Flipped Wendelin Van Draanen

Resenhas - Flipped

1 | 2 | 3 | 4

Eduarda Graciano do Nascimento 13/12/2012

Ah... o primeiro amor...
É aos 7 anos de idade que Bryce Loski chega na nova casa e se torna vizinho e colega de classe de Julianna Baker. Juli se apaixona por Bryce à primeira vista, mas ele não a suporta.
Entre colegas que forçam o "namoro", rotinas de escola e ovos (é ler pra entender, haha) - tudo se passando durante cerca de 7 anos - Bryce descobre, sobretudo por meio do avô, que há muito mais em Juli do que os olhos podem ver. Ela também percebe que sua paixão, o garoto que anda pra lá e pra cá guardando seu primeiro beijo, pode ser mais que "dizzying and beautiful blue eyes" e tem que decidir se gosta ou não disso.
Tendo todos os capítulos narrados pelo ponto de vista dos dois, "Flipped" é um livro delicioso que traz aquela nostalgia dos nossos 14 anos e do nosso inesquecível primeiro amor.

Flipped aí significa algo como: ficar balançado. Juli diz que the first day she met Bryce Loski, she flipped. "E era algo nos seus olhos, aqueles olhos azuis estonteantes". Olha que gracinha! rs
É um livro curtinho, 200 e poucas páginas, de fácil entendimento e muito engraçado, especialmente nas cenas narradas pelo Bryce.
Eu decidi ler esse livro porque assisti ao filme (de mesmo nome) a que ele deu origem, que no Brasil se chama O Primeiro Amor. Lindo, lindo! A diferença é que o filme se passa nos anos 60. Já viu o charme né? Talvez por isso seja melhor que o livro, apesar de bastante fiel.
Vocês devem estar pensando: mas essa resenha não diz nada! É porque de fato, não há o que contar, a história não é contada em tempo contínuo, já que os acontecimentos voltam o tempo todo, e não tem um fato central através do qual a história gira. O ponto principal da história é o desenvolvimento na relação dos dois, os sentimentos sendo descobertos e é claro, a lembrança que gera no leitor de seus próprios sentimentos ao passar por situação semelhante.
Tanto o livro quanto o filme são de se suspirar. Quando eu vi o filme fiquei com um sorriso bobo no rosto do começo ao fim. E é o tipo de filme que a gente não quer que acabe nunca. Como eu disse, o filme é melhor, talvez pela atmosfera dos anos 60, mas ambos valem uma olhada.
Ah! O livro nunca foi lançado aqui no Brasil (e o filme saiu direto em DVD). =/

site: http://riscoserabiscosdaangel.blogspot.com.br/2012/12/resenha-ingles-18-flipped.html
Carolina3066 09/02/2013minha estante
É muito complicado para ler? Eu procurei só que só achei em inglês e quando eu assisti o filme fiquei simplesmente apaixonada eu preciso muito ler esse livro.

Eduarda Graciano do Nascimento 10/02/2013minha estante
Carol, o inglês é básico. Ouso dizer que é o livro em inglês mais fácil que eu já li...
Sem contar que é tão fiel ao filme que a maioria das partes você vai perceber que já viu enquanto estava assistindo.

Rafaele 12/11/2013minha estante
Eduarda - agora tu me convenceu a comprar em inglês e ler! HAHAH

Eduarda Graciano do Nascimento 21/01/2014minha estante
Que bom Rafaele. Faça isso! Você vai gostar, certeza.

Artur Cassol 17/06/2015minha estante
Acabei de comprar, agora estou na espera por sua chegada!!! Adorei sua resenha foi exatamente o que pensei depois que vi o filme, mas quando vi que só tinha em inglês fiquei um pouco decepcionado, mas como já tinha lido livros em inglês por que não.

Eduarda Graciano do Nascimento 27/06/2015minha estante
Isso aí Artur. =)
Depois conta o que achou...

Day 06/03/2017minha estante
Maravilhosa resenha, foi exatamente como me senti lendo esse livro. Só fiquei triste pq queria algo mais deles no final...

Jessica1248 06/03/2017minha estante
Day assistiu ao filme??

Day 06/03/2017minha estante
Não assisti, me diz que é mais completo com direito a beijo!

Jessica1248 07/03/2017minha estante
Ai amiga é muito fofo também, mas nessa ficaremos sem =(

Day 07/03/2017minha estante
Vou assistir, se for como no livro, vai valer a pena! *----*

Jessica1248 07/03/2017minha estante
Eu gostei... hehehe. O que tem lido?

Bia Vicente 20/04/2012

Flipped
Amei o livro! o livro é narrado em duas pessoas,Julianna Baker e Bryce Loski que são vizinhos desde os 7 anos,Juli se apaixona por ele assim que o viu chegando no bairro,mas Bryce falava que não gostava dela e que ela era estranha por não ser exatamente igual a todo mundo e que sua família também era estranha e que sua casa era mal cuidada,mas no fundo ele sempre foi apaixonado por Juli,só que ele mesmo nunca percebeu isso,e quando ele percebe pode ser tarde de mais... uma verdadeira história de amor,vale a pena ler ! existe o filme também,achei muito semelhante ao livro.
Ana 26/05/2012minha estante
Assisti o filme e gostei muito, gostaria de ler..
Mas só acho em inglês.....
Vc leu em inglês? Onde acho em português?

Bia Vicente 18/10/2012minha estante
Li em inglês mesmo,acho que não traduziram pra português mas o livro é muito bom!

Luana 29/01/2013minha estante
Qual o nível do livro. Fácil, médio, difícil?

Carolina3066 09/02/2013minha estante
É muito complicado pra ler em inglês? Porque eu procurei em português e parece que ainda não traduziram, mas eu tenho um pouco de insegurança de ler o livro e não conseguir entender nem metade dele . Eu assisti o filme e me apaixonei quero muito ler o livro.

Bia Vicente 13/03/2013minha estante
Eu amei o filme também,por isso resolvi ler o livro,é um bom livro pra iniciar a leitura em inglês porque na minha opinião o nível de inglês é fácil e ele não é grande ,vale a pena tentar (:

Lucas 26/03/2016

Aquele livro que vira seu xodozinho
"Flipped" é um livro publicado em 2001 e escrito por Wendelin Van Draanen.

Conheci essa história pelo filme que eu vi no SBT. Descobri que tinha o livro e a curiosidade bateu forte. (DEMOROU ANOS PRA EU TOMAR CORAGEM PARA LER O LIVRO).

VAMO LA

Esse livro tem dois pontos de vista: Bryce e Julie.

O livro começa com a mudança do Bryce pra vizinhança e no ponto se vista dele, a Julie é a menina louca que o persegue.

Para Julie, ele é o menino mais perfeito que ela já viu.

O livro funciona desse jeito. Uma mesma cena com dois pontos de vista, as vezes apenas momentos de cada um onde dá pra conhecer o ambiente familiar dos dois - muito distintos por sinal - e no final é uma delícia.

Não é aquele livro: "Ai meu Deus o menino pegou a faca virou um mutante ai blablablbla". É um livro que fala sobre como é se apaixonar pela primeira vez, introdução a adolescência, toda aquela coisa de hormônios.

Pra mim foi um prato cheio.

O filme então.
Perfeito.
O filme é a cópia fiel do livro. (Eu fiquei até passado pq as adaptações dos livros que eu gosto nunca ficam tão iguais).
PS. O tempo do filme é diferente do livro. O livro se passa nos dias de hoje, o filme em 1957.

OLHA A DIFERENÇA DE TEMPO.

MAS TA IGUAL.
INCRÍVEL
(Eu bati palmas pq o diretor deixou tudo igual e de uma maneira coerente mesmo em épocas distintas).

LIVRO MARAVILHOSO E FOFO!
RECOMENDADO.
Thamy Fernandes 04/05/2017minha estante
O livro se passa nos dias de hoje? Onde você achou essa informação? Na leitura tive a sensação de que se passa pelo menos algumas décadas atrás, por conta da tecnologia mencionada.

Lucas 04/05/2017minha estante
Eu saí procurando tudo sobre o filme e o diretor mencionou aaaaaaaaaa. O Pior que é verdade, se eu n soubesse que o livro se passasse nos dias de hoje eu teria 100% certeza que seria no mesmo tempo que o do filme. Na verdade, até preferia.

Thamy Fernandes 04/05/2017minha estante
Agora vi que ele foi escrito em 2003, deve se passar na época em que foi escrito, então. É que a tecnologia já mudou taaanto desde 2003 que me senti lendo algo muito antigo rs

Lucas 04/05/2017minha estante
NEEEEEEEEEEEEE. 2003? JÁ ISSO TUDO? CARAMBA

Maria Beatriz 10/12/2018minha estante
Eu também achei o filme muito fiel ao livro, mesmo que seja em um tempo diferente deixou o filme melhor e adorei, amei também o livro.

Lucy 03/03/2023

Ameiii
Eu amo o filme há muitoss anos e sempre tive vontade de ler o livro. Muitoo bom! O filme foi muito fiel com o livro e me emocionei em algumas partes!!
maryaquii 03/03/2023minha estante
Qual o nome do filme?

Weuller.Alves 09/03/2023minha estante
Você leu em inglês, ou conseguiu uma versão em português?

Lucy 15/05/2023minha estante
O nome do filme em português é: o primeiro amor, a foto de capa são os dois em cima da árvore.
Eu li em inglês, já fazem uns anos q ganhei esse livro

Camilla Tavares 07/10/2021

Um dos meus livros preferidos da vida
Eu já sabia que ia amar esse livro por que a adaptação cinematográfica dele é o meu filme preferido da vida. Desde que vi o filme pela primeira vez quando pequena me apaixonei pela simplicidade da história que quando se olha mais de perto é um real estudo comportamental de duas pessoas e a vida delas. Eu amo a história do Bryce e da juli que apesar de ser um romance tem muito mais que isso na história, a parte do tio da juli sempre me deixa emotiva com a realidade bruta com que a doença dele é tratada. Eu amo também o desenvolvimento de personagem tanto da julie quanto do Bryce, o jeito que as coisas acontecem é literalmente o nome do livro, flipped, no começo do livro a julie é apaixonadaa pelo bryce e ele foge dele, no final é o contrário, mas tem um porque. A juli se apaixonou pela beleza dele foi um amor compeltamente superficial, ela botou ele em cima de um pedestal e quando ele não atendeu as expectativas dela ela viu que na verdade ela talvez nem gostasse dele. Já o Bryce passou tanto tempo fugindo da juli que não conseguiu ver a pessoa maravilhosa que tava bem na frente dele, o jeito que ele começa a se apaixonar por ela é tão sutil e delicado. Eu amo o chet e o quanto ele shippa o Bryce e a juli porque ele vê ele e a esposa dele no lugar dos dois, ele vê a pessoa extraordinária que a juli é e não quer deixar de jeito nenhum o bryce perder isso. A juli é a minhq personagem preferida da vida, ela é tudo que eu quero ser na vida, parece que literalmente tem um brilho em volta nela como se ela existisse e eu so quero ser amiga dela. Adoro o jeito que as famílias são retratadas também com a do bryce sendo perfeita de longe e quebrada de perto e a da juli ser o contráriom. Minha parte preferida sempre foi e vai ser o sicomoro da juli e sobre o todo ser mais que a soma das partes, eu não entendia isso quando pequena mas cada ves mais faz sentido pra mim, e no final o bryce plantando uma árvore pra juli?. Amo demais essa história li o livro em inglês e não achei tão difícil pq ja tinha visto o filme, foi o primeiro livro que eu real escrevi e anotei e amei a experiência. Super recomendo!
sendotom 07/10/2021minha estante
Sua explicação foi tão real, que não tive outra escolha a não ser adicionar pra ler depois. Obg!

Camilla Tavares 07/10/2021minha estante
Ah fico feliz! Leia sim é ótimo

Marta 08/10/2021minha estante
Adorei sua resenha!Quero rever esse filme?

Kaory 25/10/2021

Não sei como dizer como amei esse livro. Assisti o filme inspirado nele a muito tempo atrás e virou um dos meus favoritos. Aliás a adaptação é extremamente fiel e é impressionante como conseguiram transmitir bem o fluxo de consciência dos personagens igual no livro. É incrível como é uma história simples, mas real que mostra a complexidade das pessoas e a fase complicada da adolescência e como as coisas complicam conforme a gente cresce. Admito que queria ver eles crescendo, eu fiquei apaixonada por todo mundo do livro e me da saudade só de pensa que não há mais nada escrito sobre eles. Eu amei esse livro pela simplicidade e pela honestidade dos protagonistas, foi incrível ler e deu um quentinho mt bom.

Obs.:consegui um pdf traduzido meio ruim mas quem quiser só chama :))
Alícia 26/12/2021minha estante
eu quero!!

Weuller.Alves 10/02/2022minha estante
Eu tô há anos esperando sair o livro traduzido em algum cantooooo! Pfvr me manda

Ana 29/03/2021

A soma das partes.
Me apaixonei por essa estória alguns anos atrás através do filme e finalmente esse ano pude ler o livro.
Gostaria de deixar claro que o livro e o filme são quase que idênticos. Obviamente uma coisa é ver e outra é entrar na mente do personagem. Mas Sinceramente, o filme é 99% fiel.

Um livro que não tem pretensão de ser grandioso, mas que se torna um ponto de reflexão sobre a vida.

Alguns de nós são irradiantes e uma vez que conhecemos alguém assim, não é possível esquecer.
Juli Baker é exatamente esse tipo de pessoa.
Inteligente, apaixonada pela família, encantada pela sua Sycamore tree e todos os sentimentos que acompanham essa subida. Uma Personagem que seria certamente uma amiga incrível.

Bryce Loski é um tanto quanto intragável em vários momentos, mas o que importa aqui é justamente isso.
Por fora ele é deslumbrante, mas por dentro ainda está em formação.
Juli sempre viu o melhor de Bryce, até não ver mais.
E é aí que vem a coisa toda.

Perceber nossos erros, nossas falhas e nossas mudanças.
Bryce é isso.
É a prova que podemos mudar, enxergar que erramos e notar todo um novo mundo.
Onde o que antes era desprezado por nós se torna tão importante que nos muda por inteiro.

Apesar de ser simples a primeira vista, esse livro sempre vai ficar no meu coração.

É isso..
Marina Gabriela 14/12/2021minha estante
Perfeito! Não conseguiria descrever de uma forma melhor ??

Ana 16/12/2021minha estante
Obrigada! ?

Gabriela 18/01/2013

Essa e outras resenhas em www.maisumcapitulo.com
Flipped conta a história do primeiro amor de Juli Baker: Bryce Loski.

Desde os sete anos de idade, quando Juli viu Bryce e seus olhos estupidamente azuis pela primeira vez, ela se tornou totalmente obcecada sobre ele. Tentava de todas as formas se aproximar, desde vigiar sua casa até seguir todos os passos do garoto na escola. E, bem, isso deixou Bryce um pouco... desconfortável. E como são meninos aos sete anos, ele simplesmente decidiu que Juli era uma esquisita e a evitava de todos os modos possíveis.

Entre idas e vindas, ovos, galinhas e árvores, somos apresentados à essa belíssima história narrada pelo ponto de vista de ambos. É interessante como os capítulos funcionam, pois as cenas se repetem, porém narradas de pontos de vista diferentes - por exemplo, os capítulos ímpares são de Bryce, e os pares de Juli. Assim, quando Bryce diz oi para Juli, podemos ver que pra ele foi só um oi, e pra ela ele estava declarando estar perdidamente apaixonado por ela através daquela simples palavra.

E aí os capítulos vão passando, vamos ficando com pena de Juli e raiva de Bryce (pelo menos eu fiquei) até que algumas coisas acontecem e Juli percebe que talvez Bryce não seja o príncipe que ela sempre sonhou ao mesmo tempo que Bryce percebe que talvez Juli não seja tão esquisita... na verdade, ela até parece bem legal.

É uma história simples, rápida porém belíssima. Entre o foco principal do primeiro amor, temos também problemas familiares e outros temas tão sérios quanto. É um livro que com certeza vale a leitura.

Ah!, tem também um filme inspirado no livro, que no Brasil foi lançado como O Primeiro Amor. Ainda não assisti, mas pelo que li de resenhas por aí, parece ser bem legal. =)

Flipped, por Wendelin Van Draanen
Editora: Knopf Books
ISBN: 0375825444
Páginas: 212
Nível de Inglês: fácil
Eduarda Graciano do Nascimento 20/01/2013minha estante
Veja o filme sim Gabriela. É bem fiel ao livro, mas ambientado nos anos 60, tudo de bom!

bby 07/01/2024

O livro em sim é mtt fofo, principalmente quando se trata das descrições dos sentimentos dos personagens, mas eu simplesmente odiei esse final aberto
bby 21/01/2024minha estante
Si*

Alex 22/12/2015

Flipped
Descobri o livro após ver o filme que se baseia nele na Netflix e pesquisar sobre. É um livro fantástico, que explora a fase da infância até a adolescência, mostrando todas as duvidas, medos e descobertas dessa fase tão importante em nossas vidas. O livro apesar de parecer simples, explora muita coisa. É um livro ideal para você ler nesse período da adolescência, mas se você já está estiver um pouco mais velho como eu, ainda é um prato cheio.

Tali @letrasmaislivros 01/05/2016

Flipped
Meu primeiro contato com esta estória foi através do filme, no Brasil conhecido como O Primeiro Amor, baseado no livro. Como a estória do filme logo me conquistou, fiquei ansiosa para ler este livro e assim que tive a chance, decidi compartilhar a minha opinião sobre a leitura.

O livro é muito fofo: Relata a relação dos dois desde crianças; Juli sempre apaixonada por Bryce e este a considerando uma completa maluca... Até a oitava série, quando Juli começa a ver Bryce por quem ele é e não a imagem que ela projetou nele, e Bryce começa a sentir coisas que nem ele compreende por Juli...

Os capítulos são intercalados pelos dois, sendo um pouco repetitivos por mostrar a perspectiva de cada um deles em determinado acontecimento, mas isto não atrapalha a leitura, pois nos revela o que o personagem sentiu e pensou naquela determinada situação.

"Alguns de nós são mergulhados no comum, alguns em seda, alguns em brilho..." Ele se virou para mim. "Mas de vez em quando você encontra alguém que é iridescente, e quando você encontra, nada irá se comparar."

O livro fala de preconceito, de julgar aos outros sem os conhecer e de como as aparências enganam. A leitura é fluída e as cenas tratadas no livro geram um misto de emoções no leitor. Recomendo a leitura do livro à todos!

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

Tay.albuquerq 18/03/2024

Amava o filme e amei o livro, o livro foi muito fiel a história mas o livro tem aquele sentimento mais mágico por trás. Ótimo para ressaca literária li o livro e nem percebi as páginas passando inclusive sofri no final vendo que tava acabando e eles não tinham um "final".
Sendo sincera prefiro o final do filme em que eles pelo menos se falam mas o livro e maravilhoso tirando esse final aberto.

Natasha 04/06/2020

Sabe aquele livro super leve e envolvente, que durante a leitura você se pega o tempo todo com um sorriso no rosto?
Assim foi minha experiência.
É aquele tipo de história que, por mais que você fique com vontade de saber o que aconteceu depois, entende que terminou do jeitinho que devia.
Lindo, lindo. Virou um dos favoritos.

mbethanialrl 22/06/2020

A magia do primeiro amor!
Flipped foi um dos poucos casos no qual li o livro depois de ver o filme, pois não sabia da sua existência (o livro inclusive nunca foi traduzido para português).

Esse livro é de fato um tesouro: engraçado, espirituoso, leve, reflexivo! Devorei em poucos dias... Não se engane pelo fato de ser um livro essencialmente "infanto-juvenil" (inclusive adotado em muitas escolas americanas), ele traz reflexões relevantes sobre a natureza humana, sobre como nossas decisões e escolhas quando jovens podem alterar o adulto que nos tornaremos.

Adoro livros narrados sob o ponto de vista de mais de um personagem (afinal, toda história tem dois lados) e gostei bastante do capítulo extra, após o final do livro, no qual a autora discorre sobre a história que acabou de contar, conta momentos que passou com os fãs e sobre a produção do filme (que é incrível e muito fiel ao livro).

1 | 2 | 3 | 4