Escola e Democracia

Escola e Democracia Dermeval Saviani
Dermeval Saviani




Resenhas - Escola e Democracia


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ivo Fernandes 22/04/2010

Resenha
O livro "Escola e Democracia" é uma obra que esclarece a situação da Educação, e sua relação com os diferentes aspectos da sociedade, da história e dos momentos políticos.

Na primeira parte do livro o autor destaca as "teorias não-críticas" da educação que, segundo o mesmo, não consideram os problemas e a estrutura social como influenciadores da educação. Estas teorias "já encaram a educação como autônoma e buscam compreendê-la a partir dela mesma".

Destaca também as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade.Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo a marginalidade associada à ignorância. A escola surge como um"antídoto", difundindo a instrução. Na Escola Nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante e sim do rejeitado, do anormal e inapto, desajustado biológica e psiquicamente. A escola passa a ser então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade. Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência, improdutividade. A função da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.

O autor depois discorre sobre as "teorias crítico-reprodutivistas", nas quais não pode ser possível "compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais". Estas teorias consideram a Educação como um instrumento da classe dominante capaz de reproduzir o sistema "dominante-dominado", sendo responsável pela marginalização, uma vez que percebe a dependência da educação em relação à sociedade, tendo em sua estruturação a reprodução da sociedade na qual ela se insere.

Essas teorias reproduzem o modelo capitalista vigente, são citados na obra o sistema de ensino como violência simbólica; a teoria da escola como aparelho ideológico do Estado ou da classe dominante; e a teoria da escola dualista.

Pode-se observar a atual política educacional brasileira, que privilegia o ensino fundamental como formação de mão-de-obra (países em desenvolvimento/ mão-de-obra barata, acrítica e subserviente), que saiba ler para operar as tecnologias desenvolvidas no "Primeiro Mundo", retentor de tecnologia, dos poderes econômico, bélico e político.

Num segundo momento do livro, Saviani faz referência à Teoria da Curvatura da Vara, fazendo alusão à política interna da escola a partir de três teses, sendo as mesmas todas teses políticas: 1) Tese filosófica-histórica, do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter reacionário da pedagogia da existência. Neste momento, pode-se refletir sobre a história do homem e a influência desta na educação, as mudanças sociais e a luta de classes trazida com o capitalismo e seus reflexos na educação. 2) Tese pedagógico-metodológica, que é mostrada como do caráter científico do método tradicional e do caráter pseudo-científico dos novos métodos. O autor discute aqui a relação entre ensino e pesquisa e como o "escolanovismo" tentou articular-se com o processo de desenvolvimento da ciência enquanto o método tradicional o articulava como produto da ciência.

Voltando então à falta de democracia na Escola Nova, que remete o autor à terceira tese que deriva, segundo ele das duas primeiras: “[...] de como, quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi a escola; e de como, quando se menos falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática".

A educação que deveria ser o instrumento para as escolhas do homem livre, democrático, cidadão e autônomo acaba, então se tornando mais uma ferramenta de manipulação e de homogeneização do pensamento crítico da sociedade.

Ela legitima as diferenças sociais e marginaliza, ao invés de tencionar a luta contra a ideologia das classes dominantes, e dos direitos dos seres humanos: o conhecimento, que deve ser universal e possibilitado a todos.

E como o próprio autor destaca, a teoria de curvatura da vara de Lênin pode ser a forma da Educação criar sua revolução para a quebra desse sistema, uma vez que se quebra a neutralidade da Educação, passando a ser considerada parte ativa neste processo de transformação.

O autor termina o livro e conclui retificando a relação entre e educação e a sociedade, bem como a responsabilidade dos professores em transformar, não o mundo, mas sim cada indivíduo que assiste sua aula, compreendendo melhor o mundo e seus acontecimentos, assim como seu papel dentro do sistema, seus deveres e seus direitos para a construção de um país melhor.

Essas pequenas revoluções que acontecem na sala de aula (aquilo que podemos nos aventurar a chamar de ruptura ou quebra de paradigmas) podem dar a chance de uma transformação histórica num período maior de tempo.

É preciso então que se tome consciência das lutas sociais e das formas de dominação ideológicas que sofre a educação hoje, regulando o equilíbrio dos conteúdos a serem desenvolvidos nas salas de aula e o discurso político e histórico usado pelo professor.

Saviani, através de suas brilhantes analogias, além do resgate e compreensão histórica da Educação, faz também algumas provocações, quanto às questões de influência histórico-política nos papéis da escola na vida social.

Ao elencar a necessidade e importância do professor como transformador desta realidade educacional, o autor estrutura proposições e abre possibilidades para diálogos e discussões a respeito da relação educativa estar realmente colocando o educador a serviço do educando ou às políticas governamentais ou sistemas vigentes atualmente.
Fran 17/09/2018minha estante
undefined


Adriana 11/04/2021minha estante
Excelente resenha




Professor Kennedy 20/08/2022

Política e Educação
Livro muito interessante para entender as nuances da política, democracia e educação. A minha professora separou apenas um capítulo para a turma ler, mas minha curiosidade quis ler tudo. E gostei demais, não é atoa que Savianni atualmente é um dos pilares da pedagogia. Apesar de ser um material acadêmico, não é extenso demais e nem busca dificultar a compreensão. Não recomendo para todos, porque é um material específico para professores e educadores, porém, para esses é indispensável.
Clakson 20/08/2022minha estante
Necessário!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anderson Alves 28/03/2020

Livro necessário para todos os professores
O livro faz um reflexão importante e necessário sobre a educação, livro bastante atual e pretendo reler em um futuro próximo.
comentários(0)comente



Kevin 22/07/2020

Polêmico
Saviani sempre traz essa postura crítica em suas obras, seja refletindo sobre a pedagogia tradicional e trazendo suas nuances, mas principalmente na reflexão sobre a Escola Nova, que gera mais polêmicas. Um livro que vale a pena ser lido, esmiuçado e debatido. Ele faz observações sobre as fundamentações teóricas das modalidades de ensino e aprendizagem, das teorias, como as teorias críticas, não críticas, enfim. Essencial aos educadores, pontuando a importância do ensino destinado às camadas populares, aos quais geralmente têm na escola o único meio de acesso ao conhecimento, refletindo sobre teorias de autores como Bourdieu e Althusser, diverge de pensamentos consolidados, polêmico e proveitoso.
comentários(0)comente



Gabriel.CantuAria 29/07/2020

Livro obrigatório para qualquer pessoa interessada por educação, especialmente obrigatório aos marxistas. Importantes reflexões sobre a pedagogia tradicional, mas também sobre algumas opiniões marxistas sobre a educação, especialmente em Althussier.
comentários(0)comente



Vic 04/11/2020

Como a coleção diz: polêmico
Saviani traz algumas teorias e as compara. Sem medo, ele põe o dedo na ferida de uma estrutura educacional precária e levanta questionamentos importantes aos educadores. Professores que não tiveram Saviani no currículo em sua formação, estão perdendo muito. Não é atoa que esse livro sempre está como bibliografia obrigatória de concursos na área da educação. Altamente recomendado para quem é da área (e até mesmo quem não) começar a refletir sobre como a educação está hoje e como chegou nisso.
comentários(0)comente



Carolina Del Puppo 30/01/2021

Para conhecer a verdade
É um livro extremamente inteligente e até mesmo difícil de entender as vezes, o que torna a leitura um pouco chatinha, mas vale muito apena, pois é um conteúdo bem rico.
comentários(0)comente



Duda 03/02/2021

Livro importante para compreensão da constituição do campo educacional brasileiro. Fala um pouco das teorias do autor e sua posição para com outras teorias e metodologias, como a Escola Nova.
comentários(0)comente



Marco 27/05/2021

As múltiplas pedagogias
A política não nos dá trégua , nós somos feitos dela e por isso devemos também fazê-la. Nesta obra Saviani teve duras críticas a.inumeros modelos de educação, e.nos.faz.pensar.a influencia da pedagogia no futuro
comentários(0)comente



Juliana Ribeiro 27/06/2021

Escola e democracia
O livro é considerado um clássico, foi lançado na década de 80, porém muitas discussões permanecem bem atuais. Li para uma disciplina do mestrado, a leitura proporcionou muitas discussões interessantes.
Saviani apresenta sua posição a respeito da função social da escola. Por ter sido escrito em um momento que o escolanovismo era uma corrente quase hegemônica no Brasil, o autor ?curva a vara?, apresentando uma série de falhas e consequências negativas. No entanto, ele não defende um ?retorno? a pedagogia tradicional. Apresenta uma série de preceitos para uma o que chama de pedagogia revolucionária. É uma leitura bem interessante.
comentários(0)comente



@days2a 08/07/2021

Livro curto, mas completíssimo. Saviani como eterno estudioso da educação nos explica de forma clara as teorias da educação e as influências na educação brasileira. Muito bom beber da fonte desse autor incrível. Leitura obrigatória ao professor progressista, mas principalmente para àquele conservador que ainda está presente em nossas escolas.
comentários(0)comente



Gaby.Ferrari 25/10/2022

Ótima leitura pedagógica
O livro trás, sob o enfoque histórico-crítico, vários apontamentos Pedagógicos, entre eles: a violência simbólica, a escola e sua função, várias abordagens pedagógicas, escola dualista, educação compensatória, etc. Vale a pena ler e refletir.
comentários(0)comente



grazieswan 27/11/2022

Mudou minha visão sobre educação.
Bem como disse meu professor: "Saviani, em Escola e democracia, mudou a minha visão de educação". Esse livro é obrigatório para qualquer pessoa que se interesse minimamente na educação, em especial brasileira.

O autor descreve e nos trás o reconhecimento de 3 teorias da
educação: a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Técnica. Ao ponto de vista do autor, as pedagogias Nova e Tradicional podem ser consideradas ingênuas, idealistas e não críticas, além do que a ?pedagogia tradicional é uma pedagogia que se funda numa concepção filosófica essencialista, ao passo que a
pedagogia nova se funda numa concepção filosófica que privilegia a existência sobre a
essência? (p. 31).
Ao final, o autor sugere uma nova teoria: a Pedagogia Histórico-Crítica, com caráter revolucionário. Ao perceber que a nossa sociedade dividida em classes (dominante e dominada) possui interesses opostos no que diz respeito a educação, traz Saviani a Pedagogia Revolucionária que ?não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente
em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção.? (p. 61).
comentários(0)comente



thecruelj0 07/04/2023

Livro bastante interessante.
Vou confessar que apenas li este livro, pois meu professor de fundamentos da educação mandou para a prova, mas de fato é um livro extremamente interessante, o que me deixou desconfortável foi a crítica do autor a paulo freire que é meu xodó, e o uso de palavras/termos extremamente difíceis, mas fora isso, é uma leitura edificante.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR