Flipped

Resenhas - Flipped

1 | 2 | 3 | 4

Ana 29/03/2021

A soma das partes.
Me apaixonei por essa estória alguns anos atrás através do filme e finalmente esse ano pude ler o livro.
Gostaria de deixar claro que o livro e o filme são quase que idênticos. Obviamente uma coisa é ver e outra é entrar na mente do personagem. Mas Sinceramente, o filme é 99% fiel.

Um livro que não tem pretensão de ser grandioso, mas que se torna um ponto de reflexão sobre a vida.

Alguns de nós são irradiantes e uma vez que conhecemos alguém assim, não é possível esquecer.
Juli Baker é exatamente esse tipo de pessoa.
Inteligente, apaixonada pela família, encantada pela sua Sycamore tree e todos os sentimentos que acompanham essa subida. Uma Personagem que seria certamente uma amiga incrível.

Bryce Loski é um tanto quanto intragável em vários momentos, mas o que importa aqui é justamente isso.
Por fora ele é deslumbrante, mas por dentro ainda está em formação.
Juli sempre viu o melhor de Bryce, até não ver mais.
E é aí que vem a coisa toda.

Perceber nossos erros, nossas falhas e nossas mudanças.
Bryce é isso.
É a prova que podemos mudar, enxergar que erramos e notar todo um novo mundo.
Onde o que antes era desprezado por nós se torna tão importante que nos muda por inteiro.

Apesar de ser simples a primeira vista, esse livro sempre vai ficar no meu coração.

É isso..
Marina Gabriela 14/12/2021minha estante
Perfeito! Não conseguiria descrever de uma forma melhor ??

Ana 16/12/2021minha estante
Obrigada! ?

Gabi Moreira 21/01/2023

Flipped, O Primeiro Amor
É um livro leve e fofinho, mas com ensinamentos muitos importantes. Acho que todos deveriam ler ou assistir ao filme. E por falar em filme, ele é quase 100% fiel ao livro, o que me impressionou. Super recomendo se você quer um livro que te tire da ressaca ou se você só quer uma coisa mais feliz e inocente?

andi 06/03/2022

"To by held above the earth and be brushed by the wind"
Descobri recentemente sobre esse livro por conta do filme, sempre fui apaixonada na história e agora tive a chance de ler.
Apesar do filme ser extremamente fiel ao livro é uma experiência totalmente diferente entrar na mente dos protagonistas.

Juli Baker é aquele tipo de personagem que é impossível não se apaixonar, sempre incrível e doce e ainda assim evoluindo e se tornando mais admirável.

Bryce Loski por outro lado comete erros nessa história, ainda descobrindo quem é e o que fazer com os sentimentos dele. Acho que a parte linda da história é isso, essa mudança na nossa vida onde enxergamos e agimos diferentes, o famoso "crescer", não exteriormente, mas internamente, quando o que temos dentro de nós muda.

A história não tem a intenção de ser nada grandioso e espetacular, é algo simples e bonito, e por isso se torna tão fácil de se apegar e gerar conforto.

"O primeiro amor" é sempre o que faz o nosso mundo girar, e Wendelin Van Draaren capta isso maravilhosamente.

"Uma pintura é mais do que a soma de suas partes."

Eduarda Graciano do Nascimento 13/12/2012

Ah... o primeiro amor...
É aos 7 anos de idade que Bryce Loski chega na nova casa e se torna vizinho e colega de classe de Julianna Baker. Juli se apaixona por Bryce à primeira vista, mas ele não a suporta.
Entre colegas que forçam o "namoro", rotinas de escola e ovos (é ler pra entender, haha) - tudo se passando durante cerca de 7 anos - Bryce descobre, sobretudo por meio do avô, que há muito mais em Juli do que os olhos podem ver. Ela também percebe que sua paixão, o garoto que anda pra lá e pra cá guardando seu primeiro beijo, pode ser mais que "dizzying and beautiful blue eyes" e tem que decidir se gosta ou não disso.
Tendo todos os capítulos narrados pelo ponto de vista dos dois, "Flipped" é um livro delicioso que traz aquela nostalgia dos nossos 14 anos e do nosso inesquecível primeiro amor.

Flipped aí significa algo como: ficar balançado. Juli diz que the first day she met Bryce Loski, she flipped. "E era algo nos seus olhos, aqueles olhos azuis estonteantes". Olha que gracinha! rs
É um livro curtinho, 200 e poucas páginas, de fácil entendimento e muito engraçado, especialmente nas cenas narradas pelo Bryce.
Eu decidi ler esse livro porque assisti ao filme (de mesmo nome) a que ele deu origem, que no Brasil se chama O Primeiro Amor. Lindo, lindo! A diferença é que o filme se passa nos anos 60. Já viu o charme né? Talvez por isso seja melhor que o livro, apesar de bastante fiel.
Vocês devem estar pensando: mas essa resenha não diz nada! É porque de fato, não há o que contar, a história não é contada em tempo contínuo, já que os acontecimentos voltam o tempo todo, e não tem um fato central através do qual a história gira. O ponto principal da história é o desenvolvimento na relação dos dois, os sentimentos sendo descobertos e é claro, a lembrança que gera no leitor de seus próprios sentimentos ao passar por situação semelhante.
Tanto o livro quanto o filme são de se suspirar. Quando eu vi o filme fiquei com um sorriso bobo no rosto do começo ao fim. E é o tipo de filme que a gente não quer que acabe nunca. Como eu disse, o filme é melhor, talvez pela atmosfera dos anos 60, mas ambos valem uma olhada.
Ah! O livro nunca foi lançado aqui no Brasil (e o filme saiu direto em DVD). =/

site: http://riscoserabiscosdaangel.blogspot.com.br/2012/12/resenha-ingles-18-flipped.html
Carolina3066 09/02/2013minha estante
É muito complicado para ler? Eu procurei só que só achei em inglês e quando eu assisti o filme fiquei simplesmente apaixonada eu preciso muito ler esse livro.

Eduarda Graciano do Nascimento 10/02/2013minha estante
Carol, o inglês é básico. Ouso dizer que é o livro em inglês mais fácil que eu já li...
Sem contar que é tão fiel ao filme que a maioria das partes você vai perceber que já viu enquanto estava assistindo.

Rafaele 12/11/2013minha estante
Eduarda - agora tu me convenceu a comprar em inglês e ler! HAHAH

Eduarda Graciano do Nascimento 21/01/2014minha estante
Que bom Rafaele. Faça isso! Você vai gostar, certeza.

Artur Cassol 17/06/2015minha estante
Acabei de comprar, agora estou na espera por sua chegada!!! Adorei sua resenha foi exatamente o que pensei depois que vi o filme, mas quando vi que só tinha em inglês fiquei um pouco decepcionado, mas como já tinha lido livros em inglês por que não.

Eduarda Graciano do Nascimento 27/06/2015minha estante
Isso aí Artur. =)
Depois conta o que achou...

Geise 12/07/2021

Um livro que sinceramente, poderia ter 10...
Perfeito.
Real.
Reflexivo.

Que me deixou com borboletas no estômago e me fez chorar por uma árvore de sicômoro.

E no fim, mesmo sendo tão vago... foi como abrir paisagens de informações que eu mesma pude imaginar e compreender ao decorrer de tudo que aconteceu na história.
Sinceramente, Juli e Bryce virou um dois meu personagens favoritos.

binhanca 11/08/2022

the reason why i have high standards
relacionamentos, não importa em qual fase da vida, devem envolver crescimento. seja de caráter, árvores ou galinhas.

Camilla Tavares 07/10/2021

Um dos meus livros preferidos da vida
Eu já sabia que ia amar esse livro por que a adaptação cinematográfica dele é o meu filme preferido da vida. Desde que vi o filme pela primeira vez quando pequena me apaixonei pela simplicidade da história que quando se olha mais de perto é um real estudo comportamental de duas pessoas e a vida delas. Eu amo a história do Bryce e da juli que apesar de ser um romance tem muito mais que isso na história, a parte do tio da juli sempre me deixa emotiva com a realidade bruta com que a doença dele é tratada. Eu amo também o desenvolvimento de personagem tanto da julie quanto do Bryce, o jeito que as coisas acontecem é literalmente o nome do livro, flipped, no começo do livro a julie é apaixonadaa pelo bryce e ele foge dele, no final é o contrário, mas tem um porque. A juli se apaixonou pela beleza dele foi um amor compeltamente superficial, ela botou ele em cima de um pedestal e quando ele não atendeu as expectativas dela ela viu que na verdade ela talvez nem gostasse dele. Já o Bryce passou tanto tempo fugindo da juli que não conseguiu ver a pessoa maravilhosa que tava bem na frente dele, o jeito que ele começa a se apaixonar por ela é tão sutil e delicado. Eu amo o chet e o quanto ele shippa o Bryce e a juli porque ele vê ele e a esposa dele no lugar dos dois, ele vê a pessoa extraordinária que a juli é e não quer deixar de jeito nenhum o bryce perder isso. A juli é a minhq personagem preferida da vida, ela é tudo que eu quero ser na vida, parece que literalmente tem um brilho em volta nela como se ela existisse e eu so quero ser amiga dela. Adoro o jeito que as famílias são retratadas também com a do bryce sendo perfeita de longe e quebrada de perto e a da juli ser o contráriom. Minha parte preferida sempre foi e vai ser o sicomoro da juli e sobre o todo ser mais que a soma das partes, eu não entendia isso quando pequena mas cada ves mais faz sentido pra mim, e no final o bryce plantando uma árvore pra juli?. Amo demais essa história li o livro em inglês e não achei tão difícil pq ja tinha visto o filme, foi o primeiro livro que eu real escrevi e anotei e amei a experiência. Super recomendo!
sendotom 07/10/2021minha estante
Sua explicação foi tão real, que não tive outra escolha a não ser adicionar pra ler depois. Obg!

Camilla Tavares 07/10/2021minha estante
Ah fico feliz! Leia sim é ótimo

Marta 08/10/2021minha estante
Adorei sua resenha!Quero rever esse filme?

Lilia 11/10/2023

O filme é tão fiel que me senti lendo um roteiro
Eu assisti esse filme quando era pequena e sempre tive a curiosidade de saber mais sobre ele. Foi interessante porque a família da Juli apesar de pobre tem uma visão muito linda do mundo enquanto o pai do Bryce é tão invejoso e amargurado que acaba afetando o filho. E sobre a soma das partes? Faz todo o sentido. Vovo chet vc é sensacional

Isadora 22/11/2022

Perfeito!!
O filme é extremamente fiel ao livro e ambos têm um lugar muito especial no meu coração. É um romance bem água com açúcar, levinho e fácil de ler, li ele em inglês pra um trabalho e super leria de novo!

Mah 26/02/2024

???
Meu Deus o tanto que eu amei esse livro ??? adorei a escrita, alguns diálogos são bem profundos! A história me fez rir e chorar. É aquele tipo de leitura que faz você ficar com o coração quentinho ?? o filme é maravilhoso tbm e super fiel ao livro.

mbethanialrl 22/06/2020

A magia do primeiro amor!
Flipped foi um dos poucos casos no qual li o livro depois de ver o filme, pois não sabia da sua existência (o livro inclusive nunca foi traduzido para português).

Esse livro é de fato um tesouro: engraçado, espirituoso, leve, reflexivo! Devorei em poucos dias... Não se engane pelo fato de ser um livro essencialmente "infanto-juvenil" (inclusive adotado em muitas escolas americanas), ele traz reflexões relevantes sobre a natureza humana, sobre como nossas decisões e escolhas quando jovens podem alterar o adulto que nos tornaremos.

Adoro livros narrados sob o ponto de vista de mais de um personagem (afinal, toda história tem dois lados) e gostei bastante do capítulo extra, após o final do livro, no qual a autora discorre sobre a história que acabou de contar, conta momentos que passou com os fãs e sobre a produção do filme (que é incrível e muito fiel ao livro).

marina 03/01/2022

genuinamente um livro bom. lindas mensagens lindo romance lindo desenvolvimento. eh bem claro q eh um livro pra criança mas muito bem feito mesmo assim. amo eles dois pra sempre

Reiko 14/03/2021

Jully é aquele tipo de garota que sempre vê o melhor no mundo e nas pessoas. Sua inocência faz com ela não perceba o quão maldoso as pessoas podem ser e são com ela. Nesse livro o choro veio fácil, as injustiças e maldades cometidas contra a Jully me revoltaram muito. Juliana é uma garota inteligente, esperta, esforçada, carismática, alegre, aquele tipo de gente que chegar a brilhar de tão linda que é de espírito. Do início ao fim a narração intercalada entre os dois personagens principais flui com naturalidade e a narrativa flui maravilhosamente.

1 | 2 | 3 | 4