A Estreia de Fani

A Estreia de Fani Paula Pimenta

Resenhas - Fazendo Meu Filme

William Souza 13/12/2010

Perfeito
É brasileiro, é encantador e a narrativa parece muito com a da Meg Cabot. Fazendo Meu Filme, é um livro que eu li e me apaixonei instantaneamente. É o melhor livro teen nacional!

Fani é um garota normal de 16 anos e que vive em Belo Horizonte, ela vai ao shopping, conversa no MSN, no telefone e é viciada em filmes. Sua história começa a se desenrolar a partir que sua mãe a inscreve em um programa de Intercâmbio e logo em seguida ela é aceita. A partir daí sua vida gira entorno da viagem e é bem quando ela descobre que o amor da sua vida está bem ao seu lado.

Tudo se resume há: Antes e depois de Fazendo Meu Filme.

Eu NUNCA imaginei que fosse gostar TANTO de um livro brasileiro. Quando o burburinho em cima de FMF começou na blogosfera, na hora eu quis ler, não só pela capa que já chama muita a atenção, mas por uma sinopse que te faz querer pegar o livro e ler ali mesmo na livraria.

Inevitável não voltar à adolescência e reviver tudo na perspectiva da Fani, lendo o livro, o primeiro amor, a primeira festa da turma. E tudo isso passando horas no MSN e no telefone.

Os personagens são muito bons, desde a Fani, passando pela Gabi, Nathália e chegando ao Léo. Eles podem muito bem ser a turma que anda com você, e dá para perceber que neles não há superficialidade.

É um livro com 55 capítulos, e cada um deles é um título de algum filme, que se encaixa direitinho no contexto vivido pela Fani. Alguns filmes citados são: As Patricinhas de Bervely Hills, Enquanto Você Dormia, Moulin Rouge, Para Sempre Cinderela, O Diário da Princesa entre outros. Como a Fani classifica cada filme seu por estrelinhas, eu peguei a mania e todos que vejo saio classificando.

Outra coisa totalmente DEMAIS são as playlists que a Paula criou, com músicas nacionais e internacionais, que expressam o que os personagens estão sentindo. Eu baixei música por música e ouço sempre!

A Paula escreve de um jeito que é impossível de largar o livro, são tantos detalhes feitos com carinho para nós leitores. Não é apenas mais uma história, são sentimentos transcritos em cima de palavras e personagens. É por tudo isso que a Paula Pimenta é considerada a nossa Meg Cabot brasileira.

E se você ainda não leu Fazendo Meu Filme, está esperando o que para correr até a livraria, biblioteca, prateleira do/a amigo/a mais próxima e começar a ler? Você não vai se arrepender.

Giovanna 14/03/2011minha estante
Assino embaixo!

ÉRICA MOH 11/10/2011minha estante
CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE VOC~E DISSE... É O LIVRO MAIS MÁGICO QUE LI...CONEGUIU PRENDER MINHA ATENÇÃO DO COMEÇO AO FIM

Dand 11/11/2011minha estante
Geeente q perfeito, fiquei mt afim de ler *--* entra pra lista de 2012

Debi94 20/11/2011minha estante
Agora quero ler mais que nunca!!

patryciar 03/03/2012minha estante
Concordo! O livro é maravilhoso, estou louca pra ler a parte 3.

IzabelleS 19/09/2012minha estante
louca pra ler! ainda mais que sou de bh, vou me identificar kkk

Nic 19/11/2012minha estante
Melhor. Livro. Do mundo.

Mari 19/12/2012minha estante
Eu realmente AMEI esse livro, eu não dava nada pelo fato de parecer ser um livro infantil e de estória clichê, porém me apaixonei pelo livro e pelos personagens! FMF se tornou uma das minhas séries preferidas, Paula Pimenta está de parabéns!

clarita 25/08/2013minha estante
Conserteza é o melhor livro do mundo . Quando comecei a ler o 1 não soseguei ate acabar o 4 mas valeu muuuito a pena .E maravilhoso. Paula Pimenta milhoes de parabéns pra voce !!!

Gabriella 21/09/2013minha estante
Acho que sou a única que não achou o livro "tudo isso"ele é bem fraquinho pra mim.

Fabii 30/05/2014minha estante
Fica entre uns dos Melhores Livros! A personagem prinicpal é uma fofa.

Mayara 03/09/2014minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler (~gritinhos histéricos HAHAHA ?)

Emilly 14/12/2014minha estante
Concordo plenamente! Esse livro é maravilho, espetacular! É o melhor livro nacional que já li!
É tão incrível que é difícil parar de ler, eu queria sempre ler e ler... porque é um livro maravilhoso!
Também baixei todas as músicas que são citadas no livros e ainda a Fani, me fez ter um vontade de fazer intercâmbio para Londres! (hahahah). Quando me lembro me dá uma saudade, desses personagens sensacionais.
A pior parte foi quando ele acabou e deixa com um gostinho de quero mais! Porém não tenho o 2 então re li ele de novo... e pra entregar (emprestado da priminha e.e) foi um S-O-F-R-I-M-E-N-T-O!!! Eu chorei, não queria de jeito nenhum devolver o livro! Foi preciso muita insistência de minha mãe pra isso... Mas isso tudo porque ele é muito envolvente!
Ainda vou comprar o meu e as outras continuações, com certeza! FMF é um livro incrível de uma escritora maravilhosa. Se você gosta desse gênero, não vai se arrepender!

Ingrid Faria 09/01/2015minha estante
Concordo com tudo que disse. Pensei que eu tinha sido a única que tinha pego a mania de Fani; classificar filmes com estrelinhas!

Angel 19/04/2015minha estante
Eu simplesmente ameiii... Lindo, encantador, engraçado, romântico...não tem como não se apaixonar! Super indico pra quem ainda não leu :)

Mariana113 05/09/2020minha estante
Você conseguiu resumir tudo o que sempre quis dizer! Vou mostrar a minha colega, certeza que vou conseguir persuadir ela!!! Perfeito!!!

Valentina 06/12/2020minha estante
E um livro para quem esta começando a ler igual eu

Luh 22/01/2021minha estante
EU TÔ NA PÁGINA 261 e tipo é muito bom AAAAAAAAA

Coppelia 16/05/2021minha estante
Por isso que até hoje é a minha série favorita...

Ana 22/06/2021minha estante
Já tinha começado a ler mas parei na página 46, mas achei esse app e quero recomeçar

Isa 23/06/2021minha estante
Gente como faço para ler esse livro aqui na plataforma sou nova aqui nao sei mexer dirieto

Gaby 22/09/2021minha estante
Bom dia, desculpa incomodar como faz pra ler? Sou nova e não estou achando a função pra ler no celular

luAza39 04/12/2021minha estante
concordo muitoo

Araujo 05/01/2022minha estante
Eu li esse livro em 2 dias de tão bom q ele jurooo,ele é muito bom,ele tem uma forma de ler que prende leitor até o final ele é muito,comecei a ler e só descansei quando terminei ele prende demais...

Alameda 09/04/2022minha estante
Leo é muito lerdo

Emilly314 03/05/2022minha estante
O livro e incrível a cada capítulo que leio mais quero acompanhar como essa história vai terminar e a capa e muito linda foi uma das coisas desse livro que me chamou atenção e recomendado para adolescentes e me indentifiquei muito com a Fani !

Maria 25/05/2022minha estante
Essa é a melhor série de livros que já li na minha minha vida. Estou relendo pela vigésima vez, e recomendo muito

Victozin 24/07/2022minha estante
Amo a Paula Pimenta mas meu deus pensa em um livro podre onde a protagonista e branca e tem seus problemas tipicos de uma pessoa branca, serio. Acho que a unica coisa boa nesse livro e a escrita e o fato da Fani gostar de livro tirando isso o livro e uma bosta. Desculpa mas e a minha hulmide opinião.

Sarah 10/08/2022minha estante
Eu necessito desse filme. O livro já é espetacular, só preciso do filme pra sobreviver agora

rhanna.pimentel 14/08/2022minha estante
Meu livro preferido! Li na adolescência e estou relendo agora. ??

lara roseira 30/08/2022minha estante
Simplesmente sou apaixonada por esse livro!! o romance que ela é o Léo vivem da vontade de viver. A paula pimenta escreve de um jeito como se nós fôssemos as personagens principais! recomendo muitoo!! Fani vc tem o meu coração?

Alicinha 20/09/2022minha estante
Esse livro é muito bom ??

Alicinha 20/09/2022minha estante
Eu amo essa frase do livro
Quero te falar uma coisa, mas estou sem graça. Mas vou falar assim mesmo, porque essa semana eu tive certeza disso. Eu te amo. Acho que desde o primeiro dia que te vi.?

Chloe 09/01/2023minha estante
O livro è incrívelmente perfeito, da vontade de continuar mesmo nn querendo sabe ? EU AMEI MTO

Julia396 08/04/2023minha estante
Oi

Luiza 07/05/2023minha estante
É um livro ótimo, principalmente para adolecentes que gostam de lisvros de "amorzinho" (como diria a Fani e o Léo) clichê, principalmente por mostrar uma parte importante da vida dos adolecentes, problemas com notas escolares, com amizades e inimizades, família e etc... Esse livro me fez madrugar sem nem reparar (e não é exageiro, minha amiga é q o diz pq surtei na dm dela,mas faz parte), e é um livro gostosinho de ler (pretendo pegar o próximo na biblioteca da escola tbm, e dps conto pra vcs)! Enfim, recomendo muito!Só Leiam!

Maria8917 01/08/2023minha estante
Amei o jeito que sua resenha é detalhada e me fez ficar com vontade de ler esse livro?

Maria8917 01/08/2023minha estante

Carolina2542 17/01/2024minha estante
Minha primeira leitura do anoo, e que livro perfeitoo, amei a Fanii, e amei isso dela amar filmes, e sempre te referencias de filmes. É um romance fofoo que faz vc surtar muitoo, o final foi tristee, e eu chorei lkkkkk, mas o livro é muito bom, é muito envolvente a historia, ameii??

Kelly884 03/02/2024minha estante
Muito bom, me afundei nesse livro logo de cara e quando fui ver já tinha acabado, amo demais

Maria15781 15/02/2024minha estante
O final achei incrível quando ela beijou o Léo foi muito incrível ?????

aninhamnzss 24/02/2024minha estante
SURREAL, todo o box é incrível!

Poli41 19/04/2024minha estante
Com certeza meu fav da vida! Sei que tem gente que odeia a Fani, mas minha lerdeza é dela pra pior!! #Faniminhaprotegida

anaf. 30/07/2021

q isso, Paula?
gnt vcs viram quem vai ser o Léo????
q surto, eles não parecem nem um pouco com o leo e fani da minha humilde imaginação.
Mabelle2 30/07/2021minha estante
você deu 0??? uau

naoooo, eu AMO fmf

anaf. 30/07/2021minha estante
esqueci de colocar a classificação moça

Mabelle2 30/07/2021minha estante
ata KKKKKKK eu estranhei porque uma amg minha fala que é muito bom e tbm é meio difícil dar 0 num livro kkkkkkk

nossa é pfto KKKKKKKKKK

Bea 01/08/2021minha estante
Eu vi amg, e concordo com vocêkkkkk Mas pelo menos espero que a adaptação esteja fiel ao livro e tals

Mabelle2 01/08/2021minha estante
vai ter adaptação??????

Simmmmmm, dá uma olhadinha no Instagram da Paula Pimenta:D

TOMARA

gnt o leo e gordinho O XANDE TEM TANQUINHO

SIMMM AAAAAA

vai sim amg, Bela Fernandes vi ser a Faniquita :|

Mabelle2 02/08/2021minha estante
omggg vou ler então aaaa são quantos livros?

Bea 02/08/2021minha estante
De FMF são 4 e MVFDS também (mas tá pra lançar o 5°) ^^

Mabelle2 02/08/2021minha estante
ainda ta lançando uauuu obg amg

Giih 16/08/2021

QUE LIVRO PERFEITO
Eu já era fã de minha vida fora de série, mas só agora fui ler fazendo meu filme, e me arrependo de não ter lido antes. O livro em si é perfeito uma história super leve com um final mega fofo e super fluído. Recomendo pra todos!! Quem puder ler leia não vai se arrepender.
lauzinha2 16/08/2021minha estante
é ótimooo mesmo, e vai sair o filme!

Victória Mozzer 16/08/2021minha estante
Pode começar por FMF ou ele tem algum spoiler sobre MVFS?

Giih 16/08/2021minha estante
Então Vic fmf foi lançado primeiro mas mvfds se passa antes eu gosto da ordem cronológica que é:
Mvfds 1
Fmf 3
Mvfds 3
Mvfds 4
Fmf 4

Mas!!! Pode pegar sim alguns spoilers mas sinceramente pode ler em qualquer ordem por lançamento como vc preferir mas eu acho bom ler na ordem cronológica, até pelas referências de um livro pro outro.

Giih 16/08/2021minha estante
Siiim Lau estou muito ansiosa por isso li ele.

Giih 16/08/2021minha estante
Vic eu vi que vc leu diários de um vampiro vc chegou a ver a série? Eu só vi a série toda e queria saber se vale a pena ler os livros?

Giih 16/08/2021minha estante
Mas principalmente se vc começar por fazendo meu filme tem fim spoiler de minha vida fora de série é mais levar começar por mvfds

Sim* mais legal*

Victória Mozzer 16/08/2021minha estante
Aaah, entendiii! Vou seguir a ordem então, muito obrigadaaaa

Victória Mozzer 16/08/2021minha estante
Então, assisti a série tbm e os livros são MUITO diferentes. Não vou dizer q são bons e nem q são ruins, mas sabe aquele ruim q é bom? Kklklkkkl é assim

Victória Mozzer 16/08/2021minha estante
Tô lendo pq sou curiosa e amo ficar comparando

Giih 16/08/2021minha estante
Siiim eu tô em dúvida se leio kakaka

Giih 16/08/2021minha estante
Nada ? qualquer coisa tamo aí

Victória Mozzer 16/08/2021minha estante
Ele é bom pra passar o tempo, super leve e rápido

Kyara46 08/03/2023minha estante
ENT!! Ah, mas vc n tem noção de como ainda vai ficar furiosa com o Leo ????

Esse livro é bom?

Kyara46 09/03/2023minha estante
@Nicole Perfeito

Ent vô ler :)

Kyara46 09/03/2023minha estante
@Nicole isso vai demorar até vc começar ent viu ksk sem ofensas

Kkkk

Milena 10/03/2023minha estante
Kkkkkk mdsss

Kyara46 10/03/2023minha estante
Kkkk

Carolina.Ramos 05/01/2022

li toda a saga de trás pra frente 4 - 3 -2 -1
Me lembro de ter começado a ler no 5º ano pq uma professora indicou, mas na época eu não tinha o hábito e o gosto pela leitura, também não entendia muito bem como funcionava kskskkskskskskks ai vi na loja o 4 e falei, uai pq não, aí eu já começo a história né

SE O FILME NÃO SE PASSAR EM BH EU VOU FICAR REVOLTADA
Ana 05/01/2022minha estante
Tava querendo ler ele tbm!

Ane 05/01/2022minha estante
O filme foi gravado no rio, mas tenho certeza q será impecável.

gerlannyfelix 05/01/2022minha estante
eu acho que se passa sim

Mari 05/01/2022minha estante
meu deus como vc conseguiu entender KKKKKK

gerlannyfelix 05/01/2022minha estante
tem uma foto do valois gravando uma cena do léo no rio. uma cena que tem muito apelo à questão da distância, inclusive. então, mesmo que o filme não tenha sido gravado em BH, ele deve se passar por lá de alguma forma. ?

Carolina.Ramos 05/01/2022minha estante
eu sou de bh, e aqui a gente fica assim "nossa tal lugar que a Paula Pimenta estudou" é um marco bem grande pras leitoras saber que se passou aqui, aí eles vão lá e gravam no Rio... deprimente

Carolina.Ramos 05/01/2022minha estante
Mari, eu entendi até kkkkkkkkkkkk mas COM CERTEZA precisava reler, pq minhas amigas vão comentar alguma coisa eu fico "???"

marcelsgf 16/01/2023

livro lindinho demais!!! tava precisando ler um romance levinho assim e esse é ótimo pra acabar com ressaca literária tbm. ah e além de ser uma ótima história, ela mencionou crepúsculo, ou seja, ganhou mais pontos comigo
MANAAAA ESSE LIVRO EH SIMPLESMENTE PFTO

Manuela.Palos 16/01/2023minha estante
toda vez q o Leo e a Fani interagem eu fico com borboletas no estômago sem zoas

Manuela.Palos 16/01/2023minha estante
Um casal FICTÍCIO consegue me fazer sentir algo que eu não sinto por menino real faz 6 meses

JURO É BEM ASSIM MESMO

LEO MUITO MEU AMORZINHO

marcelsgf 16/01/2023minha estante
off li esse livro há dois anos e esqueci de botar no skoob só lembrei ontem

mana ?-?
li ano passado ?

isyfoxdiaz 23/08/2021

Os livros da Paula são tão preciosos
6 anos depois reli um dos livros que mais me marcaram. E só me dei conta disso agora, da importância que FMF teve/tem na minha vida. Sempre me identifiquei muito com a Fani, tanto que peguei muito o jeitinho dela. Cresci acompanhando o crescimento da Pri, da Fani, do Rô e do Leo. Cresci anotando minhas frases favoritas dos filmes porque a Fani sempre tinha uma que combinasse com os momentos da vida dela, cresci avaliando os filmes, séries e livros que eu assistia/lia da mesma forma que a Fani classificava os filmes que ela via. Depois de ler minha vida fora de série e entender o amor do Rô por música e depois de ler fmf1 e entender a importância das diretas musicais de fanileo eu comecei a prestar bastante atenção em cada letra e tradução das músicas que eu escutava. 6 anos depois e ainda me identifico MUITO com a Fani, 6 anos depois e percebi que já gostei de uma pessoa muito parecida com o Leo. Dei 4 estrelinhas para fmf1 da primeira vez que li, e continuo achando que essa é a nota perfeita. Tão bom reler um livro que te marcou na adolescência e agora foi uma releitura gostosa que te deixou mais ansiosa para a adaptação. Melhor coisa que eu fiz com 14 anos foi ter conhecido os livros da Paula Pimenta, ela fez tudo ?
Sofia 23/08/2021minha estante
Sei nem se eu ia ter a habilidade de ler, mas por que eu não li esse livro quando mais nova????????

isyfoxdiaz 23/08/2021minha estante
Ter lido ele com 14 anos foi uma das melhores coisas que eu fiz ? mas sempre dá tempo de ler e se apaixonar pelos livros da Paula, ok? ?

juliarfs 23/08/2021minha estante
seu comentário me descreveu todinha!!! eu li com 11/12 anos, e reli hoje, e aí eu percebi que também peguei os hábitos da fani, tenho um caderninho cheio de frases de filmes/séries e lembrei hoje que eu fazia isso por causa desse livro, foi tão mágico e eu me senti abraçada pela sua resenha ???

isyfoxdiaz 23/08/2021minha estante
Ai Julia, a Fani virou tipo uma amg pra mim kkkkksk reler esses livros agora que o filme vai sair é tão gostosinho, né? Tô amando

Sofia 23/08/2021minha estante
@bely, meu fav dela é "princesa das águas"

isyfoxdiaz 24/08/2021minha estante
@sofi EU AMO PRINCESA DAS ÁGUAS! atletas, o reality, os personagens ?? muito bom, amo demais

Duda 04/03/2023minha estante
Esse universo é simplesmente incrível eu amoo

V ROSA 04/03/2023minha estante
depois que você termina a coleção da fani leia ?minha vida fora de série? tbm da paula pimenta

V ROSA 04/03/2023minha estante
a paula pimenta foi a primeira autora q li na minha adolescência e foi quem fez eu me apx pelos livros

V ROSA 04/03/2023minha estante
acredito que você vai AMA tbm

Isis.Nuriele 04/03/2023minha estante
Duda: não tem como não amar,quem não gosta dos livros da Paula é doido ? brincadeira

Isis.Nuriele 04/03/2023minha estante
V ROSA:eu já li minha vida fora de série e amei, sinceramente não consigo escolher qual das séries é mais perfeita,mas muito obrigada pela indicação,estou relendo na ordem cronológica ???

beatrizkevelly 08/11/2021minha estante
a Fani é maravilhosa ?

Ysabelli.Paula 08/11/2021minha estante
O livro 2 é o mais chatinho, mas não desiste e lê o resto da série, é pft

Tâm 08/11/2021minha estante
Amando Fani tbm Beatriz... ? Ah sim Ysabelli, vou começar ler hj o segundo livro e vou ler os outros dois sim ? obg por expor sua opinião qt ao livro 2, bom que já fico ciente da leitura ?

ani cline 08/11/2021minha estante
to acabado o livro dois e to amando ??

ani cline 08/11/2021minha estante
o primeiro livro me encantou muito tbm

Tâm 09/11/2021minha estante
Pois é Anita ? iniciei o livro 2 hj, pretendo finalizar até o fim da semana ? espero gostar tbm...

vanessaabrum 17/09/2021

Aquele clichêzin nacional que a gente ama?
? Fazendo meu filme conta a história de Fani, uma garota que mora em Belo Horizonte, melhor amiga de Natália, Gabi e Leo e que está no auge da adolescência. Cercada de amigos e família, ela vive sua vida normalmente. Mas isso pode mudar quando ela recebe uma proposta de intercâmbio. Outra coisa: Fani é doidinha pelo professor de biologia Marquinho, chega até a ser algo meio platônico. Enfim. Nesse livro vamos acompanhar as aventuras da Fani: festas, escola, sua vida amorosa, e sua paixão pelo cinema.

? Confesso que gostei bastante. Foi o primeiro livro nacional que li esse ano, influencianda por duas coisas: a adaptação cinematográfica com o elenco simplesmente MARAVILHOSO e os surtos da Dudinha Costa nos stories kkkkkkk.
Enfim: achei a Fani incrível, bem gente como a gente sabe? A paixão dela por filmes é algo incrível. O Leo então, é perfeito! A perfeição em pessoa se chama Leonardo Santiago, muito crush=)
As amigas da Fani, Natália e Gabi são muito legais! As três se encaixam direitinho. A história no geral é boa, bem clichê, do tipo de ler em um dia (amo livros assim). O friends to lovers é a melhor parte. E por incrível que pareça: eu peguei ranço de uma pessoa com meu nome kkskkk. Mas a Vanessa é chata mesmo. O final acabou com o restinho de saúde mental que eu tinha.
Cinco estrelas e favoritado

Nota: 5? + ?
Autora: Paula Pimenta
Páginas: 336
Ray 17/09/2021minha estante
Melhor resenha possível, kkkk
Só quem viveu esse livro sabe

Clarinha 17/09/2021minha estante
Que saudade ?

@Ray muito obrigada!

@Clarinha sim! Tô doida pra ler FMF2

Nick 17/09/2021minha estante
esse livro é muito fofo

vanessaabrum 17/09/2021minha estante
@Nick simmmn fofo demaaais ?

Miticilena 28/12/2023minha estante
Amo esse livro, mas até hoje nunca li o segundo ?

Mar.bea 28/12/2023minha estante
O segundo é puro caos kkkkkklkkk Estou relendo tudo em ordem cronológica agora para poder ler o último lançado, que foi o 5 de MVFS, mas tem muito gostinho de adolescência para mim, lendo agora julgo um pouco mas ainda assim é bom, não sei como seria se fosse lendo pela primeira vez kkkkkk

Miticilena 28/12/2023minha estante
Aiii siim, esse ano comprei "princesa adormecida" da Paula, achei ele infantil de mais ? agora estou com "princesa das águas" na estante, louca para ler, já sabendo que vai ser pura essência adolescente haha

Miticilena 28/12/2023minha estante
Esse ano li o primeiro de MVFS, estou ansiosa para ler os outros e finalizar essas duas coleções, mas acho os livros muito caros ??

Mar.bea 01/01/2024minha estante
E são mesmo, eu ganhei os primeiros quando era mais nova, depois comprei de segunda mão

Mar.bea 01/01/2024minha estante
Também comprei os 3 das princesas mas ainda não li, já estou esperando bem essência conto de fadas adolescente jkkkkkk

Fernanda Backendorf 01/12/2013

Faz tempo que eu li, meses, mas eu realmente amo esse livro! O que eu aprendi com ele, além de outras coisas, é de categorizar filmes, livros ou qualquer outra coisa com estrelinhas. Cinco estrelinhas para isso, três para aquilo, etc..
giovana 04/11/2018minha estante
na moral, acho q foi esse livro q me fez querer fazer cinema

giovana 04/11/2018minha estante
adorei stalkear teu skoob ( ???)

uahuahuahauhauahu
MANO ESSA SÉRIE

Fernanda Backendorf 13/11/2018minha estante
tudo a ver com a nossa vida sabe

Fernanda Backendorf 13/11/2018minha estante
que impacto, até o negócio das estrelinhas (nem lembrava)

giovana 15/11/2018minha estante
SIMMMMMM bons tempos

Julia 28/03/2021

Apaixonante | @resenhas.bubbles
Bom, já de cara eu soube que amaria esse livro. Não apenas pelas referências maravilhosas feitas à cada início de capítulo (dentre elas, várias favoritas como "O Diário da Princesa", "10 Coisas que Odeio em Você" e "Meninas Malvadas") ou no decorrer do livro, mas também pela escrita da autora. Pude notar que a leitura de Fazendo Meu Filme é tão fluida quanto a de Minha Vida Fora de Série, proporcionando também muita risada, quentinho no coração e sofrimento.

Sobre os personagens: lendo Minha Vida Fora de Série eu via a Fani - Estefânia não! - como uma garota muito madura, talvez pela narrativa da Pri, talvez por ela não aparecer tanto. Qual foi a minha surpresa ao começar a leitura de Fazendo Meu Filme e perceber que ela não era nada do que eu imaginava? Com certeza a personagem me irritou em alguns momentos se mostrando imatura (ou talvez não tão madura quanto eu pensava, né?) ou lenta para perceber os sentimentos do Leo, mas ela também fez com que eu adorasse suas manias de colecionar filmes, suas inseguranças comuns, suas amizades e sua forma de bater de frente com alguém sem abaixar a cabeça.

O Leo? Ah, o Leo. Eu sou apaixonadinha nele desde que li Minha Vida Fora de Série e aqui eu pude me apaixonar mais. O melhor amigo que alguém poderia ter, Leo mostra pra gente que é um personagem incrível, com suas piadinhas corriqueiras e seu jeito protetor.

Agora vamos falar sobre um assunto sério? Eu acho que a autora foi incrível ao inserir o personagem Marquinho e abordar assuntos como assédio por parte de professores. Só quem viveu, sabe e acredito que é importante tratar desses assuntos em livros com esse público alvo. Não é legal, não é bonito. Quando iniciei a leitura e vi uma Fani caidinha pelo professor de biologia eu quase larguei o livro, mas agradeci por não ter feito isso. A forma que a autora desenvolveu a história e como ela fez Fani lidar com o problema foi demais, um exemplo para as garotas mais novas que leem seus livros.

E esse tema incrível de viagem? Eu amo a temática de intercâmbio, pois meu sonho é fazer um. Acho que a Paula Pimenta soube trazer bem o sentimento de se estar prestes a se mudar para outro país: a insegurança, o medo, a alegria, a saudade. No final eu já estava chorando junto com os personagens, me perguntando se vai ser essa mistura louca de sensações que vou sentir quando estiver no lugar da Fani.

E assim finalizei o livro: chorando, apertando ele contra o coração e não vendo a hora de começar o próximo e descobrir as novas aventuras de Fani na terra da rainha. Vamos ter personagens novos e incríveis? Vamos ver perrengues de viajante? Vamos ter um maior desenvolvimento entre Fani e Leo mesmo eles estando longe? Vamos nessa!
Bru 28/03/2021minha estante
esse livro é tudinho

Julia 28/03/2021minha estante
ai amiga, sim! ??

nanda 21/04/2021minha estante
Estou um pouco pé atrás por não gostar daquilo de paixão por professor, você acha que isso vai me incomodar na leitura? Vale a pena ler?

Julia 21/04/2021minha estante
Nanda, vale sim! Me incomodou, mas é algo que se resolve no primeiro livro mesmo e (felizmente) a autora tomou a decisão certa sobre o que a Fani faz

nanda 21/04/2021minha estante
Ahhh sim!! Muito obrigada, viu? ?

Lêlê 11/05/2021

Fazendo meu filme 1: A Estreia de fani
Eu gostei muito desse livro achei perfeito. Ele falou sobre uma adolcente de 16 anos que era apaixonada pelo seu melhor amigo e tals não vou dá muito spoiler porque é pra não estragar a graça do livro. Eu gostei por causa que ele fala exatamente tudo que um (a) adolecente passa ou já passou nesse momento.
Daniel Miguel 11/05/2021minha estante
???

???

Eu amo tbm

Q bom q tu gostou

Gizele.LCorreia 12/05/2021minha estante
A escrita dela é bem leve! Amo

Lizia.Yohanna 19/05/2020

Indico muito
Comecei com o pé atrás porque li MVFS é me decepcionei um pouco com os protagonistas, mas me apaixonei tanto pela Fani e pelo Leo e os personagens coadjuvantes também são apaixonantes e inesquecíveis, livro leve, divertido e romântico, vale muito a pena a leitura.
Kellynha637 05/10/2020minha estante
Vc leu por onde?

Lizia.Yohanna 05/10/2020minha estante
Eu tenho os livros

Kellynha637 05/10/2020minha estante
Ah

leticia.santane 13/03/2021minha estante
que engraçado, lizia. minha resenha é toda oposta a sua

Lizia.Yohanna 13/03/2021minha estante
Entendo, nem todos temos os mesmos pontos de vista, mais esse é o bom da leitura poder agregar todo mundo.