Escola e Democracia

Escola e Democracia Dermeval Saviani
Dermeval Saviani

Resenhas - Escola e Democracia

anac1ara 14/05/2024

Esse aqui é um tapa na cara sobre tudo o que você um dia achou que a educação representa na sociedade, ele aborda questões muito interessantes de serem questionadas.

heroany 15/03/2024

Práticas pedagógicas no ambiente academico
É um ótimo livro para aprender sobre a história da pedagogia no Brasil. Expõe de forma direta os erros cometidos na educação e como as práticas pedagógicas foram ineficientes para com a população marginalizada, mostrando como é importante uma visão histórico crítica para formular uma forma de educação que realmente funcione.
Uma observação pessoal minha a respeito disso me levou a questionar: Porque professores de universidade não utilizam da pedagogia histórico crítica? Pode ser uma experiência totalmente pessoal minha, percebo que poucos professores meus da faculdade instigam curiosidade ou nos fazem pensar de fato quais são os motivos da gente estar recebendo aquele conteúdo. No caso, curso filosofia e, apesar de ter matérias sobre história da filosofia, raramente é traçado um porque aquele conteúdo é/ foi relevante historicamente na humanidade.

lezinha 03/01/2024

Já resenhei esse livro e o skoob não publicou, tô com medo de fazer de novo novo dar b.o de novo então fiquem sem resenha, apenas ódio a esse app

CinthiaGonçalves 23/09/2023

Necessário
Saviani traz uma discussão referente a democracia dentro do âmbito escolar. Para isso, tece críticas ao Manifesto do Pioneiros (1932) que foi em favor ao escolanovismo.

Jennifer 19/07/2023

"Escola e Democracia" por Saviani
Nesta obra, Saviani apresenta uma análise crítica da relação entre escola e democracia no contexto educacional brasileiro. Defendendo uma pedagogia histórico-crítica, o autor aborda a importância da construção de uma educação inclusiva e emancipadora, buscando uma sociedade mais justa. Uma leitura essencial para repensar os desafios da educação no país.

Polli 10/06/2023

Livro que aborda como foi o desenvolvimento da educação durante o passar dos anos, trás desde a Revolução Industrial com a burguesia trazendo a temática de escola para todos para acabar com a marginalização e até escolas atuais com objetivos totalmente diferente.
Objetivos de cada pedagógica:
Tradicional - Acabar com a ignorância
Escolanovismo - Integração dos alunos no sistema escolar
Escola Técnica - Preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Todos esses temas são discutidos, como as classes dominantes contribuem para manter o sistema educacional sobre controle, produzindo seres não críticos para continuar com o modelo de sociedade que eles tem hoje.

thecruelj0 07/04/2023

Livro bastante interessante.
Vou confessar que apenas li este livro, pois meu professor de fundamentos da educação mandou para a prova, mas de fato é um livro extremamente interessante, o que me deixou desconfortável foi a crítica do autor a paulo freire que é meu xodó, e o uso de palavras/termos extremamente difíceis, mas fora isso, é uma leitura edificante.

grazieswan 27/11/2022

Mudou minha visão sobre educação.
Bem como disse meu professor: "Saviani, em Escola e democracia, mudou a minha visão de educação". Esse livro é obrigatório para qualquer pessoa que se interesse minimamente na educação, em especial brasileira.

O autor descreve e nos trás o reconhecimento de 3 teorias da
educação: a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Técnica. Ao ponto de vista do autor, as pedagogias Nova e Tradicional podem ser consideradas ingênuas, idealistas e não críticas, além do que a ?pedagogia tradicional é uma pedagogia que se funda numa concepção filosófica essencialista, ao passo que a
pedagogia nova se funda numa concepção filosófica que privilegia a existência sobre a
essência? (p. 31).
Ao final, o autor sugere uma nova teoria: a Pedagogia Histórico-Crítica, com caráter revolucionário. Ao perceber que a nossa sociedade dividida em classes (dominante e dominada) possui interesses opostos no que diz respeito a educação, traz Saviani a Pedagogia Revolucionária que ?não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente
em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção.? (p. 61).

Gaby.Ferrari 25/10/2022

Ótima leitura pedagógica
O livro trás, sob o enfoque histórico-crítico, vários apontamentos Pedagógicos, entre eles: a violência simbólica, a escola e sua função, várias abordagens pedagógicas, escola dualista, educação compensatória, etc. Vale a pena ler e refletir.

Anderson673 20/08/2022

Política e Educação
Livro muito interessante para entender as nuances da política, democracia e educação. A minha professora separou apenas um capítulo para a turma ler, mas minha curiosidade quis ler tudo. E gostei demais, não é atoa que Savianni atualmente é um dos pilares da pedagogia. Apesar de ser um material acadêmico, não é extenso demais e nem busca dificultar a compreensão. Não recomendo para todos, porque é um material específico para professores e educadores, porém, para esses é indispensável.
Clakson 20/08/2022minha estante
Necessário!

@days2a 08/07/2021

Livro curto, mas completíssimo. Saviani como eterno estudioso da educação nos explica de forma clara as teorias da educação e as influências na educação brasileira. Muito bom beber da fonte desse autor incrível. Leitura obrigatória ao professor progressista, mas principalmente para àquele conservador que ainda está presente em nossas escolas.

Juliana Ribeiro 27/06/2021

Escola e democracia
O livro é considerado um clássico, foi lançado na década de 80, porém muitas discussões permanecem bem atuais. Li para uma disciplina do mestrado, a leitura proporcionou muitas discussões interessantes.
Saviani apresenta sua posição a respeito da função social da escola. Por ter sido escrito em um momento que o escolanovismo era uma corrente quase hegemônica no Brasil, o autor ?curva a vara?, apresentando uma série de falhas e consequências negativas. No entanto, ele não defende um ?retorno? a pedagogia tradicional. Apresenta uma série de preceitos para uma o que chama de pedagogia revolucionária. É uma leitura bem interessante.

Marco 27/05/2021

As múltiplas pedagogias
A política não nos dá trégua , nós somos feitos dela e por isso devemos também fazê-la. Nesta obra Saviani teve duras críticas a.inumeros modelos de educação, e.nos.faz.pensar.a influencia da pedagogia no futuro

Duda 03/02/2021

Livro importante para compreensão da constituição do campo educacional brasileiro. Fala um pouco das teorias do autor e sua posição para com outras teorias e metodologias, como a Escola Nova.

Carolina Del Puppo 30/01/2021

Para conhecer a verdade
É um livro extremamente inteligente e até mesmo difícil de entender as vezes, o que torna a leitura um pouco chatinha, mas vale muito apena, pois é um conteúdo bem rico.