O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho




Resenhas - O Gênio do Crime


188 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Cheiro de Livro 02/04/2019

O Gênio do Crime
Acredito que João Carlos Marinho é responsável pelo meu amor por livros policiais, série de investigação. Eu lembro claramente o dia que fui a estante de livros onde a coleção toda da Turma do Gordo ficava, eles eram da minha irmã, e peguei um para ler. Foi paixão a primeira frase, li toda a coleção que existia na minha casa nessas maravilhosas férias de verão. Indiquei muitas vezes para amigos, dei esses livros de presente inúmeras vezes mas nunca os reli. Quando li no jornal que “O Gênio do Crime” estava fazendo 50 anos coloquei ele na minha lista de leituras, quando dias depois o João Carlos Marinho faleceu o livro pulou na lista de leitura, minha pequena homenagem a esse escritor que me encantou na infância.

“O Gênio do Crime” é um livro importante na literatura nacional por ser o primeiro livro infantil de sucesso pós Monteiro Lobato. Quando peguei o o kindle, essa releitura foi feita em maio digital porque ninguém na minha família sabe onde foi parar a coleção dos livros do João Carlos Marinho, lembrava do desfecho do livro e mais nada. A história é simples: existe um álbum de figurinhas de futebol que dá prêmios quando é completo. Há um falsário vendendo figurinhas raras e isso está levando a editora do álbum a falência. Gordo, Pituca e Edmundo são convocados pelo dono da editora para encontra o falsário, o gênio do crime.

É nessa primeira aventura que conhecemos Berenice e que começamos a conhecer a inteligência do gordo ou Bolachão. Ler um livro escrito há 50 anos tem seus momentos de estranheza também, há cenas de violência que jamais estariam em um livro hoje em dia. A aventura é envolvente, as soluções engenhosas e, podem ter se passado meio século, álbum de figurinha continuam fazendo sucesso até hoje, é só lembrar dos álbuns da Copa do Mundo.

“O Gênio do Crime” foi uma releitura tão divertida e envolvente quanto da primeira vez com o adendo de que eu me lembrava daquelas férias há anos quando descobri a obra de João Carlos Marinho.

site: https://cheirodelivro.com/o-genio-do-crime/
Lu Oliveira 02/04/2019minha estante
Nem lembrava que tinha lido esse livro, mas sua resenha me trouxe boa parte da história de volta (não me lembro do final). Que saudade!




Beatriz3345 21/05/2018

Para passar um pouquinho o tempo optei por um clássico dos infanto-juvenis. O gênio do crime é um livro intenso, fiquei realmente apreensiva em alguns momentos. Conta a história de três amigos: Bolacha, Pituca e Edmundo. Edmundo quer completar seu álbum de time para ganhar o maior prêmio dado pelos fabricantes de figurinhas mas falta a figurinha mais difícil de todas. Nisso descobrem que há pessoas falsificando figurinhas e com isso dando prejuízo para o dono da fábrica original. Os amigos embarcam em uma investigação escondidos dos pais, conhecem um detetive-invicto e passam por diversas aventuras até chegando a arriscar a vida, eu adorei!
comentários(0)comente



Ana Lu 07/11/2017

O mistério da turma do gordo
O livro O Gênio do Crime trata de um grupo de meninos que a pedido de seu Tomé, dono da fábrica de figurinhas, estão investigando uma fábrica clandestina que falsifica as figurinhas raras. A tarefa não esta sendo fácil, Edmundo, Pituca e Bolachão estão levando essa coisa de detetive a sério, mas não sabem que a missão era tão perigosa.
Para pegar a fabrica clandestina, fizeram vários tipos de coisas, como: arriscar a vida, marcar encontros com os cambistas e perseguir os ladrões.
O livro é muito divertido e emocionante! Ensina como trabalhar em grupo e que apesar de sermos crianças podemos fazer coisas grandes como por exemplo prender um criminoso. Eu super recomendo esse livro!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MARCUS 06/11/2017

O GÊNIO DO CRIME
Este é o livro que inaugurou a turma do gordo. Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um
comentários(0)comente



Pedro 31/10/2017

O gênio do Crime, uma aventura da turma do Gordo
O livro gira em torno inicialmente de três crianças (Edmundo, Pituca e Bolacha). Os três procuram desvendar um mistério de quem estava falsificando clandestinamente as figurinhas da Fábrica Escanteio que era comandada por Seu Tomé, que prometera dar um prêmio para quem completasse o álbum. Seu Tomé os “contratou” para desvendar o crime, mas será que conseguiram ajudar o senhor?

site: Fonte: livro O gênio do crime.
comentários(0)comente



ana chaguri 31/10/2017

Outra aventura da turma do gordo
O gênio do crime, livro do autor João Carlos Marinho e da editora Global, conta sobre 3 amigos Edmundo, Pituca e Bolacha .Esses jovens entram em uma missão de detetives para ajudar o dono da fabrica de figurinhas, Seu Tomé. O senhor se comprometeu a distribuir prêmios para todos os que completarem o álbum. Porém isso passou dos limites, uma fábrica clandestina começou a produzir figurinhas falsificadas e com isso mais pessoas iriam completar o álbum e Seu Tomé se prejudicou tendo que distribuir um número maior de prêmios. Será que os garotos conseguirão ajudar Seu Tomé a prender o dono da fabrica?
comentários(0)comente



BELA 28/10/2017

Aventura/crime
Oi gostei muito , ele tem várias aventuras e ação e eu gosto desse tipo de livro
comentários(0)comente



Vinni.Alves 06/10/2017

O GÊNIO

Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.
Helena.Ramos 06/10/2017minha estante
Muito bom, Vinni. Parabéns (Helena)




Camilla Paciello 18/09/2017

O gênio do Crime - João Carlos Marinho
Esse livro tem importância ímpar na minha vida. Não, não foi o primeiro que li, mas foi o que me despertou a vontade de escrever.
O autor é maravilhoso e além desse, tem uma série de outros contando as inúmeras aventuras dar turma do Gordo.
Lugar especial no meu S2
comentários(0)comente



Vithor.Cecilio 28/08/2017

Estava extremamente julgando o livro pela capa e com expectativa de ser um livro voltado para crimes hediondos e no fim de tudo tive a quebra de expectativa. Pois é hilariante.
comentários(0)comente



Poliany 19/08/2017

Minha infância em um livro!
Pensando aqui no tempo em que este livro ficou guardado na minha estante esperando o momento de ser lido, confesso que me arrependo de não ter colocado-o na frente de uns títulos não tão bons assim! Uma história cheia de mistérios, gosto de infância, aventuras e muita amizade! João Carlos Marinho, gravem esse nome, é um super autor. Ele consegue inserir a história na vida da gente e eu simplesmente mergulhei de cabeça nas diversas situações dos meninos!!! Uma delícia de aventura que deve fazer uma sensação maravilhosa na cabeça das crianças! O gênio do crime, com certeza traz muitas risadas e surpresas.
revel 28/12/2018minha estante
A primeira vez que senti o prazer de ler um livro e me envolver com a história foi lendo esse livro. Eu tinha 12 anos e a professora deixou a gente escolher os livros pra ler ao longo do ano. Bateu aquele saudosismo na alma só de lembrar desse momento.




Nathália 15/07/2017

Pouca verossimilhança
Ouvi falar muito bem do livro, muitas pessoas o recomendaram e em muitas escolas é sugestão de leitura. Gosto do gênero de suspense infanto-juvenil, a capa da 58¤ edição me instigou, assim como o título, mas acho que criei muitas expectativas sobre a leitura.
Achei a trama boa, a ideia da fábrica clandestina de figurinhas, as ideias do Bolacha e gostei do tempo cronológico e do cenário da história (que se passa nos anos 70/80 em São Paulo). Talvez João Carlos Marinho tenha sido o primeiro escritor infanto juvenil no Brasil a usar uma turma de crianças como protagonista de uma história de suspense ( afinal o livro foi escrito em 1969!). O vocabulário é bem legal também, com várias expressões mais antigas. Enfim, o livro tinha todos os ingredientes para me encantar, mas duas coisas me incomodaram: 1¤- a falta de pontuação, principalmente vírgulas. Não sei se é um erro da editora, mas em vários momentos senti falta da pontuação e tive que reler o trecho ( a edição que li é a 58¤,sendo a 5¤ reimpressão da editora Global). 2¤- a pouca verossimilhança. A aventura vivida pela turma do Gordo é muito emocionante e você quer ler rápido pra saber o final, mas muitos fatos não convencem. Por exemplo, as crianças terem acampado nas margens do Tietê e permanecerem lá por quatro dias, sem banho e comendo comidas armazenadas dentro de uma barraca ( fiquei pensando que o Seu Tomé poderia ter mandado um adulto pra, pelo menos, olhar as crianças à noite). Bom, esta é minha opinião. Acredito que há outros livros do gênero mais bem bolados, como a série dos Karas do Pedro Bandeira, por exemplo.
comentários(0)comente



Vanderleia <3 15/05/2017

Aventuras
Eu li este livro com uma amiga minha, mas não gostamos dele pelo motivo de ser muito infantil.
Narra que naquela época em SP, todos colecionavam figurinhas de futebol, e quem completasse o albo primeiro, ganhava um grande prêmio. E para Edimundo faltava apenas uma figura, que era a do jogador Rivelinho. Então finalmente, Pituca, veio com a noticia, de que havia um cambista que poderia encomendar a figura que faltava para o albo.
E foi assim que eles fizeram, após completar o albo, Edimundo e Pituca foram ate a industria para receber o prêmio desejado, mas ao chegar la, descobriram que a industria tava fechada e era capaz deles não receberem o prêmio.
Em seguida, foram pedir a ajuda de gordo, para que o ajudassem a resolver este
problema. E foi ai que eles entraram em uma grande aventura.
comentários(0)comente



Arca Literária 24/04/2017

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/genio-do-crime-joao-carlos-marinho-silva/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/genio-do-crime-joao-carlos-marinho-silva/
comentários(0)comente



188 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR