Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Bruno Marcolino 03/02/2020

"Tudo está fugindo de minhas mãos..."
Uma das maiores graphic novel de todos os tempo. Li depois de assistir a série da HBO e por conta do saudosismo das pessoas para com o Rorscharch, pois de Watchmen, só conhecia o filme. E constatei que algumas pessoas tinha razão quando falavam que o filme era uma boa adaptação VISUAL. Ao ler o HQ é nítido que não tem ninguém que mereça ser adorado, que todos os mascarados com seus sensos de justiça deturpados não eram boas pessoas. Que como foi falado na série, o Manhattan poderia ter feito mais.

Gostei demais da HQ, é uma obra espetacular.

MSJU10 03/02/2020

null
É realmente bom, mas não entendi pq dizem ser o melhor hq de todos.

TheKnup 06/02/2020

É Watchmen, né...
Essencial, né? A narrativa se reinventa capítulo após capítulo, sendo ao trabalhar as coisas de maneira não linear em certos momentos, enquanto em outros diversas histórias são trabalhadas simultaneamente... há até uns exercícios metalinguísticos que são um chuchuzinho! Eu sou novo nesse universo de HQs, mas creio que essa é uma das melhores maneiras de se começar!

Laiz 10/02/2020

- quem vigia os vigilantes?
- gosto do ozymandias em vez de ficar explicando as coisas ele faz jus a fama de homem mais inteligente do mundo e AGE em vez de perder tempo com conversinha
- roscharch meu favorito ♥

Alanna Aguiar 13/02/2020

Watchmen
Proporciona uma leitura agradável.

Carol 18/02/2020

Um Clássico
Traz questões políticas e sociais da época, questões críticas e reflexivas sobre poder, ciência, humanidade e relacionamentos.

Letícia 22/02/2020

Fui ler pra entender melhor a série, e valeu a pena demais!

anicca 22/02/2020

Primeiramente, caraca!
Watchmen figura entre as graphic novels mais prestigiadas e cobiçadas do mundo e também passeia por listas de preferidos e de livros para conhecer antes de morrer. O fato é que é uma obra tão farta que uma só leitura jamais poderia abarcar sua genialidade. O que esperar além de excelência quando se tem o Alan Moore em cena, não é mesmo?

Em termos gerais, uma primeira leitura se deve ao ímpeto de resolver um mistério já estabelecido nas primeiras páginas. E, enquanto essa questão vai sendo esclarecida, percebemos que é fundamental nos aprofundar na complexidade dos personagens, nos aventurar na jornada do dr. Manhattan e acompanhar mais de perto a fria loucura de Rorschach.

São inúmeras camadas a desbravar, prepare-se para se sentir numa expedição pelas florestas tropicais brasileiras, repletas de peçonha e, por outro lado (ou ao mesmo tempo), de agradáveis (ou indigestas) surpresas.

As críticas sociais e geopolíticas são parte intrínseca de Watchmen, são sua essência e pilar. O existencialismo escorre das páginas e embebe a mente do leitor. E seu legado não poderia ser diferente, visto que proporciona todo tipo de reflexão e incentiva fortemente o espírito crítico nas pessoas, de modo orgânico e visceral, quase catártico.

Por último, Watchmen vale a pena não só pelo que se propõe a discutir, pois a arte também é fenomenal. Tudo nos quadrinhos conta uma história: a feição dos personagens, a ambientação nos planos de fundo, os trechos de documentos entre os capítulos, o próprio contexto, enfim... (o diabo está nos detalhes). É absurdamente crível e palpável, uma experiência imersiva que poucas obras conseguem oferecer.

Afinal, "Quem vigia os vigilantes?"

cissa.simoes 22/02/2020

Incrível
Um deleite para os olhos e um docinho para minha alma de fã de super-heróis. Se minha casa pegasse fogo seria algo que salvaria.

DaniBooks 24/02/2020

Watchmen
A leitura dessa HQ foi bem cansativa, para mim. Aqui, temos o assassinato de membros de um antigo grupo de heróis mascarados e a busca do autor dessas mortes.

Temos também nosso primeiro homem com super poderes: o Dr. Manhattan - responsável pela manutenção da paz nos tempos da Guerra Fria.

A paranoia e o medo gerados pela tensão de uma possível guerra nuclear entre EUA e URSS, durante o período da Guerra Fria, é o que gera todo o enredo.

O pessimismo, o pânico e a angústia perpassam toda a história. O tom é fatalista e desesperançoso.

O ritmo dessa história, para mim, é lento. Parece uma grande colcha de retalhos sem um fio condutor claro. Até metade da leitura, ainda não estava nítido o mote da história. Pareceu, para mim, que o desenvolvimento estava cheio de momentos para ?encher linguiça? até chegar ao clímax.

Ao final de cada volume, havia textos cujo objetivo seria acrescentar informações sobre os personagens e sobre o enredo. Esses textos são extensos, cansativos e, em sua maioria, desnecessários. Eles quebram o ritmo de leitura de uma HQ, que, por suas características, possuem um ritmo mais intenso.

O super-herói, Dr. Manhattan, não tem participação efetiva em momento algum. Na verdade, ele não efetua nenhuma ação relevante para o enredo.

Toda a questão do clima que pairava sobre as cabeças das pessoas durante a Guerra Fria foi bem explorado. O final teve um plot interessante, porém não chegou a engrandecer tanto a história.

Enfim, foi uma decepção para mim, já que havia ouvido só elogios sobre essa HQ. Eu já li V de Vingança, também de Alan Moore, e amei. Iniciei essa leitura com altas expectativas e foi frustrante. Uma experiência de leitura razoável e só.

Mhery 05/03/2020

A leitura dessa HQ foi uma experiência diferente para mim, pois não tenho o hábito de ler histórias em quadrinhos ocidentais, e sim orientais, os mangás. Diferenças a parte, o plot da história é bom, diferente do que nos habituamos a ver em histórias de super heróis. Várias problemáticas presentes no contexto de histórias desse segmento são discutidas em "Watchmen". São pontos muito interessantes que eu não havia pensado anteriormente nessas possibilidades. Entretanto, achei a leitura um pouco lenta, talvez? Não sei se essa é a melhor palavra. Uma característica da história que faz com que ela fique mais densa e ao mesmo tempo com mais "paradas" do roteiro original são os textos. Li os que estavam presentes até o meio da história principal, pois não estava tão motivada assim para ler eles. Apesar dessa minha escolha, acredito que é interessante lê-los, pois como disse agrega na história principal, não em pontos cruciais, mas como adendo. Outra criação que agrega e se desenvolve em paralelo à história principal é a HQ que o menino lê durante a história, que nos é demonstrada também. Achei a história mais ou menos, mas não parei para refletir muito sobre também.

No fim das contas, eu só queria acabar logo a HQ, visto que já assisti o filme, então meio que já sabia da história. Não gosto de ver a adaptação antes por conta disso, fico ansiosa para acabar logo... Enfim, achei o final interessantíssimo, diverge do filme, e trás muita reflexão. Os personagens tem características bem diferentes, então nem sempre convergem entre si nas decisões, e cada um tem opiniões e formas diferentes de impor a justiça. Eles são outro ponto muito interessante da história.

No fim das contas, até a metade da história achei bastante arrastado (apesar dos inegáveis méritos da história), e o final me surpreendeu bastante. Até o meio, eu daria 3 estrelas, mas o final mudou minha decisão, por conta disso foi 4 estrelas.

Luanderson 09/03/2020

Ótimo!
Apesar de ser uma HQ, e eu achar que a leitura fosse ser rápida, demorei mais do que queria. A história é muito densa, mas de um jeito bom. Recomendo!

Julio.Dinis 14/03/2020

Não sei muito bem o que dizer
Como todo clássico tem muita coisa inovadora e criativa ao extremo. Muita simbologia e a história é contada de um jeito não-convencional. É um comic book que está na cara que tem qualidade, mas que foram poucos os momentos em que eu fiquei realmente impressionado.

Alan Albuquerque 15/03/2020

Obra-prima.
Mesmo se você lê muito, não é sempre que acaba uma obra e consegue dizer, sem medo algum de estar exagerando ou banalizando os adjetivos: temos aqui uma obra-prima da criação humana. Vale cada segundo de leitura.