Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

EduardoCDias 13/11/2022

Maçante
Não é o tipo de estória que gosto e foi um tanto quanto maçante chegar ao final. Não entendo tanta crítica excelente.

Regis 04/11/2022

"Não enfrentes monstros sob pena de te tornares um deles..."
Relendo Watchmen após anos, percebo que continuo me sentindo encantada com a escrita do Alan Moore, as cores do John Higgins e a arte do Dave Gibbons. Lembro como essa história em quadrinhos mexeu comigo e vejo que nada mudou.
Adoro o roteiro e a arte me encanta!

A beleza da construção dos personagens a deferência do enredo principal se interligando com os subenredos com perícia e excesso de cuidado.
A história vai crescendo e chegando ao auge da paranoia, você sente o caos se instalando e se tornando insustentável, como se os céus carregados estivessem a ponto de se romper e liberar a maior de todas as tempestades. Quando termina o capítulo onze, o olho do furacão se abre e os ventos estão prontos para deixar tudo de cabeça para baixo. Mas antes que aconteça, por um breve instante, tudo parece inerte.
O autor se expressa de modo grandioso a cada quadro, e encerra tudo suntuosamente. Deixando para trás  uma rica discussão sobre a ética punitiva  de Rorscharch e o utilitarismo de Ozymandias.

Ozymandias com sua lógica utilitarista, sua paz alicerçada na mentira e no sacrifício de milhões, acredita (com seu ego megalomaníaco), que o fim justifica os meios: "Duas superpotências desistindo da guerra (EUA e URSS). Eu salvei a terra do inferno. Nós salvamos (...). Agora podemos voltar a cumprir nosso dever."
Vê o mundo como um organismo a ser controlado por ele.

Enquanto, Rorscharch segue o princípio simples de que: O mal deve ser punido.
Ele está sempre em busca da ordem moral, da justiça.
"O nosso dever é fazer justiça, todos vão saber o que você fez!"

Rorscharch morre por entender o que seus companheiros não entendiam: Não é necessário viver, mas é preciso que, enquanto vivemos, o façamos com honra.

E entre os dois temos o Dr. Manhattan, um personagem profundo, niilista, um deus, "Deus existe e ele é americano". A verdadeira bomba atômica com poderes divinos, que provoca seu próprio dilúvio ao abraçar a paz mentirosa de Ozymandias.
Todo o poder, a fala mansa e postura meditativa de Jon, causam ao leitor uma sensação de devastação, um sentimento de insignificância diante do personagem.
E tem algo na ideia de que a Espectral é seu único elo emocional com o mundo que me deixa desconfortável. Afinal antes de ser desintegrado ele era tão humano quanto qualquer um.

Ainda temos o Comediante, a Espectral, o Coruja e outros, mas escolhi falar apenas dos que realmente me causaram impacto e que voltam a minha memória com mais frequência quando debato sobre a história nas rodas de amigos ou penso sobre ela.

Alan Moore criou um estranho panteão de seres extraordinários que vão continuar ecoando em minha memória.
Essa Graphic Novel arrebata o leitor mostrando que uma história em quadrinhos pode ser tão profunda e importante quanto o romance mais célebre.

É uma leitura maravilhosa! Recomendo muitíssimo.

Obs: Adrian diz que o único ser com quem sentia afinidade era Alexandre da Macedônia, foi de onde ele tirou sua visão de mundo unificado.
Seu nome de herói:  "Ozymandias", foi o apelido dado pelos gregos a Ramsés II, o mais poderoso faraó do antigo Egito.
Indico a leitura do soneto de P. B. Shelley - Ozymandias. Ele evidencia bem onde toda megalomanía e ambição de grandeza desmedida termina.
Cleber 04/11/2022minha estante
Que resenha incrível! Também adoro essa hq

Léo 04/11/2022minha estante
Espetacular sua resenha Regis! Deu vontade de reler a hq agora.

HenryClerval 04/11/2022minha estante
Lendo essa resenha fantástica, confesso que deu saudade dessa HQ. Você está de parabéns, como sempre. Suas resenhas me fazem desejar ter tempo para todas essas leituras. ???

Obrigada, Cleber! ?
E você tem bom gosto, essa HQ é ótima.

Regis 05/11/2022minha estante
Obrigada, Léo! Reler histórias que amamos faz parte da vida de leitor. ??

Regis 05/11/2022minha estante
Obrigada, por suas palavras, Leandro! ?
Também adoraria ter mais tempo para mergulhar nas minhas leituras favoritas.

Panda Paladino 21/12/2022minha estante
Além de adorar a forma com que resumiu a grandeza de Watchmen em palavras de um jeito que eu só posso sonhar em fazer, curti especificamente quando ao falar sobre Ozymandias você usa a referência do Moore sobre o personagem nos extras da HQ. Muito atencioso.

Regis 01/12/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Paladino. ??

Adrya.Jordanaa 23/10/2022

Watchmen
Watchmen é uma história que possibilita múltiplas interpretações, graças ao seu caráter ambíguo, seu valor histórico, suas sub-tramas e aos paralelos que faz com a realidade contemporânea. Estes fatores tornam a sua leitura muito rica e uma das melhores coisas que Alan Moore criou.

Amanda Zanella 10/10/2022

Boa leitura
No geral gostei bastante. Mas confesso que alguns núcleos achei bem chatinho.
Rorschach melhor personagem.

IzaF. 08/10/2022

Minha HQ favorita!
Meu deus, artes incriveis, falas incriveis, é perceptível que nenhum personagem esta 100% bem, mas mesmo assim você consegue sentir empatia pela falta humanitária de alguns.

Gustavo 16/09/2022

Leia o quanto antes
é simplesmente impecavel o que o Alan Moore conseguiu fazer, historia complexa, muito boa e que é muito atual apesar do tempo que foi publicada. simplesmente impecavel

Vinicius 23/08/2022

5 minutos para meia-noite
O que falar de uma das melhores obras não só das histórias em quadrinhos, mas da história? Bom, igual na música de Uma Aventura Lego: "tudo é incrível...".

Rogeriomedeiro 20/08/2022

Surpreendente
Minha primeira leitura de quadrinhos do gênero.
Já havia visto o filme e espera menos do livro, pq o livro é muito foda.
Começa com uma morte e uma investigação arrastada que leva a quase um fim do mundo. Muita crítica ao contexto histórico de quando as histórias foram escritas, crítica à sociedade, descrição fria e completa dos personagens e um final surpreendente.

Emma 17/08/2022

Eu nunca mais vou ser a mesma pessoa
Todo mundo que leu Watchmen divide a vida em dois momentos: quem você era antes de ler Watchmen e quem você é depois de ler Watchmen.

Não tem como fugir. Você fica completamente obcecado e só consegue pensar nisso pelos próximos dias depois que termina de ler.

(Fazem 4 anos, e Watchmen ainda vive na minha cabeça 24h sem pagar aluguel)

Malu 16/08/2022

É possível considerar esse quadrinho uma obra clássica principalmente por vários temas abordados ainda serem relevantes principalmente em 2022. Achei o início meio parado mas depois a leitura engatou e foi impossível parar de ler. Adorei!

Joaum_Vs 15/08/2022

Minha recomendação para qualquer um que queira ler HQs!!
Eu a muito já procurava por quadrinhos sérios, com uma narrativa envolvente como Watchmen faz.
Eu não sei se é a escrita de Alan Moore ou os desenhos de Dave Gibbons, mas provavelmente os dois, que acabaram criando essa história incrível que mostra não só o contexto de cada personagem com seus traumas do passado, como também os motivos para continuar, cada um lidando com o fim que veio junto aos "superheróis".

A simples morte de um personagem que começa a história, junto com a investigação que a precede mostrando que há algo muito maior por trás disso é simplesmente incrível. Pra essa HQ eu só tenho uma coisa a dizer: "Leia Watchmen."

Marcelo 05/08/2022

Fantástico.
Não acredito que alguém tenha que ler uma curta resenha para entender o mínimo sobre essa obra. Tão pouco que alguém tenha que ler uma resenha para saber do gênio que a escreveu, suas histórias o precedem, Alan Moore é um gênio e essa história, quiçá sua Mona Lisa.

Jessica1248 28/07/2022

Que quadrinho!!!
A história do Watchmen poderia se encaixar na categoria thriller policial com ficção científica tranquilamente. É uma história fechadinha, com um plot twist no final que me fez simplesmente arregalar os olhos.

A trama central aparenta ser uma investigação de um crime: um assassinato a um ex-herói encapuzado. Um ex-companheiro resolve investigar sozinho, uma vez que ninguém parece ter se importado com esse assassinato. Esse detetive vingador começa a visitar seus ex-amigos do grupo de heróis "Combatentes do Crime", alertando-os de que poderia estar a solta um "assassino de mascarados", e que eles poderiam ser um dos próximos.

Mas, na verdade, conforme a história vai se desenrolando, percebemos que há algo maior acontecendo: uma corrida para evitar o fim do mundo, uma corrida para evitar a Terceira Guerra Mundial (uma guerra nuclear que acabaria com a humanidade).

Um dos integrantes desse grupo de heróis mascarados havia planejado um acontecimento catastrófico que faria com que as grandes potências mundiais da época (1985), Estados Unidos e União Soviética, deixassem de lado suas intrigas da Guerra Fria e se voltassem para um inimigo em comum. Ele estava tramando algo que iria abalar as percepções humanas sobre o que realmente importa. E o plano de fundo escolhido por esse herói (ou anti-herói, quem sabe?) é a existência do primeiro SUPER-HERÓI: o Sr. Manhattan, um homem com poderes atômicos.

Aqui neste ótimo quadrinho, temos a cada capítulo a apresentação de backgrounds dos protagonistas mascarados (os homens minuto, ou Watchmen), e é simplesmente sensacional. Não há heróis de verdade, ou vilões maquiavélicos. Todos são personagens cinzas. Protagonismos: variam conforme a história ganha corpo.

Porém, para um entendimento melhor dessa história, se faz necessário uma leitura mais atenciosa, talvez uma releitura para melhor entender as pistas que vão sendo reveladas ao longo do texto e das ilustrações. Confesso que depois de ler Watchmen eu precisei recorrer a um vídeo no Youtube (Nerd All Stars, do Rino Félix) para melhor compreender o enredo: valeu muito a pena, minha compreensão da história ganhou muito mais conteúdo.

site: https://youtu.be/msIfPH9QZL0