O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

alicia 09/03/2023

Razoável
Apesar da escrita ser ruim, o enredo é bem interessante! Acredito que funcione bem para o público infanto-juvenil. Óbvio que quando somos adultos, percebo alguns furos no enredo e acabamos tendo uma suspensão de descrença. Outra coisa que me incomodou tirando a escrita pobre, é a ofensa a todas minorias existentes kkkkk sei que o livro é antigo, mas é impossível não se incomodar. A melhor personagem disparado é a Berenice hahaha. Pesquisei e vi que há outras histórias do mesmo autor mais bem elaboradas e que foram até premiadas inclusive, pretendo ler algum dia :)

Ana Carolyne 12/02/2023

Já faz muito tempo que li este livro, mas recordo me que foi muito gostoso de ler, eu nunca tinha tudo muito o costume de ler, no máximo uns livros infantis e curtos, ou algumas histórias em quadrinhos. Mas esse livro, me abriu o prazer de ler, claro que mesmo depois de termina-lo eu fiquei muito tempo sem ler nada. Na época esse livro me mostrou que ler não era chato, que existiam livros capazes de me prender por horas curiosa com o que vai acontecer em seguida!

Li quando era criança, e aconselho a quem é novo, ou até mais velho msm a ler, é um ótimo livro pra despertar o prazer da leitura em alguém.

inativi 01/02/2023

Comecei a ler esse livro por minhas memórias, outro livro q minha professora lia em sala, Diferente de bolsa amarela,talvez esse só seja bom em minhas memórias...

maria 16/01/2023

Um livro bem pequeno e rápido de ler, não possui nenhum grande plot mas é uma boa leitura pra se fazer.

Amanim 04/01/2023

O gênio do crime...
O livro que não promete nada e entrega tudo ?. Eu perdi as contas de quantas vezes parei pra rir com o bolacha e sua turma.

Uma verdadeira obra prima da literatura infanto juvenil brasileira, é uma pena que não seja trabalhada nas escolas.

Uma verdadeira prova de que criança pode ser mais esperta do que o adulto com suas mentes criativas?

Bruna.Cristina 22/12/2022

Muito arriscado
Este livro as crianças são usadas para inestigar um crime a mando do dono da fábrica. Considero seu Tomé egoísta, pois não pensa na segurança das crianças.

apenas.sarah 05/12/2022

Um gênio ao alcance de uma lupa invicta
Escolhi essa leitura por indicação (e também por ser algo curtinho que agregaria à minha meta de leitura de novembro), porque queria de alguma forma entender o que poderia haver de tão legal em um livrinho infantil, e deu que Marinho meteu um tapa na minha cara chata.
Chorei de rir com algumas passagens e pregação de peças envolvendo o Bolachão e o Detetive Invicto Mister John Smith Peter Tony (infelizmente não mais invicto após o final do livro), dois personagens que me encantaram e me entreteram como nunca vi acontecer nesses anos de leitura. Sempre sou movida pelo plot e pela história mas, dessa vez, foi por eles. Suspense simplezinho (que acabou não me cativando tanto assim) apenas como um propósito para os personagens.
Gostei bastante de conhecer a Turma do Gordo em seu estágio original, e curti ainda mais pela história ser ambientada na cidade de São Paulo.
O Gênio do Crime é indiscutivelmente o melhor livro da série (apesar de que houveram certos acontecimentos que me deixaram horrorizada, mas não devem ter tanto efeito para alguém da classificação indicativa a qual Carlos Marinho direcionou a história deles).

Rossine 24/08/2022

O livro conta com fluidez e de forma divertida uma aventura passada numa São Paulo dos anos 60, que hoje não existe mais, levando à nostalgia alguns leitores. Os meninos dormem à margem do Rio Tietê à espreita dos cambistas, algo impensável hoje em dia. O livro às vezes peca na gramática. Mas a originalidade e o dinamismo da trama e a empatia dos personagens compensa. Por isso, virou um clássico da literatura infantojuvenil no Brasil.

AnaCay 15/07/2022

O Gênio Do Crime
O livro conta uma típica história de crianças que resolvem crimes no lugar dos adultos. É um livro interessante de se ler quando está de ressaca literária ou uma leitura para crianças.
Alguns pontos do livro me deixaram meio???, mas mesmo assim é uma leitura recomendável se você não tem muitas opções.

Audd 02/07/2022

Lembro que li esse livro na minha infância, n lembro de absolutamente nada da história, só sei que eu amei muito.Talvez eu releia

artisticperson 12/06/2022

Estou com um grande carinho por esse livro, e por tudo que me prendeu nele,a trama da história, os plots, o humor, a maneira de descrever as cenas, os personagens, e por ser um livro nacional tem várias gírias brasileiras e da época, amei essa leitura

Lizzy 19/05/2022

O gênio do crime
O primeiro livro que eu li completo, é uma paixão secreta sabe?
É um tema bem bobo, leitura fácil, qualquer um pode ler, bem dinâmica e divertida.

Recomendo pra você que quer começar com o hábito de ler?
Maisa @porqueleio 19/05/2022minha estante
Entendo bem, um dos meus favoritos pelo mesmo motivo...