Os Colegas

Os Colegas Lygia Bojunga

Resenhas - Os Colegas

1 | 2 | 3 | 4

Alice 07/02/2023

Relendo um livro que marcou a minha infância
Era o meu preferido quando criança. Os personagens que vivem às margens da sociedade, se unem pelo entusiasmo com o samba e o desejo de ser livres.
Apesar de viverem muito felizes, algumas dificuldades surgem e os amigos precisam pensar em estratégias para que voltem a ficar juntos.

pedroalvesgu 08/01/2023

A importância da amizade em diferentes momentos
Me sinto até sortudo de ter tido acesso tão facilmente a este livro que foi o primeiro escrito pela Lygia lá em 1972 e perceber de forma fácil e clara que a união e o amor consegue chegar muito mais longe que imaginamos. Espero conseguir um dia ler todos os livros escritos por ela para que a minha criança interior sinta-se mais ?completa?. E foi engraçada a união dos animais, um coelho, um urso e três cachorros compartilhando momentos ruins e bons.

Atenasis 31/12/2022

Infância
?Você é meio birutinha, não é não?
Pois sabe que eu não sei??

Se não me engano esse foi um dos primeiros livros que li. Não lembrava direito da historia e acabei o encontrando para vender na rua e não consegui me segurar.
Por mais estranho que pareça é um livro muito bom. Claro, as coisas não são tão bem desenvolvidas pois é para crianças, mas o fechamento é bem legal e a leitura é super fluida.

Acredito que se Lygia quisesse, ela poderia transformar esse livro em uma história mais ?pesada?, já que fala sobre abandono de cães e tals. Seria muito legal saber a história de cada um desde que nasceram, mas talvez crianças não se interessassem por isso.

Uma ótima leitura para relembrar da infância. É bem rápida de ler e aconchegante. Recomendo, afinal, é um clássico mesmo sendo infanto-juvenil.

Malu108 28/10/2022

Podia ter sido melhor
Eu amo os livros da Lygia, mas esse me decepcionou.
Eu achei a história sem um objetivo, sem clímax, nn teve um contraste, ficou todo o livro na mesma sintonia. Mas, eu ainda gosto muito dos personagens, a história de cada, ent vai ser quatro estrelas.

Jannine1 23/07/2022

Comecei a " maratonar "os livros d Lygia já faz um tempo, e eu simplesmente não consigo parar! Ela tem uma criatividade enorme e uma escrita sem nada de complicado, uma verdadeira gostosura de se ler! E nesse livro não é diferente. Não é exatamente o meu favorito, mas tá beem longe de ser ruim

Cinara... 05/03/2022

"Cara-de-pau começou a se sentir um bocado bem. "Troço bacana que é ganhar do medo" pensou.
E, de medo perdido, ele começou a ter logo uma porção de ideias."

Enredo perfeito para filme de animais da seção da tarde! Como por exemplo A incrível jornada, onde sempre um cachorro tem que salvar os outros, superando medos e encarando os perigos da vida, no caso aqui cachorros, coelho e urso. E claro com um toque de Brasil e carnaval no meio disso tudo.
Leitura levinha para antes de dormir.

Catarine Heiter 27/02/2022

Este é um daqueles livros que diverte, ensina e nos convida a refletir; tudo isso sendo feito de forma suave e colorido pela dinâmica da amizade! Não fui uma criança que conheceu esta história na infância e confesso que não esperava muita coisa desta leitura. No entanto, me surpreendi ao ser cativada por um grupo de animais tão representativos, vivendo problemas que reconhecemos tão bem e que, mesmo assim, conseguiu provocar boas gargalhadas! Destaco aqui o ursíssimo Voz de Cristal, meu personagem preferido.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2022, na categoria ‘Animal como protagonista’

Asure 30/12/2021

^-^
Este livro foi o meu passaporte no mundo da leitura, foi o primeiro que transformou a minha opinião sobre todo esse universo. Agradeço eternamente a Lygia pelas aventuras que vivi lá nos meu 12 anos. Graças a esse livro a biblioteca virou meu porto seguro!

Tabata32 01/12/2021

meu primeiro livro da vida
As 5 estrelas vai pelo o enorme carinho que tenho nesse livro. Eu ganhei ainda na infância e foi meu primeiro livro da vida. foi com ele que aprendi como é ser e ter amigos, já que é o enredo principal da história. é um livro lúdico, encantador e merece todo o amor que os leitores conseguir dar. Agradeço demais a existência dessa história.

André Hausmann 31/08/2021

Livro que se tornou um clássico da literatura infantil brasileira abordando o valor da amizade, trabalho em grupo, respeito e coragem para realizar seus sonhos.
A autora utilizando de animais como protagonistas dessa série de aventuras consegue tratar temas importantes que tocam os jovens leitores, ainda mais por utilizar de uma linguagem vibrante e direta.

JAlia 19/07/2021

Um livro, que, como todo livro destinado ao publico infantil, trás de maneira simplificada, está carregado de mensagens.
A amizade e a persistência é o pricipal valor do livro, trazendo nele muita música, imaginação e poesia também.

Daniel 11/07/2021

Bonitinho
Se a gente pensar nesses animais como uma metáfora para seres humanos, a gente vai perceber quantas pessoas sofrem e vivem em situação de vulnerabilidade. A história ganharia um outro sentido... um sentido incrivelmente impactante.

1 | 2 | 3 | 4