Os Colegas

Os Colegas Lygia Bojunga

Resenhas - Os Colegas

1 | 2 | 3 | 4

Mente.Leitora 02/04/2024

Que livro gostosinho de se ler. Os amigos inseparáveis que mais parecem uma família. Amei a leitura.

skuser02844 26/03/2024

Leitura gostosa e fácil. O livro é fofo e cheio de ensinamentos. Tudo de maneira sútil e delicada. Recomendo a todos para todas as idades!

Gabriela2968 24/01/2024

Infelizmente não dá para ganhar todas
O livro não me surpreendeu, não me marcou e não me emocionou.
Acho que o meu contato geral com a obra da autora, que é brilhante, elevou minhas expectativas, mas no fim também não foi ruim e o estilo da Ligya é sempre uma delícia de ser lido. Só recomendo para quem já pôde desfrutar de outros títulos dela antes.

Luiza2684 01/01/2024

Os 5 colegas
Esse livro, no começo eu realmente não estava gostando, estava até chato e demorando muito ,mas aparti do meio ficou cada vez melhor

Laura.Julia 28/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

MariVenius 17/12/2023

O início da minha jornada
Li este livro aos 12 anos, há 10 anos atrás e ainda sim me lembro da sensação que foi terminar ele
Nessa idade eu ainda não me importava muito com livros, fui forçada a lê-lo para um trabalho de escola.

E foi incrível! Amei tanto a experiência de ler um livro que nunca mais parei de ler.Tenho um apreço muito grande pela escrita Lygia.

Indico para todos.

Maira139 10/12/2023

OS COLEGAS
Mas, de repente um relâmpago clareou tudo e ele pôde olhar bem dentro da cara da noite. Foi um instantinho só, mas deu muito bem pra ele ver que ela tinha a maior cara de mentirosa do mundo. Resolveu que era hora de um desafio:
? Não acredito em nada do que você tá dizendo, ouviu? Ouviu bem?
Duvido que não vá mais ter sol. Duvido que o mar vá secar e ninguém da minha turma vá voltar.
A noite então fez desabar o temporal que vinha preparando, fez o vento soprar ainda mais forte, e foi cochichando no ouvido de Cara-de-pau tudo de muito triste que ia acontecer dali pra frente.
Mas ele ficou firme:
? Duvido, duvido, duvido ? ia respondendo.
E respondia de cabeça erguida e olho bem aberto. Sem piscar. Os dentes trincados. A cara tão fechada que nem chave de fenda abria.

Maria.Batagin 19/10/2023

Infanto juvenil
Um livro bemmmm infanto juvenil .
Com temas que prega a amizade, companheirismo e enfrentar o medo.
Uma história de animais que um ajuda ao outro.

Lendocomliza 09/10/2023

Um livro muito fofinho e super de boa pra se ler. Bom livro pra sair da ressaca literária, uma leitura fluída e divertida?

de Paula 09/06/2023

Família nós escolhemos
Essa foi a primeira história em prosa, sem muitos desenhos, que li na minha infância e uma das que mais me marcaram na vida. Lembro-me do orgulho que tive aos 7 ou 8 anos de ler esse livro várias e várias vezes e como, a cada releitura vemos nuances não vistas antes, o que posso dizer dessa releitura feita 20 anos depois? A emoção ao adquirir o livro foi tamanha que a minha amiga, que estava comigo na livraria, falou que deveria ter registrado o momento em que eu peguei esse exemplar em mãos, porque o outro era da biblioteca da minha escola. Foi como reencontrar comigo mesma e esse poder, só a literatura tem.

Quando eu li Os Colegas pela primeira vez, me apaixonei pela história, mas, principalmente pela Flor, que cachorrinha corajosa, destemida e abnegada, que se colocou de volta na situação que mais temia pelos amigos, a fim de resgatá-los e voltarem a ser a família não sanguínea que tinham se tornado. Eu admirei tanto essa personagem que escrevi histórias sobre ela aos 9 anos, até que adotei a minha primeira cachorrinha, que obviamente foi homenageada com o nome Flor de Lyz (liberdade poética para mudar a grafia). Minha cachorrinha viveu 13 anos e não tinha como esquecer o quanto esse livro influenciou neste amor (sim, estou chorando enquanto escrevo, de saudades e carinho pelo livro da Lygia que mudou de certa forma minha vida).

O que eu não tinha percebido nas primeiras leituras e só vi quando adulta é o poder dessa história. Aqui temos 5 bichinhos abandonados que se encontram e com isso, passam a viver, mesmo que as condições não sejam as melhores. Eles fazem o que amam, não serão mais tratados como se não fossem nada, como o caso de Virinha e Latinha, afinal, agora eles são sambistas. Eles não serão mais abandonados ou esquecidos, como Cara de Pau, ou sofrerão cuidados não solicitados que só fazem mal, como a Flor. Não haverá mais prisão para Voz de Cristal, seja pelas jaulas do Zoo ou por um relacionamento tóxico (veja a força dessa mensagem num livro infantil: se alguém não te ama do jeito que você é ou pelo que gosta de fazer, talvez você não deva estar com essa pessoa). Eles serão o que sempre precisaram e encontraram uns nos outros: uma família, que não abandona ou enjaula.

Essa história é muito marcante e poderosa para mim, meu sonho é que seja passada para as futuras gerações e que permaneça no coração de cada criança, principalmente com todos os itens de cultura brasileira, como o samba e o carnaval, que permeiam partes importantes da narrativa. Uma leitura excelente para qualquer idade. Flor sempre estará viva nestas páginas e no meu coração, a princesa corajosa que foi a personagem e a verdadeira!

Marievizz 31/03/2023

Suave
É um livro realmente leve, tem uma história calminha que conforta mostrando a cultura do nosso país.

Gabriela.ts 22/03/2023

Os Colegas
Peguei esse livro só pra não ficar sem nada pra ler.
Quando li o "resumo" da capa pensei que fosse bem chatinho...
Mas não achei chato, pra falar a verdade achei bem bom e rápido de ler.
Vou procurar mais livros dela.

liazitas 06/03/2023

Fofissímo!
Livro suuuper tranquilo de ler, bem gostosinho e rápido.
peguei para um trabalho de português e não tava dando nada pelo livro mas amei mesmo!
no começo achei meio sem graça mas a história foi melhorando. você se apega tanto aos personagens, entra de cabeça nas aventuras e perrengues deles, sofre e se alegra como se tivesse lá kkkkkk. muito fofo, recomendo se quiser uma leitura bem de boas.

rita447 24/02/2023

Friends versão brasileira cm animais
Gostei bastante, leitura bem gostosa, recomendo lerem na semana de carnaval e pra quem ta de ressaca literaria é um livro mt bom!

1 | 2 | 3 | 4