonita, a não ser que você não esteja olhando direito. além de desmoralizar uma crença aplicada na sociedade há séculos: a diferença do amor e da necessidade

ele me fez ver o mundo, as pessoas e eu mesma de outra forma. eu nunca mais vou me submeter a absurdos por pessoas absurdas

Estefane40 16/06/2021

Achei esse livro extremamente necessário para todos! Após ler, percebi o quanto de relações dependentes eu conheço e até mesmo já vivi e vivo algumas. Nossa cultura prega um amor onde ''tudo deve ser suportável" e que devemos sempre tentar "salvar" a relação, ou se entregar por completo, mas obviamente, isso traz consequências graves para nossa saúde mental, fazendo a gente acreditar em um conto de fadas, ficamos cegos e sem opinião própria, sendo completamente dependentes. A linguagem que ele usa é fácil de entender, e as dicas e os exemplos reais, foram bem úteis também. Tudo isso vindo de um psicólogo cognitivo comportamental é melhor ainda kk. Super recomendo.

Bia 05/12/2021

Walter Riso é um psicólogo que escreve de uma forma simples e direta, sem rodeios. O livro nos mostra que o amor não é e não deve ser confundindo com dependência afetiva, medo de solidão, ou qualquer coisa muito intensa e irracional. Amar alguém é uma escolha e um processo consciente, orgânico e racional.
Jennyfer.Goncalves 01/01/2022minha estante
Muito bom mesmo

Anna.Victoria 25/08/2021

Bom livro
O livro é de fácil leitura e traz uma ótima reflexão sobre o amor e a dependência afetiva. Mostrando que é possível amar e ser livre, independente. Ótimo conteúdo para o trabalho em terapia e também para quem se interessa pela temática de relacionamentos.

Camila 05/08/2022

sensacional
nossa, esse livro me ajudou muito estou num momento da minha vida mt difícil em questão de relacionamento.. E esse livro veio para dar um norte na minha vida.. recomendo demais..

Matheus Lôbo 25/07/2021

Recomendação n° 1
Resolvi ler o livro por conta de um vídeo que vi no TikTok (isso mesmo!) e não me arrependo. Walter Riso nós leva a entender que não devemos nos tornar dependentes afetivos, e que a dependência afetiva não deve ser romantizada. Além disso, em um exercício de auto-analise, é possível compreender onde cometemos erros e onde podemos melhorar. Com base no aprendizado do livro, também é possível notar relações a nossa volta que estão repletas de dependência, e por isso esse livro se tornou um dos mais indicados por mim. Não me arrependo!
Bianca.Marinelli 26/07/2021minha estante
ta na minha lista por conta do vídeo do TikTok também kkkkk amo indicações

Julia 21/06/2021

Leitura necessária
Comecei esta leitura por recomendação e desde a primeira página já senti que teria muito a aprender. Walter Riso trata dependência em relacionamentos de uma forma muito clara e objetiva, estabelecendo um diálogo muito inteligente com o leitor durante todo o livro.
Acredito que todos deveriam ler, pois a dependência não é uma característica exclusiva de relações amorosas. Os leitores que compreenderem verdadeiramente a importância da mensagem e dos ensinamentos passados, terão capacidade de criar e manter relacionamentos bem mais saudáveis futuramente.

Fabrício Kayan Almeida Lima 23/12/2020

Ajudou-me
Por recomendação do LubaTv, eu conheci o melhor livro que já li, eu digo a meus amigos que se quiserem uma recomendação, é dele que eu falo. Para mim ajudou, pois namorei um garota por 7 anos, e por intermédio do autor, eu percebi que não a amava a muito tempo. Então eu gostei muito.

Milla 28/04/2021

Ótima leitura
Livro simplesmente incrível. Fala muito sobre dependência afetiva, mas recomendo mesmo para quem não esteja em um relacionamento. Tive diversas reflexões lendo ele e levarei muitos ensinamentos ao decorrer da minha vida.

Alícia 30/04/2023

Único lido de abril, pq tô uma péssima leitora ? mas ler Walter Riso é sempre enriquecedor e esse livro é incrível e cheio de ensinamentos independentemente de estar ou não em um relacionamento. Adoro a escrita direta e simples do autor/psicólogo e a intenção é destrinchar toda a bibliografia dele.

Tabata.Vieira 05/04/2021

Maravilho! Super indico para tod@s repensarem sobre suas relações, principalmente as amorosas. Existe uma linha muito tênue entre o amor e a dependência (escravidão) que para se libertar é necessário visualizar e compreender vários mecanismos internos.

maysleituras 15/12/2022

Não esqueça de você
Achei um bom livro. Escrita acessível, é quase como se o autor estivesse fofocando com a gente e durante alguns momentos desse maiores explicações.

Tem muita frase boa e marcante, acho que uma das que mais me pegou foi quando ele fala que muito se pensa sobre a ausência de amor do que sobre o excesso. Que a sociedade vê e lida com o problema do primeiro, mas quase nada com a do segundo, sendo que os dois casos se tratam de desamor. Aí nós só nos preocupamos com o segundo quando chega a um extremo.

No fim das contas, quando estamos numa relação acabamos enxergando muito o outro e esquecemos de olhar para nós. É a frase que vi em algum lugar, algo no seguinte sentido: ok, você está preocupada dele não gostar disso, mas e você? O que VOCÊ acha sobre isso?

Enfim, é uma leitura muito importante. Difícil de aplicar para quem vivencia esse sentimento, porém pensar no problema já é um passo enorme. Necessário demais. É uma obra bem objetiva, então se tem interesse no assunto recomendo ler e recomendo ir atrás de mais livros com esse intuito.

Julie 11/11/2020

Inevitável se reconhecer em alguns pontos do livro. Chega a ser triste até perceber o quanto a gente depende de uma pessoa e não consegue enxergar.
Leitura necessária pra quem quer se livrar da angústia de amar alguém e não ser correspondido.
Não é uma tarefa fácil mas reconhecer o quão dependente você é emocionalmente de uma pessoa já é o primeiro passo para tornar a relação mais leve ou se livrar dela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6