Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Marina516 19/03/2024

Incrivelmente gostoso de ler.
O livro conta a história de Brida, uma mulher na qual quer ser uma bruxa, no início ela não entende de fato que ser uma bruxa, ela apenas segue a intuição de que quer aprender magia, e ela vai em busca deste objetivo.
Eu sou suspeita para falar, pois gosto muito mesmo dos livros do Paulo Coelho, mas assim, a escrita é leve, incrivelmente prazerosa, um livro bem rápido de ler, que deixa super curiosa para saber oque vai acontecer com a Brida, se ela vai conseguir aprender magia, se ela vai conseguir encontrar e entender o grande amor de sua vida.
Além disso, cada capitulo te traz uma lição, diferentes modos de ver a vida, te mostra como é maravilhoso ver grandes belezas em coisas pequenas e simples, como aproveitar o momento, o aqui e agora, além de descrever detalhadamente os rituais e práticas mágicas pelas quais Brida passa.

Caroline.Cezarani 18/03/2024

Um ótimo portal para o mundo da bruxaria
A história da Brida é completamente fascinante e me prendeu de cabo à rabo. Me identifiquei não só com a personagem mas também com o mundo mágico à sua volta.
Ganhei o livro do meu pai e isso fez crescer meu carinho por ele, se tornou meu favorito no gênero de magia e sinto que abriu minha mente em relação às tradições da Lua e do Sol.
Fiz anotações pelo livro inteiro, mexeu demais comigo! Amei!

Fernanda665 17/03/2024

Quantas coisas perdemos por medo de perder
O livro caiu como uma luva para o momento em que eu estou vivendo ao abordar as incertezas e como devemos lidar com elas, mesmo com medo - se dar a chance de errar.

Erica 16/03/2024

Tem linguagem simples e rápida, mas uma história meio sem graça...
Como é um escritor super famoso, resolvi dar uma chance, mas essa coisa de bruxaria levada a sério não é pra mim.

Mapa de personagens:

Brida O?Fern
Lorens, seu namorado
Mago de Folk e Wicca, seus mestres

LisBaron 11/03/2024

Mais um que eu amei!
Já tenho mais um monte de coisa pra pesquisar e estudar..
Paulo Coelho e bom demais ?

Emanuele.at 11/03/2024

O livro em si tem uns assuntos legais, mas eu achei ele meio sem sentido e com muita informação.
Em algumas falas da personagem eu até me identifiquei, mas o final foi meio sem sentido.

PehYan 09/03/2024

A magia na nossa relação com as coisas
Um livro mágico, figurativamente. O livro inteiro é conduzido de uma forma que evoca suspense, mistério, até mesmo magia: afinal, é de tudo isso que se trata o livro, além de amor e fé. É uma história deliciosa de se ler.

! ALGUNS SPOILERS, CONTINUAÇÃO DA RESENHA:

E a escassez de personagens não incomoda (basicamente só há Brida, o Mago, Lorens e Wicca, com outros personagens recebendo papéis menores, como o bibliotecário e a mãe de Brida), além de ser recheado de citações e tocantes passagens filosóficas. Só me incomoda ao longo da história o possível romance entre Brida e o Mago, mas acontece de forma tão brilhante e é encerrado de forma tão genial (que quase chegou a me arrancar lágrimas) que até isso me satisfez. Acho que seguirei com trechos memoráveis do livro:

“Assim é a vida. Errar. As células se reproduzem exatamente da mesma forma durante milhões de anos, até que uma delas errava. E por causa disso alguma coisa era capaz de mudar naquela repetição infindável.”
“Foi o erro que colocou o mundo em marcha. Jamais tenha medo de errar.”

“Jamais tenha vergonha. Aceite o que a vida lhe oferece, e procure beber das taças que estão na sua frente. Todos os vinhos devem ser bebidos: alguns, apenas um gole; outros, a garrafa inteira. [Como posso distinguir isso?] Pelo gosto. Só conhece o vinho bom quem provou o vinho amargo.”

“As pessoas dão flores de presente porque nas flores está o verdadeiro sentido do Amor. Quem tentar possuir uma flor, verá a sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Porque ela combina com a tarde, com o pôr do sol, com o cheiro da terra molhada e com as nuvens no horizonte.”

Sem falar em como é interessante essa temática de a magia ser a ponte entre o visível e o invisível, estar presente em tudo, mesmo nas coisas mais banais, e pessoas conseguirem dominá-la mesmo sem saber. E também a Tradição do Sol ser a mais difícil, por ser a mais simples, onde as pessoas aprendem sozinhas, com si mesmas. Além de toda a relação das mulheres 'bruxas' medievais com a Tradição da Lua. Só me desagrada essa ideia de 'Outra Parte', divisão da alma em masculina e feminina e reencarnações, mas na ficção dá para aceitar, até porque aqui em “Brida” são trabalhados de forma interessante.

Pedro H. T. Mandú (29/10/2023)

Mila 28/02/2024

A luz acima do ombro esquerdo
Tipo de livro que tem um detalhe que eu vou levar pra vida e cada vez que alguém me perguntar vou poder falar dele. Ele explica o óbvio de uma forma mágica. Os sinais e os sentidos daquele que acredita em algo.

Eu sinto que se tivesse uma escrita mais madura e um desenvolvimento melhor teria sido perfeito. Adoro livros que envolvem religiões pagãs!!

José Eduardo Jordão 27/02/2024

Bem diferente do que eu esperava
O livro relata vários acontecimentos "fantasiosos" para descrever a natureza humana e a busca pelo conhecimento e pela descoberta própria da Brida, enquanto ela tenta entender sobre ela mesma, sobre o amor e sobre a magia do mundo.

É realmente confuso, mas de certa forma, faz sentido.

É uma história legal, e eu li até o fim porque era do Paulo Coelho, e por curiosidade, mas acho que não leria de novo. Quem sabe no futuro...

JuLopes 26/02/2024

Leitura rápida e leve, mas achei um pouco fantasiosa demais. Já estudei um pouco de Wicca e bruxaria natural e também não achei quase nada das tradições citadas coerentes, ainda mais devido ao cristianismo fazer parte do culto. Tem umas reflexões interessantes, mas não recomendo a leitura.

-spoiler-
Odiei ela e o mago não ficarem juntos, mas isso é opinião pessoal.

Gui 26/02/2024

2 formas de olhar pra Brida
Pra mim, existem duas formas de resumir a experiência dessa leitura:

A primeira é como um leitor mesmo, alguém que consome literatura constantemente pra se entreter... E Brida tem um lugar gostoso, acho que o Paulo Coelho escreve muito bem (mesmo eu achando que o alquimista foi o auge dele e nada mais fez sentido pra mim depois). A história É bonita, tem os conflitos da Brida enquanto personagem e a troca constante de olhar para Wicca e para o Mago (ou os outros personagens) aprofunda o sentimento na narrativa. Como leitor, eu sinto que o livro pode parecer que terminou num ponto onde ainda havia o que desenrolar, e certas coisas se desenvolveram meio nos 45 do segundo tempo rs

A segunda forma é como alguém que se considera um Buscador, mesmo que meu caminho seja objetivamente diferente do livro. Busco as verdades, assim como Brida busca a magia. Frequentei uma ordem mística por anos e entendo toda a desenvoltura ritualística que ela passa. Entendo alguns pontos e olho pra outros com um leve receio (como a relação e as dúvidas delas com Cristianismo). Acredito que o livro é um caminho iniciático pra acender certas chamas na alma de quem o lê com um olhar mais interessado no místico, inclusive terminando onde termina e como termina, e portanto ele tem mais valor emocional para quem busca algo do que para quem o lê só pela leitura.

Laura 16/02/2024

Paguei minha língua
Não gosto dos livros do Paulo Coelho, já comentei que comecei vários e nenhum tinha me tocado pra terminar de ler. Consegui ler Veronika e agora, Brida.
Eu sou apaixonada por qualquer coisa que envolva magia, porque é um assunto que não tenho muito conhecimento mas que vejo muita beleza. Me vi muitas vezes na Brida, por ser jovem e querer testar todos caminhos pra ter certeza de qual seria o certo.
Enfim, não curto coisa de espiritualidade/religiosidade, sou muito cética mas achei essa leitura uma experiência gostosa e que daria um filme lindo.

? Assim é a vida ? disse o Mestre. - Errar. As células se reproduziam exatamente iguais durante milhões de anos, até que uma delas errava. E por causa disto, alguma coisa era capaz de mudar naquela repetição infindável. [?] Foi o erro que colocou o mundo em marcha ? disse o Mestre. ? Jamais tenha medo de errar.

Brenda.Narf 05/02/2024

Não é mais uma história de romance cliché
A história de Brida me prendeu desde o início. Temos um enredo que fala de amor e magia abordando muitos assuntos relevantes com uma pitada de espiritualidade, busca de autoconhecimento, encarnação e alma gêmeas. O que faz essa história diferente de qualquer outro romance são as mensagens tão profundas que existem por trás e que em vários momentos te farão refletir sobre a vida. As metáforas tão sábias que só Paulo Coelho sabe conduzir durante a narrativa de uma história, daquele jeitinho dele, te fazem mergulhar numa viagem de autodescoberta. Recomendo muito pra quem está procurando uma leitura leve e aconchegante.